DVD-RAM o futuro, leiam

Tafinho disse:
Para Backups diários uso um disco externo. É mais rápido, mais barato e mais fiável. Compatível com tudo o que tenha USB ou Firewire.

Para backups de armazenamento uso DVD+R

Apoiado...és cá dos meus.
 
Tafinho,

num PC com um floppy e um gravador de DVD+RW posso então fazer boot de umas disquetes de instalação do MSDOS e instalar e correr o DOS no DVD+RW, certo?
 
Xpirit disse:
Tafinho,

num PC com um floppy e um gravador de DVD+RW posso então fazer boot de umas disquetes de instalação do MSDOS e instalar e correr o DOS no DVD+RW, certo?

DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.

Mas é mais um problema dos DOS, já se corre Linux em tudo o que é sistema de armazenamento há uns anos valentes.

Também não consegues correr MacOSX a partir de nada que seja externo, pois não...?
 
Tafinho disse:
DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.

Mas é mais um problema dos DOS, já se corre Linux em tudo o que é sistema de armazenamento há uns anos valentes.

Também não consegues correr MacOSX a partir de nada que seja externo, pois não...?

Claro q sim... até dum iPod consegues ;)

Tease: então Tafinho... tás a falhar :D
 
http://www.lowendmac.com/tf/010419.html

Realmente podias pesquisar antes de mandares "bitaites" Tafinho :(

The installation process is as easy as installing Mac OS X on your internal drive, with the driver software needed for controlling the external drive already built into the OS.

The only known issue occurs after installation with some drives: You cannot select the FireWire drive in Mac OS 9's Startup Disk control panel to boot back into Mac OS X -- it looks "grayed out." If this is the case, restart your Mac and hold down the option key. This opens the Startup Manager. You can then choose the FireWire drive and click the arrow to continue starting up into Mac OS X. Updating the Startup Disk control panel to version 9.2 usually solves this problem.

I don't have FireWire on my computer, will USB hard drives work?

Yes, but they're very, very slow. On average, USB hard drives are 1/20th the speed of FireWire drives with the same drive mechanism, or close to the speed of a floppy drive. Veteran Mac users know that booting off of a floppy takes several times as long as booting from a hard drive -- and that was when the OS could fit on a 1.4 megabyte floppy. Mac OS X takes up over 1000 megabytes! The only Macs that didn't ship with FireWire ports and can boot from USB are the 350-MHz iMacs and the original iBooks.

Running Mac OS X on an external FireWire drive is just as easy and responsive as running it on your internal hard drive, with no problems short of losing that free Muzak. Darn!
 
Mais caro?

Tafinho disse:
Para Backups diários uso um disco externo. É mais rápido, mais barato e mais fiável. Compatível com tudo o que tenha USB ou Firewire.

Para backups de armazenamento uso DVD+R

Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? :003:
É mais barato? 9 gigas dum disco DVD-RAM ve-se a 6 euros. 90 gigas 60 euros
Um disco externo Maxtor por ex de 120 gigas 145 euros. Mais barato? hmm
Para alem do facto de ser mais practico poder-se levar 4 a 9 gigas com apenas a informacao q precisamos e nao toda.
Qto a velocidade o post do kidloco diz tudo
Tafinho Tafinho tas a falhar :-D
Se ha falta de compatibilidade, tb um dia os USBs eram incompativeis e hoje massificaram-se
 
Última edição:
"Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? "

estas a brincar nao estas ? queres comparar um dvd com um disco rigido ?
 
WarLock disse:
"Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? "

estas a brincar nao estas ? queres comparar um dvd com um disco rigido ?

Um disco rígido é mais fiavel em condições normais que um DVD-RAM mas também depende do nível de fiabilidade que se equaciona. Se houver uma tempestade magnética lá se vão os dados de um disco rígido. :D Se um disco rígido estiver ligado e se apanhar com um pico de tensão pode muito bem ir à vida. O DVD-RAM é algo que se pode guardar, isolar. Eu sou adepto dos backups distríbuidos (replicar os dados e distribuí-los), backups diarias e semanais para discos rígidos distintos e finalmente backup's mensais em suporte magneto-optico (DVD-R, DVD-RAM, etc). Mas cada caso é um caso.
 
Tafinho disse:
DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.

Bom, só me resta verificar se dá e aprofundar os meus conhecimentos do DVD+RW. Claro que sei que a tecnologia permite escrita e leitura aleatória e foi desenvolvida de forma a se poder posicionar o laser com rapidez num ponto da espiral e tb que é mais precisa a ligar e desligar o laser podendo com isto estruturar melhor o media. De qualquer forma a sua utilização como disco rígido é uma grande boa vontade nossa pq 1000x é manifestamente pouco para ser usado como disco rígido e para além disso penso que seja muito lento se forem realizadas escritas e leituras encadeadas. Também convém não esquecer que é necessário pré-formatar
o dvd+rw (antes de espetar o filesystem) enquanto os dvd-rams já vem formatados *fisicamente*.
 
