Dúvidas sobre como instalar mSATA...

MauCao

Power Member
Boas!

Comprei recentemente um ThinkPad X220T no mercado de recondicionados. Foi uma excelente escolha mas poderia ter um pouco mais de armazenamento. Andei a pesquisar e descobri que a melhor solução será provavelmente trocar o disco de 300Gb que trás por um HDD de 2Tb para armazenamento e um SSD mSATA (talvez de 250Gb mas isso logo se vê) para instalar o sistema operativo e outros programas.

A instalação em si não me parece complicada:
Mas há algumas questões que gostaria de ver respondidas antes de avançar.

Em primeiro lugar nesse vídeo o PC já lá tem um disco mSATA mas é porque quem o fez já o tinha instalado antes, de fábrica meu é suposto ter apenas um espaço vazio, mas sendo um recondicionado como posso ter a certeza antes de o abrir? Quer dizer, se houvesse lá alguma apareceria nas propriedades do sistema ou no "meu computador", certo? Ou há outro lugar onde deva procurar?

Em segundo lugar li este artigo:

https://www.laptopmag.com/articles/install-msata-ssd-tutorial

A questão aqui está nos passos com o EasyBCD. São mesmo necessários? Se não são qual é a vantagem? Eu tinha pensado em passar os documentos para um disco externo de forma que apenas ficassem os programas no HDD antigo, cloná-lo para o mSATA colocando ambos em caixas de discos externos ligadas a outro PC e fazendo um simples "copiar e colar", instalar o mSATA, alterar a ordem de início na BIOS caso não arranque logo e uma vez feito isso e estando a funcionar colocar o novo HDD vazio que utilizarei para armazenamento.

Pode ser feito como eu estava a pensar? Qual será a forma mais fácil de fazer isto?

Obrigado!
 
não existe outra forma mais simples tens de clonar e não fazer um copy past, pois o copy past não faz transição de sistema de partições e ficheiros ocultos.

ou então instalas a msata e o HDD e fazes uma instalação de raiz do sistema operativo e programas.

seja como for tens de abrir o portátil para analisar o seu interior e tirar conclusões seguindo o video à risca como referencia.
 
Back
Topo