Duvidas sobre o "incrivel mundo novo"

ShinChan

Membro
Ora viva, faz alguns meses que me registei neste fórum, na altura para ter feedback do Vista, porque ia comprar o meu primeiro portátil… acontece que não tive muita sorte… e roubaram-me o portátil um mês depois da compra…
Fora as lamentações, naquele curto mês de utilização percebi algumas coisas…

- Um portátil não é assim tão leve, e devemos sempre contar com o transformador na mochila por isso são uns quilitos valentes.
- Um portátil não é propriamente feito para jogar, tentei correr o Colin McRae Dirt e foi doloroso.
- A bateria de um portátil não dura muito, e quando não ligado á corrente a sua prestação de processamento compromete um pouco.
- Um portátil embora mais silencioso, aquece bastante
- O Vista é bastante chato, tive de formatar e voltar a instalar 1 dia depois de ter o portátil por problemas com o alcohol…


Aconselhado por um amigo… fui tentado a pesquisar mais informação pelos Macbooks. Comecei pelo o site da Apple, e voltei aqui ao fórum, onde encontrei uma agradável comunidade de Mac Users. Tenho lido bastante threads aqui na Apple World , e seguindo principalmente o novo Update aos Macbooks.

Estou então, interessado, em comprar um macbook, mas tenho bastantes dúvidas, já que nunca utilizei o MAC OS e não tenho nenhum amigo com um computador da Apple. Uma conclusão que cheguei depois de alguma pesquisa (espero não estar muito errado) é que o Macbook não é assim tão caro como o dizem, mais, se tivermos em conta computadores de 13’ ou 14’ os preços estão todos entre os 1100€ e 1300€, sendo que a versão que mais me seduz é a versão do “meio” dos macbooks (branco que grava DVD’s)

Agora (para aqueles que ainda estão a ler, lol) as minhas perguntas:

:arrow: 1 - Li aqui e ali, que a autonomia dos Macbook’s é bastante aceitável, visto que os portáteis normalmente pecam nesse aspecto. Confirma-se? O carregador parece-me menos volumoso que os "normais" que vejo nos pc's, é mais leve?

:arrow: 2 - Li também que os Macbook’s aquecem bastante, chegando até a ver fotos de pessoal a estrelar ovos em cima de um Mac! É natural, ou foi um caso pontual? Existem formas de evitar isso sem gastar muito dinheiro em dissipadores? Também tenho visitado a thread sobre o MagSafe, e fico de pé atrás quanto aos materiais e técnicas de construção utilizadas no macbook…

:arrow: 3 - O facto de os novos macbook’s terem a hipótese de expansão de memória até 4Gb, permite-lhes uma “longevidade” superior a outros portáteis ou a limitação do disco e processador acabam por não tirar partido disso? Já agora que configuração será a melhor para quando comprar o portátil visto que só vem com 1Gb e que a maioria dos portáteis hoje em dia vêm com 2GB (li que existem umas memorias da crucial, mais em conta e com prestação efectiva)


:arrow: 4 – Visto que pretendo utilizar o portátil diariamente, substituindo o meu Desktop, que normalmente utilizo para Navegar (mesmo muito) Downloads, Trabalhos da Faculdade em que utilizo, Word, PowerPoint e Adobe Acrobat para Pdf’s, ouvir musica e partilhar fotografias, e claro perder horas de volta do Football Manager

- Terei benefícios em mudar para o MAC OS? E dificuldades de Adaptação? (neste momento utilizo o Windows XP)


:arrow: 5 – Conheço minimamente das regras do fórum (confesso que nunca as li, tomo como exemplo as threads que vou visitando) sei que têm uma politica a cerca de Warez, e material dito pirata… Mas apelo a compreensão (de quem a quiser ter), apenas estudar não é fácil, e por vezes falta o dinheiro para comprar o software que se necessita (ando agora a descobrir algumas alternativas freeware, sei que existem) – Gostaria de saber como age o SO da Mac perante alguns Backups e programas de torrents.

Ok… desculpem-me se o post é longo, mas as duvidas vão sendo algumas, e por vezes só ler e pesquisar não é suficiente e é necessário algum feedback, e um investimento de 1250€ (no mínimo) não é de arriscar…

cumprimentos!
 
1 - A autonomia é muito boa. A bateria dura até 6h, dependendo da utilização. Não sei quanto é que o carregador pesa mas eu ando com ele e o meu macbook na mochila sem problemas várias vezes por semana.

2 - Nunca me preocupei muito com isso. Para o uso que dou ao portátil ele raramente atinge temperaturas muito altas, normalmente anda nos 40º/50º. Se me puser a jogar em windows (a correr no parallels) a temperatura dispara. Já atingi temperaturas de mais de 80º. Mas raramente jogo, e quando jogo uso o outro computador.
O MagSafe foi a melhor coisa que a Apple se lembrou :P Também já li vários relatos sobre a fraca qualidade do material mas eu nunca tive problemas...

3 - Acho que 1gb de ram por agora chega. Podes comprar memórias mais tarde na crucial a um bom preço.

4 - Penso que o Mac OS X é ideal para tudo o que disseste, excepto para o FM. Mas nunca joguei isso e não faço ideia quais são os requisitos mínimos para o jogo por isso não sei se um macbook se porta bem com ele ou não. Mas já deves ter lido que Mac OS e jogos não se dão lá muito bem por isso para jogar terias que instalar o windows (a menos que haja FM para mac, mas acho que não há...).
Isso das dificuldades de adaptação é um mito, passado uma semana já não queres outra coisa :-D

5 - Não percebi bem a pergunta, Backups? O Mac OS vem com imenso software, pouco mais precisas de instalar. Há vários clientes de torrents para Mac e há toneladas de software freeware. Era isto que querias saber?
 
já agora, vou só completar-te.. há FM para MAC e corre perfeitamente num Macbook, já que aquilo alimenta-se à base de ram e velocidade do disco, não de gráficos :P
 
Bem ainda pensei responder ponto por ponto mas...vais ver que as respostas vão aparecer com o tempo. E vais gostar.
Um Macbook vai corresponder perfeitamente ás tuas necessidades. Vais ver que é super fácil de mexer e fazer tudo o que precises. Ao inicio é aquele medo por nao saber mexer mas isso é pq vens habituado do windows. È simples e mais intuitivo.
Tens uma comunidade que ajuda imenso e com qualidade e uma resma de sites onde podes encontar explicações e programas para tudo o que imagines. Se não encontrares pergunta-me.

Não hesites em pesquisar por respostas, tas no caminho certo.

E esqueçe a cena dos antivirus e firewalls e activacoes e drivers e ecras azuis. Os Macs tb crasham, mas nem perto das vezes de um windows.
 
Back
Topo