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Power Member
E vais dar mais 150 euros por causa disso? Don't think so. ISO 200 e ISO 100 vai dar ao mesmo, nestas máquinas ...
esses 150€ já davam para esta lentezita... Nikon Nikkor AF 50mm f/1.8 D
E vais dar mais 150 euros por causa disso? Don't think so. ISO 200 e ISO 100 vai dar ao mesmo, nestas máquinas ...
esses 150€ já davam para esta lentezita... Nikon Nikkor AF 50mm f/1.8 D
135, por acaso ... anda a comer-me o miolo faz uns tempos ... um dia destes perco a cabeça ...
e eu perco a minha por esta... [FONT=Verdana,Helvetica]CANON EF 50mm F1.2L USM[/FONT][FONT=Verdana,Helvetica] ...ooops... enganei-me... é mais por esta...[/FONT]Canon EF 50mm f/1.8 II...
a d80 é superior à d40
o modo de medição é melhor, tem mais pontos de focagem, tem burst mais rápido, tem botões dedicados a iso/WB, bracketing de wxposure e WB, capacidade da bateria.
claro que a d40 custa metade do preço.
...Ainda ficou a questão de a D40x fazer ISO100 que a D40 não faz...
Resumindo, gajos inteligentes compram a 50mm F/1.8 que é ao preço da chuva e MUITO boa.. E os que não gostam da construção de gama amadora da F1.8, compram a 50mm F/1.4 que é também excelente e tem uma construção muito mais refinada.. Só que não tem juizo, compra uma F/1.2, que custa MUITO mais, apresenta uma série de problemas opticos que não aparecem na F/1.8 e F/1.4 e com isso ganha apenas 1/3 de sto pem relação à F/1.4..
Isso é um ponto em favor da D40... Só significa que a sensibilidade base do sensor da D40 e maior do que sensibilidade base do sensor da D40x.. Ou seja, com a mesma luz ambiente a D40 consegue captar o dobro da luminosidade da D40x.
Isso significa que a D40 a ISO200 está no seu melhor ponto, no ponto em que tem menos ruído e em que tem o seu maior alcance dinâmico, pois não é preciso amplificar o sinal que vem do sensor.. A D40x a ISO200, já tem que ter alguma amplificação do sinal.. Pode não ser notório, mas já terá menos performance do que a ISO100..
Muitas SLR, por causa do tamanho do tamanho grande dos pixels dos seus sensores, tem sensibilidade base de ISO200.. A nova D3 e a nova D300 são exemplo de camaras com sensibilidade base de ISO200.
Já agora, as lentes ULTRA-luminosas, antigamente eram uma grande moda, e era quase como se o tamanho do pénis do fotografo se medisse pela luminosidade da lente.. Actualmente as pessoas estão mais pragmáticas e deixaram-se desses fundamentalismos...
O problema é que fazer uma lente F/1.2 apresenta desafios ópticos muito maiores do que fazer uma lente F/1.4, para se ganhar apenas 1/3 de stop de luminosidade, ou seja, quase nada.. Mesmo uma F/1.8 é apenas 1 stop mais lenta do que a F/1.2 e custa 10 vezes menos..
Basta olhar para o lineup da Canon nas lentes de 50mm.. A F/1.2 é feita com 8 elementos, a F/1.4, 7 elementos opticos e a mais simples que é a F/1.8 necessita apenas de 6 elementos opticos..
Depois há aquestão das distorções, a F/1.2 apresenta uma distorção de 0.764%, a F/1.4 tem uma distorção que é praticamente metade, de 0.438% e a F/1.8 que é a mais baratinha e a mais simples, praticamente não tem qualquer tipo de distorção, medido em laboratorio tem-se uma distorção de 0.00567%..
Quanto à resolução, no centro todas são boas na abertura máxima, e excelentes quando se fecham uns 2 stops... Já ao nivel da resolução nos cantos, onde a complexidade optica mais se faz sentir, a F/1.2 por exemplo precisa de ser fechada a F/8 para atingir niveis excelentes de resolução, a F/1.8 a partir de F/4 já tem uma resolução nos cantos excelente..
Por fim, as aberrações cromáticas.. Na F/1.2 têm em média 1,3 Pixels de tamanho.. Ou seja, são bem visiveis... Na F/1.4 e F/1.8 descem logo para um tamanho médio inferior a 0.3 pixels, ou seja, são negligenciaveis e não requerem o seu acerto em pós-processamento..
Resumindo, gajos inteligentes compram a 50mm F/1.8 que é ao preço da chuva e MUITO boa.. E os que não gostam da construção de gama amadora da F1.8, compram a 50mm F/1.4 que é também excelente e tem uma construção muito mais refinada.. Só que não tem juizo, compra uma F/1.2, que custa MUITO mais, apresenta uma série de problemas opticos que não aparecem na F/1.8 e F/1.4 e com isso ganha apenas 1/3 de sto pem relação à F/1.4..
Fantastico post mundano
Já agora, acrescento que no passado chegaram a existir lentes de 35 e 50 mm, com aberturas ainda maiores.. A nikon e a canon chegaram a ter lentes F/1.0 para SLR's, a Leica ainda tem uma 50 mm F/1.0 no seu lineup para as Leica R.. Só que esta Leica custa 6000 USD.. Eu cá prefiro uma F/1.4 por 300 euros..
E no cinema chegaram a usar-se lentes com mais abertura do que distancia focal, o Kubrik por exemplo chegou a filmar com lentes F/0,7...
Deixa isso na abertura mínima, e mudas as aberturas na máquina!
edit: mínimo deve ser f/22..