1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvidas] Ubuntu EEE+eeePC 1000H

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por José Alberto, 13 de Novembro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 2590)

1. José Alberto

José Alberto Power Member

Ubuntu no Asus 1000H

Ontem à noite instalei Ubuntu numa segunda partição do Asus Eee 1000H (a primeira tem Vista). Gostei da maneira como foi apresentado o gestor de particionamento (é assim que se chama?) e a verdade é que não tive problemas.

Ubuntu, de por si, não tem alguns controladores para o 1000H, mas existe uma aplicação que facilita muito a vida:

http://greg.geekmind.org/eee-control/

O problema que estou a ter tem a ver com os modulos que é preciso ter instalados:

• pygtk
    • python-dbus
    • python-gconf
    • pynotify
    • python-smbus
    Pelo que estive a ver no Synaptic só tenho instalados:

-python-gtk2
    -python-glade2
    -libgtk-vnc-1.0-0

...e por isso, acho eu, ao fazer click no ficheiro .deb aparece uma janela com uma mensagem em vermelho "Error: Dependency is not satisfiable: python-smbus". Imagino que este modulo (e os outros) estão a faltar. Como faço para instalar os restantes que preciso?

(ao escrever python no Synaptic só aparecem aqueles 3 modulos que referi e mais nada).

2. esquiso

esquiso Power Member

Vê se tens o repositório universe activado.
    Penso que seja no synaptic que se muda isso, ou num dos milhentos menus que o Ubuntu adicionou :p

3. José Alberto

Só para confirmar: abrir o Synaptic, escrever universe em Pesquisa Rápida e ver o resultado, certo? não, não tenho o universe instalado (ou activado).

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Se o Universe é um "repositório" porque estás a procurar na pesquisa rápida ? ve nos repositórios activos, no synaptic.

5. José Alberto

Mas estou a procurar em Synaptic--> Pesquisa Rápida.

Não aparece.

6. José Alberto

Se há coisa que gosto muito no Linux é a comunidade que existe. Há sempre alguém que já passou ou está a passar pelo mesmo problema:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,42622.0.html

...mas fiquei curioso com o eeebuntu. Vou instalar a ver que tal.

(se calhar instalar Ubuntu no 1000H ainda é um passo muito maior que a minha perna).

7. FBR

FBR Power Member

Ubuntu EEEpc Edition

Ora bem, instalei esta a versão do Ubuntu no meu EEEpc. E como é uma edição só para este tipo de "computadores" e eu sou novo em Linux, não sei como tirar uma janela que pode ajudar os menos experientes.
    Mas eu detesto aquilo, será que dá para tirar?

Cumps e tks

8. zananar

zananar Power Member

Não entendi muito bem o que queres mas deves de querer desactivar essa janela onde te aparecem os programas não??

9. FBR

FBR Power Member

Boas, desculpa não me ter explicado bem, mas foi à pressa! Sim, é isso mesmo! mas eu também ainda não instalei o Linux.
    Apenas o meti numa pen e depois aquilo tem uma opção de puder experimentar a versão.
    Eu agora não sei se instalar mesmo no computador se ele vai ficar igual ou não!

Cumps

10. hellaxe

hellaxe Power Member

Em principio sim.
    Não tenho a certeza mas creio que podes ter a skin normal do gnome.
    Mete a pen e experimenta trocar de tema.

11. José Alberto

Também queria saber como tirar esse estilo visual e ter algo mais... normal.

12. Esse estilo visual é o Ubuntu Notebook Remix (UME-Remix)
    Remover nunca experimentei e como também sou novato nestas andanças é melhor não arriscar nada (só sei que utiliza os seguintes pacotes: ume-launcher human-netebook-theme maximus window-picker-applet go-home-applet)
    Poderão é desactivar do inicio da sessão bastando para isso irem a Menu Princpial, Sistema, Preferências, Sessão e desactivar a opção UME Desktop Launcher.

13. José Alberto

Vou ver isso.

14. José Alberto

A sugestão do jonicunha funcionou e neste momento até tenho o Compiz a funcionar no 1000H.

Uma questão off-topic: o computador tem uma partição com o Windows XP que vem com a máquina e outra que criei no momento de instalar o Ubuntu Eee. Queria "apagar" esta distro e instalar o Ubuntu 8.10, na mesma partição e sem perder o Windows (por causa do grub). O que faço?

15. José Alberto

Estou bastante surpreendido com o nível de personalização do Theme em Ubuntu. Quase tudo (ou se calhar tudo) é configurável.

O único problema é que, nas aplicações, não tenho aqueles três botões para Minimizar, Diminuir e Fechar.

16. Ainda bem que pude ajudar :)

Em relação a isto, penso que podes fazer a instalação do Ubuntu 8.10 "por cima" do Ubuntu Eee que o novo configura logo o Grub para teres os 2 SO seleccionáveis. O contrário (instalar Windows depois do Ubuntu é que elimina (ou desconfigura) o grub.)
    Mas alguém que confirme por favor.

Última edição: 29 de Novembro de 2008
  17. José Alberto

Boas

Voltei à carga quando soube disto:

http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?pid=463370

...mas ao carregar em Enter após escrever:

sudo dpkg -i Área_de_Trabalho/eeepc-acpi-utilities_1.0.5_i386.deb

...o sistema diz "não pode aceder ao arquivo: Ficheiro ou directoria inexistente"

O que acham que posso fazer?

18. esquiso

esquiso Power Member

O directório chama-se "Área_de_Trabalho" ou "Área de Trabalho"?

19. José Alberto

Com ambas dá erro.

No site podes ver que tem Desktop, mas assim também dá erro. É muito estranho.

PS: o ficheiro está na Área de Trabalho.

Última edição: 21 de Dezembro de 2008
  20. esquiso

esquiso Power Member

então tem que ser 'sudo dpkg -i Área\ de\ Trabalho/eeepc-acpi-utilities_1.0.5_i386.deb' :)

Partilhar esta Página