Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Esta situação já chegou a um ponto tão ridiculo que tenho comigo três cópias de relatórios. Os dois primeiros são da primeira vez que enviei para garantia (o equipamento que comprei e que o problema reportado era completamente diferente deste) e que me enviaram uns "novos", e da segunda vez que enviei para garantia a indicar este problema do som e ao qual também me enviaram uns "novos". Este terceiro é o comprovativo de envio a reportar que o problema persiste sendo que me apresentaram o relatório de devolução a indicar que tinha passado em todos os testes de controlo de qualidade da marca e devolveram à *****. Recusei me a ficar com esse relatorio e com os phones e possuo à mesma o comprovativo de envio para reparação. Julgo que seja mais que motivo suficiente para rescisão do contrato
 
Se de acordo com a marca os phones NÃO estão defeituosos, a unica forma de conseguires rescindir o contrato será tu provares que estão. e para isso necessitarás de os ter em tua posse.

Ao não quereres ficar com os phones e com o relatório depois da garantia ter sido recusada, não ganhas nada com isso... alias, assim até poderão exigir dinheiro pelo tempo que têm de ficar a guardar o equipamento ou dar o mesmo como não reclamado e perdes o direito a ele.
 
@babonhas8 simplifica-me a coisa porque o que interessa agora não é tanto o problema mas sim a solução para ele, tens algum documento emitido pela ***** que diga especificamente que o aparelho atual tem/mantém problemas de som, tal e qual como o funcionário te disse?

Se sim, só tens que pedir a resolução do contrato de compra conforme falado atrás porque tens prova por escrito do defeito verificado (atestado, replicado) pelo vendedor.

Nota que as marcas não detetarem defeitos pode valer bola (zero), mal estávamos se ficássemos agarrados a eles terem obrigatoriamente que detetarem os defeitos. Seria uma festa, se não queriam dar garantia porque a reparação ficava muito cara ou tinham que substituir bastava dizerem que não tinham detetado qualquer defeito e que o aparelho tinha passado nos testes deles, coisas em final de prazo de reparação bastava mandarem de volta sem sequer arranjar e bastava dizerem que não tinham detetado qualquer defeito e que o aparelho tinha passado nos testes deles e assim sucessivamente. Como ninguém é parvo e também os legisladores não o são, nunca haveria tal falha numa lei que permitisse tal coisa.
 
@mbarbedo Neste momento tenho comigo a cópia do documento a indicar que o aparelho está com defeito e que vai para reparação (documento que é emitido pela ***** quando algo é enviado para reparação). A ***** possuí o aparelho e o relatório de reparação da marca com eles a indicar a tal questão dos testes. Recusei me a aceitar ambos pois considero que ao aceitar estaria a concordar que o aparelho estava em condições e como não sabia os procedimentos legais que haveria de tomar resolvi que eles o mantivem-se lá até eu me informar de comp proceder. Mas sim tenho comigo o documento que indica que o aparelho não está em condições e que vai para reparo. Também concordo com essa questão de a opinião da marca valer de pouco pois o consumidor iria estar sempre desprotegido
 
Então segue o que indiquei atrás, pede por escrito a resolução do contrato de compra. Está provado o defeito e está ultrapassado o prazo para repor a conformidade por reparação ou substituição do bem, resolver o contrato e vir o dinheiro da compra de volta é a solução lógica.
 
Se percebi corretamente o documento que tens é a folha que te entregaram quando deixaste o aparelho para reparação e onde é descrito a tua queixa. Isso não é uma confirmação da loja em como o aparelho apresenta essa inconformidade...

Ou foi feito na altura algum teste na loja ao equipamento que tenha confirmado essa avaria?
 
Boas malta, enviei um telemóvel para a garantia na Worten no dia 17 de Setembro. Amanhã acaba os tais 30 dias... a partir de terça posso ir à Worten e receber os 149 euros que dei pelo 640?
 
