1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DVDs para SuperDrive

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por ngm, 3 de Novembro de 2006. (Respostas: 15; Visualizações: 1272)

1. ngm

ngm Power Member

Boa tarde,

Eu tenho vivido na pré-história dos discos ópticos com um velhinho HP cd-writer 9500 que grava QUALQUER CD-R ou CD-RW que se venda em qualquer esquina.

Agora tenho uma SuperDrive que já grava DVD+-R e DVD+-RW. :D Mas tenho dúvidas:

1) Qual a diferença entre o + e o -? DVD+R é a mesma coisa que DVD-R? Quais as vantagens/inconvenientes?

2) É preferível utilizar DVD+-RW ou DVD+-R? Por exemplo, certas aparelhagens não lêm CD-RW, isso também acontece com os DVD+-RW?

3) Que DVDs utilizam na vossa SuperDrive? Aparentemente a SuperDrive dos MacBooks (Pro) é muito esquisita.

4) Onde posso comprar DVD+-RW? (estive a ver no site da FNAC e não há!).

Obrigado a todos.

2. iStarTAC

iStarTAC Power Member

Ui @ngm ... é caso pra dizer: "Where have you been?"

A explicação do @SsDD é excelente, em resumo: +R(W) é mais fiável que o -R(W). Só em casos raros (e agora cada vez mais) podes preferir um -R(W), por exemplo leitores de DVDs antigos que só suportam a norma +R.

Última edição: 4 de Novembro de 2006
  3. ngm

ngm Power Member

É verdade iStarTAC por pouco quase passava do CD para o Blu-Ray/HD-DVD!! :)

Agradeço as vossas explicações e as vossas sugestões. Também andei a ler uns artigos na net e uns posts nos fóruns da Apple e as escolhas recaíem principalmente nas marcas Verbatin, Memorex, TDK,...

Encontrei na ***** uns "cakes" da marca SKY:

25 DVD+RW Sky 4.7 Gb - € 27,39
    25 DVD-RW Sky 4.7 Gb - € 27,39
    50 DVD-R 4.7 Gb Sky - € 18,99

Eu tenho usado CD-R/CD-RW desta marca e, confesso que NUNCA tive problemas... e são bem baratinhos! :P

Já alguém experimentou estes DVDs numa SuperDrive? Não quero que me saia o tiro pela culatra! :D

4. TIMETODOIT

TIMETODOIT Banido

Sinceramente nao compres SKY seja po que for... já comprei para gravar uns filmes em DVD (mas DVD mesmo nao é ka DIVX) e parece k com o tempo morrem!!

5. Sox

Sox Power Member

Nunca tinha ouvido falar nessa marca, eu só compro tanto DVD+R como CD+R da Sony ou TDK, prefiro pagar mais mas saber que tenho qualidade.

Sou DJ e necessito constantemente de fazer copias dos meus originais para andarem comigo e apesar de gravar com a velocidade mínima não posso correr o risco de ficarem mal gravados e de saltarem a meio de um set, sendo estas as marcas nas quais tenho 100% de confiança

Mesmo os memorex que vi aconselharam aí já me deixaram ficar mal.

6. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Memorex e MMORE são de qualidade média. Para coisas mais sérias concordo com o Sox, é melhor gastar um pouco mais e comprar Sony (ou TDK).

7. TIMETODOIT

TIMETODOIT Banido

Nem mais

8. kidloco

kidloco Power Member

A minha marca de eleição é TDK. Pra mid-budget uso os Memorex/Intenso.

9. ngm

ngm Power Member

Boa madrugada...

Aqui ficam os meus agradecimentos a todos pelas sugestões.

Agora a pergunta final...

Eu tenho vários filmes de várias momentos passados com amigos e estão todos em formatos variados: .divx principalmente, mas também .avi e talvez .mpg. (confesso que de formatos de video não percebo muito) e, até agora, no Windows era só "chutar" para o WMP.

A minha dúvida é: de que modo deverei guardar esses vídeos num DVD+-R? Que aplicação deverei utilizar ou como devo proceder? Atenção que eu não quero editar os vídeos, criar efeitos, ou juntá-los num único vídeo. Quero apenas guardá-los num DVD de modo a que seja o mais simples possível de visualizar. (e o ideal seria visualizar em qualquer leitor de DVD de sala)

Obrigado pelo auxílio. :)

10. ngm

ngm Power Member

Muito obrigado SsDD. :)

Mas temo que dessa forma, esteja a guardar os vídeos como dados e como tal, não possa recorrer a um convencional DVD de sala para os visualizar. Estou certo?

Por exemplo, tenho vários mp3s que posso guardar como mp3 (dados) e então não posso ler num velhinho Hi-Fi. Para o fazer, terei que converter para áudio e utilizar bastantes mais CDs! :(

11. Fork

Fork What is folding?

Saca o Burn (gratis) abre e depois tem lá um separador Video mete la os videos e deve funcionar, mas nao prometo que seja o que tu estas a pedir, porque ainda nao percebi

12. bsod

bsod Power Member

Se for um DVD de sala que suporte vários formatos, entre eles o DivX, acho que não haverá nenhum problema em gravares como dados, desde que uses o ISO960 (acho que se chama assim, não tenho a certeza :p).

13. ngm

ngm Power Member

Sim, eu vou gravar como dados (divx) por uma questão de "poupança" (assim gasto cerca de 1/3 dos discos que gastaria).

Mesmo que o DVD de casa dos meus pais não leia (presumo que não pois é algo antigo), tenho sempre a possibilidade de ligar o MacBook ao LCD/Plasma e ler os DivX! :)

Obrigado a todos.

14. abc

abc [email protected] Member

Só quero dizer que a fiabilidade do formato + em relação ao - me parece mais um mito comercial. Tenho um gravador +/- no PC e uma SuperDrive -. Nunca notei diferenças...

Já agora, compro os meus no Pingo Doce porque fica a caminho de casa, não são caros e parecem ser fiáveis. Não me lembro da marca mas não é Princo nem Sky nem essas misérias.

Última edição: 7 de Novembro de 2006
  15. soundzen

soundzen Power Member

É bem feita para mim - nas pressas de comprar um macbook - tenho um 13" 1.83Ghz e descubri que não dá para gravar DVD.RW... será? Quando insiro um disco virgem, o programa iDVD alerta que nao tenho "superdrive" e que só posso create mas nao burn!!! Mas afinal as especificações tecnicas do meu 13" fala de um combo 6x superdrive para CDR até DVDRW. :'(

16. Sox

Sox Power Member

É uma das desvantagens dos low-end Macbook.

Partilhar esta Página