Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Isso é mt trabalho para algo que não te vai servir de nada (A n ser se filmaram a troca das TV's) pq ninguém sabe o que estava la dentro qd a caixa aparece pela primeira vez nas imagens.
 
Tens guia de transporte aceite pela transportadora em que refere TV modelo X ? Isso será uma aceitação por parte deles do material que estava contido na caixa, mesmo que não tenham conferido.

De qualquer das formas se continuarem com essa argumentação penso que apenas te resta uma queixa na polícia uma vez que isto entra no ambito criminal. Não faço ideia que seguimento é que se pode dar.
Experimenta ligar para o centro de arbitragem e ver se já tiveram algum caso semelhante.
 
@Vacuum e @XUTOS-83

O meu racional no extremo seria "provar" (lol) que a TV só pôde sair do prédio naquele dia... Pois na minha casa não está de certeza absoluta:):
a) a TV foi entregue
b) a TV foi montada (tenho fotos dela montada
c) Nos 20 dias seguintes não sai com a TV do prédio, ou seja, tem de estar em algum e em minha casa não está

Claro que esta fundamentação é muito fraca mas sempre é alguma coisa.

Tens guia de transporte aceite pela transportadora em que refere TV modelo X ? Isso será uma aceitação por parte deles do material que estava contido na caixa, mesmo que não tenham conferido.

Tenho a guia de entrega mas não da recolha. Aliás, sei que quando a foram buscar não verificaram a caixa para garantir que era a TV correta. Isso é prática comum?

Quanto a ir para a polícia eu tenho poucas dúvidas que isso vai acontecer porque trata-se do desaparecimento da TV. Agora se eu, cliente, vou estar envolvido na disputa é que parece-me ser a questão: serei contemplado no Goodwill da empresa ou um dos "arguidos".

PS- Sim, vou ligar para o centro de arbitragem :) thanks
 
uma coisa é a garantia, outra coisa é o roubo/troca da TV.

para questões da garantia, a TV que foi vendida tem de ser devolvida ao vendedor, e alegadamente isso não aconteceu, e acredito que seja facil para a loja arranjar testemunhas (funcionários que abriram a caixa) que digam que o que receberam não foi a TV certa.

a outra questão é como houve a "troca" da TV, e aí, ou tu estas a tentar enganar, ou alguem no prédio fez a troca, ou alguem da transportadora fez a troca, ou alguem na loja fez a troca. se tivesses sido tu a entregar direto na loja ou direto à transportadora, sempre diminuias as possibilidades, mas como não o fizeste, sinceramente não estou a ver como alguem irá conseguir descobrir onde ocorreu a troca e resolver o problema...
 
a culpa é da transportadora
isto acontece com frequência, seja em material novo que é roubado ou chegam caixas vazias
actualmente abro o material com a camera ligada
 
Gostava aqui de esclarecer uma questão, quando um produto é reparado ao abrigo da garantia eu posso ter acesso ao relatório de reparação? A loja indica que houve reparação mas quase por favor, pois o artigo estava com mau uso, mas o artigo continua com defeito.
 
Gostava aqui de esclarecer uma questão, quando um produto é reparado ao abrigo da garantia eu posso ter acesso ao relatório de reparação? A loja indica que houve reparação mas quase por favor, pois o artigo estava com mau uso, mas o artigo continua com defeito.
Deverás ter acesso porque só assim é que sabes se algum componente foi substituído (o que significa que esse componente, especificamente, passará a ter dois anos de garantia).

Não sei, contudo, se existe legislação e qual que os obriga a fornecer os detalhes da reparação (no limite, se for num concelho com julgado de paz, podias escrever para eles dando-lhes um período de tempo - 1 semana por exemplo - para te responderem sob a ameaça de recorreres ao tribunal para obteres essa informação).

Isso do favor em reparar das duas uma: ou há mesmo mau uso (que teriam de provar) e aí fizeram, de facto, um favor ou então que se lixem com a conversa do mau uso e só têm mesmo é de reparar.
 
Deverás ter acesso porque só assim é que sabes se algum componente foi substituído (o que significa que esse componente, especificamente, passará a ter dois anos de garantia).

Não sei, contudo, se existe legislação e qual que os obriga a fornecer os detalhes da reparação (no limite, se for num concelho com julgado de paz, podias escrever para eles dando-lhes um período de tempo - 1 semana por exemplo - para te responderem sob a ameaça de recorreres ao tribunal para obteres essa informação).

