Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

S7 edge com fortes sinais de burn-in e bateria com capacidade estimada inferior a 70%.
Alguém com uma experiência semelhante me consegue dizer se, por norma, a garantia cobre algum destes problemas?
São duas não conformidades que estão cobertas pela garantia, a não ser que provem má utilização do aparelho (não estou a ver como).
Ou seja, cobertas estão, agora se te vão reparar isso sem "luta", isso já é outra história. Desde logo na bateria o mais certo é dizerem que não está coberta ou que só tem 6 meses ou 1 ano. É o costume. Tens de estar preparado para potencialmente perder um bocado de tempo com isto.

Primeiro passo: ir entregar o aparelho para reparação na loja e descrever os problemas (e que estes fiquem bem escritos no papel que assinares)
 
Obrigado a ambos.

Infelizmente já tive demasiados problemas com a assistência da Samsung. Desde reparações mal efetuadas (danificando o aparelho), acusações sem fundamento (oxidações), e mesmo tentativa de subjugar troca de componentes mesmo não sendo necessário. Em todos os casos teve de haver bastante "luta" (mais com a operadora) para que a situação se resolvesse em condições. Vou tratar to assunto e depois dou novidades.
 
Devia ser de dois anos, e tem que ser tratado directamente com o vendedor em causa, no entanto não sei até que ponto isso é cumprido, já vejo muitos vendedores chineses na Amazon, independentemente do vendedor os direitos são os mesmos para quem compra no mercado europeu, se houver necessidade pode ser contactado o centro de arbitragem europeu, para ajudar a resolver algum conflito.
 
Boa tarde.
Gostaria de comprar um produto no OLX que tem garantia.
Como funciona se a garantia estiver em nome de outra pessoa? Haverá algum problema ou terei de mostrar identificação?
 
Então tudo o que tenho de fazer é mostrar o recibo na loja?
Se a loja estiver de boa fé, sim, basta mostrar o recibo. E se o recibo não tiver nome, isso então nem tem discussão.*

Já agora, isto está regulado no Decreto-Lei n.º 84/2008 das garantias

Artigo 4.º

Direitos do consumidor
...
6 - Os direitos atribuídos pelo presente artigo transmitem-se a terceiro adquirente do bem.

Agora, se a coisa der para o torto, for para a via judicial e o recibo tiver nome, podem tentar habilidades processuais de dizer que não há prova desta transmissão de direitos. Na impossibilidade de teres o vendedor a testemunhar que te vendeu o artigo e/ou de teres uma declaração escrita dele, não era mau teres, pelo menos, o anúncio impresso do OLX. Não sei se se consegue fazer prova só com isso, sem haver uma transferência bancária, mas é melhor que nada.

*só pode dar problema é se for necessário devolver o artigo e quererem reembolsar pelo mesmo método de pagamento, caso ele tenha comprado com método de pagamento diferente de dinheiro.

Eu acho que isto são situações extremas, que provavelmente não acontecerão, mas já que perguntaste ficam os alertas mais catastrofistas.
 
Situação prática com bateria para uma pessoa conhecida.

Aspirador sem fios com 1 ano e meio. Bateria do aparelho já não dura os 45 minutos anunciados, mas apenas 30 minutos.

Deslocação à loja para pedir a reparação. Recusa imediata. Queixa no livro dando 10 dias. Sem resposta.

Num caso destes há motivo para pedir imediatamente a resolução do contrato num julgado de paz ?
A mim não me parece ser abuso de direito porque a pretensão inicial foi de reparação, opção essa recusada pelo vendedor.

Qual é a vossa opinião ?
 
a minha opinião é que é normal as baterias perderem performance ao longo do tempo. Alias, até a temperatura exterior condiciona a performance de uma bateria, quando está frio duram menos.

Por tudo isso, tipicamente o que é anunciado é ATÉ x minutos e não x minutos.

Mas se a pessoa comprou um produto que diz nas especificações que dura sempre 45 minutos e já não dura, go for it...
 
Boas, comprei um telemóvel na sexta feira na final, um iPhone, mas tem me dado uns problemas. Eu posso me dirigir a loja e pedir para trocar por um modelo igual? Eu fui lá mas eles dizem que só posso ativar a garantia
 
Boas, comprei um telemóvel na sexta feira na final (...)
Quando dizes "final", querias dizer na última sexta-feita? A compra foi feita à distância? Se a resposta for afirmativa para ambas podes pedir a livre resolução de contrato, assim eles têm que devolver o dinheiro.
Caso tenha sido há mais de 14 dias (numa compra à distância), ou tenha sido feita na loja física, terá que ser através da garantia, e é o que já foi dito, caso se confirme o problema (dependendo do que for), eles por norma trocam por um recondicionado...
Agora, se a coisa der para o torto, for para a via judicial e o recibo tiver nome, podem tentar habilidades processuais de dizer que não há prova desta transmissão de direitos.
É o que mencionaste;
Os direitos atribuídos pelo presente artigo transmitem-se a terceiro adquirente do bem.
Se a empresa tiver cláusulas que limitem ou retirem algum desses direitos ao consumidor, estas serão nulas (também lá está).
Mas se o produto foi comprado na Amazon, por ex., só o titular da conta é que pode acionar a garantia, certo?
Não, os direitos da garantia, são transmitidos a qualquer pessoa que tenha comprado um bem móvel em segunda mão, independentemente do fornecedor, basta ter a factura (aliás basta o número da factura), para comprovar a data de compra, e identificar o bem móvel.
 
Não, os direitos da garantia, são transmitidos a qualquer pessoa que tenha comprado um bem móvel em segunda mão, independentemente do fornecedor, basta ter a factura (aliás basta o número da factura), para comprovar a data de compra, e identificar o bem móvel.
Pois, mas a Amazon só recebe pedidos de accionamento de garantia através do login na conta. Eles vão aceitar a garantia de um produto que não esteja no histórico de compras do cliente?
Alguém teve alguma experiência em relação a isto? Uma coisa é o que diz a lei nacional (e até europeia), outra é o resultado do litígio com uma empresa internacional desta dimensão...
 
Pois, mas a Amazon só recebe pedidos de accionamento de garantia através do login na conta. Eles vão aceitar a garantia de um produto que não esteja no histórico de compras do cliente?

Basta teres o Order Number da compra (pedes a quem te está a vender o artigo).
Isto a bold:
Order Details
Order #028-08xxxx8-3xxxx44
Placed on 25. Mai 2018

Com isso podes contactar directamente o suporte da Amazon em que foi comprado o produto e activar a garantia.
 
Back
Topo