Dúvidas sobre Hyper-Threading...

Status
Fechado a novas mensagens.

scar19

Power Member
Gostava de saber se a tecnologia Hyper-Threading dos P4, traz algum ganho real de performance, ou se ñ passa apenas de uma estratégia de marketing da Intel.
E já agora, sabem se ter o HT activado afecta o OC do processador?

Thanks.
 
À 1ª pergunta n sei responder, mas kuanto a OC, deves desactivar o Hyper Threading na Bios para ganhares mais uns FSB's, e por exemplo para 3DMark é melhor sem HT, enquanto para Aquamark é melhor com HT, varia mt.
 
O Toast leva-te o CPU a 50% nominais, enquanto o Benchmark do UT2k3 trata do resto e ainda dá para navegar na net...

Agora, o que é que querias saber? :D

Assina: Kazuza on Intel P4 2,4/512/800 @ P4 ~3,2GHz D1 Stepping SL6WF HyperThreading Activated :D
 
Última edição:
Obvio que trás ganhos de performance, em aplicações que tirem partido de Dual CPU...

Por exemplo, mete o Seti a correr, vais ver como ele efectua 2 unidades de cada vez, metendo os 2 processadores "virtuais" a funcionar!
 
Originally posted by Raptor
Obvio que trás ganhos de performance, em aplicações que tirem partido de Dual CPU...

Por exemplo, mete o Seti a correr, vais ver como ele efectua 2 unidades de cada vez, metendo os 2 processadores "virtuais" a funcionar!

Pois. Em aplicações ke tiram partido disso (ou seja, ke tenham sido programadas pra tirar partido do HT), é lógico ke os ganhos de performance existam...

Agora no meu caso, em ke utilizo o PC pra jogar, Net (24/7) e pouco mais, vale a pena ter o HT activado?

Tipo, pra estar no XP a correr progs de downloads e e a surfar na net, será ke tiro algum partido disso? Penso ke este tipo de aplicações ñ foram programadas pra HT...
 
Boas.
O HT é o melhor que há em subtituilção ao Dual Processor.
Hoje em dia já estás a ver muitos jogos para Dual Processor.
Um exemplo é o TRAOD que tens para activar a opção HT.
Eu tenho um PC Dual e dois HT e digo que HT activado é sempre
a voar, sem ele activado começo logo a passar-me.
Se queres usar HT usa memórias DDR PC3200 400MHz.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
 
Passei de um P4 2.53 FSB533 para um 3.2 FSB800 e comecei a fazer experiências com o Hyperthreading:
=================================
HT Ligado @ Idle

CPU @ 42ºC
PWM @ 43ºC
=================================
HT Ligado a correr o Prime95 e a puxar 50%

CPU @ 56ºC
PWM @ 86ºC
=================================
HT Desligado @ Idle

CPU @ 51ºC
PWM @ 61ºC
=================================
HT Desligado a correr o Prime95 e a puxar 100%

CPU @ 56ºC
PWM @ 84ºC
=================================

Ou seja .. Em full load os 50% em HT equivalem aos 100% sem HT

Mas agora .. porquê o aumento de quase 10ºC em idle, quando desligo o HT?
Com HT ele divide a capacidade de processamento pelos 2 CPUs e daí o não aquecer tanto?
 
Exactamente...

O HT não é mais do que um melhor aproveitamento da arquitectura do P4, em que "sobra" muita potencia de processamento pura devido aos pipelines, pre-fetchs, e etc...

Quando tens o HT desligado, ele tem que correr por exemplo 50 instrucoes diferentes seguidas e demora 2 seg... enquanto que com o HT ligado, essas 50 instrucoes podem ser "remisturadas" e demoram apenas 1,5seg, preenchendo alguns buracos que ficam enquanto ele processa uma instrucao, e como tambem é um pouco mais rapido, o que quer dizer que a seguir "descansa" mais, o que leva a temperaturas mais baixas.
Como o cpu com o HT ligado, nao está a fazer mais do que conseguiria normalmente ( como está a tapar "buracos", e nao a stressar ) nao aquece mais...

Explicar isto sem desenhos e sem terem conhecimentos mais profundos de como um cpu trabalhas as instrucoes e como vai buscar/envia a informacao é complicado...

Mas se forem aos sites grandes como o Anandtech, de certeza que eles tem la bem explicado com desenhos....
Se quiserem posso explicar melhor, mas fica um grande post :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo