É possivel fazer?

download_man

Power Member
Boas, tal como o nome indica queria saber se é muito complexo de fazer um circuito tal como se vê no Link

De preferencia sem pics, pois não sei programar em c :(



Agradeço as ajudas




Cumprimentos
 
Última edição:
Sim é possível se perceberes um pouco de electrónica/circuitos digitais.

Agora assim de repente: ligas um 555 contador (4 bits) que depois ligue a um descodificador 4:16 (precisas apenas de 10 dos 16, ou seja o contador apenas conta até 9) depois ligas as saídas do descodificador as series de LEDs mais ou menos assim:

0 - nenhum
1 - serie 1
2 - nenhum
3 - serie 1
4 - nenhum
5 - nenhum
6 - serie 2
7 - nenhum
8 - serie 2
9 - nenhum

Para dar aquele efeito. Tens é que ter em atenção como ligas a serie de LEDs porque um CI normal não aguenta com aqueles LEDs todos (usa um transístor para isso).

A explicação está um bocado por alto porque estou a supor que já tens alguns conhecimentos, mas se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar...

Cumprimentos...
 
Parece-me bem o teu raciocinio, mas talvez seja melhor afastar mais a serie 1 da 2 com uma série de "nenhums" entre os estados 4 e o 5 porque a transição dum lado para o outro parece-me muito mais lenta comparando com a frequência dos leds...


Ahh e se os estagios não forem todos utilizados pode-se (e deve-se) fazer reset ao contador depois do último.


Cumps
 
o que é um descodificador 4:16 ???:s
posso utilizar um 555 e um 4017 para o fazer não é?


abraço e obrigado


O descodificador pega num codigo binário à entrada e activa o pino correspondente:
metes o valor 3 (...011 b) e a saida #3 fica activa, simples. 4:16 significa que a entrada é um numero binario representado por 4 bits que vai activar 1 das 16 saidas disponíveis

O 4017 é um contador com um decoder dentro dele.


Cumps
 
posso utilizar um 555 e um 4017 para o fazer não é?

Quanto ao 4017: depende. Porque se quiseres uma distância maior (no tempo claro) entre a "serie 1" e a "serie 2", não podes pois só tens 10 estados, caso contrário podes e deves já que reduzes o número de componentes...

Cumprimentos...
 
é mais ou menos isto
lighthcd.gif
?

mas com o 4514
 
Back
Topo