Duvidas WC

jjmaia

What is folding?
Boas. Quero instalar WC no meu computador novo, principalemnte por cau do barulho das ventoinhas.

Tenho algumas questões que gostaria de ver esclarecidas.

1- WC vale mesmo a pena em termo de temperaturas?
2- Vale a pena um Bloco para a gráfica?
3- Ao usar 2 blocos (CPU e gráfica) o tubo divide-se em 2 (indo um para o bloco do CPU e outro para o bloco do GPU) voltando-se a juntar depois, ou passa 1º num e depois no outro? Se for o caso, qual é aconselhável a levar com o líquido 1º?
4- Tenciono ter o radiador fora da caixa, a minha duvida é como ponho os tubos de fora para dentro da caixa? A caixa tem que ter orifício próprios ou sai por um buraco PCI?

Obrigado :)
 
Boas,

1- depende das temps que tenhas mas a temperatura vai sempre descer em relaçao a ar.

2- Mais uma vez depende da temperatura da grafica que tenhas e se preferires ter uma soluçao silenciosa.

3- Podes usar um Y e fazer dois circuitos ou fazer do genero

Bomba > rad > Cpu > Gpu > Reservatorio
ou
Bomba > Radiador > Y
> CPU > Reservatório
> GPU> Reservatório

e tambem se pode meter o radiador a seguir aos blocos.

Se fizeres só 1 circuito o melhor é ir 1º ao cpu mas a água vai acabar por ficar com a mesma temp ao fim de uns minutos.

4- Para passares os tubos para fora da caixa podes furar tu a caixa ou comprar um pci plate com 2 furos e borracha (p ex da alphacool a 5€).

Ainda tens de decidir tambem se vais meter um sistema baixo/medio ou alto fluxo e daí o tipo de tubo e conectores a usar.


cumps
 
Obrigado pela ajuda :)

Sem duvida que vou optar por um Y.

O reservatório ainda não sei onde vou por, mas o radiador será "no meio", para arrefecer o liquido.

A gráfica deve ser uma HD3870.

Quanto a usar um sistema de baixo/médio/alto fluxo é que já não sei :S
 
Em relação aos fluxos é mais uma questão de gostos.

Eu prefiro o tubo mais fino 8/6 com conectores plug&cool e actualmente é o que uso pois o wc que tenho actualmente foi o 1º que montei e foi o que me recomendaram.

O alto fluxo tem ganhos de +- 2º mas em contrapartida o tubo que costuma ser utilizado é significativamente mais grosso. Fica fixe em algumas caixas mas na minha opiniao atrapalha um bocado e prefiro 8/6.

Há tambem blocos concebidos para alto fluxo e outros menos restritivos para medio/baixo.

Existem lojas (***** / ***** 7 coldzero) que teem muito material para watercooling e inclusive kits com tudo o que é preciso para montar um sistema.

Se precisares de alguma cena diz..

cumps
 
Comprei aqui nos classificados quase todo o material. No meu caso decidi ir para alto fluxo.

O material usado que comprei foi o seguinte:

Bloco: Apogee GTX
Bomba: MCP655
Radiador: Black Ice Pro 240
Resevatório: Swiftech Hi-res micro

Apenas comprei depois o tubo (masterclear 1/2) e o líquido.

Posso dizer que fiquei abismado com as temps:

O Q6600 a 3600 (com 1.52 na bios) não passa dos 55º em load.
Em stock, e também em load, não passa dos 32º!

Com o Big Typhoon tinha 35º em idle...(stock).


Resumindo: nunca mais quero outra coisa. É verdade que os tubos 1/2 são grossos, mas também são aqueles que te permitem o maior fluxo julgo eu.
 
Sim,
eu referi que o alto fluxo tinha tubo mais grosso mas tambem que tem vantagem de 2 ou 3º em relaçao ao tubo mais fino para menos fluxo.

