Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

É daquelas coisas, até podem mandar uma foto com o aparelho a boiar dentro de água mas isso juridicamente não prova que foste tu que lá meteste a água. E o ónus da prova está por lei do lado deles, eles têm mesmo que provar a tua culpa.
Como se sabe que não foi alguém dentro da empresa reparadora que deixou cair água em cima do aparelho? Como se sabe que não deixaram eles o aparelho num local húmido? Como se sabe que quando compraste o aparelho essa humidade não existia já dentro do aparelho?
Dê por onde der têm que o provar. Não é por mostrarem o defeito que o defeito é automaticamente atribuído a alguém, nem de perto nem de longe. E se não for possível atribuir de forma taxativa a origem do defeito a alguém não há prova e não há facto, como tal tem o aparelho que ser reparado ao abrigo da garantia legal.
Goste-se ou não se goste é a lei que assim manda que seja.

Note-se que quando digo "atribuir de forma taxativa a origem do defeito a alguém" não é provar que foi o Zé Manel das Osgas, Cartão do Cidadão número xxxxxxxxx que meteu ou deixou meter água dentro do aparelho, refiro-me antes a por exemplo provarem que o liquido foi parar dentro do aparelho em determinado espaço temporal; se o fizerem cientificamente pois aí está a culpa atribuída a alguém.
A quem? A quem tinha a posse do aparelho durante esse período de tempo.

Não estou a dizer que não sejas culpado ou que sejas, quando escrevo isto não é com a intenção de ensinar alguém com culpa a enganar um reparador, simplesmente é daquelas coisas em que me limito a transmitir o que a lei diz.

Na faculdade de direito ensinam-nos verdades cruéis que são coisas simples de base a nível jurídico, uma dessas aplica-se bem aqui que é de que a verdade não interessa rigorosamente para nada e apenas interessa aquilo que se consegue provar, seja mais verdade ou menos verdade (usam-se termos 'moralmente flexíveis' de "mais" ou "menos" verdade e não os termos "verdade" ou "mentira"); e relativamente à minha explicação é outra base que diz que não interessa rigorosamente para nada se gostamos muito de uma lei ou não gostamos nada dela, apenas interessa que é por essa lei que temos que nos guiar e temos que a cumprir.

Como de praxe tenho o necessário em "- Como proceder caso te recusem a garantia legal de um bem por alegado mau uso do bem por tua parte?" em Questões frequentes sobre garantias para consumo.
 
Última edição:
Desde já, obrigado pela atenção. Basicamente pelo que li eles não tem forma de provar que fui eu que " introduzi " a humidade no aparelho, nem com relatorios ou fotos pois isso só mostra que o bem tem humidade e não que foi por culpa minha. Nesse caso quando eles me voltarem a ligar o que devo dizer? Bater pé dizendo que têm que me provar que fui eu? E, no caso de não fazerem mesmo nada, o que faço? Entro em processo judicial?

A acrescentar a isso, disseram me na loja que os fones só tinham direito a 6 meses de garantia, isto é verdade?
 
Última edição:
As fotos podem mostrar oxidação, coisa que não acontece da noite para o dia mas sim semanas ou meses antes. Quem tinha o telemóvel em sua posse nessa altura, não sei.
 
As fotos podem mostrar oxidação, coisa que não acontece da noite para o dia mas sim semanas ou meses antes. Quem tinha o telemóvel em sua posse nessa altura, não sei.
Tens razão, mas, na minha opinião as fotos apenas são válidas se conseguirem provar a existência de humidade, e mais importante, têm que provar que a placa que está na fotografia pertence ao smartphone em questão.
Aposto como eles conseguem arranjar N placas para provar que o smartphone dele tem vestígios de humidade.
 
Pois, se do teu lado não te recordas desde que compraste o telemóvel o ter usado em condições não recomendáveis (usar o telemóvel à chuva, deixar o telemóvel na casa de banho enquanto se toma um duche, leva-lo para uma piscina interior, etc), aperta com eles.

@paulomodesto apresentando a placa com vestigios de oxidação, a ela está associada o IMEI do telemovel em questão.
 
Pois, se do teu lado não te recordas desde que compraste o telemóvel o ter usado em condições não recomendáveis (usar o telemóvel à chuva, deixar o telemóvel na casa de banho enquanto se toma um duche, leva-lo para uma piscina interior, etc), aperta com eles.

@paulomodesto apresentando a placa com vestigios de oxidação, a ela está associada o IMEI do telemovel em questão.

Claro, e esse pormenor tem que estar bem visível, para não haver dúvidas, porque placas há muitas!
 
Nesse caso quando eles me voltarem a ligar o que devo dizer? Bater pé dizendo que têm que me provar que fui eu? E, no caso de não fazerem mesmo nada, o que faço? Entro em processo judicial?
Tens as diretrizes no post que citei.
E depois se necessário passa por aqui: => Situações de litígio.

