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Dúvidas sobre garantias/reparações/susbstituições

Discussão em 'Outros Telemóveis e Tablets' iniciada por Caspanatola, 4 de Junho de 2003. (Respostas: 2944; Visualizações: 166691)

  1. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    É uma área cinzenta.

    O DL 84/2008 diz:

    Ou seja, a lei estabelece várias alternativas sem definir a ordem. Há quem interprete que o consumidor pode escolher a que quiser, sendo que uma delas é a resolução do contrato (vulgo devolver o telemóvel e receber o dinheiro).

    Contudo, o mesmo DL diz, no mesmo artigo:
    Isto dependeria de quem julgasse o caso e entendesse (ou não) que estarias a abusar ao exigir o dinheiro de volta. No fundo, substituir por um novo é um gesto de boa fé por parte da loja. Não é claro que ganhassses, nem que perdesses.

    Depende, portanto, do tempo e chatices que queres investir nisto.
    Podes escrever para eles dizendo que, na impossibilidade de reparação, pretendes a resolução do contrato para poderes comprar um modelo mais moderno, numa loja deles e que até aceitas essa devolução em cartão presente (isto demostra enorme boa fé da tua parte, para contrariar a ideia de abuso de direito).
    Se te disserem que não também não ficas pior que hoje (só perdes o tempo). E depois decides se queres arriscar a ir com isto a um centro de arbitragem.
    Boa sorte e cuidado se aceitares o novo. Refurbished não é novo e isso, sim, aumentaria muito a tua probabilidades de vitória num centro de arbitragem.
     
  2. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    Porque se tu exigires o dinheiro e eles aceitassem, eles depois têm de exercer o direito de regresso junto da Apple, coisa que devem ter instruções para evitar porque o que ganham na diferença entre os modelos possivelmente não lhes justifica todo o trabalho administrativo.

    Se fosse garantia deles é porque já estaria fora dos dois anos e o custo seria, na totalidade, deles. Aí convém-lhes porque sempre teriam de arranjar o aparelho e no upgrade ganham mais um pouco.
     
  3. stinger

    stinger Power Member

    Pessoal preciso de ajuda

    Agendei para hoje uma substituicao de bateria de um iphone 7 já fora da garantia para as 12:20 e disseram me que demorava só 2h para a conclusao do processo isto na ***** do norte shopping
    Passado as ditas horas disseram me que faltava um bocadinho para concluir os testes , passado mais 40 minutos e disseram que estavam com problemas internos na loja e que estava atrasado , passado mais outra hora e nada e fiz reclamacao no livro já sem paciencia , eram 17e 30 informaram que o botao fisico deixara de dar e eu indignado exigi equipamento de substituicao e passado mais uns minutos dizem me que precisam de mais meia hora para fazer backup do outro equipamento de substituicao e claro que sai logo da loja sem o meu iphone pronto .

    Finalizando passei lá quase 6 horas !!! Queria saber que mecanismos legais posso evocar para poder ser ressarcido pelos danos a mim ocorridos e do transtorno causado .

    obrigado
     
  4. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    Isso é uma perda não patrimonial. Transtornos (arrelias) e tempo perdido é uma coisa abstracta, muito difícil de quantificar e provar. Não é como as perdas patrimoniais.
    Respondendo à questão, podes colocar o caso num centro de arbitragem, relatando os factos e pedindo uma compensação. Mas não tenhas grandes esperanças. Os juízes valorizam muito pouco isso. Uma vida chega a valer tão pouco como 50.000 euros, por isso uma perda de tempo de algumas horas numa loja é desprezado pelo tribunal ou é muito pouco valorizada (a não ser que seja daquelas coisas em que a pessoa anda meses e meses enfiada num processo de reparação, com imensos contactos e idas à loja e nunca mais obtém uma resposta decente).
    Boa sorte.
     
  5. stinger

    stinger Power Member

    Obrigado pela resposta , na folha de reparacao tenho lá as 2horas para a conclusao da substituicao da bateria e nem mais um minuto . Se for levantar o telemovel na segunda feira já terei nova folha de entrega mas com a data de segunda feira , resumindo vai estar um espaço temporal muito diferente do que declarado na primeira folha de reparacao
     
  6. Vacuum

    Vacuum Power Member

    Isso são percalços que podem acontecer quando se muda o ecrã ou se muda a bateria interna...
     
  7. ptfuzi

    ptfuzi Power Member

    Acho que devias acampar à porta da loja como protesto, pelo menos Para o centro de arbitragem deve contar mais qualquer Coisinha
     
  8. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    Eu compreendo isso.

    Houve um contato para efectuar uma empreitada (reparação do telemóvel), num determinado espaço de tempo e não cumpriram. Ao teres de voltar lá, isso provocou-te um dano patrimonial que podes quantificar demonstrando (usando o google maps, por exemplo) de que terás de percorrer X Kms e que isso te vais custar Y (usando o valor oficial do Km para determinar esse prejuízo).

