Duvidas sobre Redes

RoloNinja

Power Member
Boas, precisava de ajuda com algumas questoes sobre redes que me confundem bastante. Agradecia imenso qq tipo de ajuda :)

Vou tentar traduzir para portugues o melhor possivel.


1. A empresa X tem dois escritorios, um em Lisboa e um no Porto. A empresa quer que os dois escritorios partilhem uma base de dados, para que os gerentes de cada escritorio possam trocar informacao quando querem. Utilizadores individuais precisam de algum controlo sobre recursos individuais, mas querem recursos tipo faxes, impressoras, etc em cada escritorio. Que tipo de rede escolherias? Porque? Que tipos de servidores especialisados tens que instalar?


Eu responderia que precisam de duas LANs e uma WAN a liga-las, com o servidor com as bases de dados acessivel por ambas, pois os escritorios manteem a sua individualidade, e teem os recursos necessarios a ambos disponiveis para ambos. A parte dos servidores eu nao sei como responder.



2- Uma empresa quer instalar uma rede que ligue os computadores dos utilizadores. Vao precisar de muita largura de banda, e querem que a rede seja o mais rapida possivel.

Resultado necessario: Tem que funcionar a velocidades ate 1 Gbps.
Resultado desejado: Que os cabos aguentem um upgrade ate 10 Gbps daqui a uns anos.

A sugestao e: Utilizas um cabo UTP Categoria 6 para ligar os clientes todos. Qual dos resultados obtens? Explica a tua resposta.

a. O resultado necessario e o desejado.
b. O resultado necessario, mas nao o desejado.
c. Nem o resultado necessario nem o desejado.


Eu diria B, pois um cabo UTP Cat.6, que utiliza uma frequencia ate 250MHz so funciona ate 1Gbps. Mas poderia-se utilizar, por exemplo, um cabo categoria 6a que ja permite a velocidade desejada. Isto esta correcto?



3. Queres ligar novos PCs num escritorio, e queres que sejam o mais "management friendly" possiveis, e isso inclui as placas de rede. Sabendo que existem novas funcoes disponiveis nas cartas de rede, quais e que irias querer nas tuas placas?

Eu pensei em mencionar o SNMP (Simple Network Management Protocol) e Wake on LAN, descrevendo as vantagens de cada um. Ha mais alguma coisa que tenha que mencionar?



4. Uma empresa de efeitos especiais quer fazer um upgrade as suas redes, para que os utilizadores possam mandar fixeiros extrememente grandes de uns para os outros rapidamente, e tambem permitir verem clips de video, "streamed" de um server multicast nos seus computadores. Que tipo de "channel access method" funciona melhor nesta situacao? Explica porque e que uma grande largura de banda e importante.


Infelizmente esta e a pergunta mais dificil para mim de momento :( Eu nao fasso mesmo ideia o que responder.


5.Utilizador A manda um email ao utilizador B. Explica os processos envolvidos em lidar com isto, por exemplo, encoding, encapsulation, transmission.

Sera que deva referir o que acontece em cada layer do modelo OSI? Mas os processos nao variam dependendo dos protocolos que cada rede usa?



Obrigado pessoal, qualquer ajuda ja era uma bencao enorme!


Cumps,
Pedro
 
Back
Topo