Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Já alguma vez viste um bandido com conversa honesta depois de mostrar as suas reais intenções?
A ASAE também não quer saber do assunto como é norma e só sobra mesmo ires para litigioso: O que fazer em caso de litígio.

Ainda assim tenta antes contactar a administração da empresa, resume a situação num par de linhas, diz a resposta que te deram mesmo quando apresentaste a lei (cita-lhes novamente a lei) e pergunta porque é que agem desta forma nada escrupulosa e com dolo.
 
Boa tarde a todos!

Tenho uma Soundbar adquirida há pouco mais de um ano, que apresenta funcionamento deficiente, alguns ruídos de fundo que por vezes se transformam em alguns estalidos estridentes de forma repetida.

Desloquei-me à *****, e como um direito que me assiste, solicitei substituição ou resolução do contrato de compra e venda. Foram-me negadas as duas vias de resolução, estando eles apenas disponíveis para reparação. Levei comigo um vídeo onde está devidamente registada a não conformidade, mas nem houve abertura para tal.

Pedi o livro de reclamações, e registei como vos transmito, a minha reclamação, e vim embora com 10 kg de caixa às costas.

A partir daqui não sei bem como a coisa se processa. Devo aguardar que me respondam ou avanço com novas reclamações para outras vias?

Agradeço a vossa ajuda e desde já um obrigado a todos!
 
Terás de avançar para outras vias.

Convem saber que legalmente o vendedor tem o direito de confirmar a avaria, e para isso tens de lá deixar o equipamento.
Convém saber que a substituição ou resolução do contrato estão limitados pelo abuso de direito, sendo que por exemplo se determinar que o problema da soundbar se resolver com a troca de um fio, como a reparação terá custos muito menores que as outras soluções, será eventualmente considerado abuso de direito exigir as outras soluções.
 
Eles nem mostraram abertura para ficar com a soundbar para confirmar a anomalia e dar sequência ao processo de substituição ou devolução do valor de compra. Eu até levei um vídeo com o registo da anomalia. Apenas mostraram abertura para deixar para reparação. Mesmo enquanto escrevia no livro.

O processo de reparação não é que eu pretendo nem é isso que está escrito na legislação (primeiro reparação e só depois as outras vias de resolução). Não estou para andar a brincar aos 30 dias e andar de viagem em viagem com a tenda às costas, na minha terra nem existe ***** daí ter solicitado substituição ou resolução do contrato compra/venda.
 
Legalmente eles dispõem dos 30 dias para confirmar a avaria e para confirmar que é defeito de fabrico e não má utilização, o video pode não ser suficiente (i.e. o problema pode estar no aparelho que estas a ligar à soundbar - não estou a afirmar que está, apenas estou a dar um exemplo em como o video poderia não ser suficiente para provar o defeito de fabrico).

Legalmente tb tens direito a ser indemnizado pelas deslocações ou pelo tempo que tiveres sem ela. Daí que faça sentido chegar a um acordo que seja favoravel a ambas as partes.

Creio que o correto no teu caso seria entregar a soundbar no vendedor, deixando por escrito que preferias a substituição ou resolução do contrato à reparação e que caso contrário irias solicitar que fosses indemnizado e pago por todas as deslocações. Eles confirmavam a avaria e depois logo se via se preferiam trocar ou pagar tudo o que te era devido.

PS: As vezes ao ler esta thread pode-se ficar com a ideia que é garantido que passado 20 meses se pode ir à loja, alegar que o bem está avariado e trazer imediatamente o dinheiro de volta. Isso é errado.
 
Última edição:
Era o que eles me deviam ter dito. " Vamos ficar com a soundbar para verificar a anomalia e então dar sequência ao processo de substituição ou cessação do contrato e devolução do dinheiro".

Fui fazer 60 km para escrever no livro ..

Adiante, tendo em conta as circunstâncias, qual será o próximo passo a dar?
 
Mas é isto que tens que fazer legalmente, não entendo a dúvida. Estás a configurar "abuso de direito" . Quem diz à loja que o vídeo que mostras é verdadeiro e que a música não está mesmo assim ?

Ou não me percebeste ou eu é que me exprimi mal.

Eu ia deixar para averiguação da não conformidade para posterior substituição ou resolução do contrato. Não o fiz porque me explicaram que tinha de ficar para ir para reparação. Apenas e só. Não existia margem para nenhum dos outros cenários previstos na lei, apenas reparação. E foi precisamente isso que escrevi no livro.

Edit- O vídeo do ruído de fundo e os estalidos são sem a soundbar estar a reproduzir som algum. :)
 
Boas pessoal,

À já mais de um mês deixei o meu telemóvel ASUS para reparação na marca, sendo que a reparação não estava ao abrigo da garantia (clássica substituição do ecrã por causa do vidro partido). O serviço foi sempre muito lento, desde o envio do equipamento para o centro de reparações, o envio do orçamento, e agora a reparação em si, tanto quanto sei, está na mesma. Já lá vão mais de 5 semanas.

Alguém me sabe especificar quais as condições (se elas existem) para se poder exigir a substituição do equipamento neste caso?

Obrigado!
 
"O tempo previsto de devolução do equipamento é de 5 dias úteis após aceitação do orçamento, salvo ruptura de stock no fornecedor." É a única coisa que está no papel.
O orçamento foi aceite por mim dia 16 (sendo que só me responderam dia 21 a dizer que iam dar início ao processo de reparação).
No entanto responderam isto: "Vimos por este meio informar que o seu processo de reparação se encontra em espera de peça.Assim que rececionarmos a mesma daremos continuidade ao processo de reparação, contando concluir o mesmo no decorrer da próxima semana caso não falhe nos testes finais." (isto foi-me dito dia 21).
 
Recebido hoje, depois de enviar um email a exigir explicações.
"Estimado Cliente,

Acusamos a receção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção,

Compreendemos a sua insatisfação, no entanto, apesar dos nossos esforços ainda não dispomos da peça para dar continuidade. Por indisponibilidade de peça devido a rutura de stock junto do fabricante o processo está a aguardar a disponibilização de peça, contudo segundo informações dadas pelo fabricante, as peças para a reparação do seu equipamento deverão ficar disponível para expedição para as nossas instalações, como data espectável, no decorrer da terceira semana de Setembro.

Assim que a peça der entrada nas nossas instalações daremos continuidade ao processo de reparação tentando ser o mais breves possível."

Ou seja, vão demorar 2 meses ou mais para substituir um ecrã.
Que posso fazer?
 
Boas , tenho um tablet da asus que já foi para reparar 2 vezes, na segunda vez substituiram a motherboard, entretanto a garantia acabou em dezembro e a motherboard foi substituida em julho de 2016 ,
voltou a avariar(3º vez) e eles estão a alegar que a garantia da motherboard é só apenas 90 dias , não deveria ser 2 anos visto a peça ser nova e não ter sido uma reparação mas substituição?


cumprimentos
azzancha
 
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