Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Bom dia,

Dia 1 de Abril enviei, através da *****, pela primeira vez, o meu LG G3 para a garantia. Desde então já foi 5 vezes ao reparador oficial e vem sem anomalias detetadas. Não sei que testes fazem (enviam uma lista com todos os items OK) mas o telemóvel continua com boot loops constantes, bastando para tal mexer-lhe uns 5/10 min para que isso aconteça. Desta última vez fiz um vídeo, onde inclusivamente retiro a bateria para mostrar o IMEI, para não acharem que estou a mentir. Na semana passada foi pela 6ª vez para a garantia.

Sabem-me dizer se a lei prevê alguma compensação ao cliente nestes casos? A meu ver, se não me entregam o telemóvel a funcionar corretamente, deveriam trocar por um novo ou oferecer um voucher no valor do mesmo... Não pretendo passar a vida a enviar o telemóvel para a garantia.

@mbarbedo talvez me saibas aconselhar nesta questão (?).

Desde já, obrigado.
 
Se não detetam anomalias, cabe-te a tu provar que o telemovel tem de facto um problema (que não seja causado pelas apps que usas). exprimementa repor as definições de fabrica (reformatar o telemovel) e reproduzir o problema sem instalar aplicações adicionais.

Se conseguires reproduzir o problema de forma constante e com as apps de fabrica, fica mais facil conseguires uma substituição ou devolução do dinheiro.
 
@Clusters passa por aqui Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo), usa uma minuta destas Minutas de cartas sobre garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo) para meteres o que pretendes por escrito. Espreita também isto "- Porque é que tem que ser demonstrada (provada) a falta de conformidade de um bem pelo consumidor caso a mesma não seja facilmente identificável ou se for posta em causa pelo vendedor/produtor?" em Questões frequentes sobre garantias para consumo.
 
Se não detetam anomalias, cabe-te a tu provar que o telemovel tem de facto um problema (que não seja causado pelas apps que usas). exprimementa repor as definições de fabrica (reformatar o telemovel) e reproduzir o problema sem instalar aplicações adicionais.

Foi isso mesmo que fiz (não o referi no post). A primeira vez que veio ainda dei o desconto porque efetivamente poderia ser de alguma app que tivesse instalada e existisse algum tipo de conflito, mas mesmo somente com as definições de origem estes Bootloops ocorrem. Desta vez o problema ficou efetivamente provado em vídeo.

@mbarbedo neste caso o equipamento foi adquirido com NIF empresarial, mas já vi que no tópico tb abordas a temática de Garantias de bens para uso profissional. Vou dar uma olhadela. Desconhecia a existência desta bíblia. Obrigado e parabéns pelo serviço público!
 
Dispõe sempre.

Terás mesmo que ver esse tópico de bens adquiridos para uso profissional porque as leis a aplicar são diferentes, apesar das semelhanças tudo o que mencionei aplica-se a bens adquiridos para consumo. Não obstante tens lá na parte de uso profissional as linhas para seguires para tentar resolver o problema.
 
Boa Tarde, tenho uma dúvida.
Se alguém adquirir um smartphone "ou outro equipamento ou coisa" usado, mas dentro do prazo de garantia por lei estipulado, tendo sido o bem adquirido em território nacional ou fora, e munido da factura que comprova estar dentro do prazo para usufruir da garantia, mas não sendo o titular da mesma, pode usufruir da garantia?
Simplificando, por lei as empresas Nacionais ou Internacionais podem recusar fazer a reparação se o nosso nome não constar da factura?
A garantia é dada ao equipamento, não ao comprador, os dados de factura não interessam, apenas a data que prova estar ou não dentro da garantia certo?
 
Bem, segundo percebi violei alguma regra do fórum, e as nossas publicações foram eliminadas.

Relativamente ao atraso da referida loja, no envio da minha reclamação, ainda não disponível no portal RTIC, efetuei queixa na ASAE, aproveitando também para denunciar a violação da Lei das Garantias.

Paralelamente, informei a loja via email da queixa que apresentei na ASAE. Vou dar algum tempo para a loja eventualmente responder e/ou propor solução para resolução do diferendo.

Caso não exista resposta em tempo razoável, irei seguir para centros de mediação e/ou julgado de paz.

Obrigado @mbarbedo e @Warlord pelo contributo.
 
Boa Tarde, tenho uma dúvida.
Se alguém adquirir um smartphone "ou outro equipamento ou coisa" usado, mas dentro do prazo de garantia por lei estipulado, tendo sido o bem adquirido em território nacional ou fora, e munido da factura que comprova estar dentro do prazo para usufruir da garantia, mas não sendo o titular da mesma, pode usufruir da garantia?
Simplificando, por lei as empresas Nacionais ou Internacionais podem recusar fazer a reparação se o nosso nome não constar da factura?
A garantia é dada ao equipamento, não ao comprador, os dados de factura não interessam, apenas a data que prova estar ou não dentro da garantia certo?
Se o smartphone foi comprado numa loja nacional e foi facturado com o NIF de um contribuinte normal (i.e. não empresa), se posteriormente compraste o bem a essa pessoa tens direito ao remanescente dos 2 anos de garantia. Isto assumindo que a outra pessoa não fez nenhuma intervenção no equipamento que viole as condições da garantia.
 
Se o smartphone foi comprado numa loja nacional e foi facturado com o NIF de um contribuinte normal (i.e. não empresa), se posteriormente compraste o bem a essa pessoa tens direito ao remanescente dos 2 anos de garantia. Isto assumindo que a outra pessoa não fez nenhuma intervenção no equipamento que viole as condições da garantia.

