Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Boas, tenho uma duvida sobre orçamentos.

Entreguei um equipamento para reparação, ainda dentro da garantia. Passado uns dias a loja informa-me que a avaria não está abrangida, e o preço do orçamento.

Ao comentar com colegas do trabalho, uma disse-me que se eu recusar o orçamento/negar responsabilidades na avaria, eles mandam novamente para orçamentar e que se depois não me contactarem no prazo de 5 dias tenho direito a pedir o dinheiro de volta ou substituição do produto.

Alguém sabe alguma coisa sobre isto? É na loja que "tem tudo e mais não sei quê"

Se está dentro da garantia eles só podem recusar se tiver havido má utilização do produto (a qual terão de provar).
Recusar orçamento não obriga a que volte para orçamento. E ausência de contacto por cinco dias não altera a situação.
Isto pela legislação geral. Se há alguma regra dentro da empresa, isso já é da própria empresa, não resulta da lei.

Se depois quiseres ajuda mais específica terias de ser mais concreto na descrição do problema.
 
Se está dentro da garantia eles só podem recusar se tiver havido má utilização do produto (a qual terão de provar).
Recusar orçamento não obriga a que volte para orçamento. E ausência de contacto por cinco dias não altera a situação.
Isto pela legislação geral. Se há alguma regra dentro da empresa, isso já é da própria empresa, não resulta da lei.

Se depois quiseres ajuda mais específica terias de ser mais concreto na descrição do problema.
Obrigado pela disponibilidade.
É um aspirador, eles dizem que foi algo líquido que estragou.

A minha mulher diz que não aspirou líquidos especificamente, mas que usou para limpar um produto (bicarbonato de sódio?!) e que pode ter derretido..

A minha colega ou já trabalhou na W ou conhece alguém, e garante que é assim, mas não encontro nada pela net ou assim para comprovar.

Ela até diz que à primeira recusa de orçamento eles costumam aplicar desconto, mas para continuar a dizer que não fizemos o que eles alegam, que acaba por ser como ela disse.
 
Obrigado pela disponibilidade.
É um aspirador, eles dizem que foi algo líquido que estragou.

A minha mulher diz que não aspirou líquidos especificamente, mas que usou para limpar um produto (bicarbonato de sódio?!) e que pode ter derretido..

A minha colega ou já trabalhou na W ou conhece alguém, e garante que é assim, mas não encontro nada pela net ou assim para comprovar.

Ela até diz que à primeira recusa de orçamento eles costumam aplicar desconto, mas para continuar a dizer que não fizemos o que eles alegam, que acaba por ser como ela disse.

Eles terão de fazer prova do que dizem. Caso insistam não te resta mais nada a não ser colocar o caso num certo de arbitragem (local ou nacional, caso o teu concelho não tenha centro) ou, alternativamente, num julgado de paz.
Guarda toda a documentação, sobretudo aquela em que, agora, irás alegar que não fizeste o que eles dizem. Idealmente uma reclamação no livro descrevendo os factos e dizendo que não o fizeste ou, pelo menos, prova testemunhal de alguém que vá contigo e que possa testemunhar.
 
Eles terão de fazer prova do que dizem. Caso insistam não te resta mais nada a não ser colocar o caso num certo de arbitragem (local ou nacional, caso o teu concelho não tenha centro) ou, alternativamente, num julgado de paz.
Guarda toda a documentação, sobretudo aquela em que, agora, irás alegar que não fizeste o que eles dizem. Idealmente uma reclamação no livro descrevendo os factos e dizendo que não o fizeste ou, pelo menos, prova testemunhal de alguém que vá contigo e que possa testemunhar.
Obrigado pela ajuda, vamos ver como corre.

