Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Obrigado Warlord pela resposta.
Como devo proceder ? A loja diz que não pode ser ela a arranjar porque viola o selo de garantia, peço á marca através de reclamação escrita? Ou á loja e eles que resolvam?
Eles ficaram com o pc para o re-enviar, seria melhor eu o ir buscar e ficar na posse dele?

Atentamente.
 
Vamos lá dividir isto por partes.

Avariou e pediste a reparação ao abrigo da reparação. Tinham 30 dias e mandaram um sms passados 20 dias. Cumpriram.
Essa questão de terem ou não mandado o sms ou tu teres ou não recebido a mensagem é de difícil prova. De qualquer das formas eles podiam ter o aparelho até 30 dias por aí não há nenhum incumprimento.

Entretanto veio avariado. É uma segunda reparação. Agora cabe-te a ti decidir se aceitas essa segunda reparação ou se queres entrar na via do litígio. Podes chegar lá e dizer que é um grande transtorno ficares novamente sem o portátil e que queres um novo ou a devolução do dinheiro (resolução do contrato). O mais certo é recusarem e terás de escrever reclamação no livro e entregares uma carta a exigir o que pretendes (levas duas cópias, eles assinam uma delas para ficares com prova de que receberam - se se recusarem a assinar tens de enviar por correio registado com aviso recepção). Na carta dás um prazo de uma semana para responder.

Depois esperas a resposta. Se recusarem só consegues resolver indo para um julgado de paz do concelho deles ou recorrendo a um centro de arbitragem (o julgado de paz é obrigatório mas o centro de arbitragem já é preciso que eles aceitem a mediação).
Isto vai levar mais de 30 dias, seguramente.

Se meteres o caso no julgado de paz ou no centro de arbitragem podes pedir, além da resolução do contrato, uma indemnização por danos patrimoniais (deslocações à loja) e não patrimoniais (tempo pessoal perdido, incómodos de ficar sem o portátil, etc.).
 
Boa noite,
Mandei o meu telemóvel para a garantia dia 20 de julho e voltou no dia 6 de agosto com os problemas reparados, e vinha com um problema que era as luzes do ecrã não funcionarem. Enviei novamente para a garantia no dia 7 de agosto, e voltou hoje dia 29 de agosto, mas agora parece que o telemóvel vem mal encaixado por dentro ou não sei, e ao pé da porta USB dá para ver as luzes a saírem por lá, o que dantes não acontecia. Vê se perfeitamente quando se está utilizar o telemóvel de frente.

Apesar de ser uma coisa ligeira, dei os olhos da cara pelo equipamento pelo que o quero em condições. Já é a 3ª vez que terá de ir para a garantia no espaço de 1 mês e pouco, duas das quais por problemas que foram eles que causaram. Não quero ficar sem o equipamento mais tempo, faz me bastante falta e já faz perto de 40 dias que ele anda por lá.

Quero então a devolução do dinheiro do telemóvel, a loja pode negá-lo? O telemóvel foi comprado em maio do ano passado e já foi para a garantia um total de 3 vezes, se voltar a ir será a 4ª.

Obrigado!
 
pode negar, se não aceitares mais nenhuma solução (como a substituição por outro), só te resta avançar para vias judiciais e deixar a decisão a cargo de um juiz.
 
Verificaste esse defeito de encaixe quando o levantaste na loja e deixaste reclamação ? Isso ajudava na via judicial para evitar que digam que te entregaram em condições e foste tu que o desencaixaste.
 
Como tem a ver com a luz das teclas, só se nota mais no escuro por isso verifiquei só quando cheguei a casa. No entanto, é um encaixe no interior do telemóvel por isso espero que não venham a dizer isso. Vamos a ver, daqui pouco já vou à loja.
 
Fui à loja e negaram devolver o dinheiro. Alegaram que por ser um problema estético do aro, que o fabricante pode dizer que está bom e não fazer nada, somente mandar o equipamento de volta. Eu disse lhes que não entreguei o telemóvel assim, e que não fui eu que abri o telemóvel e danifiquei o aro. Como não tenho meios para agir judicialmente, deixei uma folha escrita no livro de reclamações a dizer bem claro que a loja não me oferece mais nenhuma alternativa senão a reparação do equipamento, e deixei bem claro que quero o reembolso do telemóvel.
 
É um caso chato porque essa questão não foi confirmada na loja, na altura do levantamento.

Ou seja, se tivesses entregue para reparar e não constasse nada na guia sobre danos no aro, quando o levantaste só havia a possibilidade de terem sido eles, na reparação, a causar o dano. Ficava escrito e a prova estava feita.

