1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Duvidas...

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por NASSIN, 22 de Março de 2008. (Respostas: 44; Visualizações: 2335)

1. NASSIN

NASSIN Power Member

BOAS,

preciso de uma ajudinha do pessoal aqui do forum que já vi que está por dentro do assunto....;)

Tenho uma nikon F70 e chegou o momento de passar para o digital.

Perguntas:

-Até 400€ ( + / - ) ,na vossa opinião, qual a melhor maquina e porquê ?
    (já estou a ver canon vs. nikon war ....:rolleyes: )

-Tendo em conta que tenho estas lentes :
    - AF Nikkor 75-240 1:4,5-5,6 d
    - AF Nikkor 35-80 1:4-5,6 d

....será que são compativeis com as D40 ou D60?
    -e no caso de nikon qual será o "best-buy".....tipo D40? ou D40X ? ou D60 ?

ou CANON 350D / 400D ?

O objctivo é conseguir fotos de qualidade para gozo pessoal....nada de profissional.
    Portanto poder brincar a serio, mas brincar somente...:D

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.
    Obrigado.

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se ja tens 2 lentes nikkor, vá para nikon. De certo que não são grande coisa, mas ao menos não as deita fora.

Não recomendo a D40 e D60, porque vais perder a focagem automática com estas lentes. Só se despachares também e recomeçar do zero.

Neste caso, e considerando maquinas novas, só a partir da D80 para cima, tens motor na maquina e estamos a falar em pelo menos 600-800 € só pelo corpo. Mas no mercado de usados podes procurar a D50 ou D70(s), sendo que recomendo esta ultima.

cumps

3. NASSIN

NASSIN Power Member

:sad:A D80 era uma boa escolha, mas ultrapassa-me a "disponibilidade":sad:

E a D40 não tem nenhuma especie de rangefinder ?

Se calhar é melhor mesmo começar tudo de novo....

Qual será a melhor aposta, tendo em conta que estou limitado pelo orçamento:
    ( seguindo a ideia que talvez seja melhor guardar uns trocos para boas lentes e aguentar-me com uma maquina boa mas mais "bang-for-buck"....ou estarei errado ? )

http://www.*****.com/pt/pt/569166/art/nikon/d40x-objectiva-af-s-dx-18.html
    http://www.*****.com/pt/pt/547739/art/nikon/d40x-objectiva-af-s-dx-18.html

ou haverá melhores hipoteses?
    e começando de novo ...a canon tb pode entrar na festa.
    Quem fosse agora comprar dentro do que escrevi que escolheria ?
    Obrigado.

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, começando de novo, podes pensar nas canons tb :P

Sobre qual escolher, eh pah, depende dos gostos... Recomendo primeiro ir a alguma loja que as tenha em exposição e pegar nas maquinas, para sentir o feeling e o handling da maquina.

A d40 tem o pack mais interessante, mas a 4x0d parece ser mais "maquina". A 350d esquece se for nova. Já é 2 gerações atrasadas :P

O que tens, pode tentar vender e juntar uns trocos (não neste fórum, porque não és powermember ainda)

5. michael c

michael c Power Member

Compra uma D70s usada da Nikon! Por ~350€ consegues uma usada e digo-te por experiência própria que a máquina é excelente. Eu comprei usada há dois/tres meses e estou muito satisfeito com ela. Se encontrares uma pelo preço que indiquei, e atendendo a que já tens algumas lentes Nikon, acho que é mesmo o melhor que podes fazer!

Cumps

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

julgo que na fnac do alegro em alfragide estava uma d70 usada a 350€
    se fores de lx podes dar lá um salto.
    apesar de as lentes n serem nd do outro mundo vão servir para os gastos

7. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A "nova" d60 acho que tem uma especie de rangefinder electronico para ajudar ao foco manual.

8. NASSIN

NASSIN Power Member

Obrigado a todos pelas dicas....

Olha, não sabia que a fnac vendia material usado, ando mesmo a dormir:D
    Se for tipo como os carros de serviço....com garantia de fabrica...era uma cena 5*.
    É que tenho algum preconceito ( parvo ) em comprar este material em 2ª mão.
    ( acredito que se façam bons negocios e até era menino para ir ver isso a alfragide )

-Qual seria aquele ponto fulcrar que denunciaria uma má utilização do material?

Quanto ás lentes que tenho foram as do pack da F70 na altura que a comprei
    e nunca me deu para investir noutras pois estava a aprender o que é que se podia fazer
    com uma maquina daquelas....e faziam-se boas fotos por sinal....
    nada de especial...mas dava.
    Agora até vendia o conjunto todo sim.

Portanto F70 »»»»»» D70......será ?

EDIT : - hmmm...a D70 já um pouco antiguita....alguns bugs:
    Quanto mais vejo menos acerto :(

Se alguem quiser acrescentar mais alguma ideia é bem vindo.

CUMPS!

Última edição: 22 de Março de 2008
  9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n se quais as condições de venda de material usado na fnac.
    tds as grandes fnac vendem usados. chiado, colombo, alfragide...

forma de ver o estado delas alem de olhar e ver o nivel de desgaste das tintas é perguntar quantos disparos tem e esperar alguma honestidade. até aos 15mil disparos tá quase nova

para vender isso tudo e recomeçar do zero EU iria buscar uma canon 350d + 18-55 (489€) e dps investia numa 55-250IS OU fugindo do tradicional pentax k100d + 18-55 por 350€ na fnac

10. michael c

michael c Power Member

Quanto aos bugs da D70 ou D70s fica descansado. É uma máquina mais antiga mas te garanto que dá bem conta do recado;) Novamente te aconselho, se puderes arranjar o corpo da máquina por 350€ num estado razoável, não hesites.

