Duvidas...

NASSIN

Power Member
BOAS,

preciso de uma ajudinha do pessoal aqui do forum que já vi que está por dentro do assunto....;)

Tenho uma nikon F70 e chegou o momento de passar para o digital.

Perguntas:

-Até 400€ ( + / - ) ,na vossa opinião, qual a melhor maquina e porquê ?
(já estou a ver canon vs. nikon war ....:rolleyes: )

-Tendo em conta que tenho estas lentes :
- AF Nikkor 75-240 1:4,5-5,6 d
- AF Nikkor 35-80 1:4-5,6 d

....será que são compativeis com as D40 ou D60?
-e no caso de nikon qual será o "best-buy".....tipo D40? ou D40X ? ou D60 ?

ou CANON 350D / 400D ?

O objctivo é conseguir fotos de qualidade para gozo pessoal....nada de profissional.
Portanto poder brincar a serio, mas brincar somente...:D

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.
Obrigado.
 
Se ja tens 2 lentes nikkor, vá para nikon. De certo que não são grande coisa, mas ao menos não as deita fora.

Não recomendo a D40 e D60, porque vais perder a focagem automática com estas lentes. Só se despachares também e recomeçar do zero.

Neste caso, e considerando maquinas novas, só a partir da D80 para cima, tens motor na maquina e estamos a falar em pelo menos 600-800 € só pelo corpo. Mas no mercado de usados podes procurar a D50 ou D70(s), sendo que recomendo esta ultima.

cumps
 
Não recomendo a D40 e D60, porque vais perder a focagem automática com estas lentes.

:sad:A D80 era uma boa escolha, mas ultrapassa-me a "disponibilidade":sad:

E a D40 não tem nenhuma especie de rangefinder ?

Se calhar é melhor mesmo começar tudo de novo....

Qual será a melhor aposta, tendo em conta que estou limitado pelo orçamento:
( seguindo a ideia que talvez seja melhor guardar uns trocos para boas lentes e aguentar-me com uma maquina boa mas mais "bang-for-buck"....ou estarei errado ? )

http://www.*****.com/pt/pt/569166/art/nikon/d40x-objectiva-af-s-dx-18.html
http://www.*****.com/pt/pt/547739/art/nikon/d40x-objectiva-af-s-dx-18.html

ou haverá melhores hipoteses?
e começando de novo ...a canon tb pode entrar na festa.
Quem fosse agora comprar dentro do que escrevi que escolheria ?
Obrigado.
 
Sim, começando de novo, podes pensar nas canons tb :P

Sobre qual escolher, eh pah, depende dos gostos... Recomendo primeiro ir a alguma loja que as tenha em exposição e pegar nas maquinas, para sentir o feeling e o handling da maquina.

A d40 tem o pack mais interessante, mas a 4x0d parece ser mais "maquina". A 350d esquece se for nova. Já é 2 gerações atrasadas :P

O que tens, pode tentar vender e juntar uns trocos (não neste fórum, porque não és powermember ainda)
 
Compra uma D70s usada da Nikon! Por ~350€ consegues uma usada e digo-te por experiência própria que a máquina é excelente. Eu comprei usada há dois/tres meses e estou muito satisfeito com ela. Se encontrares uma pelo preço que indiquei, e atendendo a que já tens algumas lentes Nikon, acho que é mesmo o melhor que podes fazer!

Cumps
 
julgo que na ***** do alegro em alfragide estava uma d70 usada a 350€
se fores de lx podes dar lá um salto.
apesar de as lentes n serem nd do outro mundo vão servir para os gastos
 
Obrigado a todos pelas dicas....

Olha, não sabia que a ***** vendia material usado, ando mesmo a dormir:D
Se for tipo como os carros de serviço....com garantia de fabrica...era uma cena 5*.
É que tenho algum preconceito ( parvo ) em comprar este material em 2ª mão.
( acredito que se façam bons negocios e até era menino para ir ver isso a alfragide )

-Qual seria aquele ponto fulcrar que denunciaria uma má utilização do material?

Quanto ás lentes que tenho foram as do pack da F70 na altura que a comprei
e nunca me deu para investir noutras pois estava a aprender o que é que se podia fazer
com uma maquina daquelas....e faziam-se boas fotos por sinal....
nada de especial...mas dava.
Agora até vendia o conjunto todo sim.

