1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas sobre tomada de protecção

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por DarthNightmare, 16 de Dezembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 2290)

1. DarthNightmare

DarthNightmare Power Member

boas, gostava que me tirassem 2 duvidas: no outro dia um problema em casa criou um pico de corrente que rebentou os fusíveis da entrada da electricidade do prédio para o quadro eléctrico em minha casa. Esse pico queimou as fontes de alimentação dos 2 PCs que tenho la em casa (na altura ligados) mas que estão atrás de uma tomada de protecção. Visto que a tomada não fez absolutamente nada, estive a observa-la e reparei num botãozito (que parece solto e falso mas que observei que outras tomadas também o têm) que diz " press to reset". A minha duvida e para que serve esse botão? A outra duvida se a tomada de protecção para desempenhará sua função se tem que estar ligada a uma tomada com terra (a instalação la de casa e antiga e só tem terra na cozinha)?

2. esteves

esteves Power Member

por norma as fontes devem vir com "curtador de linha" por vezes isso nao acontece. Assim algumas fontes aguentam ao maximo ate cozinharem

as que têm normalmente quando excede as suas possibilidades desligam... mas a outras que tentam aguentar ao maximo ate se desligarem.

essas a vezes trazem um botao atras de reset(e penso que era isto que falavas...) que quando isso acontecem tens de caregar para voltar as suas defeniçoes e voltarem a trabalhar.

quanto a tomada =P nao faço a minima

3. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Depende da tomada, a primeira que comprei, foi uma barata marca branca aqui na loja das lâmpadas, e quando, há mais de 3 anos com uma trovoada, fiquei sem monitor e modem e a tomada nem ai nem ui, resolvi mudar para uma boa UPS.
    Tenho agora uma MGE com protecção de picos em todas as tomadas e metade delas com bateria, já me salvou trabalhos em cortes de energia, e nunca mais tive problemas em trovoadas.

Ainda ontem fui comprar com um amigo meu, um protector de picos da MGE, com 8 tomadas protegidas, protegede ainda ligação sinal TV, net (em cabo tb) e tudo o que passe por aqueles cabos de tel (mais finos e mais largos, n sei os nomes). Isto por 51eur, compensa o investimento.

Mas lá está, existem tomadas e tomadas. Não confies numa com aspecto rasco e barata. Eu pessoalmente não iria para qualquer tomada que não oferecesse garantia a tudo o que está ligado a ela (e sempre MGE de preferência).

Cumps

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Convém ter terra.

5. lfernandes

lfernandes Power Member

tens de ter terra na tomada para que ela seja eficaz, o que essas tomadas fazem é, através de uma pequena resistencia canalizar o excesso de corrente para a terra da tomada de parede, ora se não tiveres uma tomada com terra não conseguem canalizar a energia a mais e ela segue em frente. tens de ter em atenção que essas tomadas de supressão de picos têm vida limitada, ou seja, apenas aguentam um certo numero de descargas até a(s) resistencia(s) darem o berro, aí tens de as substituir. qualquer uma de boa marca diz quantas vezes aguentam e como podemos ver se estão operacionais, normalmente têm uma luzinha que quando se desliga é quando deixam de oferecer protecção. o melhor é sempre uma UPS que para além de proteger contra picos tbém protege contra baixas de corrente ou mnesmo cortes

6. GOYA

GOYA Power Member

O botãozinho solto

Ora bem vamos lá ver se sei esplicar.

Esse pequeno botão que te parece ser fragil é um dijuntor que só vai actuar em caso de curto na tomada, no entanto o pico que aconteceu não provocou nenhum curto na tomada mas sim uma variação grande na alimentação das tuas maquinas.
    a protecção que deves de ter é realmente uma UPS para te estabilizar a alimentação dos teus equipamentos, a falta de terra na instalação não te vai ajudar , não é por teres uma quantas tomadas com terra que te vais safar( se a instalação não tiver terra esquece )

Espero ter sido util
    Cumps

7. tiagottx

tiagottx Power Member

Não querendo vir desenterrar este tópico, mas sim aproveitá-lo para uma dúvida minha, a minha questão é a seguinte:

1º Como saber se uma tomada (por ex. da sala) tem ligação a terra, mesmo que a tomada em sí seja de terra (mas pode não estar ligada à terra)?

2º Se a tomada em questão não tiver ligação a terra, existe alguma extensão (sem ser UPS) com protecção de picos que tenha fusível (ou condensadores por ex.) para onde desvia a sobrecarga?

Obrigado desde já :)

8. lfernandes

lfernandes Power Member

Tens duas hipóteses: abres a tomada e vês se o fio terra está ligado( fio com cor verde) ou então ( mais arriscado) ligas um fio à fase e tocas com ele na ligação terra, se fizer faísca ou disparar o quadro então tem terra.

9. Legacyprew

Legacyprew Power Member

ainda que tenha fio terra na parede pode ir dar a lado nenhum, ou a uma instalação terra deficiente.

podes como alternativa ligar o fio de terra aos canos da agua se estes forem de metal antigos condutores, mas nao sei até que ponto seja seguro e/ou legal

10. tiagottx

tiagottx Power Member

Então considerando que não consigo testar a 1ª hipótese, que sugerem para a 2ª hipótese?

Obrigado :)

11. ptfuzi

ptfuzi Power Member

tem sempre que ter alguma ligação à terra senão a energia procura outros caminhos e pode queimar muita coisa pelo caminho..

outro ponto é, quem é que faz instalação eléctrica e não liga os fios terra? pode ser responsabilizado caso algo de mal aconteça devido a essa má instalação, mas normalmente no quadro eléctrico tem lá uma ligação de todos os fios terra,

se não tiver podes sempre testar com um multímetro, ligas uma ponta no buraco e outro no fio terra e tem que dar cerca de 220v

Partilhar esta Página