Duvidas sobre HD3850 & HD3870

Boas,
eu keria flashar a bios da mnha Sapphire HD 3870 512Mb. N podem arranjar a k o mascarilha tem? Isto se der pa mnha.
Agr uma duvida, tenho as Catalist 7.12, e tenho reparado numa coisa. De vez enquando vo ver a temp da gráfica e esta normal em Idle (46º-48º) mas ás vezes quando ligo o ATI tool ou o riva tuner vo ver as temps e fikam smp nos 85º e não baixam mais mm k desligue estes programas....sabem do k pode ser?
Eu vejo as temps no catalist control center.
Cumps.....
 
Última edição:
Mascarilha,
ja pus a bios (830/1200), e ate agr tdo bem. Menos no rivatuner.....k no hardware monitoring dix k tenho a fan da grafica desligada (fan duty cycle).....eu precisava de ver as temps e regular com a velocidade da fan....
Cumps.....

EDIT: estiva agr a jugar cod 4 e estava tdo marado akilo, aparecem riscos no chão, edificios, e as vezes o ecra fica mm todo castanho....pk sera???tenho de por outra bios?
 
Última edição:
pessoal,
a minha powercolor com uso 100% bate nos 100º by default
mas queria puxa-la e não me sinto confortavel com estas temps

se bem que é agradavel não ouvir a gráfica, julgo que a fan ronde os 30%

tenho o rivatuner e o atitool,
no atiool a dynamic fan speed parece-me não funcionar (0.27b4)
no rivatuner a velocidade dinamica da fan tb me parece ser pouco ou nada regulavel

pra hd3850 qual será a temp maxima recomendada do core?
e qual sera a melhor forma de regular a fan?
e o melhor soft para a puxar?
 

Reparei ke tem para a HD3850(ke é a minha) e agora tenho 730/954 mas kuando aumento para 760/954 no ati tool aparecem artefactos e penso ke foi ao 765 ke passado 3 segundos semplesmente " crashou".Entao vao aki as minhas duvidas:

Com as velocidades 770 / 975 com o flash na BIOS a grafica aguenta?N aparecem artefactos? na kestao das temps sobe mt?E a possibilidade de "queimar" a grafica, se keimar pode ser por puxar demasiado por ela ou pelas temps?..
Agradecia ke me esclarecessem estas duvidas...Obrigado e um bom ano 2008!
 
Última edição:
Reparei ke tem para a HD3850(ke é a minha) e agora tenho 730/954 mas kuando aumento para 760/954 no ati tool aparecem artefactos e penso ke foi ao 765 ke passado 3 segundos semplesmente " crashou".Entao vao aki as minhas duvidas:

Com as velocidades 770 / 975 com o flash na BIOS a grafica aguenta?N aparecem artefactos? na kestao das temps sobe mt?E a possibilidade de "queimar" a grafica, se keimar pode ser por puxar demasiado por ela ou pelas temps?..
Agradecia ke me esclarecessem estas duvidas...Obrigado e um bom ano 2008!

Ela deve estar a "crashar" por falta de voltagem.
Podes tentar arranjar uma bios com as voltagens aumentadas, ou fazer um voltmod. É necessário no entanto ter em atenção ás temperaturas (estas gráficas aguentam bastante, mas se conseguires valores abaixo dos 70, não deves ter problemas) não esquecer ajustar a ventoinha se necessário.
Eu tenho uma powercolor hd3850 512 pcs e jogo completamente estável a 918/1062 (vgpu 1.46v ~60º load)e tenho confiança que se aumentar mais um pouco a voltagem deve chegar a 1Ghz.
 
Ela deve estar a "crashar" por falta de voltagem.
Podes tentar arranjar uma bios com as voltagens aumentadas, ou fazer um voltmod. É necessário no entanto ter em atenção ás temperaturas (estas gráficas aguentam bastante, mas se conseguires valores abaixo dos 70, não deves ter problemas) não esquecer ajustar a ventoinha se necessário.
Eu tenho uma powercolor hd3850 512 pcs e jogo completamente estável a 918/1062 (vgpu 1.46v ~60º load)e tenho confiança que se aumentar mais um pouco a voltagem deve chegar a 1Ghz.


Corre ai um 3D mark 2006.e mete aqui os scores default e a 918/1062
 
pois mas como mudaste a voltagem? e a minha aguenta bem 918/1062 sem aparecer artefactos?

Aumentei a voltagem através de "pencil mod" processo que consiste em riscar com um lápis, uma determinada resistência na placa de modo a diminuir-lhe a resistencia, com consequente aumento da voltagem.
A resistência a riscar vai variar de acordo com a placa (marca e modelo).
Até punha aqui uma imagem da resistencia que eu usei, mas como a tua é uma 3850 256Mb e a minha uma 3850 512, quase aposto que tem pcb's diferentes.

Em relação á segunda pergunta, isso é um bocado mais difícil de responder, mas teoricamente deves poder chegar aos 918 ou mais no gpu, desde que tenhas voltagem suficiente. Não sei é se o dissipador de origem se aguenta (nunca testei uma com esse cooler).
As memórias tb não sei se lá chegam porque tenho noção (posso estar enganado) de que a as mems usadas nas 256 são 1.1ns em vez de 1.0ns das 512, para além de que tb varia dependendo da marca e voltagem que cada marca usa.

