[Duvidas] Ubuntu 8.04 LTS Server Edition

jncevcosta

Power Member
Boas!

Tenho o Kubuntu 7.04 instalado e gostava de o substituir pelo Ubuntu 8.04 LTS Server Edition!

E tenho algumas duvidas:

- Quais são as diferenças entre a versão 7.04 e a versão 8.04 server;
- O que é preciso fazer para substituir um pelo outro;
- Como é que eu posso tornar com o novo Ubuntu o meu desktop um servidor, para que possa aceder a este, por exemplo, na escola e no emprego;
- É possivel criar um servidor utilizando uma máquina virtual (VMWare);


Fiquem bem

jncevcosta
 
Última edição:
Bem muitas questões, vamos lá responder

1 - Novo kernel, novas versões de software
2 - Actualizar:
sudo apt-get install update-manager-core
sudo do-release-upgrade
E Isto vai actualizar o 7.04 para o 8.04 :)

3 - Instalas as aplicações server que queres. Apache (web), openssh (ssh), proftpd (ftp), ou uma VNC por exemplo

4 - Sim é possivel, desde que a VM tenha um ip próprio para poderes aceder a ela por fora
 
Bem muitas questões, vamos lá responder

1 - Novo kernel, novas versões de software
2 - Actualizar:
sudo apt-get install update-manager-core
sudo do-release-upgrade
E Isto vai actualizar o 7.04 para o 8.04 :)

3 - Instalas as aplicações server que queres. Apache (web), openssh (ssh), proftpd (ftp), ou uma VNC por exemplo

4 - Sim é possivel, desde que a VM tenha um ip próprio para poderes aceder a ela por fora

Como é que eu ponho a VM com um ip próprio?

Fica bem e obrigado pela ajuda

jncevcosta
 
Como é que eu ponho a VM com um ip próprio?

Fica bem e obrigado pela ajuda

jncevcosta

Normalmente as VM's ficam com o IP que defines no SO instalado. No caso do Microsoft Virtual PC (aquele com que estou mais familiarizado) tens interfaces de rede virtuais que agem como se fossem interfaces normais em PC's na tua rede. Como isso já é feito, basta definires um IP Fixo no SO instalado e fazeres portforward no router, para esse IP, das portas dos serviços que vais utilizar.
 
Back
Topo