    A acrescentar a isso terás o incómodo. Isso dependerá do juíz, mas sendo um par de horas (e mesmo tendo de voltar noutro dia) é coisa que eu penso que tenderão a desvalorizar.

    Por exemplo, neste caso uma empresa recusou-se a fazer a reparação de um telemóvel, alegando humidade. O cliente teve de ir com isto para a via judicial e, entretanto, perdeu muito tempo. Mesmo assim não lhe foi atribuido nada:

    Aqui foi uma pessoa que partiu os apoios dos óculos e teve de ir várias vezes arranjar. Também foi negada a indemnização não patrimonial:
    Enfim, dependerá de quem analisar o caso mas vejo poucas hipóteses de te darem alguma coisa pelo incómodo.

    Se quiseres perder tempo com isto, a melhor opção que tens é meter um processo no centro de arbitragem pedindo a compensação pelos danos patrimoniais (correspondentes à segunda deslocação que não teria existido se eles tivessem cumprido o contrato de empreitada) e solicitando também uma quantia pequena, tipo 20, 30, 50 euros para danos patrimoniais (incómodo) a ver se pega.
    Tens de ver, obviamente, se o centro de arbitragem da tua zona é gratuito ou se se paga.
     
  9. MeTa

    MeTa Power Member

    Malta, tenho um xiaomi A2 lite com o vidro quebrado...tudo funcional, inclusive o touchscreen mas o vidro está uma lástima. Em lisboa sabem de algum local que repare com um bom preço? Fui à conhecida loja iservices e apesar de fazerem na hora, pedem 90 euros...acho um exagero...

    Dará para substituir o vidro em casa? Dá para mandar vir material e já vi que há tutoriais, será que me safo a fazer isso?
     
  10. SubDark

    SubDark Power Member

    Boa noite.

    Estou com um problema numa comprar online no site da MEO.

    Comprei uma TV da marca Silver, e tenho notado que o comando não está a funcionar correctamente.
    Fui informado que tenho de entrar em contacto com o representante e resolver o problema, ou seja, a MEO vende e após isso o cliente é que tem de se entender com o representante e suportar custos.
    Disse logo que não aceitava isso e que iria apresentar uma reclamação, visto que não fui informado dessa situação a quando da compra e mais, no site da MEO está isto:


    Hoje fui contactado pela MEO, para responderem a reclamação que fiz e disseram-me o mesmo, que tem de ser o cliente a entrar em contacto com o representante.

    Visto que no momento da comprar não fui informado de tal situação e tendo em conta o que está no site da MEO relativamente a garantias, a MEO não tem responsabilidade de prestar o serviço pós-venda, ou seja, intermediarem a devolução dos equipamentos os fornecedor, tal como outra loja tipo, worten, *****, etc?
     
  11. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    É o vendedor que tem de resolver a não conformidade (avaria). Ir ao produtor é uma opção tua, mas não uma obrigação.

    Se estiveres interessado em devolver a televisão eu diria que te saiu a sorte grande porque tens a recusa formal da MEO em resolver o problema através de uma reparação (espero que esteja por escrito ou, pelo menos, tenhas os nomes, dias e hora dos contactos).
    Tu fizeste tudo o que estava ao teu alcance, deste a oportunidade de reparação e eles recusaram.
    Assim sendo, é pacífico que um centro de arbitragem te dará razão na exigência de resolução do contrato de venda, sem que isso seja remotamente considerado abuso de direito.

    Coloca-se a questão é de saber como é que essa venda da televisão se efectuou (se tem algo associado por detrás, se está a ser paga em mensalidades, etc.) Pode não ser uma simples venda de uma televisão, como acontece em qualquer loja e ser mais complicado.
     
  12. SubDark

    SubDark Power Member


    @Nakamuura Agradeço a tua resposta.
    Foi uma compra online no site da meo, com pagamento do total do valor.
    O problema que tenho não é na televisão, mas sim no comando remoto, que funciona mal.

    Entretanto já recebi uma resposta por escrito por parte da MEO, com o mesmo discurso....
    Indicam-me os contactos do representante, e pelo que pude ver numa pesquisa, não resolvem nada, quando são contactados directamente pelos clientes. Também fornecem as TV, da promoção da Vodafone.
     
  13. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    OK, então terás uma factura da MEO e é essa empresa que terás de accionar.
    Agora é ver se querer partir já para o centro de arbitragem ou se queres mandar mais algum tiro a ver se resolves sem mais chatices. Eu era o que faria.

    Em primeiro lugar exporia a situação à provedoria da MEO (se não o fizeste, claro). Por vezes as provedorias dão respostas diferentes do serviço ao cliente.