Eles terão de fazer prova do que dizem. Caso insistam não te resta mais nada a não ser colocar o caso num certo de arbitragem (local ou nacional, caso o teu concelho não tenha centro) ou, alternativamente, num julgado de paz.
Guarda toda a documentação, sobretudo aquela em que, agora, irás alegar que não fizeste o que eles dizem. Idealmente uma reclamação no livro descrevendo os factos e dizendo que não o fizeste ou, pelo menos, prova testemunhal de alguém que vá contigo e que possa testemunhar.
Bom, falei com eles e recusei, mas eles disseram:" nesse caso, vou marcar como recusado, o aspirador vai voltar para a loja e depois terá que tratar diretamente com a marca"....
 
Bom, falei com eles e recusei, mas eles disseram:" nesse caso, vou marcar como recusado, o aspirador vai voltar para a loja e depois terá que tratar diretamente com a marca"....
O vendedor é tão responsável como o produtor (marca). Podes tentar com a marca mas o provável é que eles tenham enviado para a marca e que tenha sido a marca a dar a resposta.
De qualquer das formas o vendedor tem sempre de resolver o problema ou reembolsar, a não ser que consiga provar má utilização.
 
Boa tarde
Problemas no carregamento Huawei S9.
Enviado para a garantia.
Resolução: Trocaram bateria e placa o que originou novo IMEI.
Questão: Como posso saber se foi este o procedimento ou apenas trocaram o TLM?
 
Boa tarde
Problemas no carregamento Huawei S9.
Enviado para a garantia.
Resolução: Trocaram bateria e placa o que originou novo IMEI.
Questão: Como posso saber se foi este o procedimento ou apenas trocaram o TLM?
Se tiveres a caixa do aparelho consegue ver o número de série (ou por vezes até na factura).
Depois comparas com o número de série no aparelho Settings >About phone >Status >Serial number
 
Se tiveres a caixa do aparelho consegue ver o número de série (ou por vezes até na factura).
Depois comparas com o número de série no aparelho Settings >About phone >Status >Serial number
Agradeço a resposta. Comparei o núnero de série e é diferente.
Posso vir a ter problemas com a garantia uma vez que o numero de série da minha fatura é diferente da do tlm? Tenho direito a reclamar um tlm novo ou o meu?
Agradeço
 
Agradeço a resposta. Comparei o núnero de série e é diferente.
Posso vir a ter problemas com a garantia uma vez que o numero de série da minha fatura é diferente da do tlm? Tenho direito a reclamar um tlm novo ou o meu?
Agradeço

Aqui faltam-me conhecimentos técnicos. Possivelmente o número de série do telemóvel está ligado ao IMEI e alterando um altera o outro.

Se for assim, convém guardares os papeis da intervenção que foi feita, onde é referida a mudança da placa, juntamente com a factura, de forma a poderes provar no futuro caso venha a ter outra avaria. Não deverá haver problema embora a loja deve ter escrito na nota de reparação que o novo número de série é X.
 
Boas, venho pedir ajuda sobre um caso parecido que me tem chateado bastante ultimamente.

Recentemente o meu monitor (adquirido em 2021 e ainda dentro da garantia) foi para RMA, voltou após 29dias mas com novos defeitos. A minha questão é: Posso pedir o reembolso/rescinção do contrato?

Tenho quase a certeza que estou no meu direito para tal, tenho conhecimento que o Decreto Lei 84/2021 entrou em vigor em 2022 mas mesmo assim acredito que me estão a mentir. Segundo o artigo 15º, 4 - c) "O consumidor pode escolher entre a redução proporcional do preço, nos termos do artigo 19.º, e a resolução do contrato, nos termos do artigo 20.º, caso: Ocorra uma nova falta de conformidade".
Quando descobri que o monitor voltou com novos defeitos (1dia depois de vir da reparação), dirigi me à loja física a qual não me soube responder a nada de útil e apenas "Nesse caso tem de ir para reparação outra vez", além das outras mentiras como "Para ser reembolsado o artigo teria de provar ter o mesmo defeito 3 VEZES em três reparações diferentes". Com isto e sem sucesso em contactar o "departamento jurídico" deles, o monitor foi para RMA pela 2ºvez na quinta-feira passada.

