[Dúvidas] Servidor All-in-one

Xeon3D

1st Folding then Sex
Boas.

Tenho lá para casa um sistema baseado numa board iBase MB720F (C3 1Ghz, 512 Ram, S3 UniChrome Pro, 30gb HD) que está basicamente parado e queria fazer dele um servidor pessoal.

A minha ideia era que o mesmo fosse servidor LAMP, FTP, SSH e se não fosse pedir muito DNS e DHCP (ou seja como se fosse um Router) também.Tenho Netcabo e a ideia seria Modem -> Servidor -> Router WiFi (a board tem 2 placas de rede).

Aceito sugestões de distros levezinhas (pois a capacidade de processamento não é muita) e que estejam minimamente preparadas para fazer algo do género de origem. Não se se seria melhor uma distro virada para servidor lamp e adicionar a componente DNS\DHCP ou uma distro virada para router e adicionar a componente LAMP.

Se souberem duns tutoriais fáceis de seguir sobre como configurar DNS e DHCP nessas mesmas distribuições que sugerirem agradeço. Acho que a parte do Apache\FTP\SSH ainda me safo mais ou menos (se bem que gostava de saber configurar de maneira a que cada conta só tivesses acesso à home folder respectiva em todos os serviços.)

Resumindo e simplificando (ou não), as questões são:

  • Para um servidor LAMP, FTP, DNS e DHCP o que é melhor: Uma distro virada para LAMP e adicionar posteriormente as componentes DHCP\DNS ou uma distro virada para Router e adicionar posteriormente os componentes LAMP e FTP?
  • Conforme a vossa resposta, que distro recomendam?
  • Tutoriais fáceis conhecem (de preferência para as distros que escolheram)?

Nota: O servidor não será para nada sério... será mais para me ambientar/aprender mais um bocado e para umas brincadeiras. Posteriormente a ideia seria usar um dos domínios que tenho que não estão a ser usados a ser usado pelo mesmo servidor (não, não tenho ip fixo, mas provavelmente funcionaria com um redireccionamento manhoso para algo tipo dyndns.com ou seja dominio.com -> subd.dyndns.com -> servidor, não?

Desde já obrigado a quem responder, se a ideia for muito "desfazida" não se acanhem em dizê-lo desde que argumentem.
Edit: Agradece-se que as respostas tenham algum conteúdo. Respostas de 1 linha não ajudam em nada, por muito que a intenção seja boa.
 
Última edição:
Debian... é uma distro "universal", dá para isso tudo que pretendes, e documentação não falta por aí.

Era mesmo este tipo de respostas que eu não pretendia...
Se mais 20 respondessem com um nome de uma distribuição, eu iria ficar basicamente na mesma...
Mas, a intenção deve ter sido boa, por isso obrigado.
 
Recomendo usares Debian/Ubuntu e instalares o EBOX : http://ebox-platform.com/

É uma plataforma WEB para configuração de serviços no servidor, como FTP, http, partilhas samba, impressoras, utilizadores, etc etc. Podes fazer download do ISO do Ebox que é basicamente o Ubuntu 8.04 Server + Pacotes do Ebox pronto a usar.

Abraço
 
Recomendo usares Debian/Ubuntu e instalares o EBOX : http://ebox-platform.com/

É uma plataforma WEB para configuração de serviços no servidor, como FTP, http, partilhas samba, impressoras, utilizadores, etc etc. Podes fazer download do ISO do Ebox que é basicamente o Ubuntu 8.04 Server + Pacotes do Ebox pronto a usar.

Abraço

Obrigado, iGama. De facto desconhecia completamente o eBox que resolve 70% do meu problema (o saber configurar aquilo é outra coisa) pelo que tive a ver numa breve olhada que dei pelo site. Mas segundo o que vi (quer no users guide, quer nos topicos das primeiras 3 ou 4 paginas do forum) não fala lá em nada de Apache ou FTP server (mas sim Samba, DNS, DHCP, Firewall entre outros que nem sequer mencionei e que prov. nem vou usar).

Achas que será fácil integrar um apache + proftpd ou vsftpd (em termos de users, pastas, permissões) com o eBox?
 
Aquilo tem modulo para FTP e apache ( web server ) ainda pode faltar alguma coisa na documentação. Tenta instalar e activar/instalar os módulos pelos repositórios deles.

O ebox é uma forma de configurar os serviços automaticamente, mas quando não tem o que queres, nada de impede de configurar a pata :)
 
Há coisas do diabo...

Tanta vez que me farto de escrever e dizer "É pá, se perdesses 5 ou 10 minutos a pesquisar, decerto que encontravas por ti próprio e escusavas de andar a melgar a malta"... e pronto, acho que me aconteceu o mesmo.

Deu-me na cabeça, ao invés de ir procurar por distro's viradas para servidores, de ir procurar por distros de router e achei a Listagem de Distribuições de Router\Firewall da Wikipedia e fui ver o que é que cada uma permitia.

Ora, como já é habitual, já mais alguem pensou na mesma coisa que eu e encontrei 2 distribuições que (penso eu), assentam que nem uma luva naquilo que pretendo.

