E aqui está a razao pq nao se usa sistemas windows em ambientes criticos :)

basicamente foi aqui numa loja de gaia..
O PC era um Tsunami..
Um familiar foi la comprar um PC que trazia de raiz obviamente o Vista OEM.

Ele disse que tinha conhecimento (como quem não quer a coisa) que poderia pedir outro SO no seu sistema.
Eles lá propuseram então a instalação do Linux Caixa Magica.. e foi com isso que veio...
o PC foi todo configurado out of the box

nao teve q contactar MS, nem nada.. o preço desceu em 80€ acho
 
basicamente foi aqui numa loja de gaia..
O PC era um Tsunami..
Um familiar foi la comprar um PC que trazia de raiz obviamente o Vista OEM.

Ele disse que tinha conhecimento (como quem não quer a coisa) que poderia pedir outro SO no seu sistema.
Eles lá propuseram então a instalação do Linux Caixa Magica.. e foi com isso que veio...
o PC foi todo configurado out of the box

nao teve q contactar MS, nem nada.. o preço desceu em 80€ acho


Ahhh, Tsunami... Na loja da Tsunami?

Não estou a ver isto acontecer com um Toshiba ou HP... Aliás, na Worten disseram a uma amiga minha, quando comprou um Compaq, que se tirasse o Vista e instalasse outro SO diferente perdia a garantia.
Parece-me gozo mas... alguém pode confirmar isto?
 
Não estou a ver isto acontecer com um Toshiba ou HP...

Penso que há casos em que isso aconteceu com empresas do género. Mas também tenho dúvidas quanto à obrigatoriedade de fazerem isso.

Aliás, na Worten disseram a uma amiga minha, quando comprou um Compaq, que se tirasse o Vista e instalasse outro SO diferente perdia a garantia.
Parece-me gozo mas... alguém pode confirmar isto?

Isso é uma valente treta... Também conheço outros casos em que eles dizem isso, mas eles tem que o aceitar na mesma!
Uma altura implicaram comigo por causa de ter mudado o firmware de um router que avariou, mas mandei-o na mesma para a garantia, e deram-me um novo.
 
para tirar as duvidas:

"The online version of the Microsoft Windows XP Home Edition EULA states, "You agree to be bound by the terms of this EULA by installing, copying, or otherwise using the software. If you do not agree, do not install, copy, or use the software; you may return it to your place of purchase for a full refund, if applicable."

fonte
EULA em PT-BR
 
para tirar as duvidas:

"The online version of the Microsoft Windows XP Home Edition EULA states, "You agree to be bound by the terms of this EULA by installing, copying, or otherwise using the software. If you do not agree, do not install, copy, or use the software; you may return it to your place of purchase for a full refund, if applicable."

fonte
EULA em PT-BR

Isso não tira muitas dúvidas. É que não compraste o windows, compraste um portátil, que trazia o windows. Devolver o windows é simples, mas obter o reembolso é que pode ser mais problemático.
 
que se tirasse o Vista e instalasse outro SO diferente perdia a garantia.

Eu prefiro perder a garantia do que a liberdade, mas isso sou eu que sou estúpido.
Comprei o meu portátil, com o Vista obviamente, e passados uns tempos o Vista passou à vista.

P.S.: Que trocadilho foleiro.
P.S. 2: Let's keep on topic, mates!
 
Ahhh, Tsunami... Na loja da Tsunami?

Não estou a ver isto acontecer com um Toshiba ou HP... Aliás, na Worten disseram a uma amiga minha, quando comprou um Compaq, que se tirasse o Vista e instalasse outro SO diferente perdia a garantia.
Parece-me gozo mas... alguém pode confirmar isto?

Óbvio que não perde a garantia... por alguma razão da primeira vez que se liga um portátil é preciso aceitar os termos e condições (EULA) do SO e ninguém é forçado a aceitar.
 
Óbvio que não perde a garantia... por alguma razão da primeira vez que se liga um portátil é preciso aceitar os termos e condições (EULA) do SO e ninguém é forçado a aceitar.

Eu comprei o meu portatil Toshiba com Windows Vista HP na Worten em Junho passado e antes do empregado aceitar os termos e condições do Windows (já que era ele que tava a tratar dessas cenas enquanto eu estava a ver outros produtos) eu perguntei-lhe se ele me podia vender o computador sem o Windows (nem sequer referi a parte do descer o preço do portatil devolvendo o valor do Windows que ja estava incluido no preço) e ele disse que não faziam isso. Depois perguntei-lhe se podia podia desinstalar o Vista e instalar uma distro GNU/Linux (o que para espanto meu ele sabia o que era ao contrario da esmagadora maioria dos vendedores das lojas de informatica a que eu ja fui (e que sao muitas)) e ele respondeu-me que se fizesse isso perdia a garantia. La tive de deixalo instalar o Windows por defeito e so instalei o ubuntu em dual-boot mantendo o Windows Vista (que eu pouco utilizo) para nao dar problemas com a garantia caso o portatil avarie.

EDIT: É obvio que ninguém é obrigado a aceitar mas se não aceitar-mos não temos portatil, isto nas superficies comerciais mais conhecidas do país (Worten, *****, *****, *****, etc). Pelo que tenho lido sobre este assunto pela net (http://blog.softwarelivre.sapo.pt/ por exemplo) as grandes marcas (HP, Toshiba, Acer, Sony etc) recusam-se a devolver o valor do imposto MS que vêm com os computadores.

Este caso com o familiar do Romani48 na compra do computador na Tsunami é um caso bastante raro acontecer em Portugal. Normalmente em Portugal as marcas recusam-se a devolver o valor do Windows.

