Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Boa tarde.

Deixei o meu velhinho telemóvel Poco F1, na loja.
É a 3 vez que activo a garantia com o mesmo problema de mancha no lado esquerdo do ecrã.
O telemóvel já teve 2 intervenções técnicas, sendo esta a 3 vez que vai para arranjar com o mesmo problema. Foi mudado o ecrã nas duas vezes, tendo o funcionário quando foi na 2 vez para arranjar dito expressamente que ia com o mesmo problema e que não foi resolvido com a mudança de ecra.
Resta dizer que apenas foi mudado o ecrã de novo, tendo o problema persistido.
Perguntei ao funcionário, qual é a política da loja nestes casos...
A resposta do funcionário foi que se fosse dentro dos 2 anos de garantia "normais" do aparelho iria ser feita troca ou reembolso. O que acho estranho, visto o problema ter começado dentro dos 2 anos "normais" do aparelho.
E já deu para ver que o problema não é do ecra apenas...
Na loja disseram que como apenas está na garantia da peça, não podem fazer nada...perguntei se avaria-se 20 vezes era 20 vezes que ia para a garantia? Não me soube responder.
Estou numa de arranjar confusão, mas gostava de uma base legal.

Obrigado

1. Quando é que o compraste ?
2. Tens registo das duas intervenções anteriores para poderes provar que foi a mesma avaria ?
3. Esta 3ª vez assinaste alguma coisa a aceitar a reparação ou ficou apenas para inspeccionar ?
 
1. Quando é que o compraste ?
2. Tens registo das duas intervenções anteriores para poderes provar que foi a mesma avaria ?
3. Esta 3ª vez assinaste alguma coisa a aceitar a reparação ou ficou apenas para inspeccionar ?

Boas

1- Comprei em 02-10-2018
2-Tenho sim senhor. Com os números dos RMA e as peças que foram substituídas (display)E ainda bem, visto que agora estão a dizer que mudaram o software e já estavam a dizer que o artigo não estava na garantia. Que apagou muita coisa...(espetei logo as folhas á frente)
3- Sempre assinei para tratar dos RMA. Se puder até digo o nome da loja.
 
Boas

1- Comprei em 02-10-2018
2-Tenho sim senhor. Com os números dos RMA e as peças que foram substituídas (display)E ainda bem, visto que agora estão a dizer que mudaram o software e já estavam a dizer que o artigo não estava na garantia. Que apagou muita coisa...(espetei logo as folhas á frente)
3- Sempre assinei para tratar dos RMA. Se puder até digo o nome da loja.

A compra foi em Out 2018 e, por isso, a garantia legal terminou em Out 2020 + o tempo que terá estado a reparar e que interrompe a garantia. De qualquer das formas essas interrupções são irrelevantes porque os 2 anos já terão terminado há muito tempo (o que permitiria considerar pedir um telemóvel novo ou a devolução do dinheiro).

Resta-te, assim, a garantia do componente que foi substituído. Quando um componente é substituído a garantia desse componente tem 2 anos pela lei antiga ( “havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respetivamente, de bem móvel ou imóvel”.).

Aqui IMO não há muito que consigas fazer. A obrigação que têm é de garantir o ecran por 2 anos e isso têm feito. Podem ser 20 vezes, como dizem.
Podes mandar com o barro à parede e tentar exigir a troca por um telemóvel novo num centro de arbitragem e/ou pedir uma indemnização pelos incómodos causados por estares sem telemóvel tantas vezes, mas acho que não será aceite.
 
A compra foi em Out 2018 e, por isso, a garantia legal terminou em Out 2020 + o tempo que terá estado a reparar e que interrompe a garantia. De qualquer das formas essas interrupções são irrelevantes porque os 2 anos já terão terminado há muito tempo (o que permitiria considerar pedir um telemóvel novo ou a devolução do dinheiro).

Resta-te, assim, a garantia do componente que foi substituído. Quando um componente é substituído a garantia desse componente tem 2 anos pela lei antiga ( “havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respetivamente, de bem móvel ou imóvel”.).

