1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DVB-T - Televisão Digital Terestre CUIDADO

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por jmascarenhas, 21 de Dezembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 5832)

1. jmascarenhas

jmascarenhas Power Member

Boa noite

Gostaria de vos chamar a atenção para o facto da ANACOM ter confirmado, no site abaixo, que as futuras emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal terão por base a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264 (conhecida também por MPEG-4 AVC). No seu comunicado a ANACOM alerta também os consumidores para o facto de existirem TVs a ser vendidos em Portugal como "aptos para receber o sinal da TDT" quando de facto apenas estão equipados para descompressão do formato MPEG2 e clarifica que para recepção das emissões de TDT em Portugal os televisores terão de respeitar duas condições:

1. Compatibilidade com a norma DVB-T;
    2. Descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.

A ANACOM está também a alertar aos consumidores que alguns televisores que estão a ser vendidos em Portugal, e que dizem ser aptos a receber o sinal da TDT, são equipados apenas para a descompressão em MPEG-2, ou seja, não receberão o sinal da TDT portuguesa.

A página do site da ANACOM onde podem ver isto é esta

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=754058

Assim, já existem casos de consumidores que conseguiram devolver os seus aparelhos de tv baseados numa situação em que lhes foi informado que o modelo que compraram estava apto para receber televisão digital terrestre quando afinal a TV apenas tinha descodificador MPEG-2, e isto após dia 20 de Outubro, data em que a ANACOM tornou, ainda mais publica a decisão do formato que vai ser utilizado em Portugal.
    Portanto, cuidado com o que as marcas de TV e lojas andam a tentar vender.
    Passem a palavra para evitar dissabores a mais gente.

2. BlueShark

BlueShark Power Member

o melhor é começar a fazer uma lista dos compativeis

3. h5n007

h5n007 Power Member

concordo. uma vez que comprei uma que não é compatível com isso.

4. Eu comprei há dias um LCD e tive este elemento em conta.
    Acabei no entanto por optar por um LCD não compatível com MPG-4. Os compatíveis são sempre mais EUR 300, 400, 500, ... que outros com as mesmas specs não compatíveis.
    O problema resolver-se-á facilemte com um descodificador barato ou até gratuito...

5. shaktar

shaktar Power Member

concordo

6. Seavoices

Seavoices Power Member

Já existe um tópico neste fórum que indica quais são as TV's disponíveis com DVB-T MPEG4.

Podem fechar

7. dark4lex

dark4lex Suspenso

Podes dar o link sff?

8. MK24ever

MK24ever Power Member

Não stressem com nada disso pá, até uma TV SD será compatível com TDT, basta uma porcaria de um adaptador de alguns €25.

9. Tiago@Rosetta

[email protected] [email protected] Member

A maioria nem vai usar sequer o adaptador dos 25 euros. Vai ter meo, zon ou clix. Comprem uma tv pela imagem e esqueça o TDT.

10. Seavoices

Seavoices Power Member

Faz uma pesquisa. É para isso que ele serve

11. nepice

nepice Power Member

lol secalhar deu-te mais trabalho escreveres essa frase do que fazer copy paste do link...

...enfim...cada vez este forum esta pior...

eu nao é por mim, que nem estou interessado, mas acho um pouco falta de respeito...

PS:desculpem la o off topic

cumps

12. saraivix

saraivix Power Member

Yup..basicamente deve ser por aí :x2:

13. jmascarenhas

Olá mais uma achega para a situação. Vi esta noticia antiga, recentemente e achei que a deveria juntar a este post. pois já outros colegas postaram sobre este mesmo assunto do preço das boxes. Pessoalmente acho que cada vez mais a questão preço se dilui com o tempo, pelo que esta noticia vale o que vale, apenas informação adicional.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=1728&id=935009&main_id=

14. Taz

Taz To fold or to FOLD?

O concurso anda atrasado, tão cedo não há TDT, mas vai haver exploração do preços, lá isso...

15. null

null Power Member

Boa noite a todos.
    Sobre o assunto que é abordado neste tópico a Digital Terrestre e pelas informações que disponho parece-me que funcionará como o tradicional sistema de antenas só que com sinal digital. Isto é se moramos num prédio onde actualmente temos uma antena comum que nos permite visualizar os 4 canais nacionais apenas, com a digital terrestre essa antena e substituída por uma outra onde o sinal será digital e provavelmente em vez dos 4 canais serão disponibilizados mais 1 ou 2. Ora a maior parte das pessoas actualmente tem serviço por cabo ou satilite da TVcabo, Cabovisão, Meo, etc etc e não irá certamente deixar de ter 40 ou 70 canais para apenas ter disponivel 5 ou 6.
    Resumindo, será importante ter o televisor o DVB-T? Será que iremos usar? Eventualmente algumas pessoas sim mas a maioria como eu não, isto apesar de eu proprio, na escolha do um LCD que comprei tivesse esse cuidado, mas por pensar que o funcionamento da DVB-T ser de outra forma.
    Será que alguem me confirma que o DVB-T funcionará da mesma forma das tradicionais antenas mas com sinal digital ou será que permitirá o surgimento de outros serviços?

16. jmascarenhas

Olá. Eu acho que ninguém nesta fase poderá dizer que existirão outrs serviços além dos 4 canais.
    No entanto, e esta talvez seja a questão, devido à largura de banda adicional, essa possibilidade é fortissima e um dos motivos pela qual a mudança será feita. Agora que serviços/canais serão esses? ainda ninguém saberá, mas que podem vir a ser muito interessantes isso é bem possivel.

17. jmascarenhas

Olá, uma informação importante do passado dia 12 Janeiro, a apresentação do Zeinal Bava sobre a DVB-T em Portugal. Aparte a publicidade, penso tratar-se de informações que podem ajudar a esclarecer muitas das duvidas que já aqui foram mencionadas. E volto a dizer, se se sentem enganados com o modelo que compraram troquem-no, podem fazê-lo!

o link é do jornal de negócios e deve arrancar sózinho, não se esqueçam de ligar o som.

http://www.jornaldenegocios.pt:80/index.php?template=SHOWNEWS&id=348726

18. jnightz

jnightz Power Member

Querer fazer é uma coisa, agora PODER FAZER já é outra bem diferente!

As trocas nas lojas só podem ser feitas até 15 dias depois da compra e a garantia só é usada quando o aparelho tem defeitos/avaria e não porque a pessoa lhe apetece trocar a TV por outra.

E outra coisa, só conta para TVs vendidas depois de
    20 de Outubro, data em que a ANACOM tornou publica a decisão do formato que vai ser utilizado em Portugal. (como está no primeiro post)

Mesmo assim desde 20 de Outubro até hoje já passaram mais de 15 dias :) por isso já não aceitam trocas nem com a desculpa de o cliente ter sido enganado com MPEG2 em vez do MPEG4 pois claro que nenhuma loja vai admitir que 'enganou' o cliente e não há provas e conclusão (para eles, vendedores): O cliente inventa essa história só para poder trocar a TV por uma melhor.

Portanto para trocar a TV só com a factura da loja no prazo de 15 dias.

19. Cereal_Killer_

Cereal_Killer_ Power Member

Tanto stress pa que? O futuro é fibra optica, teremos mil e tal canais e internet super rápida!

Partilhar esta Página