Assim, como só conseguiste ver isso em casa, é a palavra de um contra o outro. Eles podem facilmente dizer que devolveram o aparelho impecável e que foste tu que estragaste. E tu não tens como fazer prova do contrário. Estás a ver o ponto, não é ?

Mas isso são águas passadas. Agora não te resta mais nada do que avançar judicialmente ou não fazer nada (se já te disseram que não, a reclamação também não vai dar em nada, seguramente - e a ASAE não vai fazer nada num caso destes).

Para avançar judicialmente tens duas hipóteses:
- Julgado de Paz do concelho onde for a loja (tens de ver a factura)
- Centro de arbitragem da zona ou o centro de arbitragem nacional

O julgado de paz implica um risco de 70€ se perderes, embora seja obrigatório para eles (não se podem recusar a ir)
O centro de arbitragem é facultativo. Só se eles quiserem é que aceitam a mediação. O risco aqui é mais baixo porque costuma ser gratuito ou algo do tipo 10€.
 
Percebo isso tudo. Na próxima vez vou ter muito mais atenção quando levantar um equipamento. No entanto, o problema está na parte de dentro do telemóvel e como são eles que abrem o telemóvel, não venham por as culpas em mim. O livro de reclamações foi basicamente para estar escrito que eu queria o reembolso do valor do equipamento.

Como não há Julgado de Paz no concelho de Leiria, fiz reclamação então no centro de arbitragem. Vamos lá ver como é que corre.. muito obrigado pelo tempo gasto nos esclarecimentos!
 
Percebo isso tudo. Na próxima vez vou ter muito mais atenção quando levantar um equipamento. No entanto, o problema está na parte de dentro do telemóvel e como são eles que abrem o telemóvel, não venham por as culpas em mim. O livro de reclamações foi basicamente para estar escrito que eu queria o reembolso do valor do equipamento.

Como não há Julgado de Paz no concelho de Leiria, fiz reclamação então no centro de arbitragem. Vamos lá ver como é que corre.. muito obrigado pelo tempo gasto nos esclarecimentos!

Depois, por curiosidade, diz como é que se desenrolou o processo. É sempre bom ficar a experiência para outros que possam vir a ter um problema idêntico.
Boa sorte !
 
Boas. Aproveitando este topico, vinha pedir uma ajuda no seguinte: Tenho um Vernee Thor, vai fazer pouco mais de 2 anos, e á pouco tempo quando o meto a carregar, não passa dos 20% sempre com a indicação que está á carga. O que poderá estar a acontecer ?
 
Viva,
Fiquei cm uma dúvida em relação aos telemóveis comprados na Amazon: Como estes não trazem o IMEI na fatura, não podem ir para reparar num representante nacional, ao abrigo da garantia. Têm de ser enviados para a Amazon, certo?
Isso significa que, se o telemóvel for vendido pelo 1º comprador a outra pessoa, esta não consegue exercer o direito de garantia diretamente; teria sempre de recorrer ao comprador original.
Estou a raciocinar corretamente?
 
Fiquei cm uma dúvida em relação aos telemóveis comprados na Amazon: Como estes não trazem o IMEI na fatura, não podem ir para reparar num representante nacional, ao abrigo da garantia.
Se pedires eles dão, na Amazon tens que pedir, de preferência na língua usada na página, ou em alternativa em inglês, tenta pelo chat costuma ser rápido.

Atenção que tens que especificar o que queres na factura, senão eles voltam a enviar factura sem IMEI, e se quiseres número de contribuinte idem...
 
Viva!
No seguimento deste tópico, vinha pedir a vossa opinião relativamente a uma reparação ao abrigo da garantia.

Tenho um Xiaomi Redmi 5A comprado na ***** em Março de 2018.
O telemóvel entrou num bootloop e não arranca.
Estando o equipamento dentro da garantia, iniciei o processo de RMA junto da loja.

A ***** informou-me, esta semana, de que o equipamento não pode ser reparado ao abrigo da garantia, passo a citar, 'devido aos danos presentes no equipamento, nomeadamente as mossas nos cantos e o LCD picado no canto inferior esquerdo, sendo o mesmo considerado fora de garantia por parte do fornecedor/centro de assistência técnica'.

Questionei a ***** relativamente à relação entre as mossas/riscos e o bootloop do equipamento, contudo ainda não obtive resposta.
Tentei, também, contactar diretamente a Xiaomi mas foi-me indicado que quem me poderia ajudar seria a loja onde adquiri o equipamento.