Xpirit disse:
Quando aos MacOS, não sei. Não fiz qq menção ao Mac OS mas já que falas nisso parece que no Mac OS X NÃO podes usar dvd-+rw como discos pq não suporta packet writing, apenas leitura UDF 1.5. A meu ver é um ponto negativo do Mac OS X. O Tiger já trará suporte total. Curiosamente o Mac OS 9 suporta packet writing. Isto claro, nativamente. Pode sempre aparecer um 3-party a vender uma solução.

PS. Laserdisc's eram graváveis? Estamos a falar de meios magneto-ópticos. Sim, usei e tento alguns dos primeiros que apareceram, nas NeXT do Steve Jobs, claro.

O Mac OS 9 já suportava DVD-RAM.
O X provavelmente tambem suporta.
A Apple meteu no mercado o G4/500 com DVD-RAM.
O NeXT tinha uma drive MO, creio que era das de 3.5" de 640MB.
 
Tafinho disse:
DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.

Mas é mais um problema dos DOS, já se corre Linux em tudo o que é sistema de armazenamento há uns anos valentes.

Também não consegues correr MacOSX a partir de nada que seja externo, pois não...?

Nao corres no DOS? Nem com uma diskette de arranque de Win98 que suporta FAT32 e tem drivers ATAPI genericos que funcionam com quase tudo?

Se fosse num Mac com SCSI interno (SCSI na board que já nao há) podes arrancar o X de um disco ou CDR externo.
Por FireWire também é possivel (tipo instalar X no ipod e bootar pelo ipod).
E tambem dá para arrancar por rede atraves de outro Mac.
 
jccgold disse:
Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? :003:
É mais barato? 9 gigas dum disco DVD-RAM ve-se a 6 euros. 90 gigas 60 euros
Um disco externo Maxtor por ex de 120 gigas 145 euros. Mais barato? hmm
Para alem do facto de ser mais practico poder-se levar 4 a 9 gigas com apenas a informacao q precisamos e nao toda.
Qto a velocidade o post do kidloco diz tudo
Tafinho Tafinho tas a falhar :-D
Se ha falta de compatibilidade, tb um dia os USBs eram incompativeis e hoje massificaram-se

Se os 145€ = preço do disco + caixa externa, junta também o preço do gravador aos 10 DVD's.

Ex:
> Seagate 160GB 7200rpm 8MB [+/- 80€] + Caixa externa USB2.0/FW alumínio [+/- 50€] = 130€
> 10x DVD-Ram ?x 90GB [60€] + Gravador de DVD [+/- 55€] = 115€

Acho que os 15€ compensam a velocidade e a universalidade do sistema com o disco. Ahh e se quisermos ficar com o mesmo espaço de amazenamento já o sistema de DVD-Ram fica mais caro.

EDIT
Conclusão: eu acho que o disco é melhor para backups de documentos pessoais e tudo o que precisar de ser actualizado com alguma regularidade.
 
Última edição:
BlueBird disse:
Se os 145€ = preço do disco + caixa externa, junta também o preço do gravador aos 10 DVD's.

Ex:
> Seagate 160GB 7200rpm 8MB [+/- 80€] + Caixa externa USB2.0/FW alumínio [+/- 50€] = 130€
> 10x DVD-Ram ?x 90GB [60€] + Gravador de DVD [+/- 55€] = 115€

Acho que os 15€ compensam a velocidade e a universalidade do sistema com o disco. Ahh e se quisermos ficar com o mesmo espaço de amazenamento já o sistema de DVD-Ram fica mais caro.

Continhas muito interessantes mas falta aí um custo. O salário do escravo para andar a tirar e a meter DVD-RAM. Mas alguém consegue fazer backups com medias de 5GB? Só o meu backup pessoal vai em 50GB e são coisas PESSOAIS, produzidas por mim. Se contar as aplicações, SO, etc que já instalei e configurei e que precisam de backup pq não me apetece estar a fazer tudo de novo então nem se fala. Backup's só com Lacie's de 250GB (Lacie's pq são catitas, claro) e mesmo assim!!! :D

Agora imaginem um PME com 50 postos de trabalho. Bom, rapidamente se passa para Terasbytes. Ora isto dá quantos DVD-RAM'S? :D
 
Não sei porquê mas fiquei com a ideia de estares a defender o disco em relação ao DVD-Ram... se for esse o caso então lê novamente o meu post, porque é isso mesmo que defendo ;).
Se estavas a defender DVD-Ram então não concordo contigo... :).
 
Última edição:
Back
Topo