1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por @deye, 21 de Julho de 2006. (Respostas: 19; Visualizações: 1104)

1. @deye

@deye 1st Folding then Sex

Boas!

Adquiri um OCZ ddr booster para dar sumo às minhas BH5. Pensava eu que elas não passavam dos 215 por falta de volt's, mas afinal enganei-me.... Depois de passar uma hora a limar os dissipadores (O booster é mesmo grande) para caber no devido sitio liguei o pc. Alguma coisa está mal. Regulei o booster para 3V quando estava na bios e tentei fazer boot a 225. Fez boot, aparceu o ecrã do windows e de repente pufff:

http://img48.imageshack.us/img48/993/imgp1523bt9.jpg

Se fizer restar aparece a mesma coisa. Tenho que desligar durante uns segundos para voltar a dar...
    Já me apareceu antes de ter o booster, mas acho que foi a 215. Agora expliquem-m uma coisa... K raio tem a gráfia a ver com o OC?? Eu tenho o agp/pic lock @ 66/33. Alguem conhece alguma bios decente para eu usar a p4p800 com as bh5? Para activar o PAT só mesmo usando o "truque"?? não há nenhuma bios moddada que active o full PAT??

Tks

2. Radeon Force

Radeon Force I fold therefore I AM

Faz um clear cmos á bios durante 10 minutos e depois volta a colocar ai pilha e liga tudo.

3. @deye

e o problema desaparece? A board funciona e não dá problemas. Só não faz o oc que devia... Com umas OEM (non dual channel) já fiz 225 para benchar.

Tks

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Quando conseguires aceder à BIOS, volta a flashá-la de novo.

Acho que isso é a "signon message", ou seja, o texto que é mostrado cada vez que inicias o PC e que está na BIOS da placa gráfica.

Esquece o PAT para FSB altos ^^ só ajuda à instabilidade.

EDIT: Olha, acabei de saber que as minhas BH-5 fazem 250MHz com 3.3V :D (@2-2-2-5)

Última edição: 21 de Julho de 2006
  5. @deye

Mas eu consigo aceder à bios. Agora está tudo normal. Conheces alguma bios boa para o que eu quero? Neste momento estou com a 1019, a ultima bios oficial não beta

Já nem peço que as minhas consigam + que isso!! Penso que é o suficiente para chegar ao limite do cpu

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu também estou com a última oficial não beta :D

Mas ainda não sabes qual é? O do meu anda pelos 3.7, mas que isso já é preciso muito Vcore (muitos graus)

7. @deye

http://img200.imageshack.us/my.php?image=occtir4.jpg

A vcore default e completamente estavel

http://img524.imageshack.us/my.php?image=36ghznc5.jpg

Estavel o suficiente pa correr os meus bench's e para dar uns tiros no cod2. Tudo a vcore default. O Occt está a ler a voltagem atravez do spedfan, que por sua vez lê 1,60 quando na bios tenho 1,525. Ainda tou para ver onde é que ele vai com + vcore...:004:

Edit: Então k vou fazer à bios? Vou tentar 1 flash com alguma bios que tenha tido bons resultados com as BH5

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Quando eu disse flashar a BIOS, era com a 1019...Para não pedir a BIOS após um crash...

9. @deye

Finalmente decidi perder algum tempo à volta o meu sistema e as prespectivas não são nada boas... Com o booster tentei benchar a 225, e corri o 3dmark 01 até metade, ou seja até quando o pc crashou... Antes de comprar o booster li uma serie de review's, nas quais o principal problema do booster era mesmo o seu tamanho. Mas nenhuma delas referiu o enorme droop que este tem (pelo menos no meu caso!!!). Tentei uma voltagem "normal" e acessivel, 3.1v, com 215Mhs de fsb, o que me parece mais que razoavel. Algumas BH-5 fazem 215 com 2,8v. Regulei o booster para 3,1v na bios e iniciei o windows. Naveguei na net, ouvi musica e passado um tempo puff... crashou... Vou a olhar para o booster e vejo 2,8v!!!! Estas variações são progressivas e bastante lentas. às vezes vão subindo e outras vão descendo... Agora pergunto eu... Isto é normal no ddr booster???

