[Dúvidas] Samba - Partilha entre Windows e Linux

Tenho algumas máquinas a funcionar com ubuntu server sem qualquer problema.

A palavra "server" apenas designa o tipo de programas que trás, e o tipo de uso que lhe vão dar.


Se quiserem usar um Windows XP Home para fazer partilha de ficheiros por SAMBA ou FTP, também lhe podem chamar server :P
 
Também estou a montar um "server" para partilha de ficheiros, impressora. Tb estava par aoptar por uma distro sem GUI. Contudo como quero colocar o amule/torrents a correr, é necessário fazer isso sem interface gráfico?
 
Samba PDC + phpldapadmin

Boas

Tenho uma rede pequena de 24 máquinas a autenticarem-se no servidor samba que instalei no OpenSuse 10.3.

Queria aplicar uma funcionalidade no phpldapadmin em que me permitisse ter contas com uma duração de 60min e que após isso fizesse logoff automatico e forçado e não se pode-se autenticar mais.

Encontrei o:

sambaKickoffTime: Specifies the time (UNIX time format) when the user will be locked down and cannot login any longer

onde introduzo o Unix time format e acrescento o tempo em segundos que desejo mas não me está a funcionar.. Não faz nada depois de chegar ao tempo que quero.

Alguem já implementou isto? Precisava de ajuda :(

Pedro Silva
 
Também estou a montar um "server" para partilha de ficheiros, impressora. Tb estava par aoptar por uma distro sem GUI. Contudo como quero colocar o amule/torrents a correr, é necessário fazer isso sem interface gráfico?

partilha de ficheiros (nas) nada melhor que o freenas ;) não sei se funciona com impressoras mas nem precisas de monitor, rato ou teclado. apenas para a instalação. podes usar um computador antigo e depois é só carregar no botão para ligar o pc e controlares via rede num browser
 
Também estou a montar um "server" para partilha de ficheiros, impressora. Tb estava par aoptar por uma distro sem GUI. Contudo como quero colocar o amule/torrents a correr, é necessário fazer isso sem interface gráfico?

Consegues controlar o amule via browser. Quanto a torrents, também há uma cena do género do amule para poderes controlar via browser também, mas agora não me recordo do nome.

Por isso não precisas de colocar X se for só por causa disso.
 

hmm parece que isto diz qualque coisa.
Entre o CentOS5 e o Ubuntu server com X qual é o melhor?
Eu preciso mesmo de GUI porque quando estou a trabalhar no server preciso de ir muitas vezes ao tão desejado google e procurar comandos e configurações e claro, mais mais pela simplecidade que se tem no GUI.
Sou da era do MS-DOS mas quando apareceu os GUI foi a melhor coisa que apareceu :P (isto voltando muitas vezes do W3.1 para o MS-DOS pk era mais rapido lol.
Estou tambem a ter uma ligeira duvida na configuração das placas de rede virtuais no VMware, eu dei a materia no curso sobre Subneting mas nao precebi la grande coisa.
eis a minha questão
se eu uso no server o DHCP entre 192.168.0.1 to 192.168.0.10 qual o IP de subneting que uso?

Eu agradeço a vossa ajuda.
 
hmm parece que isto diz qualque coisa.
Entre o CentOS5 e o Ubuntu server com X qual é o melhor?
Eu preciso mesmo de GUI porque quando estou a trabalhar no server preciso de ir muitas vezes ao tão desejado google e procurar comandos e configurações e claro, mais mais pela simplecidade que se tem no GUI.
Sou da era do MS-DOS mas quando apareceu os GUI foi a melhor coisa que apareceu :P (isto voltando muitas vezes do W3.1 para o MS-DOS pk era mais rapido lol.

Continuo a achar o GUI um desperdício, mas se for mesmo importante para ti, ao menos mete uma coisa leve e rápida de arrancar, como o Fluxbox, Openbox e afins. Não vás para um DE como o Gnome ou o KDE.

E assim sendo, não tenho particular preferência por nenhuma dessas distros. ;)


Estou tambem a ter uma ligeira duvida na configuração das placas de rede virtuais no VMware, eu dei a materia no curso sobre Subneting mas nao precebi la grande coisa.
eis a minha questão
se eu uso no server o DHCP entre 192.168.0.1 to 192.168.0.10 qual o IP de subneting que uso?

Eu agradeço a vossa ajuda.

255.255.255.0
 
Obrigado.
Quanto ao subneting era mesmo um erro no windows que nao deixava configurar o VMware por isso fiz muita confusão mas ja ta resolvido nada melhor que o windows limpinho "que venhao format" LOL
Quanto ao servidor acho que vou optar pelo Ubuntu server e instalar o GUI levesinho, logo que conheço alguns comandos deste.
Tambem hoje em dia um GUI numa maquina recente e aos preços que rondam nao difrencia muito as performances, mas quando se trata de machines antigas claro vamos sempre pelas configs que conssomen pouco.
Alguma ideia difrente quanto à escolha?
 
Em relação ao GUI?

Aquelas que disse. Uma cena levezinha, só para fazer o essencial, porque não vais precisar de muita integração entre aplicações e parte gráfica (que é o que fazem os DE como o KDE ou o GNOME).

Vai para o fluxbox ou o openbox.

Exemplo:

200510122003darkishgz2.png
 
Última edição:
Partilhar ficheiros do Ubuntu em rede

alguem me pode ajudar nesta situação.. quero partilhar um conjunto de pastas/ficheiros do ubuntu numa rede onde estão tambem pcs com windows.
 
No menu Sistema tens uma opção que é "Pastas Partilhadas" (não me lembro se é na Administração ou Preferencias) onde podes definir as partilhas e escolher as pastas que queres partilhar na rede.

No Ubuntu 8.04 é mais simples, é so carregares com o botão direito na pasta e escolher a opção Partilhar Pasta ( ou uma coisa assim)
 
Última edição:
Configurar Samba

Não sei se já existe um tópico sobre isto, mas eu pelo menos procurei e não encontrei nada....

O que se passa e que eu não consigo confgurar o samba, ja vi montes de tutoriais e tentei configurar, mas continuo sem conseguir aceder ao ubuntu pelos pc's windows....

E também ainda não consegui fazer o inverso, isto é, aceder ao windows pelo ubuntu..


Cumps
 
Back
Topo