DXVA em Vista Media Center 64bits

aluistroll

Power Member
Bom dia,

Este tutorial é baseado num que já circula na net mas penso que faz falta um em português e mais resumido. Por favor, desculpem se isto já por cá circula mas é certo que não encontrei esta info organizada.

Agora que montei o meu HTPC comecei a explorar mais esta função DXVA e depois de muitos dias a estourar retinas lá consegui de uma forma simples e seguindo guias na net de como activar esta função para reproduzir HD através da aceleração de hardware com uso praticamente nulo do processador. Esta capacidade de algumas gráficas é especialmente útil para quem tem processadores mas fracos que não conseguem já passar videos HD sem um ou outro encravanço ou com desfasamento video/audio. Já existia/existe a possibilidade de utilizar o Media Player Classic - Home Cinema(MPC-HC) para tirar proveito disto.
Nota: Quem pretende usar DXVA e queira também carregar legendas, DE MOMENTO, só é possivel com o MPC-HC que basta sacar/instalar/activar uma função aqui explicada conforme o SO de cada um.

No fim deste post tem a lista das gráficas suportadas.

Mas se comprei um Media Center com comando quero tirar partido deste e para isso vejo os filmes etc no Vista Media Center(VMC).
Nota: A explicação abaixo é para visualizar MKVs no WMP ou no VMC num Windows Vista Home Premium ou Ultimate a 64bits utilizando aceleração por hardware DXVA mas, PARA JÁ, sem suporte para legendas.

Eu comecei todo este processo com uma imagem limpa do SO pois quando tentei pela 1ª vez já tinha instalado uns pacotes de codecs e umas maroscas no registry que arruinou com a qualidade da imagem. Assim, aconselho uma imagem/instalação limpa do SO. Podem em todo caso começar por remover toda a panoplia de filtros e codecs e tentar mesmo assim, mas caso dê galho então é melhor ir pela instalação limpa.

Nota importante: Aconselho DESACTIVAR o UAC (Controlo de Conta de Utilizador) durante todo este processo a quem não está muito familiarizado como utilizar correctamente esta função. Para desactivar basta ir ao Painel de Controlo e nas Contas de Utilizador tem lá a opção para desactivar, vai ser sugerido um reboot que tem de ser feito. Quando terminarem esta configuração podem activar outra vez.... No meu caso é desactiva mal instalo o Vista pois considero a função mais irresponsável que a Microsoft podia inventar, além de incomodar passa a "batata quente" ao utilizador pois este é que tem de decidir o que é seguro ou inseguro para o seu PC....

Hardware utilizado:
Mobo: Asus P5KPL-SE
Processador: Intel Core2Duo 2,8Ghz
Gráfica: Sapphire HD 4830 512Mb DDR3
Disco: WD Green 500Gb
RAM: Kingston 2+2Gb 800Mhz

Software usado:
Windows Vista Ultimate SP1 64bits (x64)
MPC Video Decoder x64 ( MPCVideoDec.ax) Para aceleração por harware DXVA AVC e descodificação VC1.
Matroska Splitter x64 ( MatroskaSplitter.ax) Para reprodução de ficheiros MKV e MKA.
ffdshow x64 ( ffdshow.ax) Para reprodução de vários formatos video e audio multicanal como: FLAC, DTS Master Audio, AC3 Dolby True-HD.

Instalação:

1- instalar o ffdshow e durante a instalação desmarcar as opções: H.264/AVC e VC-1.
2- descompactar para uma pasta cada um dos codecs. Por exemplo para C:\Filtros. Criem a pasta antes...
3- abrir a linha de comandos em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Linha de Comandos
4- escrever o seguinte:
4.1- C:\Windows\SysWOW64\regsvr32.exe C:\Filtros\MPCVideoDec.ax
ENTER
4.2- C:\Windows\SysWOW64\regsvr32.exe C:\Filtros\MatroskaSplitter.ax
ENTER

Depois de cada ENTER tem de dar uma mensagem a indicar que o registo foi feito com exito.

Se quiserem testar se a nivel interno ficou tudo bem, basta sacar o GraphStudio x64 e abrir o programa. Arrastem um MKV para a janela do programa e a janela depois tem de ter este aspecto, com o video a ser feito por MPC - Video Decoder e o audio por ffdshow Audio Decoder. Se algo correu mal nesta fase é porque ainda há vestigios de codecs/filtros na maquina e/ou o UAC foi mal contornado.

Agora basta associar ficheiros MKV ao VMC, para isso basta clicar com o botão direito do rato sobre um MKV, escolher Abrir com..., escolher Media Center e marcar a opção para Abrir esta extensão sempre com...blá blá

Se tudo correu bem já devem estar a ver o video no VMC e o processador a oscilar entre 1% e 4%, no meu caso.
Para compararem a diferença basta abrir a configuração video do ffdshow (Iniciar/Programas/ffdshow) e nos Codecs activar o h.264/AVC, aplicar e voltar a abrir o video. No meu caso, o processador fica entre 30% e 40%.

