***** e garantias!!!

Ricky[pt]

Power Member
Boas tardes caros aigos,

Eu comprei um Onkyo TX-SR606 na ***** e estou aqui com uma grande dúvida. Se por acaso tiver algum problema e tiver que recorrer à garantia, o representante da Onkyo em Portugal responsabiliza-se pela Assistência deste aparelho? Só me apareceu esta dúvida depois de o comprar. Se me conseguirem ajudar agradeço.

Abraços.
 
Ricky[pt];3390369 disse:
Boas tardes caros aigos,

Eu comprei um Onkyo TX-SR606 na ***** e estou aqui com uma grande dúvida. Se por acaso tiver algum problema e tiver que recorrer à garantia, o representante da Onkyo em Portugal responsabiliza-se pela Assistência deste aparelho? Só me apareceu esta dúvida depois de o comprar. Se me conseguirem ajudar agradeço.

Abraços.

O representante em Portugal responsabiliza-se.
 
Boas eu também comprei o meu Onkyo TX-SR606 esta manha na ***** e não quero nem pensar que isso possa acontecer!!! Mas também estou convencido que caso haja algum problema depois dos 15 dias de troca directa na ***** o representante aqui da marca aqui em portugal há-de tomar conta do caso! Mas o engraçado é que já procurei por um cá em portugal e ainda não encontrei um que diga ser o representate OFICIAL! LOL mas talvez a esoterico o seja, pois pelo menos é um distribuidor e tem lá como marcas representadas a Onkyo. Mas quando receberes o receptor envia a garantia para a ***** para eles a carimbarem e ai sempre tens mais uma segurança.
 
Retirado do site da esotérico.

Se for o caso, gostaríamos de começar por congratulá-lo pela aquisição do(s) produto(s) por nós representado(s).
A empresa Esotérico - Consultores de Som,Lda na qualidade de representante e distribuidora em Portugal das marcas apresentadas neste espaço da internet, tem por obrigação a prestação de apoio e serviço aos clientes destas mesmas no território nacional.
Apesar de todos os produtos por nós distribuídos e comercializados, nomeadamente os da classe de alta fidelidade serem acompanhados de um documento contendo este informação de orientação sobre como proceder em caso de avaria, etc... achámos por bem a criação desta secção com o intuito de lhe disponibilizar os contactos e um formulário que poderá preencher, introduzindo neste último se assim o desejar, todas as suas questões, observações, reclamações relacionadas com a assistência técnica, permitindo assim o melhoramento dos nossos serviços.
Todos os dados constantes do preenchimento do formulário serão encaminhados exclusivamente para o coordenador deste serviço, respeitando assim uma política de privacidade.
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ASSISTÊNCIA TÉCNICA POR MARCAMarcasContactosCase LogicContactar coordenador Pr. Alves Redol, 1

(Fanqueiro) 2670 - 353 Loures
Tel. 219 839 554
De segunda a sexta das 9h às 13h e das 14h30m às 18h30m
Fax. 219 839 559

E-mail:

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Edit: Aqui no post as marcas ficaram todas seguidas mas aparece lá no meio a Onkyo.
 
Também era essa a ideia que tinha. Porém o grunho da ***** de Benfica disse que a Esotérica não recebia nenhum que fosse comprado na NET.
 
Última edição:
desculpem vir desenterrar este topic, mas segue uma lista de emails que troquei com a esoterico e que me parece óbvio que não dão garantia a produtos comprados na *****. Comecem a ler por baixo...

