Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

A marca é que tem que provar que foste tu, não tens que provar que não foste tu, o user mbarbedo explicou já isso tão bem, é só ler o que ele escreveu no outro post.
 
Para já usei o exemplo da reclamação do user @mbarbedo e enviei tanto para o Jumbo como para a Tamet. Agora vou aguardar as respostas e depois vou dizendo como está a situação. Tal como o user @dmanuel também já li vários casos destes e é o cumulo como as marcas se descartam dos arranjos. Temos que ser nós consumidores que pagamos pelos produtos a contestar e ir ate á ultima.

@wizard_master tens toda a razão eles que provem.

Eu tinha outro smartphone mas parti o vidro e como na altura fiz seguro deram-me este. Agora devem querer ir buscar o valor dele. Que grande lata.
 
O seguro não tem nada a ver com esta situação. Quem suportou os custos da troca de equipamento anterior foi a seguradora, não a loja. E neste situação é a marca que está rejeitar a reparação em garantia, que também não tem nada a ver com a loja.

Mas, voltando ao assunto...imaginem que o utilizado tinha deixado cair água em cima do telemóvel. Como é que a marca ia provar isso?
 
@mbarbedo será melhor fazer a reclamação por email ou por carta registada?
Carta registada e com aviso de receção. Não tratem de algo que tenha a ver com situações legais por mail apesar de ter validade legal, pode ser mais rápido, mais barato e mais cómodo mas as chances de dar barraca são enormes. E algo que nunca se deve fazer é dar chances do azar acontecer.

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Boas, eu tenho o bq aquaris m5 e é a 3ª vez que vai para a garantia. O telemóvel tem reboots constantes. O que pergunto é, devo levar a 3ª vez para a garantia? Posso pedir o dinheiro de volta? Ouvi dizer que à 3º vez eles dão o dinheiro de volta. Obrigado!
Ps: pergunto também a quem tem o bq aquaris m5, também tens reboots constantes? Obrigado!
Passa por aqui Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo).
A regra dos 3 não existe, pedir o dinheiro de volta a lei prevê que possa ser até logo à primeira desde que não haja nenhuma limitação legal a condicionar a escolha.
Arranja prova do defeito porque isso é daqueles problemas que certamente te vão dizer que não encontram defeito nenhum. Vídeos, testes, relatório técnico ou seja lá o que for, arranja prova do aparelho estar defeituoso.

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Mas faço a reclamação para o vendedor (*****) do smartphone ou para a empresa de reparações (Tamet)?
A resposta correta é enviares para a morada que consta na fatura de compra do aparelho. Trata com o vendedor pois a responsabilidade é dele, é com ele que tens um contrato de compra e venda e ao abrigo do qual ele é obrigado a garantir o perfeito funcionamento do teu aparelho durante 2 anos.
 
Bom Dia.

Muito obrigado pelas respostas. No seguimento da minha reclamação à Wiko de perda de garantia devido a humidade recebi os seguintes dados (foto e relatório):

image.jpg

image.jpg


Relatorio_sem_dados.jpg


Alguém me pode dizer se isto é suficiente para alegar perda da garantia? E visto que o único problema que o Smartphone tem é não carregar ligado. Desligado carrega perfeitamente.

De salientar que o smartphone sempre foi usado de forma correta e nunca esteve em contacto com humidade nenhuma.

Obrigado pela ajuda
Mas essa placa esteve em contacto com humidade, isso sem dúvida.
Sabiam que pelo menos a HTC faz uso de um autocolante colado internamente em sítio estratégico que em contacto com água muda de côr?
 
Mas essa placa esteve em contacto com humidade, isso sem dúvida.
Sabiam que pelo menos a HTC faz uso de um autocolante colado internamente em sítio estratégico que em contacto com água muda de côr?

Muitas marcas usam esses autocolantes, alguns até são visíveis sem desmontar o equipamento. Algumas usam desses selos na bateria, a Huawei por exemplo.
 
Parece que estou com azar nos portáteis. O novo Asus que "comprei" tem uma ventoinha que faz demasiado barulho, além de que a performance não me agradou especialmente. Visto que este portátil veio substituir outro que mandei para a garantia, e o recebi há menos de 14 dias, tenho direito à devolução se levar tudo direitinho?