E internacional?
Existe muita gente a vender Xiaomis e OnePlus de lojas internacionais, a compra garante a transferência ao direito á garantia a quem compra, ou as leis internacionais processam-se de maneira diferente?
 
Tens de consultar a legislação do país da loja de onde foi vendido, e em caso de problemas é lá que terás de ir resolver o problema.

Algumas marcas dão garantia internacional, é consultar as condições das mesmas e ver quais os paises que podes usar para resolver as questões jurídicas...

AFAIK a Xiaomi não tem garantia internacional e a garantia da Oneplus só é valida no país de compra.
 
Boa tarde. Adquiri em Dezembro de 2016 um Wiko Fever (sim eu sei ...) na ***** que tem tido um uso leve. Há uns meses apareceu uma pequena mancha amarela no lcd (que até nao me incomoda e por isso nunca fiz caso). No entanto desde há poucos dias que come bateria em Inatividade que é uma coisa louca (não instalei nenhuma app nem atualizei SO/apps, foi do género geração espontânea). Enquanto antes carregava o bicho de 4-6 em 4-6 dias, agora vejo-me obrigado a carregá-lo de 24 em 24 horas (perde +- 4%/hora sem qualquer tipo de uso). Dado o facto de ter alguns riscos nos cantos (derivado de pequenas quedas), poderão afirmar que a garantia nao cobre por manuseamento errado ou algo semelhante? Posso ser um pouco leigo nisto, mas não me apetecia muito comer um gelado destes com a testa. Tudo isto porque a assistência da Wiko (que se nao me engano está a cabo da TAMET) é medonha.

Screenshot_jpeg.jpg
 
Última edição:
Tenho um Vernee Thor e parti o vidro o ecrã está bom, será que existe alguma maneira económica de o reparar? Já fui a várias lojas e todas dizem quem não conseguem reparar.
 
No passado dia 11 de setembro enviei pela sexta vez o meu LG G3 para a garantia (*****). Até ao momento ainda não recebi qualquer notificação para levantar o equipamento. A minha questão prende-se com os 30 dias para entrega do equipamento.

Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril
Artigo 4.º
Direitos do consumidor
2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo
em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem
grave inconveniente para o consumidor.


Os 30 dias começam a contar a partir do dia 11 de outubro? Isto é, caso não me digam nada até amanhã poderei dirigir-me à loja e reivindicar a atribuição de um novo equipamento? Ou só poderei fazê-lo a partir de dia 12 de outubro?

Grato pela atenção.
 
No passado dia 11 de setembro enviei pela sexta vez o meu LG G3 para a garantia (*****). Até ao momento ainda não recebi qualquer notificação para levantar o equipamento. A minha questão prende-se com os 30 dias para entrega do equipamento.

Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril
Artigo 4.º
Direitos do consumidor
2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo
em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem
grave inconveniente para o consumidor.


Os 30 dias começam a contar a partir do dia 11 de outubro? Isto é, caso não me digam nada até amanhã poderei dirigir-me à loja e reivindicar a atribuição de um novo equipamento? Ou só poderei fazê-lo a partir de dia 12 de outubro?

Grato pela atenção.

Podes fazê-lo a partir do dia 11, depois da hora em que deixaste o equipamento na loja.
Imagina que deixaste no dia 11/09 às 15h...podes pedir a substituição a partir das 15h do dia 11/10.
 
Boa tarde,

Coloquei um iPhone para reparação ao abrigo da garantia faz exactamente hoje um mês. A data de entrada foi dia 10 de Setembro de 2017.

Por falta de comunicação do reparador recebi uma comunicação do dia 21 a pedir um documento que segundo eles estava em falta.

Como devo proceder nesta situação? Os 30 dias acabam hoje e nenhuma comunicação por parte do reparador.
 
Boa tarde,

Tenho o meu HTC 10 que foi comprado pelo marketplace de uma loja portuguesa, mas o vendedor é de França, mas tenho factura com IMEI e tudo tratado.
Acontece que tive que enviar para reparação e quem trata disso é a CTDI. Agendei uma recolha e vieram buscar dis 12 de Setembro para ir para a sede em Lisboa.
Legalmente têm 30 dias para o reparar, certo? Mas como estou a lidar com o representante directamente, é com eles que tenho que pedir o reembolso?

Obrigado
 
Boa tarde,

Coloquei um iPhone para reparação ao abrigo da garantia faz exactamente hoje um mês. A data de entrada foi dia 10 de Setembro de 2017.

Por falta de comunicação do reparador recebi uma comunicação do dia 21 a pedir um documento que segundo eles estava em falta.

Como devo proceder nesta situação? Os 30 dias acabam hoje e nenhuma comunicação por parte do reparador.

Quem falhou para haver esses documentos em falta? Foi a loja que os devia ter pedido e não pediu?

Boa tarde,

Tenho o meu HTC 10 que foi comprado pelo marketplace de uma loja portuguesa, mas o vendedor é de França, mas tenho factura com IMEI e tudo tratado.
Acontece que tive que enviar para reparação e quem trata disso é a CTDI. Agendei uma recolha e vieram buscar dis 12 de Setembro para ir para a sede em Lisboa.
Legalmente têm 30 dias para o reparar, certo? Mas como estou a lidar com o representante directamente, é com eles que tenho que pedir o reembolso?

Obrigado
Pedes à entidade a quem entregaste o equipamento para reparação. São eles que têm de resolver perante o cliente. Depois eles que se entendam com a marca.
 
Back
Topo