E. e Cursos Profissionais - Informática - Lisboa?? Quais?? Cursos?? Onde??

calling112

Power Member
Olá. ; )

Preciso de opiniões, concelhos e ajuda ao que lembrei-me do fórum.

Frequentei o curso tecnológico de informática até ao 11º ano, acabei por desistir da escola por razões pessoais, e agora aos 20 anos (antes tarde que...) ganhei juizo e a consciência de que necessito de continuar os estudos para ter sequer alguma chance no mercado de trabalho.

O problema é que ao que parece a Sra. D. Ministra acabou com os cursos tecnológicos de informática, o que me deixa numa situação... menos boa. :'( É aqui que vos peço ajuda. Estou consciente que talvez tenha que iniciar um curso profissional de 3 anos, com equivalência ao 12º ano e certificado profissional nível 3, no entanto, não sei que escolas têm estes cursos na zona de Lisboa.

Outro problema, a idade. Como podem imaginar tendo eu 20 anos, 21 em setembro aquando do início do ano lectivo, estar inscrito numa turma de alunos de 15 anos não seria o mais motivante... :'(

Eu tinha em mente um curso profissional de informática, com equivalência ao 12º ano e certificado profissional nível 3 para então continuar os estudos, através do ensino superior, ou através de um CET nível 4.

Tendo estes factores em conta, toda a ajuda relativa a escolas, cursos, percursos de formação, outras opções, é bem-vinda. ; )

Enquanto espero pelo início do próximo ano lectivo, tinha em mente tirar uns cursos/formação na NHK. Opiniões?
 
Última edição:
Eu vivo no Porto...
Mas de qualquer maneira podes ficar com uma ideia...
Eu estou num Curso Profissional de Informatica de Gestao !
Se realmente queres te aplicar, para que perder mais um ano?
Tenho um colega meu que vai sair do curso de Ciencias e Tecnologias e vai mudar de escola e vai vir para a minha e para o meu curso.
Vai é ter de marrar para apanhar a materia em atraso.
Quanto ha difrenca de idades, digo-te, depende da turma que apanhares.
Na minha turma temos la um rapaz com 19 anos...
Praticamente nao se nota nada !

Agora tu é que tens de te informar, com sorte nao perdes um ano!
 
Não estou bem a par disto mas para ir para um CET não é preciso ter o 11º? Não podes simplesmente tentar inscrever-te no CET?

o CET ou nivel 4 corresponde ao ano 0 da universidade, como tal tens que ter o 12º ano.

Alguns CET's requerem que tenhas tirado uma especialidade, por exemplo o de Telecomunicações e redes tens que ter um curso tecnologico de electronica(nivel III) se vieres de outra area ou apenas o 12º tens que fazer o curso "compensatorio" que te dá os conteudos programaticos necessarios.

Quanto refiro ao ano 0 da universidade, refiro-me desta forma porque apesar de nao estares na universidade por assim dizer, a maior parte das escolas com CET tem acordos com universidades para entrada na mesma sendo que algumas cadeiras tem equivalencia ficando ja completas.

Deste modo se quiseres ir para um CET tens que ter ou o 12ºano e dependendo da area fazer ou nao um curso adicional incluido no plano do curso.

Cumprimentos
 
o CET ou nivel 4 corresponde ao ano 0 da universidade, como tal tens que ter o 12º ano.

Alguns CET's requerem que tenhas tirado uma especialidade, por exemplo o de Telecomunicações e redes tens que ter um curso tecnologico de electronica(nivel III) se vieres de outra area ou apenas o 12º tens que fazer o curso "compensatorio" que te dá os conteudos programaticos necessarios.

Quanto refiro ao ano 0 da universidade, refiro-me desta forma porque apesar de nao estares na universidade por assim dizer, a maior parte das escolas com CET tem acordos com universidades para entrada na mesma sendo que algumas cadeiras tem equivalencia ficando ja completas.

Deste modo se quiseres ir para um CET tens que ter ou o 12ºano e dependendo da area fazer ou nao um curso adicional incluido no plano do curso.

Cumprimentos

verdade mas tb é verdade q equivale ao bacharelato, sendo o bacharelato e o CET nivel IV. por uma questão de lógica, ha cadeiras no CET q são da faculdade daí a equivalência. alem disso, foi o centro de emprego q deu essa informação qd eu iniciei o CET em implementação e administração de redes e sistemas.

em resposta ao topico, tens q procurar por escolas profissionais. eu tirei o meu nivel III e IV na escola profissional gustave eiffel na amadora mas tens q ter obrigatoriamente o nivel III. e ao contrario do q dizes, vais ver q n serás o mais velho mas sim quase o mais novo. entao s for pós laboral serás mm o mais novo.
 
isto é muito mau, mas terminei o 11 com matematica a com 8 , terminei o 12 de todas as disciplinas do meu curso menos a matmatica porque tive negativa no 11, o meu curso acabou, logo só posso fazer matmatica atraves de exame equivalencia a frequencia, eu nao posso me inscrever em cet's correcto?
 
Não sei se te ajuda, mas tens cursos de especialização em certas areas, nomeadamente em cursos da microsoft que têem mta saida.

podes procurar na rumos por msce ou mcsa
são cursos caros, mas tens mta facilidade em entrar na area de TI
 
Não sei se te ajuda, mas tens cursos de especialização em certas areas, nomeadamente em cursos da microsoft que têem mta saida.

podes procurar na rumos por msce ou mcsa
são cursos caros, mas tens mta facilidade em entrar na area de TI

Isso hoje em dia já não é verdade.

Um curso da microsoft só por si não te garante empregabilidade, e se conseguires arranjar trabalho nunca esperes algo muito remunerado.

Eu falo por experiência própria, que só uma certificação Microsoft não te abre muitas portas, facilita sim, mas se tiveres experiência na área, o que não é fácil de teres assim que acabas o curso, e nos primeiros anos tudo o que arranjares mesmo que mal remunerado é bom porque ajuda-te a ganhar experiência.

O que quero dizer é que se fores pelas certificações existem melhores, mas independentemente da que tires, não te vai abrir portas imediatamente.

Agora a certificação + x anos de experiencia ai sim, tens mais facilidade.

Cumprimentos
 
Back
Topo