Nota importante: O Vista a 64bits tem 2 versões do Windows Media Player, uma a 32bits e outra a 64bits. A 32bits está instalada na pasta dos Programas(x86) e a 64bits na pasta Programas. O codec que instalamos só vai funcionar na versão 64bits do WMP, por isso aconselho criarem um atalho no Desktop para a versão 64bits pois a que lá está é a de 32bits e pior que isso se tentarem abrir o ficheiro por defeito no WMP o Vista abre sempre o 32bits e claro não lê o ficheiro.

Conclusão:
Se legendas não é importante para vocês, ou se não se importarem de ripar os vossos videos com as legendas já embutidas então esta solução é muito boa para tirarem partido da aceleração de hardware da gráfica caso o vosso processador não dê conta do recado. A nível de qualidade de imagem, no meu plasma não notei qualquer diferença. Mas acredito que com uma analise mais detalhada e com mais tempo de testes acabarei por notar diferenças. Este link mostra algumas delas. E no meu caso, enquanto não se resolver a questão das legendas vou usar o decode video pelo ffdshow pois como o processador não passa dos 40% o risco de lag é mt baixo.

Gráficas suportadas:

  • nVidia series 8xxx e 9xxx apenas H.264
  • Tenho duvidas se a 8800GTX funciona...
  • ATI Radeon serie HD para H.264 e descodificação VC-1
Não levem esta info como definitiva e mantenham-se sempre atentos a actualizações.

Troll
 
já agora, quanto à questão das legendas, já experimentaste instalar o vobsub (autoloading version), e ver se quando abres um ficheiro no VMC as legendas são carregadas através do vobsub (desde que estejam com o mesmo nome do ficheiro de vídeo como é normal)?

ou então experimentar de outra forma, com o mkv toolnix adicionar ao ficheiro mkv as legendas em português e colocá-las como default (o mkv toolnix tem essa opção), assim provavelmente devem aparecer sem ser preciso seleccionar nada.
 
Olá,

Sim, os meus MKVs já têm as legendas em PT embebidas e como default feito precisamente com o toolnix.

Falta-me experimentar esse VobSub (autoload)... hoje à noite experimento e dou feedback.

PS: tive a tentar encontrar este Vobsub "especial" e não o vejo... Podes me ajudar?
 
Olá,

Sim, os meus MKVs já têm as legendas em PT embebidas e como default feito precisamente com o toolnix.

Falta-me experimentar esse VobSub (autoload)... hoje à noite experimento e dou feedback.

PS: tive a tentar encontrar este Vobsub "especial" e não o vejo... Podes me ajudar?

eu tambem pensei que fosse uma versao diferente, mas é a normal, apenas tens de ir às propriedades, separador general, e no loading experimenta com load when needed (visto em external e embedded) ou então always load, pode ser que funcione ;)
 
Não percebi uma coisa. se embutir as legendas com o mkv toolnix, da para ter o DXVA activo na mesma?
Porque de momento só uso o MPC-HC.
 
Não percebi uma coisa. se embutir as legendas com o mkv toolnix, da para ter o DXVA activo na mesma?
Porque de momento só uso o MPC-HC.

Se percebi a tua duvida, actualmente, ter as legendas embutidas no MKV de pouco adianta para usar DXVA em WMP ou VMC. Falta-me ainda testar com o VobSub... A ver vamos.
Com o MPC-HC funcionam as legendas.
 
Se percebi a tua duvida, actualmente, ter as legendas embutidas no MKV de pouco adianta para usar DXVA em WMP ou VMC. Falta-me ainda testar com o VobSub... A ver vamos.
Com o MPC-HC funcionam as legendas.

Agora quem nao percebeu, fui eu.
Não adianta ter as legendas embutidas e tirar partido do DXVA?

Bom, pelo teu tutorial dizes que ainda não ha suporte para legendas tendo em activo o DXVA, certo?
A minha dúvida, é:
Se utilizar o toolnix para embutir as legendas, consigo em activo o DXVA?
Dizes que com o MPC-HC funcionam as legendas, mas com DXVA?
 
Tenho Vista 64, com o MPc-HC usando DXVA consigo ver legendas sem qualquer problema. A 1080P CPU ronda os 5%.

Já agora, se comparares a imagem do mesmo ficheiro no MPC-HC e no MediaCenter ou MediaPlayer não notas que a imagem no MPC-HC é mais brilhante, os preto perdem profundidade? Eu no VMC ou no MP tem cenas do DarkKnight em que não vejo a diferença entre as barras pretas e cenas a preto do filme enquanto que no MPC-HC notava a diferença perfeitamente sendo a imagem do filme mt mais "branca" que as barras pretas...
 
eu tambem pensei que fosse uma versao diferente, mas é a normal, apenas tens de ir às propriedades, separador general, e no loading experimenta com load when needed (visto em external e embedded) ou então always load, pode ser que funcione ;)

Testei agora mesmo, e dá galho.... Se activar essa opção, Always Load, o WMP dá o som mas a imagem não aparece... bolas...
 
Back
Topo