Aqui IMO não há muito que consigas fazer. A obrigação que têm é de garantir o ecran por 2 anos e isso têm feito. Podem ser 20 vezes, como dizem.
Podes mandar com o barro à parede e tentar exigir a troca por um telemóvel novo num centro de arbitragem e/ou pedir uma indemnização pelos incómodos causados por estares sem telemóvel tantas vezes, mas acho que não será aceite.
Sinceramente a minha única duvida neste momento é a parte de não ter ficado como deve ser. Ou seja, está alguma coisa avariada sem ser o ecra, e eles não arranjaram como deve ser na 1 vez. O display só vem disfarçar durante uns meses... :(
 
Boas Por acaso alguem sabe indicar se quando existe troca de um equipamento legalmente este tem de ser novo??
Sim

A troca é para repor uma falta de conformidade (vulgo avaria).

A lei antiga diz isto:
2 - As faltas de conformidade que se manifestem num prazo de dois ou de cinco anos a contar da data de entrega de coisa móvel corpórea ou de coisa imóvel, respectivamente, presumem-se existentes já nessa data, salvo quando tal for incompatível com a natureza da coisa ou com as características da falta de conformidade.

A lei nova diz isto:
1 - A falta de conformidade que se manifeste num prazo de dois anos a contar da data de entrega do bem presume-se existente à data da entrega do bem, salvo quando tal for incompatível com a natureza dos bens ou com as características da falta de conformidade.

Ou seja, presume-se que a falta de conformidade que vai ser corrigida já existia à data da entrega do bem.
Eu sei que parece absurdo que uma TV que estivesse a funcionar quando foi entregue e, depois de avariar ao fim de 1 ano, se considere que estava avariada no momento da entrega. Mas é assim que a lei determina para evitar conflitos de substituições de bens por outros usados, com o mesmo tempo de uso. Isso era uma grande confusão.

Portanto, sim, se eles forem substituir é porque admitem a não conformidade. E se a vão corrigir com substituição então podes exigir um novo. Há muitas pessoas que aceitam recondicionados por desconhecerem os direitos que têm (ou porque lhes convém quando é mais rápido), mas não são obrigados.
 
Comprei um pack Ps5 + comando extra e entretanto o comando avariou. Entreguei na loja para garantia, passados os 30 dias não dizem nada. Volto lá e dizem que não têm stock e tenho de esperar que chegue. Não podem fazer devolução de € porque foi um pack. Posso fazer alguma coisa a não ser esperar? E se demorar meses?!
 
Comprei um pack Ps5 + comando extra e entretanto o comando avariou. Entreguei na loja para garantia, passados os 30 dias não dizem nada. Volto lá e dizem que não têm stock e tenho de esperar que chegue. Não podem fazer devolução de € porque foi um pack. Posso fazer alguma coisa a não ser esperar? E se demorar meses?!
A lei é recente, nao há grande experiencia, mas tudo se resume a este artigo.