10. WindWalker

WindWalker Power Member

As minhas :X 216 sem Booster e 2.85V na BIOS (2-2-2-5).

Não deve ser normal =/

O Booster tem garantia vitalícia. Manda-o para RMA.

11. @deye

As minhas tambem fazem isso, mas dão erros no memtest e as vezes encravam.

Não posso. O booster foi comprado em segunda mão e já tive que limar os dissipadores para caberem na board :lol:... acho que vou é arranjar umas tccd...

O booster aquece muito e ainda não passei dos 3,2v. E como quero a maior performance para o dia-a-dia (folding) e não para benchar não dá muito jeito ter uma fan apontada para o booster e a caixa aberta... Será preferivel procurar umas tccd nos classificados ou compra-las novas? E já agora opiniões acerca de umas tccd porreiras para o meu sys.

Tks

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Tiveste que limar??? Com as memórias no 1º e 3º slot não conseguias pô-lo no 4º???

O meu "ARDIA" com 2.80~2.81V nas TCCD (tirei-o...)

Ainda vendem TCCD's novas? Hmmm

13. @deye

Exacto... no solt 2 não cabia por causa da mem no solt 3. No solt 4 não cabia por causa do conector power da board. O meu booster veio com uns dissipadores em Aluninio ainda por cima grandes. Quando puder tiro 1 foto.

sei lá...:-D

14. WindWalker

WindWalker Power Member

No meu, com as memórias no 1º e 3º, cabe no 2º ou 4º :S

Acho que não...

15. @deye

Aproveito este topico para expor mais umas duvidas.

Estive a vasculhar a bios e encontrei 2 opções relativas às mem's que não sei para que servem. São elas "Dram idle timer" e "Dram refresh rate". O refresh rate ainda tenho uma ideia, mas gostava de ouvir uma explicação. O idle timer é que não sei mesmo.

Decidi fazer burn in às minhas mem's. Para isso vou usar o mem test. Devo fazer o burn in com um fsb que não provoque erros, ou com um fsb em que tenha erros e eles vão desaparcendo progressivamente?

Tks!

16. WindWalker

WindWalker Power Member

Não sei explicar, mas usava no resfresh rate 15,6usec e no idle timer deve usar-se o máximo possível, uso 64T, Infinite deve corresponder a 256T. Penso que a largura de banda das memórias aumenta um pouco, quanto maior fôr o Idle Timer.

Um FSB que provoque poucos erros no Memtest. Definir pouco erros, não sei (diria menos de 5000). Deves dar-lhes cerca de 3.3V e ter uma ventoinha a arrefecê-las. Acho que o teste 5 é o mais puxado e talvez, por isso, o melhor para fazer burn-in.

17. @deye

Tks WindWalker!

É sempre no 5 que as minhas mem's dão erros... chegam aos 97% sem erros e de repente dispara.
    Eles aconselham cooling activo apartir dos 3,4v. Mas com este calor és capaz de ter razão.
    Ainda estou com o problema do booster. Ainda hoje estava a ver quanto davam as mem's a 2,9 (no booster) e elas foram aumentando progressivamente até 3,1. Depois não davam erros.. Com certeza...:-D

18. WindWalker

WindWalker Power Member

Isso é porque ele só indica os erros no fim...Não é porque só os começa a dar a partir dos 97% ;)

3,4V no Booster. Estou a falar das memórias. Mas sim, com este calor, é nas memórias e no Booster xD

Mede a voltagem com um multímetro. Metes uma das pontas a fazer contacto com a caixa e a outra, (bem isto é difícil de explicar):

Em cada slot, imaginando na vertical, nessa MBoard, tens duas linhas de contacto de pinos. Num dos slots, na linha direita de contacto dos DIMM's, pões a ponta que sobra no 7º pino a contar de baixo.

Se variar tanto no visor do Booster como com o método manual, então acho que vais ter que mudar o potenciómetro do Booster :X

Última edição: 31 de Julho de 2006
  19. @deye

Não tenho nenhum lultimetro por cá... quanto custa um bicho desses? Se não for muito compro, até porque me dá jeito para outras coisas.

20. Sway

Sway To fold or to FOLD?

ha multimetros a 13€. (menos nao sei mas deve haver) e funcionam como os outros.

Partilhar esta Página