Neste momento penso em ligar para lá a ameaçar com uma reclamação seguida do Tribunal de Arbitragem da área.
Gostaria de saber a vossa opinião e o que fariam neste caso.
Obrigado desde já.
 
Última edição pelo moderador:
Boas, venho pedir ajuda sobre um caso parecido que me tem chateado bastante ultimamente.

Recentemente o meu monitor (adquirido em 2021 e ainda dentro da garantia) foi para RMA, voltou após 29dias mas com novos defeitos. A minha questão é: Posso pedir o reembolso/rescinção do contrato?

Tenho quase a certeza que estou no meu direito para tal, tenho conhecimento que o Decreto Lei 84/2021 entrou em vigor em 2022 mas mesmo assim acredito que me estão a mentir. Segundo o artigo 15º, 4 - c) "O consumidor pode escolher entre a redução proporcional do preço, nos termos do artigo 19.º, e a resolução do contrato, nos termos do artigo 20.º, caso: Ocorra uma nova falta de conformidade".
Quando descobri que o monitor voltou com novos defeitos (1dia depois de vir da reparação), dirigi me à loja física a qual não me soube responder a nada de útil e apenas "Nesse caso tem de ir para reparação outra vez", além das outras mentiras como "Para ser reembolsado o artigo teria de provar ter o mesmo defeito 3 VEZES em três reparações diferentes". Com isto e sem sucesso em contactar o "departamento jurídico" deles, o monitor foi para RMA pela 2ºvez na quinta-feira passada.

Neste momento penso em ligar para lá a ameaçar com uma reclamação seguida do Tribunal de Arbitragem da área.
Gostaria de saber a vossa opinião e o que fariam neste caso.
Obrigado desde já.

O exercício dos direitos de reparação, troca, rescisão do contrato ou redução de preço pode ser exercido pelo consumidor desde que não se considere abuso de direito (por exemplo um pisca avariado e exigires um carro novo).

Numa primeira avaria poderá ser abuso de direito pedir a troca ou a devolução. Numa segunda avaria, como é o teu caso, dependerá do juiz mas já terás base para o exigires (eu exigiria). Isso da 3 avarias é tanga. Não está escrito em lado nenhum. São as regras que as empresas inventam a ver se pega.

De qq das formas de o monitor foi novamente para RMA provavelmente assinaste algum papel a aceitar nova reparação. Terias de ter colocado uma nota a referir que aceitas que eles verifiquem a avaria mas que não pretendes a reparação, mas sim a substituição ou reembolso.

Outra nota: não somos obrigados a aceitar um RMA. Eles apontam a rapidez como vantagem do RMA mas podemos recusar e exigir o mesmo artigo (serial number) que foi para reparação.
 
O exercício dos direitos de reparação, troca, rescisão do contrato ou redução de preço pode ser exercido pelo consumidor desde que não se considere abuso de direito (por exemplo um pisca avariado e exigires um carro novo).

Numa primeira avaria poderá ser abuso de direito pedir a troca ou a devolução. Numa segunda avaria, como é o teu caso, dependerá do juiz mas já terás base para o exigires (eu exigiria). Isso da 3 avarias é tanga. Não está escrito em lado nenhum. São as regras que as empresas inventam a ver se pega.

De qq das formas de o monitor foi novamente para RMA provavelmente assinaste algum papel a aceitar nova reparação. Terias de ter colocado uma nota a referir que aceitas que eles verifiquem a avaria mas que não pretendes a reparação, mas sim a substituição ou reembolso.

Outra nota: não somos obrigados a aceitar um RMA. Eles apontam a rapidez como vantagem do RMA mas podemos recusar e exigir o mesmo artigo (serial number) que foi para reparação.
Neste caso trata-se do painel do monitor, foi para a primeira reparação com pixeís mortos.. voltou ainda com esse defeito mais o FreeSync que agora não funciona e distorce a imagem do monitor.

