1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

***** e garantias!!!

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Ricky[pt], 11 de Agosto de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 8542)

  1. Ricky[pt]

    Ricky[pt] Power Member

    Boas tardes caros aigos,

    Eu comprei um Onkyo TX-SR606 na ***** e estou aqui com uma grande dúvida. Se por acaso tiver algum problema e tiver que recorrer à garantia, o representante da Onkyo em Portugal responsabiliza-se pela Assistência deste aparelho? Só me apareceu esta dúvida depois de o comprar. Se me conseguirem ajudar agradeço.

    Abraços.
     
  2. rum

    rum Power Member

    Faz todo o sentido que assuma. Actualmente acho que todas as garantias são europeias.
     
  3. NightRune

    NightRune Power Member

    O representante em Portugal responsabiliza-se.
     
  4. BDREAD

    BDREAD Power Member

    Boas eu também comprei o meu Onkyo TX-SR606 esta manha na ***** e não quero nem pensar que isso possa acontecer!!! Mas também estou convencido que caso haja algum problema depois dos 15 dias de troca directa na ***** o representante aqui da marca aqui em portugal há-de tomar conta do caso! Mas o engraçado é que já procurei por um cá em portugal e ainda não encontrei um que diga ser o representate OFICIAL! LOL mas talvez a esoterico o seja, pois pelo menos é um distribuidor e tem lá como marcas representadas a Onkyo. Mas quando receberes o receptor envia a garantia para a ***** para eles a carimbarem e ai sempre tens mais uma segurança.
     
  5. rum

    rum Power Member

    Retirado do site da esotérico.

    Edit: Aqui no post as marcas ficaram todas seguidas mas aparece lá no meio a Onkyo.
     
  6. BDREAD

    BDREAD Power Member

    Pois eu bem parecia que esses senhores tomavam conta de nós caso algo corresse mal! LOLOL
     
  7. Ricky[pt]

    Ricky[pt] Power Member

    Também era essa a ideia que tinha. Porém o grunho da ***** de Benfica disse que a Esotérica não recebia nenhum que fosse comprado na NET.
     
    Última edição: 12 de Agosto de 2008
  8. sotokai

    sotokai Power Member

    desculpem vir desenterrar este topic, mas segue uma lista de emails que troquei com a esoterico e que me parece óbvio que não dão garantia a produtos comprados na *****. Comecem a ler por baixo...

    Boa tarde,

    agradeço a sua informação mas realmente tenho conhecimento da "Lei 23/2003 de Garantias de Venda de Bens e Consumo. A garantia é válida em todos os países membros da União Europeia."
    No entanto parece-me que se se tratando de um equipamento da marca Onkyo com um certificado de garantia emitido pela Onkyo, terá obviamente sido a Onkyo a "colocar a coisa em circulação"...
    O que me parece também, é existir má fé da assistência técnica em Portugal, uma vez que ao ser também distribuidor e sabendo que a ***** adquire os equipamentos noutro distribuidor (possivelmente noutro pais, a melhores preços), não pretende garantir o respectivo suporte da marca.
    Ainda não comprei o equipamento e dificilmente o farei numa das lojas sobre o qual a Esoterico é o distribuidor, mas certamente irei alertar a Onkyo europeia da situação.
    Sendo a garantia da marca, independentemente do distribuidor, a marca tem de garantir sempre essa assistência técnica, sobretudo existindo uma factura de compra.

    Muito Obrigado.



    2009/6/1 Carlos Amaral - Esotérico <[email protected]>

    Exmo. Senhor,



    Sou a enviar em anexo o Decreto-Lei nº 67/2003, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 84/2008.

    No seu art. 6º, onde se trata da responsabilidade directa do produtor, pode verificar-se no nº 2, que existe um conjunto de circunstâncias em que o produtor não se encontra obrigado a responsabilizar-se pela garantia do bem. Aí se diz:



    “2 — O produtor pode opor-se ao exercício dos direitos pelo consumidor verificando-se qualquer dos seguintes factos:

    a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;

    b) Não ter colocado a coisa em circulação;

    c) Poder considerar-se, tendo em conta as circunstâncias, que o defeito não existia no momento em que colocou a coisa em circulação;

    d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos, ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua actividade profissional;

    e) Terem decorrido mais de 10 anos sobre a colocação da coisa em circulação.”



    Assim, e no caso em causa, evidentemente que a mesma não tem que ser chamada para efeitos de execução da garantia, como se estabelece na alínea b), do nº 2, do art. 6º, acima transcrito.



    Deste modo caso proceda à compra de equipamentos fora do contexto das nossas obrigações terá accionar a garantia junto da empresa que efectivou a venda.



    Estaremos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.



    Atentamente



    Carlos Amaral



    De:
    Enviada: domingo, 31 de Maio de 2009 22:46
    Para: Carlos Amaral - Esotérico
    Assunto: Re: onkyo 525


    Boa noite,

    agradeço desde já a informação prestada. Gostava apenas que me fosse esclarecido se a Esoterico é o representante oficial da marca Onkyo, em Portugal.
    Coloco esta questão porque existem normas europeias que obrigam as marcas a suportar a garantia de 2 anos em todos os equipamentos independentemente do pais ou loja em que foram adquiridos.
    Sendo a Onkyo uma marca internacional, não me parece correcto que existindo uma factura de compra , não seja prestada a respectiva assistência.
    Obrigado


    2009/5/31 Carlos Amaral - Esotérico <[email protected]>

    Caro ...