A acrescentar a isso, disseram me na loja que os fones só tinham direito a 6 meses de garantia, isto é verdade?
Não. Isto não é como alguém quer, é antes como a lei manda que seja. E a lei manda que sejam 2 anos.

6 meses só se os phones na compra tivessem sido faturados em nome de uma empresa.
 
Pois, se do teu lado não te recordas desde que compraste o telemóvel o ter usado em condições não recomendáveis (usar o telemóvel à chuva, deixar o telemóvel na casa de banho enquanto se toma um duche, leva-lo para uma piscina interior, etc), aperta com eles.

@paulomodesto apresentando a placa com vestigios de oxidação, a ela está associada o IMEI do telemovel em questão.

Apertar, aperto, mas disseram que me iam enviar fotos e relatórios por email e ainda não vi nada...
 
Aqui está o que eles me enviaram ( A mancha perto do logo foi depois de uma pequena queda, não sei o que seja também ) :

http://imgur.com/a/oAFrL



oAFrL
 
A foto não tem própriamente uma qualidade fantástica, mas são contactos de metal... Acho que ali se queimasse algo era a fita, e derretia algo... Mas não sou técnico qualificado, é apenas a minha opinião...

Se calhar limpando os contactos cuidadosamente até se resolve o problema, mas na marca optam sempre por trocar tudo de forma à reparação ficar bem feita.

Não tens uma loja de reparação de telemóveis onde possas ir mostrar a foto e ver o que dizem?
 
Se disserem que sim já são dois reparadores (um oficinal e outro não) diferentes com o memso diagnostico... se existe oxidação dentro o interior do telemovel, e uma vez que o mesmo não é à prova de agua, a reparação daquele componente não estará coberto pela garantia...

agora resta saber se todas as avarias que reportas é causada por aquele componente, por exemplo será que o flash não funcionar é causado por aquilo? será que o botão do volume não funcionar tb? ou são outros problemas distintos? se forem problemas distintos diria que esses problemas deveria ser resolvidos ao abrigo da garantia... (mas existinto oxidação ali, é possivel que tb esteja espalhada por outras zonas do telemóvel, causando avarias um pouco por toda a parte...)
 
Última edição:
Passa por aqui pois tenho lá minutas que podem ser adaptadas à tua situação. Não te esqueças de corrigir o artigo da lei nas minutas porque o teu caso é da não entrega do bem no prazo máximo imposto por lei (os artigos que tenho nas minutas referem-se ao pedido da livre resolução do contrato de compra).
Isto porque para já o que tens a fazer é exigir por escrito a devolução do pagamento ao 31º dia. Tens mesmo que ficar com prova disso e daí a teres que o fazer por escrito. Carta registada e com aviso de receção.

Se realmente falharem depois o prazo para devolver em 14 dias, ao 15º dia mandas nova carta a exigir o valor em dobro, dando um prazo para tal (dá 5 ou 10 dias).
Findo esse prazo sem pagarem vais para litígio.

Primeiro apresentas queixa aos inúteis da ASAE:
- Clica aqui para o site da ASAE, onde poderás apresentar a tua queixa online.

E de imediato vais para o Julgado de Paz (esperando que exista na tua zona), Esquece centros de mediação porque é garantido que a outra parte não acede a mediação se o risco for pagar o dobro.
O que fazer em caso de litígio

No Julgado de paz pagas 35 Euros para meter a ação e outros 35 se perderes a ação pela totalidade; se ganhares a ação na totalidade é-te devolvido tudo o que tiveres pago.
Não necessitas de advogado, é só ir ao Julgado com toda a documentação, contar a história de forma sucinta e dizer o que pretendes.

Despesas e danos reclama-os na ação, passa por aqui Minutas de cartas sobre garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo) e nomeadamente "- Minuta de pedido de indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos" para ficares com uma ideia.

Boas mbarbedo & restantes membros!

Fix exatamente como disseste, e o prazo acabará na próxima segunda-feira. Infelizmente, ao reler a carta ontem, apercebi-me de que não indiquei na mesma o meu NIB (rookie mistake). No entanto, no final da carta deixei claro que esperaria, acima de tudo, um contacto da parte da empresa além do simples reembolso (contacto no qual poderia indicar o meu NIB, e que nunca chegou). E a verdade é que está a minha morada indicada também na carta, pelo que a empresa, a querer resolver a situação, poderia perfeitamente ter enviado um cheque.

Ainda assim, e porque não quero chegar ao ponto de seguir com isto para Julgado de Paz e perder por ninharias, achas que a não indicação do NIB é algo grave? Tenho de enviar nova carta a indicar o NIB e dar mais 14 dias, ou na segunda feira quando enviar a carta a pedir o reembolso em dobro posso, aí sim, indicar o NIB e alegar falta de contacto da empresa e vontade em resolver a situação?

Cumprimentos, e obrigado pela ajuda :)
 
Última edição:
Back
Topo