1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E-mail no portal Vodafone vs. cliente email

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por ZoomBang, 18 de Dezembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1435)

  1. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Tenho uma dúvida relativamente ao custo do tráfego quando se utiliza o acesso a dados por GPRS e UMTS na Vodafone.

    Pelo que li no tarifário aplicável, existem duas situações de utilização distintas para quem acede a dados por pacotes (GPRS e UMTS):

    Tráfego dentro do portal Vodafone
    Cada acesso ao portal WAP Vodafone (Vodafone live) tem um custo de 0,25€, independentemente da duração do mesmo, podendo desta forma o cliente navegar à vontade no portal sem pagar mais por isso.

    Tráfego fora do portal Vodafone
    O acesso fora do portal WAP Vodafone (Vodafone live) é taxado a 0,5 cêntimos por kB em intervalos de taxação de 50kB. Ou seja, é taxado a 0,25€ por cada 50kB ou fracção. Julgo que se incluem neste tráfego as utilizações do browser em endereços externos ao portal Vodafone, utilizações do cliente de e-mail disponível em muitos telemóveis ou de outras aplicações instaladas que acedam à Internet.

    A pergunta que tenho:
    Se eu aceder ao e-mail através da opção existente no portal Vodafone esse tráfego é taxado como tráfego dentro do portal Vodafone? É como se estivesse a usar um Proxy?

    Se assim for, essa é de longe a melhor alternativa para aceder ao e-mail.
     
  2. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Ninguém consulta o mail no telemóvel? Mesmo esporadicamente?
     
  3. Bruninho

    Bruninho Power Member

  4. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Pois, mas a minha dúvida não era essa. :P
    Queria era algumas impressões sobre o que perguntei no 1º post.
     
  5. ThaZouk

    ThaZouk Banido

    No site da Vodafone seria suposto haver informação sempre que o cliente vai sair do Portal e ser taxado.
    Caso acedas ao mail sem haver qualquer informação, e verificares que te foi taxado mais que os 25cents, então terás o enorme gosto de fazer uma troca de mails com muito dos pseudo-inteligentes do apoio a cliente.
     
  6. spiegelman

    spiegelman Power Member

    Consulto de vez em quando o mail da Netcabo por Vodafone Live e nunca me custou mais do que o valor dos 0.25€. Como não consigo configurar o Gmail como conta externa ( talvez porque não dê para e-mails estrangeiros) acedo por GPRS externo, consultas essas que tb nunca me custaram mais do que 0.30 ou 0.40€. Houve no entanto uma vez que acedi ao mail da Yahoo e limpou-me 2€ do saldo... :P Talvez porque ao contrario do Gmail o Yahoo não esteja configurado para acesso móvel.

    Em última análise, se conseguíres configurar uma conta externa, no Vodafone Mail é mais económico
     
  7. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Já desconfiava. Obrigado por confirmares.

    Essa flat rate para o acesso ao portal Vodafone é uma medida muito boa para os clientes.

    Agora podiam era aproximar os preços do acesso WAP exterior ao portal dos preços que praticam para os acessos móveis à Internet. Haveria mais gente a fazer o uso esporádico do telemóvel para aceder a dados e até fazer uso esporádico do telemóvel como modem (sem necessidade de "placas" 3G).

    Para referência:

    WAP GPRS/UMTS
    0,25€ cada 50kB ou fracção (1MB = 5€)

    Serviço de dados em 3G/GPRS
    Velocidades até 384kb/s (em 3G)

    Tarifário base 3G/GPRS
    (Acesso à Internet usando o telemóvel como modem)
    0,30€ cada 100kB ou fracção (1MB = 3€)​

    Já para não falar do custo do MB das soluções 3G Banda Larga onde a mais cara (por MB) é a Banda Larga 384 kbps:
    22,5€ por mês com 1GB (DL) + 200MB (UL) (1MB = 0.01875€) que aparentemente até tem tráfego ilimitado para adesões até 31 Dez 2006.
     
  8. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Não sei se já acabaram com isso mas já não encontro a informação (que li há dias no site da Vodafone) que no acesso ao portal Vodafone é contabilizado novo acesso se na navegação no portal houver um período de inactividade superior a 15 minutos. Nesse caso seria possível pagares mais.
     
  9. ThaZouk

    ThaZouk Banido

    Sempre que navego no Portal Zone da OPTIMUS sou informado se determinado acesso será taxado à parte antes de aceder ao mesmo.
    Pensei que na Vodafone também informassem o cliente.
     
  10. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Eu não sei se informam, porque nunca acedi ou fiz download de coisas que tenha de cobrar à parte (p.ex. jogos, temas, toques).
     
  11. spiegelman

    spiegelman Power Member

    Ah, sim, informam sempre. Tudo o que seja conteúdo pago dentro do Vodafone Live é descriminado e tem uma página com a confirmação do pagamento. O Vodafone mail e o acesso a contas externas, no máximo de três, fazem parte dos conteúdos com o acesso a 0.25€. O que pagas é jogos, toques serviços de localização e essas coisas.
     

Partilhar esta Página