São elas:

Começando pelo ClarkConnect, o artigo da wikipédia sobre o mesmo menciona:
Wikipedia disse:
ClarkConnect is a Linux distribution. The purpose of ClarkConnect is to transform any standard PC into a dedicated firewall and Internet server/gateway."

Ora em cheio, pensei eu. Após uma visita ao Site Oficial, confirmei que realmente faz tudo aquilo que queria (penso que acerta os users com os serviços todos também). O hardware que disponho é praticamente igual aos requesitos mínimos da mesma, o que não é muito bom, mas ao menos não é inferior. Usa o APT para manuseamento de pacotes (que espero não vir a usar muito a não ser para o upgrade dos pacotes que infelizmente são RPM <- (des)gosto pessoal).

O interface parece ser porreiro, pelo que vi na página das screenshots. Parece-me uma distro de router\gateway com suporte a servidores. Sem dúvida algo a experimentar.

De seguida passei pelo site do Engarde Secure Linux e constatei que esta distro, ao contrário da anterior, é uma distro de servidores com suporte a gateway. Infelizmente as specs necessárias para a correr não variam da outra... sendo também preciso 512Mb no mínimo. O suporte desta distro parece-me ser bom, tendo várias maneiras de obter documentação \ informação, que vão desde o próprio site, passando pelo wiki e pelas mailing-lists, até ao canal de irc. Não reparei em fórums, mas é provavel que também os tenha.

Vou testar as duas durante esta semana conforme o tempo me for permitindo, e caso ainda não haja, até faço um tópicozito para cada uma no sub-fórum das Novidades GNU/Linux à semelhança dos que já há para outras distros (sinceramente não vi se já havia um para estas 2).

Aproveito para voltar a agradecer ao iGama pela sugestão do eBox que foi óptima (ainda por cima baseada em Debian\Ubuntu :D~~), mas infelizmente não engloba tudo o que queria, ao contrário destas.

E para acabar, deixo aqui a(s) pergunta(s): Já alguém usou alguma destas duas ou conhecem outra similar? O que acharam?

EDIT: Desculpa iGama, respondemos ao mesmo tempo e devido ao tamanho do meu testamento, não vi a tua resposta a tempo.
 
Não vais criar outro tópico semelhante aos que já existem, espero ?
Soluções Home Server
[Guia] Usando PC como Router / Firewall e não só ...

Já não digo mais nada. Esses tópicos não estão em pinned tão? É que se não estão deviam estar. Mas também sou honesto ao afirmar que não pesquisei por nada do género aqui na TZ.

Dá uma olhada no http://www.howtoforge.com/.

Tem artigos que detalha com bastante detalhe a instalação de servidores FAMP entre outros.

Obrigado! Já tinha dado com ele antes de ler a tua mensagem.

Por mim é tudo... podem fechar.
 
Para o DNS não precisas de redigir dominio.com -> sub.dyndns.com -> IP, o Dyndns permite que registes um domínio teu, ficando dominio.com -> IP directamente, AFAIK.

Quanto à configuração de rede, tens alguma vantagem em usar Modem -> servidor -> router, em vez de ligares o servidor ao router? É que isso vai de certeza aumentar a latência de acesso à internet a partir dos outros PCs da rede, além de que vais ficar sem net sempre que precisares de "mandar abaixo" o servidor.

O Router, mesmo sendo Wireless deve ter pelo menos uma porta física, porque não a usas para o servidor?
 
Para o DNS não precisas de redigir dominio.com -> sub.dyndns.com -> IP, o Dyndns permite que registes um domínio teu, ficando dominio.com -> IP directamente, AFAIK.

Quanto à configuração de rede, tens alguma vantagem em usar Modem -> servidor -> router, em vez de ligares o servidor ao router? É que isso vai de certeza aumentar a latência de acesso à internet a partir dos outros PCs da rede, além de que vais ficar sem net sempre que precisares de "mandar abaixo" o servidor.

O Router, mesmo sendo Wireless deve ter pelo menos uma porta física, porque não a usas para o servidor?

deixa ver se percebo, podes criar um dominio de internet .com/.net./.pt com o linux sem pagar um tusto ou estou errado?
 
Não, se queres um domínio próprio tens sempre que pagar, quer tenhas um servidor "normal" quer tenhas um PC com IP dinâmica.

O que poder ter à borla é um endereço do tipo "oquequiseres.dyndns.com"
 
Não, se queres um domínio próprio tens sempre que pagar, quer tenhas um servidor "normal" quer tenhas um PC com IP dinâmica.

O que poder ter à borla é um endereço do tipo "oquequiseres.dyndns.com"

Sim percebi mas tipo como é que essas empresas que vendem os dominios fazem para os registar? concerteza que não vao comprar a outra empresa pa dps vender, não percebi mt bem isso.

Apresosito queria montar um servidor de jogos numa plataforma linux, para que a pessoa possa ter acesso exterior ao ftp onde se encontra o jogo, qual será a melhor distriubuiçao para o meu caso ?
 
Back
Topo