@ kal13
Ter em atenção que no 3Dmark os resultados são muito influenciados pelo CPU, pelo que isto com um quad core bem overclockado "piava" diferente :p. O windows vista tb tira uns quantos pontos :P

Cpu AMD X2 3800+ @ 2700
OS Windows Vista 32
Drivers 7.12

Default


@ 718/1062


Diferença de 732 marks. No bench do crysis a 1680*1050 com tudo em High, DX10 dá uma diferença de uns 4 fps em média.

Tenho que re-assentar o dissipador da placa e trocar a pasta térmica porque da ultima vez que o tirei, usei uma meio manhosa e as temps subiram.
 
Aumentei a voltagem através de "pencil mod" processo que consiste em riscar com um lápis, uma determinada resistência na placa de modo a diminuir-lhe a resistencia, com consequente aumento da voltagem.
A resistência a riscar vai variar de acordo com a placa (marca e modelo).
Até punha aqui uma imagem da resistencia que eu usei, mas como a tua é uma 3850 256Mb e a minha uma 3850 512, quase aposto que tem pcb's diferentes.

Em relação á segunda pergunta, isso é um bocado mais difícil de responder, mas teoricamente deves poder chegar aos 918 ou mais no gpu, desde que tenhas voltagem suficiente. Não sei é se o dissipador de origem se aguenta (nunca testei uma com esse cooler).
As memórias tb não sei se lá chegam porque tenho noção (posso estar enganado) de que a as mems usadas nas 256 são 1.1ns em vez de 1.0ns das 512, para além de que tb varia dependendo da marca e voltagem que cada marca usa.

@ kal13





Ter em atenção que no 3Dmark os resultados são muito influenciados pelo CPU, pelo que isto com um quad core bem overclockado "piava" diferente :p. O windows vista tb tira uns quantos pontos :P

Cpu AMD X2 3800+ @ 2700
OS Windows Vista 32
Drivers 7.12

Default


@ 718/1062


Diferença de 732 marks. No bench do crysis a 1680*1050 com tudo em High, DX10 dá uma diferença de uns 4 fps em média.

Tenho que re-assentar o dissipador da placa e trocar a pasta térmica porque da ultima vez que o tirei, usei uma meio manhosa e as temps subiram.

Então e com o overclock que metes em cima?900 e tal de gpu..quantos frames no crysis.

Mete ai uma imagem como fazer isso com o lapiz...eu vou receber uma HD3870 da saphire


Corre o bench do crysis com o gpu a 900mhz plz..=)
 
Última edição:
Mas tiveste ke flashar a BIOS?

Para passar os 860Mhz, sim tive que flashar a bios, porque a bios que a placa trazia de origem era V010.070.XXXX.XXX (070 e anteriores, tem bug; 071 e posteriores não tem bug).
Para ver a versão da bios podes usar GPU-Z

http://www.techpowerup.com/gpuz/

Como tinha dito no post anterior, no bench do crysis deve dar mais uns 4 fps em média com os settings que indiquei anteriormente, a resoluções mais baixas a diferença deve ser bem maior (a jogar é mais difícil medir porque os fps dependem muito da cena renderizada).

Para ver como fazer os vmods aconselho a ler o seguinte tópico no forum XtremeSystems, porque o mod depende do pcb de cada placa.
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=166623

No meu caso este é o pcb (powercolor HD3850 512 PCS), a resistencia a riscar é a marcada a azul:

img2953jk5tx2.jpg
 
Última edição:
bem ja vou no bom caminho ja tenho a versao da BIOs a 0.71 e pus uma versao da BIOS para 780/1030 agora la no site onde o mascarilhas indicou la ele tem um post para 860Mhz mas o ATIwinflash n corre essa BIOS -.-.
O unico prblema é ke n posso mexer nos clocks -.- pk primeiro o overdrive diz ke inicializou mal e kuando mexo no atitool ele "crasha"...mas axo e vou ficar por estes...

pessoal!!!! ajudem me ! instalei outra vex a versao 0.71 e agora o monitor fica preto ou seja nada!!O ke é ke faço agora??ajudem me por favor!!PS: escrevi na psp
 
Última edição pelo moderador:
Não queimou nada, isso deve ter sido um problema qualquer durante o flash.
Para resolver isso, tens de arranjar uma placa pci e fazer de novo o flash, ou então fazer o flash as cegas arrancando com uma disquete de arranque que tenha o atiwinflash + a bios.
 
.....mas perde a garantia?comprei na extreme computers e n tenho disketes. tenho placa onboard.
 
Última edição:
Perder garantia acho que não, se flashas-te com uma bios da mesma marca, se tiver sido com a de outra, era aconselhável flashar para a de origem antes de mandar para a garantia.

Se tens placa gráfica onboard , então escolhes na bios para arrancar pela onboard, e fazes o flash (se não tiveres disquete, arranja uma pen de arranque + atiflash + bios).
Tens é de ver qual o n do dispositivo para fazer o flash da placa certa
se fizeres atiflash -i indicate o n dos dispositivos.
Depois de saberes qual é qual escreves atiflash -p X YYYY.rom, em que X é o nº da placa a flashar (deve ser a 0 ou 1) e YYYY é o nome do ficheiro da bios.
se nao resultar podes tentar forçar atiflash -f -p X bios.rom
 
ajudem la pessoaL.
a minha placa onboard desligou kuando inseri a grafica agora se voltar a tirar ela liga se?mas esse meio pela pen é outro meio, n da simplesmente flashar pelo programa no windows?
 
Última edição:
Se conseguires arrancar pela onboard podes usar o atiwinflash no windows.
Na bios da motherboard deves ter lá uma opção para escolher por qual gráfica arrancar.
 
Back
Topo