[Dúvidas] Slackware

[Slackware] Começar...

Boas

Tinha por aqui um disco parado e decidi experimentar o slackware ! Toda a minha experiencia com linux resume-se ao ubuntu , ou seja , nao consigo fazer mt coisa ! :rolleyes:

Gostava de saber como se actualiza o slackware .. n ha tipo um gestor de actualizaçoes como no ubuntu ?

Na tentativa d instalar o novo firefox consegui por o que ja vinha a n dar nem o novo ... :x n ha tp um comando apt-get para remover completamente o firefox (ou o que quer que seja) para dps poder instalar td completamente de novo ?

Como posso por a roda do rato a funcionar ? dava mesmo jeito :\

enfim ... desculpem a ignorancia e obrigado
 
oi , o slackware tem muitos gestores de pacotes , slapt-get , slackpkg , sbopkg , swaret , cruxports4slack , emerde , entre muitos outros. visto que estás habituado ao ubuntu penso que o melhor para ti será o slapt-get , que o podes sacar aqui :
http://www.slacky.eu/index.php?option=com_content&task=view&id=6050&Itemid=65
agora em relação ao scrol do mouse , abres o terminal e como root executas #pico /etc/X11/xorg.conf e na parte Section "InputDevice" , adicionas Option "ZaxisMapping" "4 5 6 7"

até+ ckt1g3r
 
make ou package manager in Slackware

Uso o Slackware e grande parte do software compilo e instalo. Mas tambem existe a opção de usar o installlpkg/upgradepkg etc...
Qual a forma mais inteligente de instalar software em Slackware?Usando o installpkg/upgradepkg ou sacando o source e compilando tudo?
Penso que compilando é mais desorganizado e pior para fazer upgrades, pois a forma que faço upgrades é compilando a nova versao, "por cima" da antiga.
 
oi , a forma mais correcta de se instalar software no Slackware é instalar pelo pkgtool , installpkg/upgradepkd os packages oficiais do Slackware ,agora em relação a compilar é aconcelhavél usar os slackbuilds ou o sbopkg
(pkg manager slackbuilds).

até+ ckt1g3r
 
Problema em CFDISK Slackware

Boas pessoal,
desde algum tempo que ando a tentar entender mais sobre o mundo linux. Desde há algum tempo que tinha o Mint instalado, mas quis experimentar algo diferente. Tentei Debian, mas tinha problemas na instalação, o Mandriva não passava do ecra de boot, foi então que avancei para o Slackware. Na consola inicial, depois de entrar como root, digito CFDISK, e quando tenta aceder ao particionador, dá um erro fatal, dizendo que não consegue aceder às unidades.

Será que alguem me consegue ajudar? Já ando um pouco frustrado por não conseguir instalar nenhum Linux diferente do Ubuntu based.
Obrigado;)
 
Eu crio sempre as partiçoes do Linux ou windows com o Paragon Partition Manager que vem com Hiren Boot CD. Depois na instalação escolho as partiçoes e formata-os (no caso de precisar de as formatar).
 
faz "fdisk -l" para veres os teus discos, e supostamente aparecerao por exemplo

/dev/hda
ou
/dev/sda


faz cfdisk /dev/xdx de acordo com o que te aparece. Se nao mostrar nada no fdisk entao o kernel nao esta a detectar os discos...
 
Muito obrigado pela ajuda pessoal. O que me ocorreu hoje de manha foi precisamente isso, que não tinha o disco particionado para o Linux, então entre com o Ubuntu em Live CD e dividi o disco formatando já para o swap e para o outro maior (root??). Depois passei a parte do cfdisk, e entre logo no setup, reconheceu logo tudo.;)

Agora quero ver se instalo apenas o básico, pois da primeira vez meti todos os programas que o DVD trazia.

Vou manter esta thread se me for permitido para dúvidas que não estejam já respondida aqui, ou no Gógle.
 
slackware problema com intel pro wireless 3954abg

boas..
ándei a dar umas lidas no forum.. e inspirei-me a instalar slackware.. foi um inicio atribulado... mas fui resolvendo o que surgia por mim.. (e aprendendo algumas coisas pelo camninho tambem :)) mas problema que nao consigo resolver e a placa wireless..

versao do slack e a ultima stable.. 12 portanto.

alguem que possa ajudar aagradecia.
 
Ajuda a ligar automaticamente à rede +slackware

boas, aqui está o problema:
sempre que faço boot tenho que ir com o root ligar a rede wireless manualmente na shell:
ifconfig wlan0
iwconfig wlan0 ssid nome
iwconfig wlan0 key chave
dhcpcd wlan0 (2x, nao sei porque)

existe algum ficheiro que me execute isto no boot? ou existe alguma maneira mais inteligente de fazer isto?
pelo control center do slackware nao consegui ir a lado nenhum pra me ligar à rede, teve q ser mesmo manual. abraço
 
Eu uso ubuntu e como não preciso de usar o ndiswrapper apenas alterei o meu /etc/network/interfaces

PHP:
iface wlan0 inet dhcp
wireless-key chave
wireless-essid nome

auto wlan0

Não sei se ajuda
 
existe algum ficheiro que me execute isto no boot? ou existe alguma maneira mais inteligente de fazer isto?

Edita e modifica o ficheiro '/etc/rc.d/rc.inet1.conf' de acordo com as tuas necessidades. Tens lá um exemplo. 'Descomenta' as linhas necessárias.

pelo control center do slackware nao consegui ir a lado nenhum pra me ligar à rede, teve q ser mesmo manual. abraço

'control center' no Slackware? isso não será antes uma aplicação do KDE?
 
Detectar rede com Slackware 10.2

Boas.

Ha muito tempo que ando a tentar resolver um projecto (para implementar numa rede wireless duma escola), que é criar um hotspot (com o nocat+uma base de dados SQL, e administraçao por web programada em PHP), só que como nao tenho nenhuma expriencia com linux e nocat (apenas estou á vontade no que toca a SQL e PHP e redes em geral), ando a tentar encontrar uns guias passo a passo na internet para criar o servidor.
Mas nao sei o que se passa, eu escrevo exactamente o que eles escrevem, mas a meio dos guias da-me sempre um erro qualquer na minha consola, e nada funciona.
Agora queria exprimentar aqui um guia que encontrei, so que utiliza slackware, o que me está agora a indignar, é que o slackware nao detecta as placas de rede, tanto no VMware como no Hyper-V. Isto é normal?

Alguma forma de detectar as placas de Rede?

Já agora, se alguma alma ja configurou um hotspot com o nocat, por favor diga, preciso dumas bases apenas para iniciar, depois eu entendo-me sozinho.
O meu problema é nao entender metade dos codigos que escrevo na consola(so aqueles directamente lligados com rede), apenas sei o basico se vi, e pouco mais. Depois quando me aparece um erro, encravo. Daí eu precisar de um bom guia passo a passo.

Desde já, obrigado.
 
Placa grafica Nvidia: opensource drivers vs closedsource drivers

Uso Slackware 12.2 e os drivers (open source no kernel) para nvidia que vem com esta versao suportam o X no meu computador. Haverá alguma vantagem em instalar os drivers oficiais (closed source) da nvidia ?
 
Slackware: novos packages

Usava o site http://www.slacky.eu/ para saber que versoes novas existem dos diferentes packages de slackware. Mas o local onde se via os novos packages foi alterado e ja não aparece a lista dos novos packages adicionados. Alguem sabe onde se pode ver tal informação?
 
Back
Topo