Para mim ambos sao bons sistemas, escolhi o tubo fino e os conectores plug&cool por uma questão de facilidade até mesmo na manutenção do sistema.


btw hoje recebi o deposito da alphacool 25cm e um radiador bi gtx para o meu sistema... depois meto as temps.


cumps
 
Boas, acho que médio fluxo é sem duvida a melhor solução.
Agora tenho duas questões.

Precisava de ajuda a compor um kit WC, porque não sei mesmo que peças comprar (desconheço por completo as características).

Quanto a blocos, apenas quero para CPU e gráfica (HD3870), pergunto é se vale apenas numa gráfica ou nas duas (vai ser crossfire).

Pergunto isto, porque não sei se num sistema crossfire (neste caso com chipset intel X360 e PCI-E 16x 2.0) as duas gráficas trabalham tanto uma como a outras, ou se uma trabalha mais que a outra.

Obrigado.
 
diz-me uma coisa, até quanto pretendes gastar?

isto porque se pretendes o kit para 2 graficas o radiador já tem de ser um
bom.

tens espaço para colocar um 360 ( 3x ventoinhas de 120 alinhadas mais 3 dedos de grossura)?

o orçamento é para 1 bloco de g´rafica ou para 2?
 
Boas, acho que médio fluxo é sem duvida a melhor solução.
Agora tenho duas questões.

Precisava de ajuda a compor um kit WC, porque não sei mesmo que peças comprar (desconheço por completo as características).

Quanto a blocos, apenas quero para CPU e gráfica (HD3870), pergunto é se vale apenas numa gráfica ou nas duas (vai ser crossfire).

Pergunto isto, porque não sei se num sistema crossfire (neste caso com chipset intel X360 e PCI-E 16x 2.0) as duas gráficas trabalham tanto uma como a outras, ou se uma trabalha mais que a outra.

Obrigado.

As peças quase que são uma questão de gosto e de bolsos ;)

Se vais por numa poe nas duas. A verdade é que alem de eliminares o riudo das duas as temperaturas são mais baixas, o unico senão de CF com WC é que uma gráfica estará ligeiramente mais quente que a outra.

Neste caso é melhor dois rads, um para o cpu e um para as gráficas.

PS: até te aconselhava um circuito como o meu ;)

Fikem bem!
 
Boas,

convinha dares um orçamento pois existem sistemas de 100€ e de 500€.

Tens preferência por alguma loja?

Em relação ao cf nao te sei responder mas penso que devem aquecer de maneira semelhante.

cumps
 
Obrigado pelas respostas rápidas.

A caixa é esta (como podem ver, tem muito espaço). http://www.techpowerup.com/reviews/Apluscase/TwinEngine/1.html

O radiador ficara fora da caixa (presumo que seja o normal) e a bomba também pode ficar. Se a bomba der para ligar à AC preferia, era menos trabalho que dava à fonte.

Posso pensar em usar 2 radiadores, se o orçamento não subir por ai alem :)

Quanto a orçamento, não sei bem que orçamento pedir, porque não sei o preço porque vou agora entrar neste campo.

Não vou fazer overclock's por ai além, mas gostava de por o CPU no mínimo a 3600Mhz, isto porque estou habituado a um P4 a 3400Mhz.

Diria que uns 200/250€. Se for mais, apresentem propostas, desde que o ganho seja significativo.

Obrigado.
 
Não é preciso muita coisa, a primeira vez que vi isto foi em (sem querer fazer pub) Tom's hardware.

Se quiseres, aqui e aqui podes ver a testarem a temperatura de um pc com oil cooling. Só os discos e as drives opticas é que ficam de fora.

Sem duvida que o sistema de bomba os radiadores etc é mais eficaz, mas tb é mais caro...
 
Última edição:
Por experiência própria, se queres silêncio não compres essas fans. Reguladas até são relativamente silenciosas, caso contrário mais vale ires para umas de baixas rotações, se pretendes silêncio. Ou então para umas Noctua, custam é 17€ cada uma.
 
Back
Topo