Se o aparelho foi comprado em Portugal e para uso não profissional, ou seja se na compra não foi faturado em nome de uma empresa ou similar e claro, se ainda está dentro do prazo legal de garantia de 2 anos :D, então sem dúvida que sim. Se o aparelho não estiver lá e a funcionar na perfeição seque isto:

passa por aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação), clica em "- O meu aparelho foi para reparação e já passou o prazo legal máximo de 30 dias para reparação ou substituição. O que é que eu faço?" e segue as instruções.
 
@mbarbedo já fiz a queixa no livro de reclamações pois recusaram se novamente quer a reembolsar me quer a darem os phones que comprei originalmente reparados, quer uns novos sem qualquer problema. Indiquei tambem no livro que expressei e aceito receber o reembolso em cartao de compra/voucher ,pois o pagamento inicial dos phones foi feito assim. Gostaria agora apenas saber como devo proceder e se devo levantar os phones da loja ou não, pois não quero ficar sem dinheiro, sem phones ou ainda ter que pagar para os levantar de lá
 
Se já apresentaste queixa no Livro de Reclamações podes trazer os phones, não impedirá mesmo que sigas com o caso para litigioso: O que fazer em caso de litígio.

Mas reparei agora com mais atenção num aspeto que mencionaste, que é facto de terem substituído uns phones por outros e terem vindo exatamente com o mesmo defeito, pelo que a questão que salta de imediato é: isso não será feitio em vez de defeito? Não serão os phones mesmo assim, talvez de uma 'segunda geração' de produção que vêm com os níveis de som mais baixos?
É que as probabilidades de substituíres uma coisa por outra que venha exatamente com o mesmo defeito são pequenas, deixa a pensar que possivelmente não será defeito mas antes que a coisa seja mesmo assim. E neste cenário já tinha lógica dizerem que fizeram testes ao aparelho mas que nada de anormal foi detetado...
 
pessoal uma questão sobre as garantias internacionais, se eu enviar 1 aparelho avariado para a loja e a mesma tiver problemas e falhas na entrega do mesmo ou doutro ou da devolução, tenho as mesmas regras que as nacionais?se ficar prejudicado como posso agir?

Estou a pensar adquirir um tlm chines a uma empresa de bem cotada na area mas nunca se sabe.

OBrigado.
 
as regras nacionais apenas se aplicam a compras em lojas nacionais. teras de consultar os termos de garantia que essa loja te oferece sabendo de antemão que se tiveres de recorrer à justiça terás de o fazer no país onde essa loja está sediada.
 
@Mike_Duxxi as leis portuguesas apenas se aplicam a negócios de compra e venda efetuados em território português, fora disso aplica-se a lei do país onde o negócio for efetuado; sendo negócio efetuado à distância, por exemplo compra online, será como se estiveres a comprar no país da loja vendedora. Presumindo que a loja seja chinesa, a lei a aplicar será a lei chinesa. Com essa não te consigo ajudar porque não a conheço.

Mas por feedback ao longo dos anos a 'garantia' nas compras efetuadas a lojas chinesas é teres comprado barato e teres poupado dinheiro para comprar outro caso o aparelho avarie, isto porque os normais relatos de feedback de garantia são não mais do que autênticos filmes de terror. Seis meses ou até muito mais sem se saber sequer por onde anda o aparelho, pagar portes de envio e retorno do aparelho, pagar alfândega quando (eventualmente um dia...) o aparelho retorna, garantia não cobrir peças ou garantia não cobrir mão de obra ou garantia não cobrir nenhum dos dois :D, garantia válida apenas por 3 meses, garantia válida apenas por 3 dias (not kidding!)... São apenas alguns exemplo do que é normal (e não anormal) de suceder nas compras a lojas chinesas.
 
Olá a todos,

Precisava da vossa ajuda num conflito de consumo que penso não ser usual, e que me deixa em dúvida quanto ao que fazer.