Isso do favor em reparar das duas uma: ou há mesmo mau uso (que teriam de provar) e aí fizeram, de facto, um favor ou então que se lixem com a conversa do mau uso e só têm mesmo é de reparar.

Obrigado pela ajuda. É resposta da treta mesmo, é um rato gaming de computador, não foi barato, e nem 1 ano tinha quando foi para garantia, as borrachas laterais, onde se pousa o polegar, descolam imenso e libertavam bastante cola para as minhas mãos. O rato voltou e continua com uma das partes de borracha levantada, e até as borrachas são as mesmas. No forum da marca diz que não há peças de reparação/reposição destas borrachas que é efectuada troca de rato.

Edit: A loja diz que já vendeu imensos e que nunca aconteceu algo igual ao meu caso, eu fui ao forum da marca, e há mais gente a relatar o mesmo problema.
 
Obrigado pela ajuda. É resposta da treta mesmo, é um rato gaming de computador, não foi barato, e nem 1 ano tinha quando foi para garantia, as borrachas laterais, onde se pousa o polegar, descolam imenso e libertavam bastante cola para as minhas mãos. O rato voltou e continua com uma das partes de borracha levantada, e até as borrachas são as mesmas. No forum da marca diz que não há peças de reparação/reposição destas borrachas que é efectuada troca de rato.

Edit: A loja diz que já vendeu imensos e que nunca aconteceu algo igual ao meu caso, eu fui ao forum da marca, e há mais gente a relatar o mesmo problema.

Pedir a substituição do rato ou a resolução do contrato de venda (devolver e pedir o reembolso do dinheiro) logo à segunda vez pode não ser aceite por um juiz (por ser considerado abuso de direito). Eu metia novamente a reparar (têm 30 dias para o fazer) e se voltar a acontecer aí já será a terceira vez e é muito mais fácil um juiz aceitar que pretendes a resolução do contrato.

Se se recusarem a reparar deixas reclamação no livro (para provar que estiveste lá) e pedes a resolução do contrato por carta registada ou entregue na loja, com comprovativo de entrega assinado por eles. Se não responderem (ou responderem negativamente) metes o caso no centro de arbitragem ou julgado de paz e os tipos vão ter de provar que é mau uso da tua parte.

Um rato de gaming pressupõe-se que tem uso intensivo, muitas horas por dia, é sujeito a muito suor das mãos, gordura da própria pele, etc. Se descola é porque não está feito para o uso que se pretende. Ou então é mau uso da tua parte que são eles que vão ter de provar. O facto de dizerem que só têm a tua reclamação é irrelevante e não prova absolutamente nada. Eles certamente que de todos os aparelhos que vendem apenas uma pequena % é que avaria. Neste caso dos ratos foi o teu, no caso dos PCs será o sr. Joaquim e no caso das televisões foi a D. Maria. Nada é isento de avaria/defeito.

As lojas são logo as primeiras a descartarem se do problema
E, contudo, são os primeiros na linha de responsabilidade por serem mais fáceis de accionar. Só se descartam se os clientes deixarem.
 
Última edição pelo moderador:
É preferível ir directamente ao fabricante, a loja é apenas um intermediário que na maioria dos casos só faz ainda pior.
Quando corre bem, sim. Mas os direitos que temos junto do comerciante são superiores, nomeadamente a reparação e substituição (essa também no produtor), mas também a redução do preço ou resolução do contrato (devolução do aparelho).
Além disso para um caso judicial é mais fácil ser contra a loja do que contra o produtor.
 
No meio disto tudo ainda há uma questão agravante, o rato só me foi entregue 32 dias depois. Voltei lá a loja e já fiz reclamação no livro de reclamações, digital e escrito. Disseram que teria de deixar o rato novamente para garantia, não sei se deixo ou não.

Edit: Antes que me digam algo, eu sei, ao final de 30 dias deviam-me ter resolvido a situação. Eu como sou cliente habitual deixei passar, nunca pensei que seria atendido desta forma.
 
O facto de seres cliente habitual ou não para eles é igual, és apenas mais alguém que gasta lá dinheiro.

há uns tempos atrás neste tópico creio um user tambem viu se entalado com um artigo qualquer de valor elevado, mas era amigo do chefe de loja...
 
