É possível criar executáveis que funcionem com "todas" as distribuições?

vortal

Power Member
Ainda percebo muito pouco de linux, mas aqui vai uma dúvida importante que tenho tido, cujo eventual esclarecimento me poderá ajudar a perceber se realmente vale a pena investir nesta plataforma (dado que o meu principal interesse é programar e criar aplicações multimedia e jogos).

Ao que parece, quem cria executáveis para linux tem uma série de problemas, se o objectivo fôr criar programas que corram em todas as distribuições, mas acho que o problema se prende fundamentalmente com certas bibliotecas como o glibc (se não estou em erro), que têm dependências, e que portanto não podem ser "statically linked".

Existe alguma maneira de contornar o problema? Talvez usando outro compilador ou outras bibliotecas que não tenham dependências, e portanto possam ser "embrulhadas" no pacote? Obrigado de antemão.
 
Um executavel q seja compilado para a plataforma linux, corre tds as distros linux.

O problema esta na partilha de bibliotecas, q o caminho não é igual em tds as distros.

A titulo de exemplo, o executavel do folding@home funciona em tds as distros do linux.

E acho q compensa criar/investir nesta plataforma. Mesmo q crie para uma distro, se o criador estiver aberto para esclarecer, a fim de ajudar na portabilidade para as outras distros, facilmente esse problema é contornavel.

Exemplo, cria-se aplicação XPTO, em colaboração com as varias distros q existem, os clientes com acesso a internet, com 2 ou 3 passos ficam com ela instalada no PC. Nem precisam de pesquisar na net, aonde e como ir buscalas, a propria distro trata disso ;)
 
quanto a jogos, normalmente instalados através de um ficheiro .sh, correm em qualquer distro...
de qq modo mesmo código do jogo acho que nao muda de distro para distro - qual seria a lógica nisso? - o que é diferente de distro para distro (e até comum entre algumas) é o pacote dentro do qual é distribuído (e alguns dos pacotes sao possiveis de se converter), mas mesmo assim há o referido .sh
quanto ao resto, nao sei, pois de programacao so sei o basico
 
Isso parece ser interessante; só não percebo como é que ele instala offline, se houverem problemas com bibliotecas. Para mim isso é muito importante, visto que ainda não consegui ligar-me à internet via linux. Obrigado pelo feedback pessoal.
 
Tenho um dispositivo wireless usb (linksys wusb54gv4) cujas instruções são muito específicas no sentido de não se poder ligar o aparelho sem se instalar os drivers primeiro; por isso tenho receio de o experimentar com as distribuições linux que tenho (liveCDs Mandriva One e PCLinuxOS). Acham que não haverá problema, que não irei estragar nem o dispositivo nem o computador se o ligar com uma distro que não o suporte? De hardware não percebo muito.
 
Back
Topo