(@dmanuel | @mbarbedo)
 
Última edição:
Fui levantar na loja, sim. Por isso não posso devolver? Segundo sei é mesmo "feitio" do modelo, um colega tem um parecido, enviou para a Asus pelo mesmo problema, supostamente arranjaram mas ficou na mesma.
 
Por lei eles não são obrigados a aceitar o portátil, no entanto, não sei se as condições da loja prevêem esta situação, e se aceitam a devolução/troca passado x dias.

EDIT: Isto partindo do princípio que funciona bem, e que o barulho é uma característica, e não defeito.
 
Parece que estou com azar nos portáteis. O novo Asus que "comprei" tem uma ventoinha que faz demasiado barulho, além de que a performance não me agradou especialmente. Visto que este portátil veio substituir outro que mandei para a garantia, e o recebi há menos de 14 dias, tenho direito à devolução se levar tudo direitinho?

(@dmanuel | @mbarbedo)
Para a próxima tenta verificar essas coisas no laptop de demonstração...
 
Em termos de lei os direitos dados pela legislação das garantias têm-se em caso de falta de conformidade do aparelho com o contrato de venda. Tenho essa informação em "- O que é uma desconformidade de um produto de acordo com a lei, que consta que é mais do que defeitos e avarias conforme é o senso comum?" em Questões frequentes sobre garantias para consumo.

Agora se nessa situação há falta de conformidade ou não pois não tenho mesmo capacidade para poder ajudar, em termos técnicos de hardware e afins sou totalmente leigo. De notar que a prova da falta de conformidade tem que ser o consumidor a fazer caso a outra parte não a detete ou a conteste, pelo que pode ser necessário provar que o computador está em falta de conformidade com o contrato de venda.
 
Posso "forçá-los" a aceitar dizendo subtilmente que, da outra vez, podia ter feito queixa devido ao facto de eles não terem entregue o portátil em 30 dias, e não o fiz? :cool:
 
Tive o meu telemóvel a reparar durante 20 dias +-. Passado menos de um dia voltou a apresentar o problema que me fez levá-lo para a garantia. O empregado da loja disse-me que agora tinha que fazer uma reclamação sobre a reparação, ou seja, o telemóvel voltaria para arranjar e pode demorar, de novo, 30 dias. É mesmo assim? Não devia diminuir o tempo ou continuar a contar a partir do tempo que fui buscar o telemóvel?
 
As reparações ao abrigo da garantia legal de bens adquiridos para consumo têm por limite máximo 30 dias para serem efetuadas. Esse é o prazo para ser reposta a conformidade com o contrato de venda, ou seja para que o aparelho seja reposto a cumprir na perfeição as funções às quais se destina.

Aqui agora a questão se o aparelho voltou a avariar ou se não foi foi devidamente reparado. Se não foi devidamente reparado o prazo da reparação anterior não e ainda está a contar porque a conformidade do bem com o contrato de venda ainda não foi reposta; se é nova avaria então trata-se de um novo processo de reparação.

Mas estas duas hipóteses são apenas duas estradas diferentes que para mim levam ao mesmo desfecho incontornável: o que tens a fazer é pedir (por escrito seguindo as instruções) a resolução do contrato de compra e a totalidade do dinheiro da compra de volta.
Acima de tudo a lei fala em grave inconveniente do utilizador. Se para mim ficar sem telemóvel um dia que fosse era impossível, o que dizer de ficar privado do meu telemóvel 20 dias? E como se ainda não bastasse, ainda mais outros 30 dias possivelmente sem telemóvel?
Só pode mesmo ser anedota. Nos dias que correm é sabido que a ordem de necessidade primária do ser humano é primeiro o telemóvel, depois o facebook, seguem-se o twitter e o instagram, depois o pc e em seguida vem comer e beber! :D

Passa por aqui Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo) para uma noção básica e tens depois em Minutas de cartas sobre garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo) minutas de cartas para usares para redigires o teu pedido ao vendedor. Usa logo a primeira minuta da lista.
 
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