dúvidas...

XamaL

Power Member
boas pessoal. sou um novato no mundo do oc e ainda existem algumas coisas que não entendo bem:

. tenho um p4 2.8 revision D1. alguém sabe a diferença entre os M0 e os D1?

. qual a temp máxima que o processador aguenta? ainda só tenho a refrigeração de origem, mas entretanto vou comprar um Zalman (são os melhores, né?). Em termos de estabilidade, ok têm de ser feitos alguns testes, mas e em termos de durabilidade? quanto mais tempo e mais quente estiver o processador menos tempo dura, né? aguentará até aos 50, 60º?

. comprei uma gráfica 9600XT da Asus pq tinha comprado uma doutra marca (exair) mas as memórias num prestavam. nesta Asus tenho a vantagem de controlar a temperatura do core e das mems, mas mais uma vez aqui não sei até que temperatura posso puxá-la... 8o

. por fim, tenho lido algumas coisas sobre a P4C800 e o pessoal fala em "droop mod", vmods, etc... será que isso é mesmo preciso para puxar por ela? pelo que entendi o "droop mod" é para evitar as variações de voltagem no vcore e outros, mas tb já me disseram que isso acontece por causa da fonte não ser grande coisa...

. ainda sobre a P4C800: a temperatura do processador apresenta no Asus probe é a temperatura real? já ouvi dizer que as Asus apresentam temperatura a menos... é verdade? quanto?

desculpem lá o rol de perguntas... mas são algumas coisas que gostava de esclarecer antes de puxar pelo pc....

cumps e brigadão :D

pessoal, não sei como o post veio aki ter (devo ter feito asneira), mas agradecia que algum admin ponha isto no sítio certo. Thanx.
 
Última edição:
BENVINDO

Em relação à gráfica não sei ajudar. Mas em relação à board e CPU aqui vai.


tenho um p4 2.8 revision D1. alguém sabe a diferença entre os M0 e os D1?

A diferença é no stepping do CPU. Diferença física é que na parte que encaixa no socket na parte do meio vez 30 peças de metal em vez das 12 que aparecem no teu.
No entanto penso que este facto não é devido ao stepping porque eu tenho um 3.0 D1 que tem essas 30 peças.

qual a temp máxima que o processador aguenta? ainda só tenho a refrigeração de origem, mas entretanto vou comprar um Zalman (são os melhores, né?). Em termos de estabilidade, ok têm de ser feitos alguns testes, mas e em termos de durabilidade? quanto mais tempo e mais quente estiver o processador menos tempo dura, né? aguentará até aos 50, 60º?

A quesrão da durabilidade é dificil. Em primeiro lugar a garantia dos CPUs é de três anos e quem se dedica ao OC raramente tem um pc durante tanto tempo. A mania de ter algo mais potente é uma chatice:) No entanto o que dizes em relação à temperatura é verdade mais tb é certo que à pessoas que tem o cpu a default a uma maior temp do que o pc que faz OC. Portanto está ela por ela.
Em relação à temp eu nunca tive mais de 50ºC mas já lá vamos:)


por fim, tenho lido algumas coisas sobre a P4C800 e o pessoal fala em "droop mod", vmods, etc... será que isso é mesmo preciso para puxar por ela? pelo que entendi o "droop mod" é para evitar as variações de voltagem no vcore e outros, mas tb já me disseram que isso acontece por causa da fonte não ser grande coisa...

Tens dois mods que podes fazer. O drop mod que é precisamente para reduzir as variações das voltagens do CPU e o Vdimm que é para teres mais voltagem nas memórias.
O primeiro para quem está a ar não faz sentido. Não tenho visto que as variações de Vcore sejam importantes para o OC. Às vezes parece-me mais preocupação do pessoal do que importante. Além disso o mod tem que ser soldado e com isso ou ficas sem garantia ou pior podes matar a board.
O Vdimm é capaz de valer a pena. Além disso podes usar um grabber pelo que não é nada arriscado. Mas como as tuas mems são a 400Mhz não tens grande vantagem a menos que as mems sejam mesmo boas.


ainda sobre a P4C800: a temperatura do processador apresenta no Asus probe é a temperatura real? já ouvi dizer que as Asus apresentam temperatura a menos... é verdade? quanto?

O ASUS probe é um bocado mentiroso para baixo. Pelo menos é assim. Quem tem ABIT tem mais 10ºC. Mas é um bom indicador e serve para te guiares.

Apenas umas dicas se queres fazer OC.
Primeiro tens que meter umas ventoinhas na caixa para teres circulação de ar. A caixa tem que receber ar fresco do exterior e depois ter uma saida para o ar que se forma dentro dela. Sem isso as temps vão aumentando e nada feito. Passado umas horas o PC reinicia.

Depois disso é arranjar um bom cooler.
Estou à vontade para falar do Zalman 7000 AlCu porque usei um.
Não é o melhor cooler para P4. Haverá outros um pouco melhores. Mas é seguramente dos mais baratos, mais performantes e acima de tudo silenciosos. E esta combinação parece-me que não se encontra em nenhum outro.
Depois tens que meter uma pasta térmica decente. Uma quantidade muito pequenina. Recomendo-te artic silver 5.
No teu caso vais ter que usar o divisor 5:4 para poderes puxar pelo teu pc. A 1:1 não deves ir muito longe. Para teres uma ideia eu conseguia 225mhz nasm mems o que dá a 1:1 3150Mhz. A 5:4 dava 3360Mhz. Ou seja um FSB de 240. Mas assim as mems ficam a menos do que 200Mhz. Mas dificilmente com esse CPU consegues chegar a 3500Mhz o que daria um FSB 250 e as mems a 200Mhz certinhos.
Se precisares de mais alguma coisa avisa.

Renovo os votos de boas vindas a esta comunidade:D
 
Thanx

Thanx pelos esclarecimentos.... (mesmo assim fique sem saber o que é o stepping, mas tá-se bem). Vou testar alguns settings e depois informo do resultado.

Cumps.
 
Back
Topo