O facto de seres cliente habitual ou não para eles é igual, és apenas mais alguém que gasta lá dinheiro.

há uns tempos atrás neste tópico creio um user tambem viu se entalado com um artigo qualquer de valor elevado, mas era amigo do chefe de loja...

Eu sei, tem toda a razão. Vou tentar ajuda perante a marca. Se nada feito vou voltar lá as vezes que forem necessárias.
 
No meio disto tudo ainda há uma questão agravante, o rato só me foi entregue 32 dias depois. Voltei lá a loja e já fiz reclamação no livro de reclamações, digital e escrito. Disseram que teria de deixar o rato novamente para garantia, não sei se deixo ou não.

Edit: Antes que me digam algo, eu sei, ao final de 30 dias deviam-me ter resolvido a situação. Eu como sou cliente habitual deixei passar, nunca pensei que seria atendido desta forma.

Há o mito dos 30 dias mas na verdade não acontece nada (para o consumidor) se isso não for cumprido.

Eles são obrigados a repor a conformidade no prazo de 30 dias mas se não cumprirem a única coisa que arriscam é uma coima. Coima essa:
- Se tu reclamares oficialmente (o que foi o caso)
- Se a ASAE mexer uma palha nessa reclamação (duvidosos)
- E sem que a coima reverta um cêntimo para ti

Há o mito que no fim de 30 dias têm imediatamente de devolver ou trocar. Isso é tanga. Não são obrigados a nada.
A pessoa fica, na mesma, com o problema e tem de continuar a aguardar ou accionar judicialmente para ter o problema resolvido (o que pode levar meses, claro).

Além disso, só mais uma nota: tu foste lá ao 30º dia ? É que eles não são obrigados a avisar a pessoa.

Eu sei, tem toda a razão. Vou tentar ajuda perante a marca. Se nada feito vou voltar lá as vezes que forem necessárias.

Era melhor ser via loja porque:
- se quiserem reparar é bom que fique resolvido porque à terceira já não lhes davas hipótese e pedias o dinheiro de volta.
- se trocarem o aparelho ficas com mais dois anos de garantia (isso também via marca) mas tens a resolução do contrato sempre nos direitos disponíveis (coisa que não tens via marca)
 
Última edição pelo moderador:
Era melhor ser via loja porque:
- se quiserem reparar é bom que fique resolvido porque à terceira já não lhes davas hipótese e pedias o dinheiro de volta.
- se trocarem o aparelho ficas com mais dois anos de garantia (isso também via marca) mas tens a resolução do contrato sempre nos direitos disponíveis (coisa que não tens via marca)

Não concordo, mas aqui depende sempre do artigo.

Normalmente as lojas têm sempre terceiros de vão de escada que supostamente estão lá para reparações etc.

Terceiros esses que na maioria dos casos não estão credenciados pela marca a mexer no quer que seja.

Quando mexem, estragam mais do que arranjam e quando o cliente em desespero decide levar o artigo juntamente com a folha de reparação dessa empresa associada à loja a um reparador oficial, a marca descarta-se pois a empresa que lá andou a mexer e a estragar o que tinha salvação, não é credenciada.

O cliente fica literalmente pendurado.
 
Não concordo, mas aqui depende sempre do artigo.

Normalmente as lojas têm sempre terceiros de vão de escada que supostamente estão lá para reparações etc.

Terceiros esses que na maioria dos casos não estão credenciados pela marca a mexer no quer que seja.

Quando mexem, estragam mais do que arranjam e quando o cliente em desespero decide levar o artigo juntamente com a folha de reparação dessa empresa associada à loja a um reparador oficial, a marca descarta-se pois a empresa que lá andou a mexer e a estragar o que tinha salvação, não é credenciada.

O cliente fica literalmente pendurado.

O erro é mudar e não manter sempre a loja como reparadora porque à terceira avaria já não vai para reparar. Vai directo para devolução do dinheiro (resolução do contrato). Eu não aceito que um aparelho tenha 3 avarias e tenha de levar com a 3ª reparação.

Além disso, se for gente que tem terceiros de vão de escada, é provavelmente uma loja com grande probabilidade de cometerem erros legais na argumentação, enquanto que as marcas têm os advogados que facilmente arranjam uma porcaria processual qualquer num julgado de paz, com o intuito do caso nem ser julgado ou que atacam a nossa petição por excepção e por impugnação sem que nós (eu, pelo menos) saiba o que tenho de fazer.