Portanto F70 »»»»»» D70......será ?

EDIT : - hmmm...a D70 já um pouco antiguita....alguns bugs:
Moiré / maze artifact pattern visible in certain images at the limit of resolution
Bug which incorrectly tags images as Adobe RGB
Vignetting / lens shading on the AF-S DX 18-70mm lens at 18 mm, F3.5

Quanto mais vejo menos acerto :(

Se alguem quiser acrescentar mais alguma ideia é bem vindo.

CUMPS!
 
Última edição:
n se quais as condições de venda de material usado na *****.
tds as grandes ***** vendem usados. chiado, colombo, alfragide...

forma de ver o estado delas alem de olhar e ver o nivel de desgaste das tintas é perguntar quantos disparos tem e esperar alguma honestidade. até aos 15mil disparos tá quase nova

para vender isso tudo e recomeçar do zero EU iria buscar uma canon 350d + 18-55 (489€) e dps investia numa 55-250IS OU fugindo do tradicional pentax k100d + 18-55 por 350€ na *****
 
Quanto aos bugs da D70 ou D70s fica descansado. É uma máquina mais antiga mas te garanto que dá bem conta do recado;) Novamente te aconselho, se puderes arranjar o corpo da máquina por 350€ num estado razoável, não hesites.

Já te aconselharam uma canon 350d, pega numa e na outra e vê de qual gostas+;)

Cumps
 
BOAS!

De volta ás duvidas...:o
Isto quanto mais se lê menos se aprende....
O problema é sempre o mesmo...se houvesse guito não havia duvidas,
mas como não me dá para comprar hoje e trocar amanhã...a decisão é sempre dificil...

Enfim, adiante...duvidas:

- A D60 vale a pena? é igual à D80, só que sem motor, é isso?
- A lente nikkor 18-55 que anda aí nos pack vale a pena com o VR ? parece-me que não,
apesar da diferença serem trocos (mas grão a grão )
- A nikkor 70-300 com VR tem uma diferença brutal de preço para a sigma APO, mas nesta já valerá a pena o investimento, certo?
- A sigma 17-70 mm F2,8-4,5 DC Macro é motorizada ?

e já agora só para dar cabo da vossa paciencia...:o...algo completamente diferente...
-A canon 450d é assim tão mais acima ou nem por isso ?

Obrigado a todos.
CUMPS!
 
BOAS!

De volta ás duvidas...:o
Isto quanto mais se lê menos se aprende....
O problema é sempre o mesmo...se houvesse guito não havia duvidas,
mas como não me dá para comprar hoje e trocar amanhã...a decisão é sempre dificil...

Enfim, adiante...duvidas:

- A D60 vale a pena? é igual à D80, só que sem motor, é isso?
- A lente nikkor 18-55 que anda aí nos pack vale a pena com o VR ? parece-me que não,
apesar da diferença serem trocos (mas grão a grão )
- A nikkor 70-300 com VR tem uma diferença brutal de preço para a sigma APO, mas nesta já valerá a pena o investimento, certo?
- A sigma 17-70 mm F2,8-4,5 DC Macro é motorizada ?

e já agora só para dar cabo da vossa paciencia...:o...algo completamente diferente...
-A canon 450d é assim tão mais acima ou nem por isso ?

Obrigado a todos.
CUMPS!

Para comprares a D60 ou a D40X, mais vale estares quieto e comprar a D40. Isso é ponto assente. Passo a citar:

I own more expensive cameras, but whenever I grab a camera for my own personal vacations or family photos, it's almost always my remarkable Nikon D40. There isn't anything reasonable I can't do with Nikon's least expensive D40. There is no real reason to pay more for a D40x, D60, or D80. Save your money for more important things.

For $499, complete with an exceptionally good lens today, it's a no-brainer. (I paid $600 for my D40 a year ago.) I wouldn't bother with the more expensive Nikons unless you really want to spend money, or will be using it all day, every day

Isto dito por um profissional de fotografia tem bastante significado.

Quanto à 18-55, não me parece que o VR faça muita diferença, mas se o preço for quase idêntico, porque não ...

Em relação às lentes não te sei dizer, mas em relação à 450D acho que está a ser exageradamente valorizada, além do facto de estar a sair bem cara.

