Artigo E-book Readers e Hybrid e-book readers – CES 2010

Esta edição da CES 2010 foi pródiga na apresentação de E-book Readers e Hybrid e-book readers. Irei fazer uma análise do que mais importante foi apresentado na feira e o que, para mim, me desiludiu ou surpreendeu.

Irei começar a falar de e-book readers. Foram apresentados dezenas de e-book readers tradicionais com ecrãs de 5” ou 6”.
Bookeen, Samsung, Hanvon, Copia, Iriver, só para nomear alguns, apresentaram novos modelos, mas que na verdade não trazem nada de novo ao mercado. Alguns deles, especialmente os modelos da samsung ,com preços muito elevados e sem mais valias para o consumidor. Todos estes modelos são muito similares ao Kindle e aos modelos da Sony PRS-. Nenhum me atraiu e penso que só se o preço destes leitores cair para os 100 dolares é que se vão conseguir a manter competitivos.

Depois temos os e-book readers com ecrãs de mais de 8”. Foram apresentados poucos leitores, dos quais saliento 2.
Que pro-reader e o Skiff.

Para mim foram a grande desilusão da feira. Houve um grande “hype” à volta dos dois, mas no final não trazem nada de extraordinário, a não ser os grandes ecrãs.

Vamos por partes.

Que Pro-reader

E-book reader com ecrã de 10,5”, com data de lançamento a 15 de Abril. Como novidade, permite ver ficheiros Office, permite ler e-mails, funciona com agenda. Só o tamanho do ecrã e o peso diminuto é que me agradou. Como contras, tem que é muito caro (650 dolares ou 799 dolares), não permite o aumento da memoria (4 Gb ou 8 Gb), não permite editar ficheiros do Office.

Pessoalmente foi a maior desilusão da feira.

Skiff

E-book reader com ecrã de 11,5”, sem data de lançamento. A grande mais valia deste e-book reader é para os fabricantes de conteúdo. É necessário esperar para saber preço, data de lançamento e que mais valias traz para o consumidor. É esperar para ver.

As grandes surpresas foram todas nos hybrid e-book readers. Saliento os seguintes modelos: entourage edge e msi dualscreen e-reader.

MSI dualscreen e-reader

E-book reader com 2 ecrãs LCD de 10”, sem data de lançamento. Como grande mais valia tem, dois grandes ecrãs LCD, que o torna muito versátil, pois permite ler, ouvir musica, ver vídeos e com um preço maravilhoso de cerca de 250 dolares (ainda não é oficial). Como contra, poucas horas de bateria, com luz solar não se vê nada (como todos os ecrãs LCD) e muito pesado para e-reader.

Entourage Edge

E-book reader com 1 ecrã LCD de 10,5” e com 1 ecrã e-ink de 9,7”, com data de lançamento Fevereiro de 2010. Mais valias: Um ecrã para ler e-books e outro para ver e editar ficheiros do Office, ver vídeos, ver imagens a cores. Vem ainda com uma câmara fotográfica de 1,3MP e um microfone. Como contra, preço 490 dolares, mais pesado que um e-reader tradicional e com uma bateria que garantem que no mínimo dura 6 horas.

De todos os que vi, foi o que mais me entusiasmou. Muito versátil, com o sistema operativo android, o que irá permitir a criação de muitas ferramentas pelas numerosas comunidades de programadores que existem.

Por último, saliento a apresentação de duas tecnologias de ecrãs que estão quase prontas a ser lançadas no mercado: Pixel Qi e Mirasol. São tecnologias que poderão revolucionar o mercado, visto que ambas, num mesmo ecrã conseguem colocar as vantagens de um LCD e de um ecrã de e-ink, com consumos muito inferiores ao que são efectuados actualmente.

Espero que tenham gostado e comentem
 
Última edição:
Boas,

Realmente tb eu tinha muita esperança/expectativa nesta edição da CES sobretudo devido aos anúncios pré-CES.

Mas para quem anda à procura de um leitor de ebooks que seja bom na abertura de PDFs pesados ainda não saiu nada a preço razoável.

O nook foi no inicio muito promissor, mas parece que ainda está muito "verde"(lento).

Vou ter de esperar mais até poder ler pdf pesados com 2 colunas de texto e bastantes imagens, típico de catálogos e revistas técnicas de que preciso consultar.

NOTA: do leitor da Asus alguém sabe alguma coisa?

Fiquem bem,

FastH
 
O leitor da asus vai ter um ecrã OLED com 122h de autonomia. Em principio será um ecrã de 6". Mas ainda não se sabe a data de lançamento, nem o preço, nem sistema operativo, etc, etc.
 
@sinister_alves:

Enriquece o artigo com umas imagens dos equipamentos.

Se quiseres alojamos as imagens na ZWAME. E coloca a letra do primeiro post "normal" porque é difícil de ler como está.

De resto, venham mais artigos :)

Este vai ser o ano dos tablets sem dúvida. Falta ver é quais é que vão ter sucesso...
 
Back
Topo