Para contextualização, transcrevo o e-mail que enviei à Worten para início do processo:

"Exmos. Senhores,

No dia 09 de dezembro de 2015 adquiri, através do website worten.pt, uma televisão LED Smart TV 3D da marca Philips, Modelo 49PUS7100, pelo preço de €899.25 (encomenda n.º XXXXXX). No entanto, verifiquei que a televisão possui software instável, com vários erros, que impedem a utilização normal do aparelho:

1. Frequentemente, ao selecionar uma fonte HDMI, a televisão apresenta apenas ecrã preto.*
a. As fontes HDMI encontram-se corretamente ligadas, e não apresentam qualquer anomalia ou incompatibilidade com a TV, uma vez que funcionam normalmente noutras situações. Este erro acontece independentemente do equipamento utilizado, tendo sido testado em vários, incluindo Xbox One e Box HD Vodafone.​

2. Não reproduz som Surround (5.1) através da aplicação Netflix (App versão 3.3.1, build 1513).
a. Esta funcionalidade foi removida na sequência de uma atualização de software em dezembro de 2015, e não foi corrigida desde então. Apenas reproduz som Stereo. Nas definições da TV está selecionada a saída de som “Multicanal” e o descodificador de som ligado à televisão suporta este formato. O som Surround (5.1) funciona normalmente noutras aplicações/fontes.​

3. Os conteúdos 4K do Netflix (App versão 3.3.1, build 1513) são apresentados com escala errada.
a. O vídeo alterna entre efeito Zoom, efeito reduzido e escala 4:3.​

4. A TV não reproduz canais 4K/UHD, apesar de indicar suporte para HVEC, apresentando a mensagem “Nenhum programa disponível”.
a. Ao sintonizar o canal, a TV reproduz som por alguns segundos, e depois apresenta ecrã preto com a mensagem indicada. Testado nos canais Funbox 4K e Insight UHD da Vodafone. Os canais foram testados noutros equipamentos, sem qualquer erro detetado.​

5. Frequentemente, a TV perde definições personalizadas.
a. Exemplo: ativa o modo “Natural Motion” após este ser desativado pelo utilizador e redefine as preferências de imagem.​

6. Por vezes, a TV emite cortes no som com espaçamento de alguns segundos.*

7. Por vezes, a TV não exibe vídeo, incluindo vídeo de Apps e de qualquer fonte, apresentando apenas o Interface e ecrã preto.*

* Quando uma destas situações acontece, desligar a TV através do comando não resolve. A única solução é desligar a tomada da TV da energia, e voltar a ligá-la (processo de demora vários minutos até que a TV inicie novamente).

A TV apresenta instabilidade desde o início, mas após contacto com o suporte técnico da Philips (por telefone, email e nos fóruns de suporte), que prometeu Atualizações de Software para resolução dos problemas descritos, decidi aguardar. No entanto, quase um ano depois e após várias atualizações, a TV continua sem fiabilidade. Esta instabilidade é comum a todos os aparelhos deste modelo, tal como pode ser confirmado no fórum de suporte da Philips. A televisão está atualizada com a última versão de software disponível, QV151E. 0.5.38.117, e já foi feito o restauro das definições de origem, sem que tal solucionasse estas anomalias. Trata-se de uma televisão anunciada como “4K”, mas o único conteúdo “4K” que reproduz é do Netflix, com erros de escala e limitações do som.

Uma vez que se tratam de erros graves, que impedem a utilização normal e expectável do aparelho, venho por este meio solicitar a substituição desta televisão por outro modelo equivalente com software estável ou a resolução do contrato de compra e venda, devolvendo o equipamento e respetivos acessórios e tendo o reembolso do valor total de compra. Tratando-se de limitações de software/hardware, a reparação não é viável.


Sem outro assunto de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos"
Uma vez que a anomalia da TV está relacionada com software e não hardware, não existe propriamente um componente avariado que necessite de substituição. A verdade é que é frustrante ter uma televisão que a maior parte das vezes não funciona, e muitas das vezes nem tampouco liga (tenho que retirar a tomada e voltar a ligar para a conseguir ligar após estar em stand-by por muito tempo).

Nestes casos, é viável recusar a reparação e exigir a substituição/reembolso? É que, ao virem recolher a TV, dizem que a única hipótese é substituir a main board, e não me parece que isso vá mudar alguma coisa. A verdade é que estou neste momento sem televisão em casa, com perspetiva de reparação de pelo menos duas semanas, e não sei o que fazer.

