Dúvidas sobre projecto mobile (iOS / Android)

jatbas

Power Member
Boa noite,

Pretendo contratar um freelancer para desenvolver uma aplicação mobile e, tanto para iOS como para Android mas, estou com algumas dúvidas em relação ao que pedir exactamente!


O que pretendo não é complexo:

  • O interface é simples, baseado em listas (pequenas, não deverá chegar sequer às 20 linhas), não preciso de nada exótico ou exigente a nível gráfico. Estamos a falar de 4 ou 5 "ecras" no máximo.
  • Os dados serão obtidos quer por via de webservice quer por uma base de dados local e não existira nada complexo a nível de processo no lado do cliente.
  • Multilingua
  • Login por redes sociais e por email


Embora não tenha experiência em mobile, tenho noção do que irei pedir, não é complexo e, aqui está a minha dúvida! Terei necessidade de pedir uma aplicação nativa ou será mais acertado pedir um desenvolvimento multi plataforma, visto ser uma aplicação "leve".

Agradeço as opiniões e tudos e sim... já sei que nativo é nativo e isso até poderá ser ponderado no futuro, mas por agora toda a relação qualidade / funcionalidade / preço tem a sua importância.

Muito obrigado malta :)
 
Na minha opinião não há uma escolha correcta. Tudo depende do que vais fazer a seguir com a aplicação. Se a ideia for ela ficar assim simples durante muito tempo, sem escalar em termos de complexidade, tanto de business logic como de UI, não creio que seja necessário desenvolvimento nativo. Mas lá está quando o quiseres fazer terás de começar do 0 para duas plataformas distintas, porque como disseste e bem nativo é nativo e a performance vai ser sempre melhor.

Quanto a preços, não faço ideia do que é praticado por malta de cross platform, mas uma app como descreveste em android/iOS não deveria ficar muito caro.
 
Obrigado pela resposta :)

Efectivamente a aplicação não vai sofrer um acréscimo de funcionalidades (não vou arriscar e dizer que nunca vai ter nada de novo mas algo adicional será sempre apenas um detalhe) no futuro visto ser apenas uma ferramenta específica para um nicho de mercado.

Vou ver se obtenho alguns orçamentos e depois até partilho aqui a média de valores!
 
Boas,
Com base no que disseste eu realmente iria pelo desenvolvimento multiplataforma.
Agora tudo depende da complexidade da lógica de negócio / interface.
 
O workflow é o seguinte:

  • Passo 1: Escolher itens e colocar os mesmos numa lista
  • Passo 2: Escolher itens e colocar os mesmos numa lista
  • Passo 3: A informação da lista 1 e lista 2 é enviada para o servidor, os dados são tratados e o resultado pode ser visualizado em uma outra lista ou em HTML

Já estou a entrar em contacto com algumas pessoas para obter orçamentos e opiniões :)
 
Eu pessoalmente diria-te para ires para nativo, mas isso sou eu que sou evangelista de apps* nativas :p


* - Excepto de jogos. Em jogos sou evangelista de multiplataforma com Unity/UE.
 
O workflow é o seguinte:

  • Passo 1: Escolher itens e colocar os mesmos numa lista
  • Passo 2: Escolher itens e colocar os mesmos numa lista
  • Passo 3: A informação da lista 1 e lista 2 é enviada para o servidor, os dados são tratados e o resultado pode ser visualizado em uma outra lista ou em HTML

Já estou a entrar em contacto com algumas pessoas para obter orçamentos e opiniões :)
Se for "só" isso vai hibrido.
 
A "única" dificuldade agora é mesmo arranjar um freelancer português, da zona do Porto, para fazer este projecto!

Se alguém quiser dar referencias esteja à vontade ;)
 
Eu aconselhava-te a não te restringires geograficamente. Hoje em dia, com a facilidade de comunicação que existe, fechas "um mundo" com essa restrição.
 
É uma questão de preferência e sou um pouco nacionalista neste sentido.

Prefiro um freelancer português que um estrangeiro mas... em último caso, que remédio!
 
Nem eu falei em estrangeiro. Apenas disse com o intuito de não te restringires à zona do Porto, Portugal é pequeno, mas a zona do Porto é mais pequena ainda. Aliás, arranjas facilmente aqui no fórum quem te faça isso. Se quisesses nativo, eu oferecia-me, mas como não gosto de multiplataforma digo-te para falares por MP com o @fUrian, ele até é bom rapaz e gosta de multiplataforma :p
 
Back
Topo