1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

É possível criar executáveis que funcionem com "todas" as distribuições?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por vortal, 20 de Maio de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1134)

1. vortal

vortal Power Member

Ainda percebo muito pouco de linux, mas aqui vai uma dúvida importante que tenho tido, cujo eventual esclarecimento me poderá ajudar a perceber se realmente vale a pena investir nesta plataforma (dado que o meu principal interesse é programar e criar aplicações multimedia e jogos).

Ao que parece, quem cria executáveis para linux tem uma série de problemas, se o objectivo fôr criar programas que corram em todas as distribuições, mas acho que o problema se prende fundamentalmente com certas bibliotecas como o glibc (se não estou em erro), que têm dependências, e que portanto não podem ser "statically linked".

Existe alguma maneira de contornar o problema? Talvez usando outro compilador ou outras bibliotecas que não tenham dependências, e portanto possam ser "embrulhadas" no pacote? Obrigado de antemão.

2. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

Um executavel q seja compilado para a plataforma linux, corre tds as distros linux.

O problema esta na partilha de bibliotecas, q o caminho não é igual em tds as distros.

A titulo de exemplo, o executavel do [email protected] funciona em tds as distros do linux.

E acho q compensa criar/investir nesta plataforma. Mesmo q crie para uma distro, se o criador estiver aberto para esclarecer, a fim de ajudar na portabilidade para as outras distros, facilmente esse problema é contornavel.

Exemplo, cria-se aplicação XPTO, em colaboração com as varias distros q existem, os clientes com acesso a internet, com 2 ou 3 passos ficam com ela instalada no PC. Nem precisam de pesquisar na net, aonde e como ir buscalas, a propria distro trata disso ;)

3. grafo

grafo Folding Member

quanto a jogos, normalmente instalados através de um ficheiro .sh, correm em qualquer distro...
    de qq modo mesmo código do jogo acho que nao muda de distro para distro - qual seria a lógica nisso? - o que é diferente de distro para distro (e até comum entre algumas) é o pacote dentro do qual é distribuído (e alguns dos pacotes sao possiveis de se converter), mas mesmo assim há o referido .sh
    quanto ao resto, nao sei, pois de programacao so sei o basico

4. Nuno19

Nuno19 Power Member

5. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

é 1 soluçao simples, por acaso noutro dia instalei 1 aplicativo neste formato. a desvantagem é ter de ter o autopackage, mesmo para instalar qualquer coisa.

6. vortal

vortal Power Member

Isso parece ser interessante; só não percebo como é que ele instala offline, se houverem problemas com bibliotecas. Para mim isso é muito importante, visto que ainda não consegui ligar-me à internet via linux. Obrigado pelo feedback pessoal.

7. spastikman

spastikman Banido

outra opção é compilar estaticamente os binarios.

Pode é fazer com que os executaveis fiquem com tamanhos invulgarmente grandes.

8. grafo

grafo Folding Member

vortal q distro usas para n te conseguires ligar a net? :O eu consegui em tds as q tentei..

9. vortal

vortal Power Member

Tenho um dispositivo wireless usb (linksys wusb54gv4) cujas instruções são muito específicas no sentido de não se poder ligar o aparelho sem se instalar os drivers primeiro; por isso tenho receio de o experimentar com as distribuições linux que tenho (liveCDs Mandriva One e PCLinuxOS). Acham que não haverá problema, que não irei estragar nem o dispositivo nem o computador se o ligar com uma distro que não o suporte? De hardware não percebo muito.

Partilhar esta Página