Eu tenho sempre o optimismo que tudo se vai resolver a bem, mas vou dando todos os passos tendo em vista uma eventual acção judicial, caso as coisas se compliquem.
Logo a começar na compra, que só as faço em concelhos que tenham Julgado de Paz.
 
Última edição pelo moderador:
O erro é mudar e não manter sempre a loja como reparadora porque à terceira avaria já não vai para reparar. Vai directo para devolução do dinheiro (resolução do contrato). Eu não aceito que um aparelho tenha 3 avarias e tenha de levar com a 3ª reparação.

Além disso, se for gente que tem terceiros de vão de escada, é provavelmente uma loja com grande probabilidade de cometerem erros legais na argumentação, enquanto que as marcas têm os advogados que facilmente arranjam uma porcaria processual qualquer num julgado de paz, com o intuito do caso nem ser julgado ou que atacam a nossa petição por excepção e por impugnação sem que nós (eu, pelo menos) saiba o que tenho de fazer.

O que não falta é lojas bem conhecidas a passarem por cima de toda a folha, igualmente lojas de operadores a fazerem o mesmo, fazem parcerias com reparadores da treta, estragam as coisas e ainda dizem que o cliente já lá tinha andado a mexer/sinais de uso/violado/que falta peças etc e que não podem fazer nada

Estragam, o cliente vai ao reparador oficinal e fecham lhe a porta pois quem lá andou a mexer não é credenciado e que se oriente com a loja/ou operador.
 
Há o mito dos 30 dias mas na verdade não acontece nada (para o consumidor) se isso não for cumprido.

Eles são obrigados a repor a conformidade no prazo de 30 dias mas se não cumprirem a única coisa que arriscam é uma coima. Coima essa:
- Se tu reclamares oficialmente (o que foi o caso)
- Se a ASAE mexer uma palha nessa reclamação (duvidosos)
- E sem que a coima reverta um cêntimo para ti

Há o mito que no fim de 30 dias têm imediatamente de devolver ou trocar. Isso é tanga. Não são obrigados a nada.
A pessoa fica, na mesma, com o problema e tem de continuar a aguardar ou accionar judicialmente para ter o problema resolvido (o que pode levar meses, claro).

Além disso, só mais uma nota: tu foste lá ao 30º dia ? É que eles não são obrigados a avisar a pessoa.


Eu não acredito que uma pessoa faz reclamção e apenas é aplicada uma punição a loja, não é prestado qualquer auxilio ao cliente.
Não fui ao final de 30 dias porque o 30º calhou num Domingo.


O erro é mudar e não manter sempre a loja como reparadora porque à terceira avaria já não vai para reparar. Vai directo para devolução do dinheiro (resolução do contrato). Eu não aceito que um aparelho tenha 3 avarias e tenha de levar com a 3ª reparação.

Além disso, se for gente que tem terceiros de vão de escada, é provavelmente uma loja com grande probabilidade de cometerem erros legais na argumentação, enquanto que as marcas têm os advogados que facilmente arranjam uma porcaria processual qualquer num julgado de paz, com o intuito do caso nem ser julgado ou que atacam a nossa petição por excepção e por impugnação sem que nós (eu, pelo menos) saiba o que tenho de fazer.

Eu ainda não mudei nada. Apenas contactei a marca para tentar obter ajuda. Ajuda essa que pelo que entendi não vai existir, visto que a marca diz que produtos pequenos a garantia tem que ser feita pela loja, apenas aceitam garantias directas com a marca de portáteis e essas coisas. Se assim for na quinta-feira lá estou novamente. Recebi um email da loja a dizer algo do género, mas de momento desconfio tanto que não sei a validade do mesmo tenho de me informar junto da marca.

Eu não quero levantar falsos testemunhos, mas eu não sei se da primeira vez o rato terá ido para a marca, eu acho que teve intervenção da própria loja.

Quanto a outra mensagem que escreveu, não sei se percebi bem, eu já reclamei uma vez, mandei para a garantia, e o rato voltou com o mesmo problema, volto a ir lá reclamo de novo e ele vai para a garantia, suponhamos que ele agora ao voltar o problema manifesta-se de novo, quando for pela terceira vez a loja posso pedir imediatamente a troca por um produto novo / vale / restituição do dinheiro?
 
Back
Topo