1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

É comum?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por paperless, 14 de Maio de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 981)

  1. paperless

    paperless Power Member

    É comum as escolas terem o Linux instalado em grande parte dos pcs?

    Na minha escola (Básica 2, 3 com Secundário) há uma sala que tem todos os computadores com Windows, outra que tem computadores com dual boot de Windows e Linux (os computadores mais novos) e outra de computadores só com Linux.
     
    Última edição: 15 de Maio de 2007
  2. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    Agora parece que é comum :)
    Quando tive TIC (já lá vão dois anos) os computadores tinham Windows XP e Caixa Mágica.
    Este ano chegaram portáteis e também têm todos Windows XP e Alinex (apesar de muitos nem fazerem boot para Alinex, mas isso já é outra história :P)

    Não sei como é a nível universitário...
     
  3. bruncamps

    bruncamps Power Member

    Os da minha escola este ano tem Windows XP e Caixa Mágica. Apesar de termos dado muito pouco Linux, o básico do básico mesmo.
    Creio que para o ano vai ser instalado o Alinex.
     
  4. esquiso

    esquiso Power Member

    Aqui, posso dizer que os portaties novos tem Dual-Boot com XP e Alinex.
    Do mesmo modo funcionam os PC's de uma das duas salas de TIC (a outra nunca la fui).

    É moda ter esta distro instalada :p
     
  5. paperless

    paperless Power Member

    Esquecime de falar na biblioteca.. lol

    A biblioteca tbm tem e sempre teve linux (tou la a 5 anos).

    Na biblioteca e na sala em que é so linux a distro é mandrake, naquela que os PCs têm dual boot com XP a distro é caixa mágica.
     
  6. Romani48

    Romani48 Power Member

    XP e Alinex na minha... porem têm o Alinex no Menu de escolha de SO do XP, não sei como :P
     
  7. no IST temos pcs só com windows, e pcs só com linux (da ultima vez q lá fui era o suse 10.0.. agora n sei como está.. já lá n vou á mais de 1 ano...

    cumps
     
  8. CR_

    CR_ Power Member

    É quase tão comum como não usarem diga-se...
     
  9. madskaddie

    madskaddie Power Member


    Discordo do teu comentário. No IST a cena é variada, cada departamento sua sentença (sendo que só tenho conhecimento de haver LINUX em electro e informática). Mas diga-se de passagem que é vergonhosa a quantidade de gente que usa LINUX (<10%?, se for mais é concentração na RNL, mas mesmo em informática...). Mais vergonhoso ainda é o incentivo dos professores à pirataria...

    Isto é que é o cerne da questão! Pelo menos a entrega de trabalhos em formato odf deveria ser incentivada (não obrigatória). Talvez o firefox seja a peça opensource de eleição no mainstream (tá na moda), não por ser opensource mas pela não qualidade do IE.
     
  10. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Na RNL todos os pcs têm dual boot Xp/Ubuntu neste momento...

    Entre os meus colegas (sou de LEIC) a maior parte usa Linux um pouco por imposição do curso (programar em C/C++ e tal dá sempre jeito fazer em linux) mas para usar mesmo é windows... :/

    Até hoje no meu curso não vi praticamente a pirataria a ser incentivada, muito por fruto de os profs 90% das vezes preferirem tecnologias livres ou pelo menos open source para as cadeiras, com a excepção de uma cadeira em que era preciso o Mathematica e o próprio prof incentivou a arranjarmos a dita aplicação no "eMule" :P

    E o mais engraçado é que há licenças do Mathematica disponíveis e legais, com a restrição chatinha de só se poder usar dentro do campus (é preciso ligar a um servidor de licenças dentro do IST para aquilo abrir e deixar utilizar a aplicação, servidor esse que só aceita ligações que venham de máquinas do IST ou de alunos ligados á e-U). Pelo menos filtra os que não sabem o que é um túnel SSH :D

    Realmente é pena não haver mais...se os "futuros developers" não apostam em Linux, quem apostará? :)
     
  11. Psyke89

    Psyke89 Power Member

    A minha turma ficou encarregue de instalar o Caixa Magica nos PC do EDFR.
    Mas no que eu uso recusei-me a usar CM e meti o Kubuntu (gramo mais o KDE), quando falto ás aulas, tá o ppl todo a porrada para ir pa lá, porque meti lá o Beryl.
     
