Duvidas watercooling

MikeFR

Power Member
Boas pessoal :D

Tenho aqui umas quantas duvidas no que toca a WC, visto que nunca tive um nem sou grande expert nesse campo. Procurei um tutorial sobre o tema aqui na Zwame, mas sem efeito.

Agradecia então que me dissipassem as ditas duvidas:

1ª - Qual o material necessário? Conheço algum material, mas não sei todo :P

2ª - No que toca às dimensões de tubos e conectores, que representam as medidas? (1/2, 10/8, etc..)

3ª - Como escolher as melhores peças? Material de que são feitos, potencia da bomba, radiadores...

4ª - Liquido para adicionar à água? (Já ouvi falar muito bem do Feser One, but you tell me what's best)

5ª - Qual a ordem das ligações? (visto que é um ciclo)

Por ultimo... Qual a manutenção mais correcta do sistema, o que se deve ter em conta durante a instalação, erros frequentes a evitar...


Muito obrigado,

Cumps.
 
Boas MikeFR,

Precisas de bomba, radiador, blocos, conectores, tubo, reservatório e eventualmente ventoinhas para o radiador.

Essas dimensões dizem respeito ao calibre do tubo. Quer dizer, diâmetro interno e externo, tipo 8mm interno e 10mm externo. Alguns aparecem em polegadas, tipo 1/2".

Quando mais cobre, melhor... Penso eu :) Tanto nos blocos como no radiador! Quanto ao tipo de bomba tens de escolher de acordo com o sistema que estás a montar. Por exemplo se for um sistema de baixo/médio fluxo não vais colocar uma MPC655 porque além de debitar 1200L/h só tem conectores para 1/2". Se por outro lado estiveres a pensar num sistema de alto fluxo não convém teres uma EHEIM 1046 com 300L/h :) Não sei se deu para perceber

Quanto ao líquido o Feser One que falas é muito completo, eu tenho usado desde que conheci a marca e nunca tive problemas. Há quem use água destilada e outras misturas do género anti-congelante dos carros. Mas com este último já me dei mal.

A resposta à última pergunta acho que depende do sistema de watercooling e dos componentes que vais arrefecer. Disposição na caixa, etc ;)

Espero ter ajudado.
 
Boas Marco :D

Antes de mais, muito obrigado pela paciência e pelo tempo :)

Voltando ao assunto que aqui nos trás:

Precisas de bomba, radiador, blocos, conectores, tubo, reservatório e eventualmente ventoinhas para o radiador.

Mais uma vez ponho a questão, qual a "ordem" ? Do radiador para o bloco do cpu, gpu... and so :P

Essas dimensões dizem respeito ao calibre do tubo. Quer dizer, diâmetro interno e externo, tipo 8mm interno e 10mm externo. Alguns aparecem em polegadas, tipo 1/2".

Got it, é o calibre dos tubos e medido em mm ou inches. Como tal, as roscas têm que ser do mesmo tamanho, right ?

Quando mais cobre, melhor... Penso eu :) Tanto nos blocos como no radiador! Quanto ao tipo de bomba tens de escolher de acordo com o sistema que estás a montar. Por exemplo se for um sistema de baixo/médio fluxo não vais colocar uma MPC655 porque além de debitar 1200L/h só tem conectores para 1/2". Se por outro lado estiveres a pensar num sistema de alto fluxo não convém teres uma EHEIM 1046 com 300L/h :) Não sei se deu para perceber

Deu para perceber sim senhor, não sabia era a medida usada (L/h). De facto, cobre é o melhor metal condutor de calor que temos ao nosso alcance.

Quanto ao líquido o Feser One que falas é muito completo, eu tenho usado desde que conheci a marca e nunca tive problemas. Há quem use água destilada e outras misturas do género anti-congelante dos carros. Mas com este último já me dei mal.

Sim, quanto ao uso de redex eu tenho conhecimento que deteriora o material de WC, não sabia era se havia mais algum aditivo a par-e-passo com o Feser One ;)

A resposta à última pergunta acho que depende do sistema de watercooling e dos componentes que vais arrefecer. Disposição na caixa, etc ;)

Supondo que a posição na caixa não é relevante, claro :P assim uma ideia geral sobre a coisa.


Muito obrigado mais uma vez, um abraço,

MikeFR

EDIT:

Um simples pode ser:

Reservatório-->Bomba-->Bloco CPU-->Radiador-->Reservatório

E o que liga é o tubo. Queres comprar um?

Era mesmo isto :P thanks pal.

De momento, não tenho "tempo" para tal, mas é uma possibilidade :D
 
Got it, é o calibre dos tubos e medido em mm ou inches. Como tal, as roscas têm que ser do mesmo tamanho, right ?

Sim. Além disso tens que ter atenção à dimensão da rosca dos conectores G1/4, G1/8, etc de acordo com os blocos, radiadores e bomba.


Sim, quanto ao uso de redex eu tenho conhecimento que deteriora o material de WC, não sabia era se havia mais algum aditivo a par-e-passo com o Feser One ;)

Ponho as minhas dúvidas que haja algum tão completo e com tanta saída :)
 
Sim. Além disso tens que ter atenção à dimensão da rosca dos conectores G1/4, G1/8, etc de acordo com os blocos, radiadores e bomba.

Existem então medidas diferentes entre tubo e o restante material? O conector tem pode (ou tem) tamanho diferente nas extremidades :P ?

Ponho as minhas dúvidas que haja algum tão completo e com tanta saída :)

Tinha ouvido falar de um tal Lics Aqua, ou algo do género...

Just one more question:

Sei da existência de kits (thermaltake, swiftech, aquacomputer)... Alguma que aconselhem ? Que por alguma razão seja melhor ?

Mais uma vez obrigado :D Abraço
 
Existem então medidas diferentes entre tubo e o restante material? O conector tem pode (ou tem) tamanho diferente nas extremidades :P ?

Uma das extremidades do conector tem que estar de acordo com a rosca do bloco. A outra de acordo com o tubo que pretendes usar :) Fácil.

Sei da existência de kits (thermaltake, swiftech, aquacomputer)... Alguma que aconselhem ? Que por alguma razão seja melhor ?

Julgo que não há melhor que fazeres um à tua medida e com material de qualidade (Atenção que Aquacomputer tem muita qualidade ;))
 
Desvantagens e cuidados com WC

Viva!

Desculpem la o "hijacking" da thread, mas também tenho umas duvidas sobre WC.
Sempre fui fan de AC, mas uma desvantagem que vejo em AC é as temperaturas de verão e o pó que é acumulado ao longo do tempo. A minha pergunta é, que desvantagens tem o WC e cuidados é preciso ter com WC?
 
Boas Uriziel,

Desvantagens do WCooling só conheço mesmo o preço do investimento :D Cuidados a ter acho que o essencial é fazer uma boa montagem e depois ir limpando o pó que se acumule nos radiadores...
 
Back
Topo