Boa tarde,

agradeço a sua informação mas realmente tenho conhecimento da "Lei 23/2003 de Garantias de Venda de Bens e Consumo. A garantia é válida em todos os países membros da União Europeia."
No entanto parece-me que se se tratando de um equipamento da marca Onkyo com um certificado de garantia emitido pela Onkyo, terá obviamente sido a Onkyo a "colocar a coisa em circulação"...
O que me parece também, é existir má fé da assistência técnica em Portugal, uma vez que ao ser também distribuidor e sabendo que a ***** adquire os equipamentos noutro distribuidor (possivelmente noutro pais, a melhores preços), não pretende garantir o respectivo suporte da marca.
Ainda não comprei o equipamento e dificilmente o farei numa das lojas sobre o qual a Esoterico é o distribuidor, mas certamente irei alertar a Onkyo europeia da situação.
Sendo a garantia da marca, independentemente do distribuidor, a marca tem de garantir sempre essa assistência técnica, sobretudo existindo uma factura de compra.

Muito Obrigado.



2009/6/1 Carlos Amaral - Esotérico <[email protected]>

Exmo. Senhor,



Sou a enviar em anexo o Decreto-Lei nº 67/2003, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 84/2008.

No seu art. 6º, onde se trata da responsabilidade directa do produtor, pode verificar-se no nº 2, que existe um conjunto de circunstâncias em que o produtor não se encontra obrigado a responsabilizar-se pela garantia do bem. Aí se diz:



“2 — O produtor pode opor-se ao exercício dos direitos pelo consumidor verificando-se qualquer dos seguintes factos:

a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;

b) Não ter colocado a coisa em circulação;

c) Poder considerar-se, tendo em conta as circunstâncias, que o defeito não existia no momento em que colocou a coisa em circulação;

d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos, ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua actividade profissional;

e) Terem decorrido mais de 10 anos sobre a colocação da coisa em circulação.”



Assim, e no caso em causa, evidentemente que a mesma não tem que ser chamada para efeitos de execução da garantia, como se estabelece na alínea b), do nº 2, do art. 6º, acima transcrito.



Deste modo caso proceda à compra de equipamentos fora do contexto das nossas obrigações terá accionar a garantia junto da empresa que efectivou a venda.



Estaremos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.



Atentamente



Carlos Amaral



De:
Enviada: domingo, 31 de Maio de 2009 22:46
Para: Carlos Amaral - Esotérico
Assunto: Re: onkyo 525


Boa noite,

agradeço desde já a informação prestada. Gostava apenas que me fosse esclarecido se a Esoterico é o representante oficial da marca Onkyo, em Portugal.
Coloco esta questão porque existem normas europeias que obrigam as marcas a suportar a garantia de 2 anos em todos os equipamentos independentemente do pais ou loja em que foram adquiridos.
Sendo a Onkyo uma marca internacional, não me parece correcto que existindo uma factura de compra , não seja prestada a respectiva assistência.
Obrigado


2009/5/31 Carlos Amaral - Esotérico <[email protected]>

Caro ...

A Esoterico é apenas responsável pelos produtos introduzidos no mercado nacional através de si e vendidos pelos seus revendedores ou agentes.
Caso compre no site ***** terá sempre de se relacionar com eles em termos de serviço de pós-venda.

Atentamente

Carlos Amaral


-----Mensagem original-----
De:
Enviada: domingo, 31 de Maio de 2009 18:46
Para: Carlos Amaral - Esotérico
Assunto: onkyo 525

|» CONTROLO «|

Domingo 05/31/2009

Mensagem submetida no site da Esotérico, Lda via secção da Assistência

De:sotokai
Mensagem:
estou interessado em adquirir o equipamento onkyo 525 na loja online www.*****.pt, tratando-se de uma loja online a assistência técnica terá de ser efectuada directamente na assistência em Portugal. Gostaria de saber se esta assistência estará sempre garantida durante os 2 anos habituais para este tipo de equipamento.
 
Se lerem com atenção a alinea b) do n.º 2 do art. 6º, "b) Não ter colocado a coisa em circulação;" verifica-se que o legislador refere-se ao produtor o que não é o caso, visto que a esotérico é um representante/distribuidor e não produtor, logo este entendimento não se aplica... Salvo melhor opinião.
 
