DynDNS na MEO

KoldPT

Membro
Boas,

Alguém tem experiência com usar algum dos serviços que vem "embutido" no router na MEO para ter um DNS / fazer update do DNS dinâmicamente?

Acham que compensa relativamente a ter um script a correr em alguma máquina vossa?
 
Boas,

Alguém tem experiência com usar algum dos serviços que vem "embutido" no router na MEO para ter um DNS / fazer update do DNS dinâmicamente?

Acham que compensa relativamente a ter um script a correr em alguma máquina vossa?
Sim. O router está sempre online - ou deve estar e a máquina pode não estar
 
Sim, fiz registo no no-ip.com, criei um hostname *.ddns.net, meti esses dados no router e nao me preocupei mais.
O router faz os updates qd tem q fazer e mantem a conta activa.
 
e porque não usar o serviço da meo? o dynip.sapo. Configura-se na área de cliente e dispensa configurações no router. Antes usava o no-ip ms volta e meia não actualizava. Desde que passei a usar o da meo nunca mais falhou.
 
O no-IP agora cho que precisa que alguém vá lá todos os meses para ficar activo.
Sim o gratuito precisa senão deixa de funcionar ao fim de algum tempo. essa alteração não é recente mas há algumas alternativas para além da do meo falada acima. Só é preciso que seja uma das contempladas no menu incorporado.
 
Penso que esse valor não entra em nenhuma fórmula, o Lease é apenas o tempo máximo que o router assegura aquele IP ao Mac após ter sido dealigado, independentemente do tempo que ele esteve ligado.
 
Lease ou concessão ou "aluguer" é o termo do tempo que aquele ip é atribuido ao equipamento pelo servidor dhcp. Pode ser o da operadora - o que debatem - ou os nossos internos...
Screenshot-2019-06-03-A-minha-Net-7-png.png

power router interno
Screenshot-2019-06-03-ASUS-Wireless-Router-RT-AC1200-G-Servidor-DHCP.png

Asus interno
Screenshot-2019-06-03-Gateway-png.png

Technicolor MediaAccess externo
Screenshot-2019-06-03-Gateway-1.png

Technicolor MediaAccess interno
 
Eu não consigo é abrir portas. O DynDNS está a funcionar, penso eu. Mas as portas é que não consigo. Já criei uma thread mas também ainda não obtive respostas.
 
viva. qual é a vantagem de usar isto? impede por exemplo ter que usar abrir portas?

isto o que? DDNS?

se sim, então não :P
DDNS é uma maneira de tu poderes ter um nome associado a um ip. Neste caso um DDNS é um serviço que contratas a uma empresa de DNS para que sempre que mudares de IP em tua casa, tens uma aplicacao que pode estar a correr no router ou num pc, e indica que o teu ip mudou.

Assim imagina que tens um servidor de um jogo a correr no teu pc, em vez de lhes dizeres o teu IP, podes dizer apenas mclaudio.noip.org por exemplo, e sempre que mudares de ip nao tens de dar um novo nome, a empresa noip automaticamente encaminha qualquer acesso a esse nome para o teu ip.

continuas a ter de abrir as portas necessárias para os teus amigos jogarem contigo, existe uma tecnologia que automaticamente pode abrir as portas necessarias, para isso o router tem de ter essa funcao e estar activa, e o programa ter tambem essa função.
Hoje em dia todos os routers dos ISPs nacionais tem isso e até vem activo por defaut, chama-se Upnp e pessoalmente recomendo a ter isso desligado, pois é IMOO a maior borrada de segurança desde os tempos das passwords default.
 
ok ja percebi ! obrigado pela resposta
é que eu hoje eu tinha tenho o duckdns que uso para o Homeassistant, ele cria automaticamente uma chave encriptada etc...so que o que eu queria era ter que evitar de andar sempre a abrir portas para isto ou para aquilo...o meu router é o fibergateway
 
ok ja percebi ! obrigado pela resposta
é que eu hoje eu tinha tenho o duckdns que uso para o Homeassistant, ele cria automaticamente uma chave encriptada etc...so que o que eu queria era ter que evitar de andar sempre a abrir portas para isto ou para aquilo...o meu router é o fibergateway

ja vi o duckdns, é mais um serviço de ddns, só não percebi isso da chave encriptada...

quanto as portas, quantas coisas tens tu que requerem portas? é que isso é algo que tens de fazer uma vez apenas, mesmo que sejam 20 portas diferentes, nao vejo o problema.

Mas como disse se esses aparelhos/programas tiverem a possibilidade de Upnp podes usar, o fibergateway tem upnp.
 
Olha eu não consigo fazer com que aqueles sites que nos dizem se uma porta está aberta ou não, confirmar se as portas que eu tento abrir, estão de facto abertas ou não. Já tentei diversas vezes e parece que as portas nunca estão abertas. O meu router é o TG784v3n acho eu.
 
Boa tarde,

Se tivermos o serviço " dynip.sapo.pt " activo, imaginemos que o nosso endereço é: teste.dynip.sapo.pt
Se fizermos um ping ao nosso teste.dynip.sapo.pt teremos resposta?

Ou é normal quando fazemos ping a esse endereço termos este resultado: Ping request could not find host teste.dynip.sapo.pt. Please check the name and try again.

Obrigado
 
A resposta do test depende tanto do seriço ddns como da maquia que reporta o IP

O DDNS do Sapo pode ou não permiter encaminhar o ping
O route a frente do IP do DDNS pode estar configurado para não responder a pings como medida de segurança.

Mas essa resposta mais parece que simplesmente o ddns esta errado.
Na pagina de config do DDNS do sapo aparece lá o IP correcto?
 
Back
Topo