    A Esoterico é apenas responsável pelos produtos introduzidos no mercado nacional através de si e vendidos pelos seus revendedores ou agentes.
    Caso compre no site ***** terá sempre de se relacionar com eles em termos de serviço de pós-venda.

    Atentamente

    Carlos Amaral


    -----Mensagem original-----
    De:
    Enviada: domingo, 31 de Maio de 2009 18:46
    Para: Carlos Amaral - Esotérico
    Assunto: onkyo 525

    |» CONTROLO «|

    Domingo 05/31/2009

    Mensagem submetida no site da Esotérico, Lda via secção da Assistência

    De:sotokai
    Mensagem:
    estou interessado em adquirir o equipamento onkyo 525 na loja online www.*****.pt, tratando-se de uma loja online a assistência técnica terá de ser efectuada directamente na assistência em Portugal. Gostaria de saber se esta assistência estará sempre garantida durante os 2 anos habituais para este tipo de equipamento.
     
  9. pramos

    pramos Power Member

    Se lerem com atenção a alinea b) do n.º 2 do art. 6º, "b) Não ter colocado a coisa em circulação;" verifica-se que o legislador refere-se ao produtor o que não é o caso, visto que a esotérico é um representante/distribuidor e não produtor, logo este entendimento não se aplica... Salvo melhor opinião.
     
    Última edição pelo moderador: 1 de Junho de 2009
  10. sotokai

    sotokai Power Member

    foi exactamente isso que eu lhes disse...
    no entanto verifiquei que no decreto de lei português eles consideram o produtor como sendo tambem o distribuidor do pais...
    É ridiculo...
    Eu não vou comprar nem na ***** nem em alguma loja portuguesa, sobretudo devido á postura, mas já enviei um email para onkyo europeia a expor a situação.
     
  11. pramos

    pramos Power Member

    vamos ficar à espera de uma resposta, eu também já abri um topico sobre a garantia dos 5 anos da Panasonic, onde se passa uma situação parecida...não sei em que parte é que nós pertencemos à União Europeia...
     
  12. sotokai

    sotokai Power Member

    penso até que o topic deveria ser sobre a Onkyo e não sobre a *****, uma vez que ha muitas gente aqui do forum que compra artigos da onkyo fora de protugal. No meu caso, a diferença de preço sao 100 euros...
     
  13. PSH

    PSH Power Member

    De qualquer maneira, penso que no máximo terás direito a 1 ano de garantia pelo representante/marca nacional.

    A ***** alerta logo, aquando da compra, que no primeiro ano a garantia é com a marca e no segundo tem que ser com eles porque a marca já não dá.
     
  14. sotokai

    sotokai Power Member

    no caso da *****, tendo em conta que eles têm loja fisica, em caso de avaria pode-se ir á loja entregar o equipamento e eles mandam para marca?
     
  15. PSH

    PSH Power Member

    Não tem nada a ver. São coisas diferentes. Pode até haver paises que que decidam dar 10 anos de garantia, que se for uma acção local, em Portugal não são obrigados a seguir.
    Se em Portugal decidirem fazer uma acção de oferta de uma máquina de filmar na compra de um plasma, em Inglaterra ninguém se queixa que em Portugal fazem e lá não.

    Há que ver a lógica das nossas reclamações e não reclamar sem lógica.

    Se são acções locais, não têm que ser iguais em todos os países.

    Mandam para França. Mas não sei como é com os portes.

    Na *****, podes sempre mandar para lá e eles tratam disso no país de origem do aparelho.
    Mas eles no site têm um chat em directo. Já perguntaste como é com a garantia ?
     
    Última edição pelo moderador: 1 de Junho de 2009
  16. sotokai

    sotokai Power Member

    o facto da ***** mandar para França não me chateia, o que me chateia é ter de mandar por correio, mas se for possível ir à loja entregar para eles enviarem é melhor...
    a minha duvida era essa...
    A ***** diz que a assistência é com a marca em Portugal...
     
  17. PSH

    PSH Power Member

    Os 2 anos ?? É que compras internacionais só têm 1 ano de garantia.
     
  18. sotokai

    sotokai Power Member

    antes de pensar em comprar a onkyo pensei num kenwood e coloquei a mesma questão junto da assistencia da kenwood e a informação que me deram, foi que sendo a factura nacional (a ***** tem sede social em portugal) a garantia seria de 2 anos. Se fosse de fora de portugal seria 1 ano.
     
  19. symy

    symy Power Member

    Estava interessado em saber sobre a garantia na reedcon e na *****
    kero comprar um LCD Philips
     
  20. ja_macau

    ja_macau Power Member

    No caso da ***** e para quase todas as marcas (excepções são a Olympus e a LG) a garantia funciona como noutra compra qualquer em Portugal, 2 anos de garantia assegurados pelo representante português...
     

Partilhar esta Página