Última edição pelo moderador:
foi exactamente isso que eu lhes disse...
no entanto verifiquei que no decreto de lei português eles consideram o produtor como sendo tambem o distribuidor do pais...
É ridiculo...
Eu não vou comprar nem na ***** nem em alguma loja portuguesa, sobretudo devido á postura, mas já enviei um email para onkyo europeia a expor a situação.
 
vamos ficar à espera de uma resposta, eu também já abri um topico sobre a garantia dos 5 anos da Panasonic, onde se passa uma situação parecida...não sei em que parte é que nós pertencemos à União Europeia...
 
penso até que o topic deveria ser sobre a Onkyo e não sobre a *****, uma vez que ha muitas gente aqui do forum que compra artigos da onkyo fora de protugal. No meu caso, a diferença de preço sao 100 euros...
 
De qualquer maneira, penso que no máximo terás direito a 1 ano de garantia pelo representante/marca nacional.

A ***** alerta logo, aquando da compra, que no primeiro ano a garantia é com a marca e no segundo tem que ser com eles porque a marca já não dá.
 
no caso da *****, tendo em conta que eles têm loja fisica, em caso de avaria pode-se ir á loja entregar o equipamento e eles mandam para marca?
 
vamos ficar à espera de uma resposta, eu também já abri um topico sobre a garantia dos 5 anos da Panasonic, onde se passa uma situação parecida...não sei em que parte é que nós pertencemos à União Europeia...

Não tem nada a ver. São coisas diferentes. Pode até haver paises que que decidam dar 10 anos de garantia, que se for uma acção local, em Portugal não são obrigados a seguir.
Se em Portugal decidirem fazer uma acção de oferta de uma máquina de filmar na compra de um plasma, em Inglaterra ninguém se queixa que em Portugal fazem e lá não.

Há que ver a lógica das nossas reclamações e não reclamar sem lógica.

Se são acções locais, não têm que ser iguais em todos os países.

no caso da *****, tendo em conta que eles têm loja fisica, em caso de avaria pode-se ir á loja entregar o equipamento e eles mandam para marca?

Mandam para França. Mas não sei como é com os portes.

Na *****, podes sempre mandar para lá e eles tratam disso no país de origem do aparelho.
Mas eles no site têm um chat em directo. Já perguntaste como é com a garantia ?
 
Última edição pelo moderador:
Se lerem com atenção a alinea b) do n.º 2 do art. 6º, "b) Não ter colocado a coisa em circulação;" verifica-se que o legislador refere-se ao produtor o que não é o caso, visto que a esotérico é um representante/distribuidor e não produtor, logo este entendimento não se aplica... Salvo melhor opinião.

Mandam para França. Mas não sei como é com os portes.

Na *****, podes sempre mandar para lá e eles tratam disso no país de origem do aparelho.
Mas eles no site têm um chat em directo. Já perguntaste como é com a garantia ?

o facto da ***** mandar para França não me chateia, o que me chateia é ter de mandar por correio, mas se for possível ir à loja entregar para eles enviarem é melhor...
a minha duvida era essa...
A ***** diz que a assistência é com a marca em Portugal...
 
antes de pensar em comprar a onkyo pensei num kenwood e coloquei a mesma questão junto da assistencia da kenwood e a informação que me deram, foi que sendo a factura nacional (a ***** tem sede social em portugal) a garantia seria de 2 anos. Se fosse de fora de portugal seria 1 ano.
 
o facto da ***** mandar para França não me chateia, o que me chateia é ter de mandar por correio, mas se for possível ir à loja entregar para eles enviarem é melhor...
a minha duvida era essa...
A ***** diz que a assistência é com a marca em Portugal...

No caso da ***** e para quase todas as marcas (excepções são a Olympus e a LG) a garantia funciona como noutra compra qualquer em Portugal, 2 anos de garantia assegurados pelo representante português...
 
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