Mega Drive Dynamite Headdy

jabun

Power Member
51r7JsgdyOL.jpg


logo.png
Dynamite Headdy é um original jogo de plataformas desenvolvido pela mítica Treasure, tendo sido lançado para a Mega Drive em 1994, tendo mais tarde saído versões para a Game Gear e Master System. Uma versão para a Sega 32X foi também inicialmente planeada, mas acabou por ser cancelada devido à baixa popularidade do sistema.

Headdy, o protagonista principal do jogo, ao chegar a North Town descobre que o malvado King Dark Demon está a atacar a Puppet Town, selecionando os que devem viver e os que devem integrar as suas legiões. Já todos percebemos que o papel de Headdy é derrotar o infame vilão e restaurar a paz na pacata cidade.

332153_dynamite_headdy_gameplay_3_medium.jpg

dynamite_headdy-154541-4.jpeg

O argumento está longe de merecer um Óscar, mas ninguém joga jogos de plataformas pela história. Este tipo de jogos vale pela jogabilidade e pela conceção dos níveis, e nestes domínios Dynamite Headdy apresenta uma qualidade ímpar. Os jogadores controlam Headdy, um boneco com uma cabeça destacável do resto do corpo (terá sido aqui que Michel Ancel se inspirou para nos trazer Rayman?) , que pode ser disparada em oito direções, de forma a poder atacar inimigos e obstáculos, bem como alcançar itens, aparentemente fora de alcance.

Dynamite_Headdy_%2528SMD%2529_02.png

Ao encontrar a famosa Headcase, Headdy pode ganhar um tipo especial de cabeça, dependendo da imagem mostrada na Headcase no momento em que é atingida. Grande parte da magia da jogabilidade deste titulo está precisamente na variedade incrível de tipos de cabeça (18!) que o nosso herói pode utilizar, que vão desde as de tipo ofensivo que aumentam a força, uma cabeça tipo aspirador que suga tudo o que está no ecrã, uma cabeça que nos torna invencível ou uma que põe Headdy a dormir, com o intuito de o fazer recuperar energia.

dynamite_headdy-154541-1.jpeg

DynamiteHeaddy_Aug1821_27_43.png

A maioria destas cabeças têm um limite de tempo antes de a cabeça voltar ao normal, o que faz com que o jogador tenha de as aproveitar ao máximo, cabendo muitas vezes ao jogador a decisão de escolher de entre duas ou três cabeças distintas, qual a que melhor servirá para passar um boss ou uma parte mais complicada do nível.


Dynamite%2520Headdy_Aug14%252017_38_28.jpg

Graficamente o jogo é um regalo para os olhos, explorando a Mega Drive até ao seu limite e oferecendo aos jogadores alguns dos melhores backgrounds que a 16 Bits da Sega viu. Recomenda-se a quem pegar no titulo que esteja atento ao que se passa no cenário, pois serão surpreendidos pelo húmor tipicamente Treasure (destaque aos anúncios de publicidade ao próprio jogo) e pela enorme vida que os cenários oferecem. O apogeu do design são os tradicionais bosses, que vão beber inspiração a Gunstar Heroes, outro titulo de culto da Treasure, e que nos apresentam bosses colossais e, ao mesmo tempo ridículos e sem complexos, numa mistura estranha para muitos, mas que funciona diabolicamente bem.

Dynamite_Headdy_%2528SMD%2529_07.png


O primeiro boss é um... gato!​

Apesar da sua qualidade global inegável, Dynamite Headdy não teve o merecido reconhecimento no seu tempo, sendo um daqueles casos em que conforme os anos vão avançando a sua qualidade vai sendo cada vez mais reconhecida pelos gamers, transformando-se num titulo de culto da Mega Drive. Pode-se considerar que DH foi uma vítima de seu tempo, ao ser lançado num mercado implacável, em que havia um verdadeiro dilúvio de jogos de plataformas, muitos deles tendo como herói uma personagem conhecida do grande público devido à BD, dos cartoons ou do próprio mundo dos videojogos (como Sonic ou Mario).

0.jpg

DH apresenta uma personagem "virgem", oriunda de uma empresa sem muitos fundos para a promover. E muitos miúdos preferiram comprar um jogo do Batman ou do Spider-Man em vez de dar uma oportunidade ao titulo da Treasure. Quem perdeu foram eles. Dinamyte Headdy é daqueles jogos com alma, em que é visível a paixão por videojogos de quem o criou, sendo naturalmente um jogo obrigatório, que é um espelho perfeito daquilo que foi a época de ouro dos videojogos, numa mistura perfeita de criatividade e genialidade com uma jogabilidade perfeita, que leva a que nos divirtamos genuinamente a jogar o jogo. Obrigatório


201142916541_1.jpg

Análise Mega Force nº24, Maio 1995







Publicidade 1993

 
Back
Topo