Com 600 euros podes compra a D40 (kit 18-55) mais a 55-200 VR. Está imbatível, olhe-se por onde se olhar. Só é pena para quem tem lentes nikon antigas não ter motor interno para o autofocus ...
 
Obrigado pela atenção e pelas respostas prontas, ruimoura ( e outros user tb ;) ) !


( ainda estou a a ver é que compro lentes pra minha F70 e siga....vai de gastar guito em
revelações como se não houvesse amanhã.... » NOT « .....mas não me desfaço dela até ver o que sai do digital )

Bem , pelas palavras desse profissional até a D80 não vale a pena...

...isto não pelo motor, mas pelo resultado final da foto...

....é mesmo assim ?
 
O resultado final depende mais do fotógrafo e das lentes, do que propriamente do corpo. Um corpo mais caro trás outras funcionalidades, é mais ergonómico, de melhor construção, mas a nível de qualidade de imagem são muito semelhantes entre si.
 
OK! amigos ainda hoje compro uma....

-o que me estão a dizer é que o EXPEED na D60 não faz nada ?

-que a D80 só tem mais "features" ? tipo , aquele "whitebalance", control do ISO e tal não têm influencia no resultado final?

-que com um bom par de lentes a D40 faz o mesmo trabalho com a mesma exigencia?

Vá lá, só mais esta para eu decidir em qual "clico" para encomendar...;)

(já devem estar a perder a paciencia....eu sei que sou chato...:o:o:o )

Obrigado.
 
-que com um bom par de lentes a D40 faz o mesmo trabalho com a mesma exigencia?

Sim. É isso mesmo. A D80 é de um campeonato um pouco acima, mas vendo bem as opiniões que por aí andam, com a D40 e investindo em boas lentes faz-se quase o mesmo. A D60 é um flop, assim como a D40X, por causa do preço (isto na minha opinião). Com 400 euros fazes a festa e compra a D40 kit 18-55. É imbatível.
 
OK! amigos ainda hoje compro uma....

-o que me estão a dizer é que o EXPEED na D60 não faz nada ?

-que a D80 só tem mais "features" ? tipo , aquele "whitebalance", control do ISO e tal não têm influencia no resultado final?

-que com um bom par de lentes a D40 faz o mesmo trabalho com a mesma exigencia?

Vá lá, só mais esta para eu decidir em qual "clico" para encomendar...;)

(já devem estar a perder a paciencia....eu sei que sou chato...:o:o:o )

Obrigado.

a d80 é superior à d40
o modo de medição é melhor, tem mais pontos de focagem, tem burst mais rápido, tem botões dedicados a iso/WB, bracketing de wxposure e WB, capacidade da bateria.

claro que a d40 custa metade do preço.
 
Bem, ainda não formalizei a compra mas estou a ficar convencido
de que a D40 será a opção mais acertada.

Falei com um assistente numa loja de fotografia que me diz que
a este nivel (D40 até D80) não existe diferença no boneco final.
Só a partir de reflex expert ( maqs. de mais de 1000€ ) é que se
vê realmente as diferenças aparecerem.

Ainda fiquei com a sensação de que a este nivel de digital de entrada,
o filme na minha F70 faz bonecos bem melhores...alguém opina ???

...Ainda ficou a questão de a D40x fazer ISO100 que a D40 não faz...

Portanto uma destas dSLR de entrada com umas lentes boas e depois
se quiser tirar uma foto a serio...F70.

( ainda acabo numa "pana-TZ3" e umas lentes xpto pró filme...
jazuz que dor de cabeça:( )
 
Falei com um assistente numa loja de fotografia que me diz que
a este nivel (D40 até D80) não existe diferença no boneco final.
Só a partir de reflex expert ( maqs. de mais de 1000€ ) é que se
vê realmente as diferenças aparecerem.

Era aí que eu queria chegar. Não disse que a D80 não é superior, porque é (quem me dera ter uma), mas se a D40 chega bem, prefiro guardar o dinheiro para lentes. A partir da D200 é que a coisa começa a ser bem diferente ...

...Ainda ficou a questão de a D40x fazer ISO100 que a D40 não faz...
E vais dar mais 150 euros por causa disso? Don't think so. ISO 200 e ISO 100 vai dar ao mesmo, nestas máquinas ...
 
Back
Topo