Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

e até pode ser uma transportadora a levar-te isso a casa... não podes pedir para ir levantar à loja? estas a tratar com a loja ou com a phillips?
 
Vão ter que te dar alguma coisa para assinares, senão podiam perfeitamente deixar o aparelho em qualquer lado e dizerem depois que te tinham entregue a ti; no entanto não tinham como o provar sem algo assinado por ti e estavam pendurados. É esse documento que te recusas a assinar caso algum defeito ainda se verifique.
No caso de mesmo assim insistirem em te deixar o aparelho e saírem porta fora de imediato mandas um mail e uma carta registada para o vendedor a dizer o sucedido e que o aparelho ainda não tem a reparação concluída e que o prazo continua a contar, como tal ele que resolva o problema por ser a obrigação dele e haver um prazo legal para respeitar.

@mbarbedo A recolha da TV já foi feita hoje, e de facto não me deram hipótese de ter uma TV de substituição. Deve exigir compensação do prejuízo pela privação do uso da TV?
Sim. Eu que eu faria era ir alugar uma tv (esperando que existam lojas que o façam, em locais turísticos é mais provável de existirem do que em locais residenciais) e dava-lhes depois a conta para a pagarem.
 
PS: acredito que tenhas agido de boa fé ao aguardar um ano para ver se resolviam o problema com um firmware decente, mas convém não esquecer que legalmente dispões de um prazo de 2 meses a partir do momento que detetas a desconformidade até a reportares :(

A verdade é que sou um gajo paciente, e já estava a prever uma situação complicada para resolver. Não obstante, tenho registo dos reports que fiz ao longo deste ano nos fóruns oficiais de suporte da Philips, e inclusive e-mail trocados com a assistência técnica da Philips.

Achas que o incumprimento dos 2 meses pode complicar ainda mais a coisa?
 
acho que teriam de ser muito sacanas para entrar por aí...

@mbarbedo se for uma transportadora a entregar a TV "reparada", creio que sejam as normas da transportadores só entregarem a mercadoria depois do destinatario assinar a folha de entrega... se ele não assinar a entrega não é concluída, por culpa do destinatário, creio que nesse caso o prazo deixa de contar, não?

Se for um tecnico a ir a casa, aí a coisa já muda de figura :)
 
acho que teriam de ser muito sacanas para entrar por aí...

@mbarbedo se for uma transportadora a entregar a TV "reparada", creio que sejam as normas da transportadores só entregarem a mercadoria depois do destinatario assinar a folha de entrega... se ele não assinar a entrega não é concluída, por culpa do destinatário, creio que nesse caso o prazo deixa de contar, não?

Se for um tecnico a ir a casa, aí a coisa já muda de figura :)

À partida será o técnico, porque a empresa não recorre a transportadoras. Mas é uma dúvida interessante para outros casos :)
 
@mbarbedo se for uma transportadora a entregar a TV "reparada", creio que sejam as normas da transportadores só entregarem a mercadoria depois do destinatario assinar a folha de entrega... se ele não assinar a entrega não é concluída, por culpa do destinatário, creio que nesse caso o prazo deixa de contar, não?
É daquelas coisas, cada caso será um caso. Poderá até ser alguém a entregar que simplesmente é um funcionário da empresa de entregas e que nem tão pouco sabe onde é que a tv em questão se liga e quanto mais ter qualquer capacidade ou autoridade para experimentá-la, algo tal e qual quando encomendamos algo por compra na net e recebemos em casa entregue por alguém: esse alguém que entrega nada tem a ver com o negócio ou com o aparelho e simplesmente só está a fazer uma entrega.
Se for o caso pois não mais há a fazer do que receber o aparelho , não obstante se se verificar que algum defeito persiste é de imediato fazer o que recomendei atrás de comunicar tal ao vendedor e dizer que não está a conformidade reposta e como tal o prazo legal continua a contar.

Se for um técnico credenciado a entregar o aparelho aí facilita, recusa-se a assinar seja o que for até que o aparelho esteja testado e que tudo esteja a funcionar na perfeição. Mas claro tendo em atenção ao que seja mesmo imputável ao aparelho, por exemplo o que referiste atrás de haver uma app específica que não funcione em conformidade não será defeito do aparelho mas sim da app específica.

Se não estiver tudo a funcionar na perfeição, o técnico que leve o aparelho de volta e que repare o que ainda tiver que ser reparado, tendo em conta que o prazo legal está a contar.

Se tudo estiver a funcionar bem, assina-se a folha e está o assunto resolvido e a conformidade reposta. Se de futuro voltar a acontecer alguma avaria ou defeito, logo se pensa nisso porque não vale a pena estarmos pré-ocupados com o que ainda não aconteceu. :D

O prazo parar ou não será sempre relativo e de acordo com a situação em questão. Mas não estou a ver muitas situações em que neste caso legitimamente se possa imputar culpa de atraso ao consumidor.
 
Acho que o que me deixa com mais receio é que os erros são aleatórios e não há passos específicos para os replicar. É como ter um telemóvel que reinicia frequentemente, mas na hora H, na loja, isso não acontece...

@mbarbedo e @Warlord Obrigado pela vossa ajuda! Vou seguir as vossas dicas, e esperar pelo melhor desfecho. Deixo-vos aqui o desenvolvimento à medida que tenha novidades :)
 
Faço referência à App do Netflix porque estes erros apenas acontecem nas TV's Philips (outras Android TV não sofrem disto) e porque o Netflix vem incluído na TV, inclusive com botão dedicado no comando, e a TV é comercializada com referência à reprodução Netflix 4K. Na venda, a referência ao funcionamento de uma aplicação, assume um compromisso também, certo?

