Dúvidas É possível garantir alguma largura de banda?

Jorge Tuna

Power Member
Boas, estou aqui com uma dúvida.

Cá em casa utilizamos Clix. Temos um modem ligado a um router wireless. O que acontece é que o meu irmão está constantemente a fazer downloads e como a velocidade de download é apenas 2Mbps reais não sobra nada para mim. Demora 15 segundos a abrir o SAPO para terem uma noção.

Haverá alguma maneira de dividir ou pelo menos garantir uma largura de banda suficiente para fazer pesquisas?

Obrigado
 
Sim, existe!
Contudo ou tens um router capaz de QOS / Trafic shapping ou então terás que implementar uma firewall pelo meio que tenha essas capacidades.

Linux tens smoothwall, monowall.
Tens tb firmware para routers ddwrt que tem essa funçao mas tens que ter um router compativel.
 
Sim, existe!
Contudo ou tens um router capaz de QOS / Trafic shapping ou então terás que implementar uma firewall pelo meio que tenha essas capacidades.

Linux tens smoothwall, monowall.
Tens tb firmware para routers ddwrt que tem essa funçao mas tens que ter um router compativel.
Obrigado pela resposta! :)

É assim, nós cá em casa só usamos Windows (XP e VISTA). Como já disse o router-wireless não é modem, portanto tenho de manter o Modem da Clix igualmente ligado.

Apesar de ainda termos 3 portas ethernet disponíveis no modem (a 4ª porta está ligada ao router-wireless) e mais outras 4 portas de ethernet no router wireless, usamos sempre o sistema Wi-Fi. Mesmo assim não queria correr o risco do meu irmão resolver ligar-se directamente por cabo (seja no modem como no router-wireless) para continuar com a net praticamente só para ele.

Como faço então? ;)
 
COmo fazes? A resposta mantém-se foi aquilo que disse. Terás que investigar por ti do que se trata pois são demasiado detalhes para explicar tudo por aqui.

Se esse router correr em busybox e conseguires aceder por telnet aprendes a mexer em iptables e bloqueias p2p facilmente. Mais uma vez investiga isso. Com deves entender isto é informaçao que se pode tornar bem longa.

Good luck
 
E que tal falares com o teu irmão para ele definir um schedule nos downloads para so usar a largura total durante a noite ou assim?

(Não entendo porque vão sempre pela opção mais complexa das coisas.)
 
Acho que a forma mais simples é pedires ao teu irmao para:

1) alterar o schedule dos downloads
2) Não alterando os schedules, pedes para ele limitar o download e upload para 75% da ligação máxima e dessa forma deixas de ter problemas de downloads.
3) Se ele não souber fazer isso instala no pc dele o netlimiter que limita a velocidade por aplicação, e por horários se assim o desejares.
 
Se o teu irmão se ligar directamente ao modem não há solução, a menos que limites a velocidade no PC dele. Qual é a marca e modelo do router?
 
Back
Topo