Desde já agradeço a vossa ajuda :)
 
queixares de apps não sei se terá muita "validade", seria um pouco como me querer devolver um galaxy 7 à samsung porque app do facebook é uma treta :)

Agora tens por aí pontos em que claramente existem um problema, e concordo que deve ser defeito de software e que dificilmente será corrigido. mas se ficas com ecras pretos e não consegues reproduzir conteudos 4k estando tudo corretamente ligado e se foi anunciado como sendo compativel, então IMO é razão para reparar e se não ficar resolvido rescindir contrato.
 
Faço referência à App do Netflix porque estes erros apenas acontecem nas TV's Philips (outras Android TV não sofrem disto) e porque o Netflix vem incluído na TV, inclusive com botão dedicado no comando, e a TV é comercializada com referência à reprodução Netflix 4K. Na venda, a referência ao funcionamento de uma aplicação, assume um compromisso também, certo?
 
@ruitsbarbosa dentro dos termos da lei tudo é possível, de acordo com o que tenho aqui: Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo).
Não obstante, eu na tua situação concreta e mesmo sabendo que estás pendurado sem televisão, deixava o aparelho ir para reparação e se voltasse defeituoso recusava então receber o mesmo se após o testar, ainda na presença do técnico/funcionário que to entregar, fosse verificado que algum dos defeitos não tinha sido eliminado.

De imediato iriam dizer as tretas do costume de tem que ir para nova reparação bla bla bla mas isso são tudo tretas, a reparação anterior só está concluída quando for reposta a conformidade e forem eliminados todos os defeitos do aparelho; se ainda houver algum defeito não assinas nada nem rececionas o aparelho pois o prazo máximo de 30 dias para reparação ou substituição continua a contar.
Lembra-te que não é por te mostrarem o aparelho ainda defeituoso que o prazo legal para ou deixa de contar, o aparelho defeituoso já tu o viste e por estar defeituoso é que foi enviado para reparação.

E após isso é esperares que termine o prazo máximo de reparação ou substituição e não há então quem ou o que te possa tirar a razão. Passa por aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação) e clica em "- O meu aparelho foi para reparação e já passou o prazo legal máximo de 30 dias para reparação ou substituição. O que é que eu faço?" para instruções.
Ah e claro, quando a tua tv for para reparação pede-lhes uma tv emprestada. Se não acederem diz ao vendedor que vais então ter que ir comprar outra tv para usares durante a reparação e que lhe vais dar a conta para ele pagar.
 
Eu mandava para garantia, e descrevia o melhor possivel todos os problemas, e como os reproduzir. Isso poderá servir para depois quando a TV voltar, testarem à tua frente, seguindo os passos que descrevestes. Se o(s) problema(s) persistirem, está tudo dito, é começar a pressionar imediatamente para a resolução do contrato uma vez que a reparação foi tentada e não resolveu. O ideal no teu caso era eles se atrasarem com o prazo de reparação e deixarem passar os 30 dias :)

PS: acredito que tenhas agido de boa fé ao aguardar um ano para ver se resolviam o problema com um firmware decente, mas convém não esquecer que legalmente dispões de um prazo de 2 meses a partir do momento que detetas a desconformidade até a reportares :(
 
@mbarbedo A recolha da TV já foi feita hoje, e de facto não me deram hipótese de ter uma TV de substituição. Deve exigir compensação do prejuízo pela privação do uso da TV?

E isto levanta outras questões: a recolha foi feita em minha casa, e a entrega do equipamento reparado também o será. Imagina que trazem a TV, ligam-na, os problemas mantêm-se... Temo que, mesmo que não assine, o técnico dê a TV como entregue e saia porta fora :/

Por outro lado, a maior parte das anomalias acontece de forma aleatória, principalmente alguns dias após a reinstalação de software (quando é feito reset à TV, a maioria dos problemas não surge). Por este motivo, é complicado avaliar se a reparação teve efeito ou não, pois as coisas só se manifestam à posteriori.
 
Back
Topo