    Em simultaneo faria uma reclamação no livro de reclamações electrónico (na página terão o link). Aquilo irá parar à ANACOM e eles têm de responder em 15 dias. Embora o assunto não seja telecomunicações (e provavelmente a ANACOM é não é a entidade para o caso em questão), o facto de haver uma reclamação oficial pode ser que faça com que seja tratada por outra pessoa e percebam que vais avançar para um caso extra judicial.

    Nestas duas abordagens pedes a reparação no prazo de 30 dias (se for essa a tua intenção).

    Finalmente, se nenhuma das duas resultar, então terás de ir para o centro de arbitragem. Tens de ver a morada que está na factura da MEO para ver qual o centro de arbitragem ao qual terás de recorrer. Aí já terás de solicitar a resolução do contrato, alegando a falta de vontade da MEO em repor a conformidade do bem.

    Em todas as comunicações, convém fazeres referência e transcrever os pontos mais importantes da lei das garantias, nomeadamente o artº 2 e artº 4º.
    http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?tabela=leis&nid=988&pagina=1&ficha=1
     
  14. ruizinhu20

    ruizinhu20 Power Member

    Boa tarde, tinha uma bomba de calor que avariou antes dos 2 anos. Não conseguiram reparar e colocaram uma nova. Esta nova tem nova garantia de 2 anos desde a instalação/troca correto? Onde posso encontrar isso na lei?
    Supostamente desde o aviso de avaria também tem 30 dias para fazerem a reparação/troca?

    ______EDIT_____

    os 30 dias contam até ter (neste caso) a bomba instalada ou até visitarem o local para reparar/trocar?
     
    Última edição: 17 de Abril de 2020
  15. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    Sim, dois anos. Artº 5, nº6
    http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=988&tabela=leis&ficha=1&pagina=1

    E, sim, têm 30 dias para reporem a não conformidade (vulgo avaria).
     
  16. MOUSETM

    MOUSETM Power Member

    não precisas de procurar nada, se avariou dentro da garantia, não teve reparação, procederam à sua substituição, a garantia renova por mais dois anos.
     
  17. [_Rafeiro_]

    [_Rafeiro_] Power Member

    Acabei de enviar hoje os meus auscultadores Sony para garantia através da *****. Enviaram os CTT expresso para levantar em casa.

    Não recebi foi nenhum comprovativo em como foi enviado o artigo. Os CTT não deram nada e não tenho nenhum documento por parte da *****. Vou aguardar por 2 dias úteis e contactar a ***** a ver se receberam o artigo.

    Desde quando começa a contar os 30 dias? Desde que eles receberam? Desde que vieram levantar?

    Obrigado
     
  18. ruizinhu20

    ruizinhu20 Power Member

    Última edição: 17 de Abril de 2020
  19. Nakamuura

    Nakamuura Power Member

    Teoricamente contam desde que lhes comuniques a não conformidade (avaria), senão podiam demorar dois meses até enviar os CTT. Mas também tem de se ser razoável. Se mandaram os CTT pouco tempo depois de falares com eles, eu contaria só a partir desse dia. Não é uma situação prevista na lei e um juíz tem alguma latitude para decidir o que é razoável na queixa de alguém.

    Sobre o comprovativo, não tens pelo menos o numero do envio (costumam mandar sms a dizer que viram dia X e o número do envio) ? Se tiveres este número consegues fazer o tracking.
    Mais preocupante são danos no transporte. É conveniente filmar o empacotamento e/ou ter uma testemunha de que estava tudo bem quando enviaste. O mesmo na recepção.

    Se não repuserem em 30 dias não acontece nada, mas dá-te mais armas para batalhar e escolheres mais livremente a solução que queres dentro das que tens disponíveis (troca, reparação, substituição ou redução do preço). Mas terás sempre de recorrer à via judicial ou extrajudicial para exercer esse direito, tal como um centro de arbitragem ou julgado de paz.

    A prova faz-se com um documento em que mostre que houve uma troca. Há casas que emitem uma nota de crédito e fazem outra venda nova, há quem emita apenas uma guia, etc. Não é preciso grande preocupação sobre o papel. A única coisa que se deve fazer é olhar para o papel e pensar "se um juíz vir isto fica convencido que houve uma troca do artigo no dia X ?". Se sim, então não há problema.
     
  20. SuperMocho84

    SuperMocho84 Power Member


    Há pouco meses, enviei uns headphones da Sony para reparação porque o tecido de uma das esponjas começou a abrir na costura. A garantia estava mesmo a terminar e tive receio de me acusarem de mau uso.

    Foram impecáveis, em 2 semanas devolveram-me o dinheiro. Fiquei tão satisfeito como trataram da garantia que voltei a comprar um headphone da Sony (o mesmo modelo, gosto imenso dele).