Acredito que, numa situação ideal, seria a *****/Xiaomi que teriam que provar que o bootloop está diretamente relacionado com as mossas do telemóvel. Alguma sugestão de como posso abordar este problema a fim de ver o equipamento reparado? Ou deverei simplesmente esquecer e usar o telemóvel como pisa-papéis?

(Aproveito ainda para esclarecer que, obviamente, não há relação entre as mossas e o bootloop e que a avaria surgiu subitamente e não no seguimento de nenhuma queda do telemóvel).


Obrigado!
 
o problema é que se for necessário abrir o equipamento para proceder à reparação, poderá não ser possível fazê-lo em segurança (sem risco de danificar o ecrã na desmontagem e montagem) devido às mossas e ecrã picado.

Repara, caso o ecrã parta ao tentarem voltar a montar devido as mossas na frame do equipamento, quem é que assume? é a assistencia que vai ter de pagar uma frame nova e um ecrã novo? por isso eles descartam-se do risco, e assim se quiseres mandar reparar (fora da garantia) ficam esses custos a teu cargo.
 
Viva!
No seguimento deste tópico, vinha pedir a vossa opinião relativamente a uma reparação ao abrigo da garantia.

Tenho um Xiaomi Redmi 5A comprado na ***** em Março de 2018.
O telemóvel entrou num bootloop e não arranca.
Estando o equipamento dentro da garantia, iniciei o processo de RMA junto da loja.

A ***** informou-me, esta semana, de que o equipamento não pode ser reparado ao abrigo da garantia, passo a citar, 'devido aos danos presentes no equipamento, nomeadamente as mossas nos cantos e o LCD picado no canto inferior esquerdo, sendo o mesmo considerado fora de garantia por parte do fornecedor/centro de assistência técnica'.

Questionei a ***** relativamente à relação entre as mossas/riscos e o bootloop do equipamento, contudo ainda não obtive resposta.
Tentei, também, contactar diretamente a Xiaomi mas foi-me indicado que quem me poderia ajudar seria a loja onde adquiri o equipamento.

Acredito que, numa situação ideal, seria a *****/Xiaomi que teriam que provar que o bootloop está diretamente relacionado com as mossas do telemóvel. Alguma sugestão de como posso abordar este problema a fim de ver o equipamento reparado? Ou deverei simplesmente esquecer e usar o telemóvel como pisa-papéis?

(Aproveito ainda para esclarecer que, obviamente, não há relação entre as mossas e o bootloop e que a avaria surgiu subitamente e não no seguimento de nenhuma queda do telemóvel).


Obrigado!

Podes sempre tentar. Eu lembro-me de uma sentença em que recusaram a reparação de um portátil com base numas amolgadelas e depois foram condenados:
http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/954f0ce...a805551ae1446e85802582dd00473c38?OpenDocument

Por um lado eles teriam de fazer prova de que o bootloop foi provocado pelos danos, por outro lado podem argumentar com os excelentes pontos do Warlord e, nesse caso, não sei para que lado cai a balança.

Como já te recusaram e não há mais nada a fazer, terás de ir para a via judicial.

Em Julgado de Paz perdes 70€ se não ganhares a acção.

Se, ainda assim, queres dar um tiro para ver se pega é meteres isso no centro de arbitragem o que fica mais barato (10€ em Lisboa, por exemplo) ou gratuito dependendo do local (mas, ao contrário do Julgado de Paz, é preciso que eles aceitem).
Num centro de arbitragem vale sempre a pena meter, na minha opinião. O custo é baixo.
 
o problema é que se for necessário abrir o equipamento para proceder à reparação, poderá não ser possível fazê-lo em segurança (sem risco de danificar o ecrã na desmontagem e montagem) devido às mossas e ecrã picado

Percebo, totalmente, aquilo a que te referes e faz, de resto, todo o sentido.
Ainda assim, neste caso em particular, não me parece que esse cenário se coloque.
Estamos a falar de umas mossas normais da utilização normal do equipamento: https://imgur.com/a/E45TZ8x


Talvez, de facto, me reste ir pela via judicial.
Atendendo ao valor comercial do equipamento terei de ponderar se justifica.
Muito obrigado, pela ajuda!
 
S7 edge com fortes sinais de burn-in e bateria com capacidade estimada inferior a 70%.
Alguém com uma experiência semelhante me consegue dizer se, por norma, a garantia cobre algum destes problemas?
 
Back
Topo