Já te aconselharam uma canon 350d, pega numa e na outra e vê de qual gostas+;)

Cumps

11. NASSIN

NASSIN Power Member

BOAS!

De volta ás duvidas...:o
    Isto quanto mais se lê menos se aprende....
    O problema é sempre o mesmo...se houvesse guito não havia duvidas,
    mas como não me dá para comprar hoje e trocar amanhã...a decisão é sempre dificil...

Enfim, adiante...duvidas:

- A D60 vale a pena? é igual à D80, só que sem motor, é isso?
    - A lente nikkor 18-55 que anda aí nos pack vale a pena com o VR ? parece-me que não,
    apesar da diferença serem trocos (mas grão a grão )
    - A nikkor 70-300 com VR tem uma diferença brutal de preço para a sigma APO, mas nesta já valerá a pena o investimento, certo?
    - A sigma 17-70 mm F2,8-4,5 DC Macro é motorizada ?

e já agora só para dar cabo da vossa paciencia...:o...algo completamente diferente...
    -A canon 450d é assim tão mais acima ou nem por isso ?

Obrigado a todos.
    CUMPS!

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Para comprares a D60 ou a D40X, mais vale estares quieto e comprar a D40. Isso é ponto assente. Passo a citar:

Isto dito por um profissional de fotografia tem bastante significado.

Quanto à 18-55, não me parece que o VR faça muita diferença, mas se o preço for quase idêntico, porque não ...

Em relação às lentes não te sei dizer, mas em relação à 450D acho que está a ser exageradamente valorizada, além do facto de estar a sair bem cara.

Com 600 euros podes compra a D40 (kit 18-55) mais a 55-200 VR. Está imbatível, olhe-se por onde se olhar. Só é pena para quem tem lentes nikon antigas não ter motor interno para o autofocus ...

13. NASSIN

NASSIN Power Member

Obrigado pela atenção e pelas respostas prontas, ruimoura ( e outros user tb ;) ) !

( ainda estou a a ver é que compro lentes pra minha F70 e siga....vai de gastar guito em
    revelações como se não houvesse amanhã.... » NOT « .....mas não me desfaço dela até ver o que sai do digital )

Bem , pelas palavras desse profissional até a D80 não vale a pena...

...isto não pelo motor, mas pelo resultado final da foto...

....é mesmo assim ?

14. cantara

cantara Power Member

O resultado final depende mais do fotógrafo e das lentes, do que propriamente do corpo. Um corpo mais caro trás outras funcionalidades, é mais ergonómico, de melhor construção, mas a nível de qualidade de imagem são muito semelhantes entre si.

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Sim, acho que a mensagem é essa ...

16. NASSIN

NASSIN Power Member

OK! amigos ainda hoje compro uma....

-o que me estão a dizer é que o EXPEED na D60 não faz nada ?

-que a D80 só tem mais "features" ? tipo , aquele "whitebalance", control do ISO e tal não têm influencia no resultado final?

-que com um bom par de lentes a D40 faz o mesmo trabalho com a mesma exigencia?

Vá lá, só mais esta para eu decidir em qual "clico" para encomendar...;)

(já devem estar a perder a paciencia....eu sei que sou chato...:o:o:o )

Obrigado.

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Sim. É isso mesmo. A D80 é de um campeonato um pouco acima, mas vendo bem as opiniões que por aí andam, com a D40 e investindo em boas lentes faz-se quase o mesmo. A D60 é um flop, assim como a D40X, por causa do preço (isto na minha opinião). Com 400 euros fazes a festa e compra a D40 kit 18-55. É imbatível.

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a d80 é superior à d40
    o modo de medição é melhor, tem mais pontos de focagem, tem burst mais rápido, tem botões dedicados a iso/WB, bracketing de wxposure e WB, capacidade da bateria.

claro que a d40 custa metade do preço.

19. NASSIN

NASSIN Power Member

Bem, ainda não formalizei a compra mas estou a ficar convencido
    de que a D40 será a opção mais acertada.

Falei com um assistente numa loja de fotografia que me diz que
    a este nivel (D40 até D80) não existe diferença no boneco final.
    Só a partir de reflex expert ( maqs. de mais de 1000€ ) é que se
    vê realmente as diferenças aparecerem.

Ainda fiquei com a sensação de que a este nivel de digital de entrada,
    o filme na minha F70 faz bonecos bem melhores...alguém opina ???

...Ainda ficou a questão de a D40x fazer ISO100 que a D40 não faz...

Portanto uma destas dSLR de entrada com umas lentes boas e depois
    se quiser tirar uma foto a serio...F70.

( ainda acabo numa "pana-TZ3" e umas lentes xpto pró filme...
    jazuz que dor de cabeça:( )

20. ruimoura

ruimoura Power Member

Era aí que eu queria chegar. Não disse que a D80 não é superior, porque é (quem me dera ter uma), mas se a D40 chega bem, prefiro guardar o dinheiro para lentes. A partir da D200 é que a coisa começa a ser bem diferente ...

E vais dar mais 150 euros por causa disso? Don't think so. ISO 200 e ISO 100 vai dar ao mesmo, nestas máquinas ...

Partilhar esta Página