É desta? Gráficas de 512Mb ... !

OddZ

Power Member
Description
Just as the graphics war seems to be settling down for the holiday season, Samsung goes and announces that changes are on their way and just maybe, finally Doom 3 might get a proper card for its highest quality settings.

Samsung Electronics has begun shipping the world's first 512-megabit (Mb) GDDR3 memory device which is the most advanced graphics double-data-rate synchronous DRAM available for graphics card makers, as well as electronic game console manufacturers. The new Samsung device has at least twice the density of any graphics memory available today, enabling much richer textures in gaming imagery.

With our new 512 megabit GDDR3 memory, we can provide sharply improved performance, reduced power consumption and more efficient space utilization for 512 megabyte graphics cards, said Mueez Deen, Director of Marketing, Graphics Memory, Samsung Semiconductor, Inc.

In November 2003, Samsung introduced 256Mb GDDR3 memory and holds the largest share of the market for graphics memory embedded in high-end graphics cards.

Market analysts predict that the 2005 graphics DRAM market will be 30 percent higher than this year's figure, reaching close to USD 1.47 billion. The Samsung 512Mb GDDR3, the first JEDEC-standard GDDR3 to operate at up to 1.6Gbps, is faster than any other graphics memory on the market.

Mass production of the 512Mb GDDR3 will begin early next year

Pois é, começamos a ter entre mãos um "problema" de logistica! 512Mb de ram ou 512 de vram ...

Acho que é "único" o que estamos a assistir presentemente, onde a valores quantitativos de vram começam a acompanhar os valores de ram nos computadores.

Enfim, se desse para tirar de um lado para meter noutro é que rullava :D
 
quando estas placas cá chegarem, já o standard será 1gb de ram, se é que já nao é...

de qualquer maneira.... as placas graficas daqui a uns tempos mais vaão parecer discos rigidos mas tudo bem :)
 
alatakontigu disse:
quando estas placas cá chegarem, já o standard será 1gb de ram, se é que já nao é...

de qualquer maneira.... as placas graficas daqui a uns tempos mais vaão parecer discos rigidos mas tudo bem :)
Por acaso em hardware eu discordo dessa visão. Pelo que tenho visto, as novidades chegam a Portugal quase ao mesmo tempo que lá fora. Talvez em pequenas quantidades e importadas por lojas especializadas que vendam artigos de nicho, mas mesmo assim chegam mais ou menos a par com o resto da Europa...
 
OddZ disse:
Pois é, começamos a ter entre mãos um "problema" de logistica! 512Mb de ram ou 512 de vram ...

Não concordo que possam haver dúvidas. Quando apareceu o Unreal Tournament 2004 passou a ser necessário 1 GB de RAM para correr o jogo de forma fluida a 1024x768 com gráficos DirectX 9 (leia-se Radeon 9500 para cima, recomendado 9800 para cima). Entretanto já apareceu o Far Cry, o Doom 3 e o Half Life 2 que conseguem arrasar com "qualquer" PC se for exigida qualidade gráfica no máximo.
 
Com o UT2004 e FarCry, continuei a usar 512MB e raramente notava diferença na performance. Notei sim foi nos loads dos niveis com 1GB no FarCry, mas UT2k4 não notei nada.

Bem, mas agora uso 2GB, e estou satisfeito! :D
 
Anubis disse:
Alguém que me elucide porque é que falam em 512 megabit e 512 megabyte...

1 byte = 8 bits

O que a Samsung começou a vender foi "chips" GDDR3 de 512 ***** (64 MB), tornando mais viavel a comercialização de graficas com 512 MB, pq só precisas de 8 "chips" em vez de 16 de 256 mb.

Quanto ao uso de cada vez mais Ram, é normal, mas para low end tanto o "Turbo Cache" como o "Hypermemory" podem ser interessantes e diminuirem em muito a quantidade de Ram na grafica (e o preço das placas).
 
Nemesis11 disse:
O que a Samsung começou a vender foi "chips" GDDR3 de 512 ***** (64 MB), tornando mais viavel a comercialização de graficas com 512 MB, pq só precisas de 8 "chips" em vez de 16 de 256 mb.

Thnx for the info :p
 
Zealot disse:
Não concordo que possam haver dúvidas. Quando apareceu o Unreal Tournament 2004 passou a ser necessário 1 GB de RAM para correr o jogo de forma fluida a 1024x768 com gráficos DirectX 9 (leia-se Radeon 9500 para cima, recomendado 9800 para cima). Entretanto já apareceu o Far Cry, o Doom 3 e o Half Life 2 que conseguem arrasar com "qualquer" PC se for exigida qualidade gráfica no máximo.

O teu fluido deve ser mt diferente do de outras pessoas... (Eu incluido) com 512 de ram isso joga-se perfeitamente bem a 1024x768...
 
O Unreal Tournament 2003/2004 pouco ou nada tem de DX9...
É mais DX7 do q outra coisa, com uns pós de shader model 1.1 DX8, segundo as reviews q tenho lido.
Eu corría-o fluído numa ti4200 com 64 mb, num athlon xp com 512mb DDR333, isso de ser preciso 1 gb é exagero.
 
jjoao disse:
Pena é ser tudo em alemão e fotos népia. Mas porra, o preço é um abuso.

Com 512 o ut corre fluidíssimo, nos loadings sim nota-se diferença a ram a mais!

cebit2005 - 2x6800u d 512 em sli
3474351.jpg
 
Última edição:
O stock cooler fica lindo assim "despido" de autocolantes. Mas é muito parecido ao meu da 6800 Ultra. Já existem reviews e temps disso ?
 
jjoao disse:
O stock cooler fica lindo assim "despido" de autocolantes. Mas é muito parecido ao meu da 6800 Ultra. Já existem reviews e temps disso ?

O cooler deste é todo em cobre.

http://www.gamepc.com/labs/print_content.asp?id=qfx4400

A review é da Quadro 4400 512 MB, que tem clocks um pouco mais baixos e os drivers não devem estar muito optimizados para jogos.
Mesmo assim dá para ter uma idieia. Há lá uns benchs (Half life 2) em que com clocks menores, consegue um pouco melhor que a Ultra 256 MB, mas nada mais.

É desnecessario 512 MB nesta altura.
 
Back
Topo