Deixem-me só acrescentar a isto que numa das atualizações de firmware da TV estava incluída a nota:

"Changelog:
(...)
- Netflix changes:
- Introduction of Netflix APK 2.4
- NF Multichannel 5.1 > stereo default selection to prevent Netflix issues in case of 5.1 selection in combination with HTS."

Esta atualização foi lançada em dezembro de 2015 e removeu o som 5.1 da aplicação Netflix da TV. Desde então nunca foi reposto. Sendo uma limitação de firmware, não poderia reduzir a anomalia à Aplicação apenas...
 
Olha isso da app da Netflix vai que não vai ainda deve ser motivo só por aí para resolver o contrato de compra. Estou a falar por alto e sem conhecimento de causa e seria coisa rara ou até inédita, mas se existir em algum lado escrito pela marca ou diretamente relacionado com a marca, ou pelo vendedor, que era suposto a app da Netflix reproduzir áudio em 5.1 e o aparelho não o faz há praí 8 meses, isso será sem dúvida falta de conformidade com o contrato de venda e motivo mais do que suficiente para resolver o contrato de compra e venda.
Apenas refiro isto porque não é muito normal (penso eu) as marcas referirem apps nas suas atualizações de firmware, se o fazem algum motivo específico deverá haver. Alíneas a) e d) do nº 2 do artigo 2º do DL 67/2003:

Artigo 2.º
Conformidade com o contrato
1 - O vendedor tem o dever de entregar ao consumidor bens que sejam conformes com o contrato de compra e venda.
2 - Presume-se que os bens de consumo não são conformes com o contrato se se verificar algum dos seguintes factos:
a) Não serem conformes com a descrição que deles é feita pelo vendedor ou não possuírem as qualidades do bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo;
b) Não serem adequados ao uso específico para o qual o consumidor os destine e do qual tenha informado o vendedor quando celebrou o contrato e que o mesmo tenha aceitado;
c) Não serem adequados às utilizações habitualmente dadas aos bens do mesmo tipo;
d) Não apresentarem as qualidades e o desempenho habituais nos bens do mesmo tipo e que o consumidor pode razoavelmente esperar, atendendo à natureza do bem e, eventualmente, às declarações públicas sobre as suas características concretas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem.
Vê se descobres essa informação. Vê na documentação e nos sites do vendedor e da marca; espreita também versões das páginas antigas à data em que compraste o aparelho, de forma a ver se existia alguma alusão a tal.
 
@mbarbedo A App do Netflix é amplamente referida na página da TV no site da Philips, no marketing da TV e até na caixa original do produto. O problema aqui é que faz referência a 1) Tem Netflix 4K; 2) Suporta Som Dolby Digital Surround. Não há nenhuma referência específica ao facto do Netflix suportar 5.1, mas o contrário também não é indicado.

Como diz a lei, se a televisão reproduz 5.1 e sei que a App do Netflix também tem essa funcionalidade, é esperado que tal funcione de acordo com a expectativa. Pior do que isso, à data de compra, essa funcionalidade existia e foi retirada posteriormente.
 
A app que instalas é desenvolvida pela Philips ou pela netflix?

http://www.philips.co.uk/c-m-so/televisions/p/android-tv

Pela Netflix, claro. Mas não é esse o ponto. Pegando no exemplo que deste, imagina que a Samsung lança uma atualização de firmware para o Galaxy S7 em que o som deixa de funcionar na aplicação do Netflix, mas tu sabes que funciona corretamente em todos os outros telefones Android. A responsabilidade é da Samsung ou da Netflix?
 
Depende da razão que leva o fabricante a lançar o update e depende se existem outras aplicações que consigam usar corretamente essa funcionalidade.

Imagina que foi para corrigir uma vulnerabilidade, e existem outras apps programadas de forma diferente que conseguem reproduzir 5.1 nesse caso a Philips não tem culpa. Se pelo contrário nada funciona e foi vendida como sendo possível, então é responsabilidade deles.

Seria interessante ver se com o firmware original, a app da Netflix ainda funciona em 5.1
 
Boa noite, sou novato por aqui mas quero expor aqui o meu caso que é este, no sábado passado (dia 22/10) dirigi-me a serviço pós venda da worten, para reparar ao abrigo da garantia o meu smartphone Huawei y 625 Dual- Sim, visto que o tenho á cerca de 6 meses, e por conseguinte o motivo que o levei foi por de um momento sem eu estar a fazer uso dele e vou para ver as horas o meu espanto é que ele estava bloqueado e não saía dali nem mesmo o tentando desligar no botão, por isso retirei a bateria e voltei a coloca-la de novo, lá ligou e o meu espanto é que o próprio smartphone não reconheceu os cartões sim e voltou para uma versão que desconhecia, a funcionária passou me uma guia de reparação onde só mencionou que não reconhecia os cartões sim e que a nivel de aparelho só apresentava dedadas de uso e como tal na guia o tempo de reparação vem mencionado 30 dias, depois disso informei me com um amigo que entende da coisa me disse que poderá ter sido algo com o software e que actualização é uma coisa simples, agora será que eles na assistencia técnica não vão inventar outras situações para fugir á garantia?? Visto que tenho analisado por aqui alguns relatos de pessoal que não abonam muito a favor destas situações.
 
Última edição pelo moderador:
não sofram por antecipação... o telemóvel terá de voltar com os cartões SIM a funcionar, o que eles fazem para conseguirem por isso a funcionar é problema deles.
 
Back
Topo