Caso ainda tenha de esperar mais um ou dois pares de dias pela resposta deles aí exijo (uma vez que voltei a ligar para lá a pressionar e disseram-me que iria ter uma resposta em breve de um superior e com alguém da marca, sure).

Sim, eu cheguei a assinar o pedido de RMA e deixei como nota que "não estava satisfeito e queria o reembolso".
Espero que funcione.

Okapa, anotado!
Obrigado pela ajuda
 
Neste caso trata-se do painel do monitor, foi para a primeira reparação com pixeís mortos.. voltou ainda com esse defeito mais o FreeSync que agora não funciona e distorce a imagem do monitor.

Caso ainda tenha de esperar mais um ou dois pares de dias pela resposta deles aí exijo (uma vez que voltei a ligar para lá a pressionar e disseram-me que iria ter uma resposta em breve de um superior e com alguém da marca, sure).

Sim, eu cheguei a assinar o pedido de RMA e deixei como nota que "não estava satisfeito e queria o reembolso".
Espero que funcione.

Okapa, anotado!
Obrigado pela ajuda
Boa ! Para já fizeste o que era correcto.
 
Entretanto, nenhuma resposta de nenhum gerente ou da marca.

Mandaram-me um mail ontem a notificar que poderia demorar ainda 🤡
Respondi-lhes com um ultimato, mencionei todos os artigos, factos, esquemas deles, tudo, etc...
Para hoje me voltarem a responder que "somos apenas intermediários" e "se passarem os 30 dias notifique-nos para resolvermos esta situação de outra maneira".

Estou preparado para escrever no livro de reclamações.
É ridiculo, tenho a certeza que nem leram a resposta que lhes enviei e parece impossível falar com um superior deles.
 
Não sei se este é o tópico apropriado mas para não estar a criar um tópico de propósito vou aproveitar este. Alguém daqui já usufrui do serviço de retomas da Worten? Podem partilhar a vossa experiência? O valor simulado no site foi o valor que receberam?
 
Boa tarde. Tenho uma dúvida que pelo que percebi não há muito pela internet.
Vou deixar uma smartband para ser reparada. A mesma está imaculada, não tem mesmo nenhuma marca. Por lei, tenho direito a exigir um documento tipo "folha de reparação" ou algo do género, que nos entregam quando deixamos algo para reparação no período de garantia, em como deixei o equipamento em óptimo estado e sem marca nenhuma, para comprovar o mesmo quando o receber da reparação?
Não sei se me fiz entender bem. Mas por exemplo: o iphone da minha namorada foi para reparar na apple, e não tinha mesmo marca nenhuma, e nós pedimos que isso ficasse registado na folha de reparação que eles entregam quando deixamos o equipamento para reparar, e isso ficou tudo descriminado na folha. Por lei nós podemos exigir isto em todos os comerciantes?
 
Boa tarde. Tenho uma dúvida que pelo que percebi não há muito pela internet.
Vou deixar uma smartband para ser reparada. A mesma está imaculada, não tem mesmo nenhuma marca. Por lei, tenho direito a exigir um documento tipo "folha de reparação" ou algo do género, que nos entregam quando deixamos algo para reparação no período de garantia, em como deixei o equipamento em óptimo estado e sem marca nenhuma, para comprovar o mesmo quando o receber da reparação?
Não sei se me fiz entender bem. Mas por exemplo: o iphone da minha namorada foi para reparar na apple, e não tinha mesmo marca nenhuma, e nós pedimos que isso ficasse registado na folha de reparação que eles entregam quando deixamos o equipamento para reparar, e isso ficou tudo descriminado na folha. Por lei nós podemos exigir isto em todos os comerciantes?
É uma exigência lógica e de bom senso.

Se alguma reparadora se negar a incluir essa descrição tipo "estado imaculado", desconfiaria.
 
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