DVD-RAM o futuro, leiam

jccgold

Banido
Apesar dos DVD-RAMs já existirem ha algum tempo, tenho visto para meu espanto que apesar de ser o melhor formato existente de DVDs e o mais popular no Japao practicamente ninguem o conhece em Portugal, nem mesmo donos de lojas de informatica!
Comprei um LG 4163B em mao, e por curiosidade perguntei pq o vendia. Ia comprar um Plextor XPTO. E aí comecei a falar de DVD-RAM
Que da para formatar e fazer dele um disco rigido http://pcpro.mytech.it/pcpro/statici/prove/images/132/Format1.jpg
ou por ex no meu gravador de TV posso ler algo q esteja no DVD-RAM e gravar outro programa ao mesmo tempo, a nivel de fiabilidade em teoria dao para gravar 100000 vezes contra as 1000 vezes dos dvd-rws que ja li as vezes depois de usados 3x começam a dar problemas.
Artigos ha mtos escolho este com alguma informacao mais
http://www.pcworld.com/news/article/0,aid,116438,00.asp
Ja nao basta serem melhores, mais fiáveis, agora sao tb os mais rapidos. No Japão sao lideres de mercado.
E ando eu a procura de comprar mais DVD-RAMs para mim, entro nas lojas de informatica e resposta. "Nao temos" 8o, ou a mais vulgar "Nunca experimentei"
Nao se pode sequer dizer q as pessoas teriam de fazer investimentos adicionais, visto que o mais popular gravador actualmente vendido é o LG 4163B, que permite gravar em DVD-RAM.
A razao disto é em grande parte pelo sistema DVD-RAM ser concorrente da Sony, de qq forma depois do que ouvi por aí nao me admirei ao pesquisar, que nao havia 1! unico topico sobre DVD-RAMs.
Se alguem me encontrasse algum sitio onde vendessem DVD-RAMs 5x se fizessem o favor de mo dizer, que nesta porcaria de país n consigo encontrar :mad:

P.S: Pelo que vi desconfio que já nao vá comprar o tal Plextor
 
Última edição:
Infelizmente DVD-RAM e' mais lento, pelo menos nos gravadores de ca'... O meu tb grava DVD-RAM a 5x e no entanto grava -+R a 16x Ate' double layer vai a 4x o k n anda mt atrás do DVD-RAM... Mas pelos vistos os DVD-RAM são bem mais baratos k os double layer...
 
De 4x num +-RW para 5x num DVD-RAM não sei se compensa a diferença de preços dos DVD's em si...

EDIT: o meu grava +-rw a 4x mas talvez ate' ja' haja mais rápidos o meu ja' n e' mt recente...

EDIT: Depois de alguma pesquisa :P Descobri k o novo modelo do gama do meu Lite-On 1673s ja' grava +RW a 8x
 
Última edição:
A razão pela qual o DVD-RAM não se massificou tem a ver com as suas orígens, pois a primeira versão requeria o uso de cartridges externas para proteger do pó e dos riscos, um pouco à semelhança do que acontece com a Sony PSP e o seu UMD (básicamente, um mini dvd com cartridge externa).
Outra razão é a fraca ou quase inexistente adesão ao formato por parte dos fabricantes de leitores e gravadores de mesa, por causa do preço (na altura) do suporte e da tecnologia necessária à compatibilidade simultânea.

Espero que desta vez, com o BD-ROM (Blu-Ray, sim, é blu, não blue) e o HD-DVD haja mais tempo para definir uma norma única e não dois formatos tão diferentes.
 
E' verdade... Não compreendo porque tanto formato e faz tudo o mesmo... Ja' experimentei gravar as mesmas coisas em +/- e double layer n experimentei devido ao preço do dvd em si k axo exorbitante... E fica tudo igual...

(Sim eu sei k teve a ver com as várias empresas e por aí a fora)
 
God_Lx o problema nem esta na velocidade, ja podem haver gravadores dvd-rws a 8x, mas os discos em si ainda nao apareceram enqto os DVD-RAM 5x ja existem desde Agosto 2004.
So para teres um ex, comprei um gravador de TV, e experimentei um DVD-RW- Nas instrucoes vinha que para se poder fazer certas edicoes tinha de se formatar num formato q depois n era compativel com o PC, e noutro formato era compativel com o PC mas tinhas menos opcoes.
Depois experimentei o DVD-RAM. Meti no gravador, nao precisei formatar, gravei o programa, meti no PC e lia perfeitamente :o
E nao te esqueças da durabilidade dos discos. Ha montes de gente com Dvd-rws a deixar de funcionar.
blastarr aí permite-me discordar. Como disse o gravador DVDs actualmente mais vendido é o LG 4163B q grava em DVD-RAM, o problema da massificacao esta em 1º lugar que, eu proprio q estou interessado em compra-los nao apareceu ainda ninguem q tenha o link de uma loja q os venda, apenas revendedores. Assim é dificil as coisas massificarem-se :rolleyes:
+ que no Japao o DVD-RAM esta mais que massificado e é terra da Sony
Por mim standardizava-se desapareciam os dvd-rws. Sao tecnologia inferior de empresas com mais poder (Sony) infelizmente
 
Última edição:
O máximo k podiam fazer era desaparecer os DVD-RW's pq os DVD+-R não dado k são BEM mais rápidos k os DVD-RAM, mas dentro dos regraváveis tens a tua razão, mas como ja' foi dito aqui, muitos gravadores (E provavelmente leitores ?) não lêm/gravam DVD-RAM...
 