Artigo 15.º
Direitos do consumidor
1 - Em caso de falta de conformidade do bem, e nas condições estabelecidas no presente artigo, o consumidor tem direito:
a) À reposição da conformidade, através da reparação ou da substituição do bem;
b) À redução proporcional do preço; ou
c) À resolução do contrato.
2 - O consumidor pode escolher entre a reparação ou a substituição do bem, salvo se o meio escolhido para a reposição da conformidade for impossível ou, em comparação com o outro meio, impuser ao profissional custos desproporcionados, tendo em conta todas as circunstâncias, incluindo:
a) O valor que os bens teriam se não se verificasse a falta de conformidade;
b) A relevância da falta de conformidade; e
c) A possibilidade de recurso ao meio de reposição da conformidade alternativo sem inconvenientes significativos para o consumidor.
3 - O profissional pode recusar repor a conformidade dos bens se a reparação ou a substituição forem impossíveis ou impuserem custos que sejam desproporcionados, tendo em conta todas as circunstâncias, incluindo as que são mencionadas nas alíneas a) e b) do número anterior.
4 - O consumidor pode escolher entre a redução proporcional do preço, nos termos do artigo 19.º, e a resolução do contrato, nos termos do artigo 20.º, caso:
a) O profissional:
i) Não tenha efetuado a reparação ou a substituição do bem;
ii) Não tenha efetuado a reparação ou a substituição do bem nos termos do disposto no artigo 18.º;
iii) Tenha recusado repor a conformidade dos bens nos termos do número anterior; ou
iv) Tenha declarado, ou resulte evidente das circunstâncias, que não vai repor os bens em conformidade num prazo razoável ou sem grave inconveniente para o consumidor;
b) A falta de conformidade tenha reaparecido apesar da tentativa do profissional de repor os bens em conformidade;
c) Ocorra uma nova falta de conformidade; ou
d) A gravidade da falta de conformidade justifique a imediata redução do preço ou a resolução do contrato de compra e venda.
5 - A redução do preço deve ser proporcional à diminuição do valor dos bens que foram recebidos pelo consumidor, em comparação com o valor que teriam se estivessem em conformidade.
6 - O consumidor não tem direito à resolução do contrato se o profissional provar que a falta de conformidade é mínima.
7 - O consumidor tem o direito de recusar o pagamento de qualquer parte remanescente do preço ao profissional até que este cumpra os deveres previstos no presente decreto-lei.
8 - O disposto no número anterior não confere ao consumidor o direito à recusa de prestações que estejam em mora.
9 - O direito à resolução do contrato ou à redução proporcional do preço pode ser exercido quando a falta de conformidade tenha levado ao perecimento ou deterioração do bem por motivo não imputável ao consumidor.
10 - Os direitos previstos no presente artigo transmitem-se ao terceiro adquirente do bem a título gratuito ou oneroso.

A reparação está excluida, pelo que eles disseram.
Queriam (e tu também) fazer a substituição. Mas isso é impossível por não haver stock (ponto 2). Ou seja, o ponto 3 não se aplicam por serem referentes a substituição ou reparação.
Teremos então a redução do preço (do valor do comando) ou a resolução do contrato.
Parece que tens direito a isso pelo 4a) i, ii e iii uma vez que não há prazo de resolução.

Agora, em termos de redução de preço, provavelmente o comando não estava discriminado com preço na factura, certo ?
Provavelmente a melhor opção é a que o Warlord já referiu de devolver tudo e pedir o reembolso. É possível que venham a recusar e aí só em centro de arbitragem.
É uma situação dificil por ser um bundle.
 
Excelente esclarecimento, obrigado!

Sim, na fatura não vem o preço do comando discriminado. Tem apenas uma linha, com o preço total, como um "bundle". Na loja em questão pedi reembolso, mas alegaram isso mesmo, que como foi comprado em conjunto só poderiam devolver a totalidade. E para isso tinha de devolver a PS5, como sugerem...
Tendo em conta que se mantém a escassez de PS5 no mercado, prefiro aguardar mais algum tempo. O stock ha-de ser reposto, eventualmente.
 
Excelente esclarecimento, obrigado!

Sim, na fatura não vem o preço do comando discriminado. Tem apenas uma linha, com o preço total, como um "bundle". Na loja em questão pedi reembolso, mas alegaram isso mesmo, que como foi comprado em conjunto só poderiam devolver a totalidade. E para isso tinha de devolver a PS5, como sugerem...
Tendo em conta que se mantém a escassez de PS5 no mercado, prefiro aguardar mais algum tempo. O stock ha-de ser reposto, eventualmente.
Pois, é uma situação chata, essa. A alternativa era ires lá armado em artista e pedir uma redução no preço, tal como prevê a lei. :D
Se essa redução te permitisse comprar um comando noutro lado, claro. Mas é rebuscado. Iriam recusar, provavelmente.
 
Por enquanto vou deixar andar uns dias, a ver se não tenho de chegar a esse ponto. Até porque tratando-se de uma grande superfície, o mais provável é que se resolva em pouco tempo. Mas de qualquer forma vou guardar esse trunfo, caso venha a precisar :-D

Quero dizer, se eles não têm stock nem de comandos nem de PS5, a redução de preço também não me será muito útil :lol:
 
Boa noite,
Tenho um iphone Xs que mandei reparar/trocar o ecra na worten, apos a reparacao o face id veio sem funcionar, a worten mandou o equipamento para a apple porque diz que nao consegue reparar, alguem sabe me dizer qual é o procedimento nesta situaçao? Na eventualidade da apple nao conseguir arranjar o que se procede?
Obrigado
 