Também pode vir alguem dizer que agora que sei desse caso da tsunami que posso ir la comprar um computador e vir com uma distro GNU/Linux pré-instalada mas a verdade é que o preço de um computador Tsunami com determinadas caracteristicas é substancialmente maior que das marcas mais conhecidas e como a maioria das familias da classe media anda a contar tostões neste país, quanto mais barato for algum produto melhor, logo, se hoje fosse comprar outro computador não compraria um Tsunami apesar de se comprar as outras marcas ter de me sujeitar a ter o Windows instalado para não perder a garantia.
 
Última edição:
Mas já alguém viu nas condições de garantia de alguma marca a dizer que tinham que ter o Vista instalado?
É que a mim parece-me que isso é apenas dito pelos funcionários das lojas...
 
Não são as lojas que dão garantia... são as marcas. Por isso, enquanto não encontrar uma cláusula que diga directamente que instalar outro Sistema Operativo viola as condições de garantia, o que o tal funcionário disse é mentira.

Eu já assisti a um funcionário de uma loja ao telefone com a minha namorada a perguntar se via a temperatura no canto direito do ecrã (gkrellm lool) porque quem pegou no portátil antes de o enviar para arranjar não teve inteligência para escolher o Windows no grub.

Eu por essa altura também mandei o portátil para a garantia, mas felizmente tive o bom senso de contactar directamente a marca. Por telefone o funcionário respondeu-me para, de preferência, eu enviar o portátil com o Windows instalado quando eu lhe perguntei se havia problemas em enviar o portátil com Linux em dual-boot. Também concordou quando lhe disse que iria então reinstalar o Windows na MBR e deixar o Linux "escondido", mas avisou-me que era possível que eu perdesse dados que tinha no disco durante a reparação.

5 estrelas ;) Só tenho pena de quando comprei o portátil, que foi estreado por mim, ter aceitado a instalação do Windows porque já tinha Windows XP do MSDNAA e todas as drivers estão no site da ASUS.
 
Última edição:
Eu prefiro perder a garantia do que a liberdade

Não quero iniciar uma idiota flame war mas ontem queria ter tido a "liberdade" ( :-D ) de copiar uns MP3s por meio de uma Pendrive entre Windows e Ubuntu Eee e não consegui. Tenho consciência que o erro é meu mas... liberdade?

Bah...

PS: Vou tratar desta e de outras questões no tópico respectivo.
 
Aqui está um artigo que foi escrito na Computerworld sobre esta matéria !

http://blogs.computerworld.com/where_windows_is_2_to_linux

Apesar de concordar com partes do que é dito nesse artigo, só tenho uma palavra: biased. Metem o Linus Torvals a falar de Windows: vai dar m...., metem o Ballmer a falar de Linux: vai dar m....

É tão claro como a água, no mundo das TIs existe muito esta divisão: evangelistas de Linux e evangelistas de Windows, metam-nos a falar da área concorrente e ambos vão dizer mal e achar defeitos.

Esse tipo é claramente um anti-Microsoft, daqueles ceguinhos que não vê mais nada. Escreve na ComputerWorld... big deal, ironicamente o último comentário é uma crítica aos erros que ele dá no post. Dá que pensar quanto a credibilidade no geral...

Mas enfim, deixa-me voltar à trincheira porque devem estar a chegar os tipos com os lança-chamas :D
 
Será que ele estará tão errado assim ? Não creio ! Não sou nenhum evangelista disto ou daquilo e sempre defendi a liberdade de escolha onde cada um possa escolher o que é melhor para si.
No mundo dos super-computadores, dou-lhe 100% razão. A MS nem sequer é chamada à conversa e as percentages que ele apresenta não são de modo algum disparatadas, espelham apenas a realidade.

Um dos longos comentários a esse artigo é de um utilizador que conhece os "dois mundos" e fala de termos técnicos e não apenas o típico "bashing" sem fundamentos ( aconselho a ler um pouco mais abaixo nesse artigo)... O Windows, quer queiramos quer não, tem inconvenientes enormes em ambientes críticos e eu já fui vítima por várias vezes de perda de dados só porque o servidor entrou em manutenção e eu não reparei na mensagem que nos informou da indisponibilidade .....

Numa das empresas onde eu trabalho usa Win2003 server e o meu desktop é virtual usando o Win2000, portanto, qualquer coisa que se passe no servidor, a minha informação "já era" !

Já trabalhei à uns tempos atrás numa empresa com servidores Unix com um grande "spagetti" de Novel e desktop Windows NT onde NUNCA tive problemas deste género durante os 3 anos e meio que lá estive.

Uma coisa é falar por falar, outra coisa é experimentar na pele a diferença entre ambos e eu pelo menos sei do que falo.
 
Isso não tira muitas dúvidas. É que não compraste o windows, compraste um portátil, que trazia o windows. Devolver o windows é simples, mas obter o reembolso é que pode ser mais problemático.

Quando comprei o meu Dell, pedi expressamente "Sem Sistema Operativo".
Atenciosamnte o vendedor afirmou que em portugal não é legal vender um computador sem SO.
Assim veio o Dell com o FreeDOS :007: (Com CD e de Borla).

Ficou mais barato 110€ do que a "versao Microsoft"
 
Quando comprei o meu Dell, pedi expressamente "Sem Sistema Operativo".
Atenciosamnte o vendedor afirmou que em portugal não é legal vender um computador sem SO.
Assim veio o Dell com o FreeDOS :007: (Com CD e de Borla).

Ficou mais barato 110€ do que a "versao Microsoft"


Nunca tive problemas em comprar Dell sem SO...
 
Back
Topo