Dúvida É necessário substituir a fonte de alimentação?

Lyh

Membro
Boa tarde,

Estou aqui com um problema e como não percebo nada disto, resolvi questionar a quem sabe. Desde já, um obrigada a quem me conseguir ajudar.

No ano passado, por volta de Junho, comprei o seguinte para o meu irmão mais novo:

Fonte XFX TS 430W 80+ Bronze
Motherboard Asus H110M-C

Disco SSD Crucial BX200 240GB SATA III
Placa de Rede Asus Wireless N 300Mbps PCIe (PCE-N15)
Drive DVD±R Asus DRW-24F1ST 24x Bulk Preta SATA
Processador Intel Core i5 6500 (3.2GHz) Socket 1151
Disco Western Digital 1TB (7200rpm) SATA III 64MB Blue

Caixa ATX Cooler Master Elite 430 USB 3.0

Funcionou sempre bem, sem qualquer problema.

Este ano resolvemos comprar um placa gráfica. A escolhida foi a MSI GEFORCE GTX 1060 GAMING X 6G.

O meu irmão agora diz-me que é necessário trocar a fonte de alimentação porque é demasiado fraca. Ele tem razão? O que me aconselham para o miúdo conseguir jogar descansado?
 
A fonte que tens é de qualidade e tem potência mais do que suficiente para esse sistema, com essa gráfica.
Não precisas de trocar nada. ;)
 
Obrigada SideWalker.

Eu sei que a pergunta é tardia, mas existe alguma possibilidade de incompatibilidade entre a gráfica e a fonte? Não consigo perceber porque é que ele quer tanto trocar a fonte.
 
Em principio não.
É possível que essa placa tenha um conector de 8 pinos em vez do standard de 6, mas é um bocado para inglês ver. O de 6 da fonte deve funcionar perfeitamente ligado no de 8 da placa.

É comum as pessoas criarem a ideia de que necessitam de fontes mais potentes do que os PCs realmente gastam. Em parte, deve-se ao facto de os fabricantes recomendarem números por cima, a contar com as fontes de qualidade duvidosa que têm menos potência do que a anunciada. Não é o caso dessa.

Para teres uma ideia, essa placa tem TDP de 120W. Somado ao resto dos componentes, isso será sistema para ficar abaixo dos 250W, em situações de pico. Muito dentro da capacidade dessa fonte. ;)
 
A gráfica não veio com conector nenhum. Então comprámos um cabo cujo nome era "Valueline EPS 8-pin/2x Molex, 0.15m".

Espero não ter comprado nada errado.

Ok, obrigada pela explicação! Agora percebi, vou ver se entendo qual é o problema dele.
 
A fonte tem um conector de 6 pinos. Liga esse conector na placa gráfica. Mesmo que a ficha da gráfica seja de 8, o conector de 6 da fonte vai funcionar, porque essa gráfica não precisa de 8 pinos.

Esse cabo que compraste é um adaptador de molex para EPS, que são fichas para a motherboard, não serve de nada para o teu caso. Se puderes, devolve. ;)
 
Uffff, então desde o primeiro dia que podíamos ter posto a gráfica a funcionar e andámos aqui com invenções... Nabos.

Obrigada! Já consegui ligar aquilo e ele já testou e funciona na perfeição. Obrigada pela paciência!

EDIT: Não sei se é importante mas a fonte tem realmente um conector com 6 pinos e depois trás mais um com dois pinos agarrado. Liguei os 8 por via das dúvidas.
 
Back
Topo