Eu comprei 2 ou 3 DVD-RAMs na *****, e acho que cada um era cerca de 4€(não me lembro bem). A marca é Mmore, e tem caixa grande, tipo DVDs de filmes.
 
gccgold, na verdade sempre que vou à ***** ou à worten tem lá discos DVD-RAM de pelo menos duas marcas, Memorex ou TDK.
Tb tenho um LG com DVD-RAM, mas nunca o uso para gravar nesse formato, simplesmente n preciso. O formato DVD-RAM não foi criado pela Sony, mas sim pela Hitachi, a Sony a princípio suportou-o, mas, vendo que o formato dvd+rw dela própria e da philips, bem como o dvd-rw da pionneer eram mais compatíveis e mais baratos, tratou de lhe dar com os pés, isto apesar da tecnologia de correcção de erros do dvd-ram ser superior. Foi simplesmente a lei do mais fraco e do mais forte que imperou.
 
blastarr os DVD-rws é que sempre tiveram incompatibilidades. Se experimentares gravar um DVD num gravador TV entendes. Os DVD-RAM sao mto mais isentos de problemas, aconteceu que no inicio os DVD-RAMs eram comparativamente bastante mais lentos que os DVD-rws situacao em que ja nao estamos agora.
Se tiveres um erro num dvd-rw afecta-te 32kps, num dvd-ram afecta-te 2kps. 16 vezes menos. Tecnicamente vejo apenas vantagens no DVD-RAM
Só o facto de o podermos formatar de forma a usa-lo como um disco rigido normal já valeria a pena.
 
jccgold disse:
Se tiveres um erro num dvd-rw afecta-te 32kps, num dvd-ram afecta-te 2kps. 16 vezes menos. Tecnicamente vejo apenas vantagens no DVD-RAM
Só o facto de o podermos formatar de forma a usa-lo como um disco rigido normal já valeria a pena.

E a desvantagem de ser mais caro e que será sempre assim pois o mercado é pequeno e pq já vem formatados *fisicamente*? O facto de podermos montá-los (ehehhe, passe a expressão) como um disco rígido é uma grande valia, sem dúvida. Por isso é que irei comprar um LG quando tiver tempo.
 
Acho que essas "comuns" incompatibilidades com os RWs de mesa devem-se ao facto de eles poderem ser gravados em modo vídeo e modo VR. Se gravarem em modo vídeo, o RW será muito mais compatível com leitores de DVD de mesa, que um RW gravado em modo VR(acho que este é melhor para efeitos de edição).

De qualquer maneira o DVD-RAM é realmente superior a nível de correção de erros e de flexibilidade para pós-edição, aliado ao facto de terem multiplo acesso, no qual(já foi dito aqui) se pode gravar um programa e ao mesmo tempo estarmos a ver um programa anteriormente gravado no mesmo disco DVD-RAM(leitura e escrita simultânea). Creio que os dados de um DVD-RAM são separados/escritos em "fatia" e não em espiral.

O facto de poder ser usado como um disco rígido também é uma grande vantagem :)
 
jccgold epá é a vida. Até parece que não te lembras do BETA e do VHS e outros que tal. Eu por mim nunca aposto em cavalos perdedores.
 
Nem sempre este género de escolhas se podem considerar verdadeiras apostas, porque o facto de termos um ou outro DVD-RAM para uso prórpio facilitado, não significa que estejamos a colocar em causa o nosso futuro em termos de aposta perdida na área de tecnologia. Até porque neste caso o DVD-RAM é uma componente regravável, sempre a par dos formatos graváveis -+R mais baratos e mais úteis para venda e armazenamento. Quem usa DVD-+RW, certamente poderá na maioria dos casos trocá-los por um DVD-RAM sem ficar entalado no futuro...

EDIT - Pessoalmente acho que no caso DVD-R e DVD+R, a aposta mais arriscada seria para quem apostasse no formato + (pois surgiu como uma alternativa ao formato DVD "oficial" e pessoalmente tenho tido mais problemas com incompatibilidades entre leitores de DVD de mesa e DVD+Rs), apesar de o formato DVD+R/RW ser mais flexivel a nível de opções de gravação e pequena edição de conteúdos(tanto quando sei).

Mas felizmente parece que ambos os formatos vão co-existir simultâneamente :)
 
Última edição:
Xpirit disse:
O facto de podermos montá-los (ehehhe, passe a expressão) como um disco rígido é uma grande valia, sem dúvida. Por isso é que irei comprar um LG quando tiver tempo.


Podes fazer precisamente o mesmo com DVD+RW.
 
Back
Topo