  12. HecKel

    HecKel The WORM

    Provavelmente vou ter de instalar o Ubuntu na Escola Primária da minha terrinha..., querem software legal e gratuito... :x2:

    abraços, HecKel
     
  13. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Isso sim, seria uma bela iniciativa...evangelizar putos rula :D
     
  14. madskaddie

    madskaddie Power Member

    O CM vem com KDE. Nas escolas, o CM tem as suas vantagens a começar pela lingua ;)



    MUITO BEM! Grande iniciativa. Se pudesses dar uns guidelines aos responsáveis era *****
    Esta é uma das maiores armas do software livre: espirito de iniciativa dos participantes da comunidade aleado a conseguires as coisas gratuitamente mantendo a seguranca e legalidade.
    Fim à pirataria! Que essa é a maior arma da microsoft (e andam eles a combate-la... dah!)
     
  15. HecKel

    HecKel The WORM

    Cheira-me que só vão usar o tuxracer :x2:

    Nunca na vida tentei configurar uma impressora em Linux..., cheira-me que é onde vou ter mais problemas..., mas espero que isso seja apenas aquele medo inicial :P Se já fiz tanta coisa complicada em GNU/Linux, o que é uma impressora? :rolleyes:

    abraços, HecKel
     
  16. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Na minha escola numa das salas de informática também têm dual boot com caixa mágica. O problema é que é uma versão antiga e sem grande eye candy ou programas recentes.

    Houve uma aula em que não dava para trabalharmos em Windows e o prof deixou-nos estar em Linux. Mesmo sendo uma versão antiga, a maioria do pessoal adorou aquilo.

    Alem disto, os portáteis que a escola recebeu num âmbito de um projecto para dar aulas só em PCs também vêm em dual boot com Alinex.
     
  17. CR_

    CR_ Power Member

    Tenho uma Epson R200 ou parecido (além de uma HP mas essa já a tinha instalado). E precisei dela por ter scanner (é uma tudo em um). No windows demorei, quando a instalei, mais de meia hora a por como deve ser, tive que instalar os drivers do cd, reiniciar e depois vi que instalei aquilo em espanhol (isto foi nobice minha...) etc.

    Há pouco tempo quando foi para instalar em Linux tive scanner, impressora e leitor de cartões tudo a funcionar em menos de 5 minutos (o única coisa "inconvinente" foi na altura ter de usar o Xsane como root).

    Se não for uma impressora de uma marca obscura, não deves ter nenhum problema.

    Btw: se o pc tiver uma placa mais ou menos, mete jogos (daqueles que vêem com o GNOME) w compiz nem que seja só com dois efeitos: o de tremer janela e o cubo. Já estou a ver os miúdos a chegar a casa e dizer "pai, quero um pc igual ao da escola":lol:
     
  18. Na preparatoria onde andei tb andam a meter o ubuntu em tds os pcs pelo tal motivo do software legal e de borla e acho mto bem, tenho pena de n ter aprendido lg a mexer com linux desde os 10 anos pois aqui na UALG na area de Informatica apesar dos pcs terem quase todos dual-boot a programação e os trabalhos praticos nas aulas sao tds feitos em linux, e nao eh facil para ninguem habituado ah papinha do windows ter começar a bombar no terminal do linux sem ajudas...

    cumpz:002:
     
  19. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Na FEUP há cerca de 10 anos, se não me falha a memória, que já havia pc com dual boot: Windows e Slack.
    Depois de se mudarem para a nova casa todos os pc's em todas as salas tinham dual boot.
    Usei algumas vezes com software como o mathcad ou mathlab, já não me lembro qual.

    Agora dou umas aulitas de AEC's aos miudos do 1º ciclo e tenho PIII 500Mhz com W2000 e 128Mb de memória. É um atraso de vida.
    Já propus à câmara da Maia a instalação de Edubuntu por causa das licenças e estão a pensar nisso.
     
  20. Zed_Blade

    Zed_Blade Power Member

    Quando eu estudava em Csatelo Branco, na EST os pcs da biblioteca (se não me engano, acho que era o unico local com pcs d acesso livre) usava somente linux. Também digamos que eram pcs podres de velhos (e qd digo podres eram mm podres e barulhentes e amarelados de tt tempo de existencia, com teclados ainda com akelas ligações que haviam antes das PS/2, blá blá blá) e que nem sempre funcionavam. Digamos que aqueles pcs nem disco tinham. Corriam uma versao do fedora 4 (se não estou em erro) e faziam boot pela rede, ou seja, iam buscar o sistema operativo e as contas d user ao server central.

    Já onde estudo agr (vejam a signature) ainda não vi um unico pc com linux (exeptuando claro os portáteis da malta que agora quer e brincar com o beryl, incluindo eu lol).

    Se é normal ou n...... n faço puto mas penso que não.

    Big Up..!
     

Partilhar esta Página