Boa noite,
Tenho um iphone Xs que mandei reparar/trocar o ecra na worten, apos a reparacao o face id veio sem funcionar, a worten mandou o equipamento para a apple porque diz que nao consegue reparar, alguem sabe me dizer qual é o procedimento nesta situaçao? Na eventualidade da apple nao conseguir arranjar o que se procede?
Obrigado
Contrataste o serviço à Worten. Se o artigo vier sem funcionar a 100% terão de indemnizar.
Se compraste lá terão de trocar por igual ou melhor ou reembolsar o dinheiro.
É importante teres prova de que eles assumiram que estava a funcionar e agora não está.
Guarda todos os papeis. Idealmente também nome, dia e hora com quem falares. E, melhor ainda, teres uma testemunha contigo que possa testemunhar caso a coisa vá para a via da arbitragem. Nestas coisas mais vale não fazer falta do que precisarmos e não termos.
 
Contrataste o serviço à Worten. Se o artigo vier sem funcionar a 100% terão de indemnizar.
Se compraste lá terão de trocar por igual ou melhor ou reembolsar o dinheiro.
É importante teres prova de que eles assumiram que estava a funcionar e agora não está.
Guarda todos os papeis. Idealmente também nome, dia e hora com quem falares. E, melhor ainda, teres uma testemunha contigo que possa testemunhar caso a coisa vá para a via da arbitragem. Nestas coisas mais vale não fazer falta do que precisarmos e não termos.
Pois, o problema é que nao comprei o telemovel na worten nem tenho a fatura do telemovel, o que pode acontecer nesta situação se não tiver arranjo(pelo que entendi nas minhas pesquisas é provavel)?
 
Pois, o problema é que nao comprei o telemovel na worten nem tenho a fatura do telemovel, o que pode acontecer nesta situação se não tiver arranjo(pelo que entendi nas minhas pesquisas é provavel)?
Terás de ver a posição deles sobre o assunto.
Caso não avancem para uma compensação terás de instaurar um processo num centro de arbitragem, pedindo uma indemnização por danos patrimoniais que permita comprar um telemóvel igual ou, caso já não exista, um similar. Usas o preço de duas ou três cadeias que vendem telemóveis para esse cálculo.
E, eventualmente, podes pedir uma indemnização por danos não patrimoniais pelo incómodo de ficar tanto tempo sem um aparelho que nos dias de hoje é essencial.
 
Bom dia
Tenho um telemóvel da xiaomi em garatia que subitamente deixou de de carregar curiosamente quando voltou a ser carregado no carregador original (a porta USB não dá sinal de vida mesmo ligado ao PC).
Fui à loja para ativar a garantia e dizem-me que por ter o ecrã rachado vou ter de pagar a reparação do mesmo para depois activar.
Mandando à marca pagarei caso repare ou não repare. Isto é legal?
 
Bom dia
Tenho um telemóvel da xiaomi em garatia que subitamente deixou de de carregar curiosamente quando voltou a ser carregado no carregador original (a porta USB não dá sinal de vida mesmo ligado ao PC).
Fui à loja para ativar a garantia e dizem-me que por ter o ecrã rachado vou ter de pagar a reparação do mesmo para depois activar.
Mandando à marca pagarei caso repare ou não repare. Isto é legal?
Não vais ter de pagar nada, a loja pode enviar para a marca, aliás até tu próprio podes fazê-lo não precisas de ir à loja.
Agora pensa para ti mesmo, qual achas que vai ser o desfecho por parte marca quando lá chegar o equipamento com o vidro partido?
Obviamente que vão alegar que houve mau manuseamento ou uso indevido, ao teres o vidro partido só vais ajudá-los a que eles tenham mais um ponto contra ti e portanto vão certamente recusar a garantia.
Logo essa loja, na verdade, só te está a ajudar, não está contra ti. Deves agradecê-los por se estarem a propor em arranjar o vidro mediante pagamento para que, de alguma forma, a marca não te acuse de mau manuseamento e aceite o pedido de suporte em garantia.
 
Back
Topo