1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

É possivel fazer?

Discussão em 'Electrónica' iniciada por download_man, 17 de Agosto de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1378)

1. download_man

download_man Power Member

Boas, tal como o nome indica queria saber se é muito complexo de fazer um circuito tal como se vê no Link

De preferencia sem pics, pois não sei programar em c :(

Agradeço as ajudas

Cumprimentos

Última edição: 18 de Agosto de 2008
  2. acfryx

acfryx Power Member

Sim é possível se perceberes um pouco de electrónica/circuitos digitais.

Agora assim de repente: ligas um 555 contador (4 bits) que depois ligue a um descodificador 4:16 (precisas apenas de 10 dos 16, ou seja o contador apenas conta até 9) depois ligas as saídas do descodificador as series de LEDs mais ou menos assim:

0 - nenhum
    1 - serie 1
    2 - nenhum
    3 - serie 1
    4 - nenhum
    5 - nenhum
    6 - serie 2
    7 - nenhum
    8 - serie 2
    9 - nenhum

Para dar aquele efeito. Tens é que ter em atenção como ligas a serie de LEDs porque um CI normal não aguenta com aqueles LEDs todos (usa um transístor para isso).

A explicação está um bocado por alto porque estou a supor que já tens alguns conhecimentos, mas se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar...

Cumprimentos...

3. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Parece-me bem o teu raciocinio, mas talvez seja melhor afastar mais a serie 1 da 2 com uma série de "nenhums" entre os estados 4 e o 5 porque a transição dum lado para o outro parece-me muito mais lenta comparando com a frequência dos leds...

Ahh e se os estagios não forem todos utilizados pode-se (e deve-se) fazer reset ao contador depois do último.

Cumps

4. download_man

o que é um descodificador 4:16 ???:s
    posso utilizar um 555 e um 4017 para o fazer não é?

abraço e obrigado

Última edição: 18 de Agosto de 2008
  5. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

O descodificador pega num codigo binário à entrada e activa o pino correspondente:
    metes o valor 3 (...011 b) e a saida #3 fica activa, simples. 4:16 significa que a entrada é um numero binario representado por 4 bits que vai activar 1 das 16 saidas disponíveis

O 4017 é um contador com um decoder dentro dele.

Cumps

6. acfryx

acfryx Power Member

Quanto ao 4017: depende. Porque se quiseres uma distância maior (no tempo claro) entre a "serie 1" e a "serie 2", não podes pois só tens 10 estados, caso contrário podes e deves já que reduzes o número de componentes...

Cumprimentos...

7. download_man

chego a uma loja de eletronica e peço um descodificador 4:16 ?

é muito dificil de ligar?

é que não sei como se liga nem como funciona...:s

cump

8. acfryx

acfryx Power Member

Pedes um 4514.

É complicado responder...

Procura pelo datasheet no google.

Se não tens qualquer experiência neste tipo de coisas aconselho-te a veres este site: Link.

Cumprimentos...

9. download_man

eu ja fiz alguns projectos, mas nunca utilizei isto:s

obrigado

10. download_man

é mais ou menos isto [​IMG] ?

mas com o 4514

11. acfryx

acfryx Power Member

Sim, é isso mesmo... A única diferença é que vais ter dois grupos de LEDs e não uma lâmpada só.

Cumprimentos...

12. download_man

Muito obrigado

Depois de acabar posto o resultado

Abraços e obrigado a todos

Partilhar esta Página