É comum Linux em escolas?

sim o Alinex mas pretendo as versões do Ministério da Educação, visto que já vem o software didáctico pré-instalado. e Já agora tem o tb o Caixa Magica 12 do Ministério da Educação.
 
sim o Alinex mas pretendo as versões do Ministério da Educação, visto que já vem o software didáctico pré-instalado. e Já agora tem o tb o Caixa Magica 12 do Ministério da Educação.

Em principio terás problemas para colocar esses sistemas em uso com os softwares necessários uma vez que são distros descatalogadas, as distribuições por força maior de atualizações vão sendo repostas e todas as distros funcionam em base a uns repositóros os quais muitas vezes são desligados passados uns anos não sendo possivel restituí-las no futuro como no passado, mais que nada trata-se de custos de manutenção.

Se por acaso os repositórios dos softwares que queres ainda estiverem activos é possivel instalá-los mas se do ponto de vista da distro houver uma base externa por exemplo Debian numa versão antiga e se esses softwares precisarem de bibliotecas dos próprios reposiorios Debian entras numa espiral de erros de instalação a pacote por falta de bibliotecas (dependências), nesse caso ficar-te-ia a última via instalar tudo pacote a pacote com método manual - o que dá uma trabalheira, sem ter a certeza se funciona - imagine que uma dependência de pacote não tem o repositório activo. Por exemplo secalhar alguma aplicação usava a biblioteca xulrunner que entretanto se perdeu alguma versão e que hoje não se encontra, isto para dar um exemplo.

Provavelmente seria melhor instalar uma versão ativa e depois tentar meter os pacotes penso eu, no caso do Alinex ele era patrocinado por uma Universidade muito provavelmente o núcleo ainda existe na Universidade e devem existir programas de uso dele interno - fale com a própria Uiversidade.

A Caixa Mágica é uma empresa na altura subsidiada pelo Estado por contrato a software que entretanto deixou de suportar a distro provavelmente por falta de apoio do programa em que estavam a cooperar, a partir da altura da celebração do acordo entre Estado PT e Microsoft - activar portugal.

A única distro portuguesa mais visivel hoje é o AçorOS, muito bom por certo.
Existem alguns núcleos de Linux em Universidades com oferta de Distro mas de uso mais interno no entanto abertos ao público.
 
A vantagem dos softwares do Linux do ministério da educação, é porque tem um sistema de reposição automático no disco, caso falhe é só correr a reposição que já tem todo software, programação, jogos educativos, ect, leve e funciona perfeitamente em pcs antigos, baseado em ubunto e entre outros, e tem vários programas incluídos, como programas educativos, de programação, porque se tivesse as versões standard, perde-se demasiado tempo na instalação, e seria muito difícil instalar os programas acima referidos devido ao desligamento do servidores de updates onde existiam os programas para download, caso o disco rígido avarie, é só fazer a reposição do sistema, pois é de rápida instalação, e não requer mais intervenções visto que já vem com o software pré-instalado acima referido. A minha intenção é não perder muito tempo na net a procura updates. Só pretendo as versões do Ministério da Educação.
 
https://sourceforge.net/projects/archiveos/files/a/alinex/

Deixo-te uma versão mas é a 2.1.

Deixo-te alternativas para suporte ativo →
https://emmabuntus.sourceforge.io/mediawiki/index.php/Main_Pag

Não sei se podeinteressar mas no ativar portugal devem ter algo relacionado com escolas etc uma vez que são o parceiro teconológico que o estado português escolheu para projetos de I+D na educação.
https://pulse.microsoft.com/pt-pt/ativarportugal/

Eu trabalho em centro de estudos e usamos Linux com programas que instalo em geral ou vou fazendo ou pedindo em fóruns relacionados com Linux.

Não vejo o possível ponto de vantagem com o que pretendes por exemplo penso num simples video - numa distro tão antiga onde arranjas os codecs adaptados a instalação antiga?

Mas claro em especifico pode haver algo que traga alguma vantagem nesses programas que falas, cada caso é um caso.
 
Back
Topo