iPhone É possível utilizar a garantia da loja após usar a garantia da marca?

Pheux

Power Member
Basicamente, há uns meses para não estar à espera que a MEO mandasse o iphone para a Apple, depois esperar que viesse outro, etc., decidi contactar directamente a TATA e em 3 dias tive um iphone novo em casa. Juntamente com o iphone novo veio uma factura comprovativa da Assistência Técnica da Apple em que consta a informação da substituição do iPhone por outro e indica o IMEI do antigo e o IMEI do novo.

A minha pergunta é, e sabendo que o iPhone volta a ter 2 anos de garantia perante a lei nacional após a substituição por outro, se a garantia pode ser usada futuramente na loja onde o comprei ou se a partir daquele momento, todo e qualquer problema deverá ser reportado à TATA?

Obrigado desde já. :)
 
não foi isso que ele perguntou.


Creio que apartir de agora a meo nada tem a ver com o assunto, na nova fatura tem alguma menção da MEO? caso não tenha, acho que agora tens de tratar tudo com a TATA
 
não foi isso que ele perguntou.


Creio que apartir de agora a meo nada tem a ver com o assunto, na nova fatura tem alguma menção da MEO? caso não tenha, acho que agora tens de tratar tudo com a TATA

Exatamente.
A nova factura, ou melhor, o documento (uma vez que não constam valores), apenas faz referência à substituição do equipamento por outro, ao abrigo da assistência técnica da Apple (TATA) e tem referenciado o IMEI do equipamento antigo e o IMEI do equipamento novo. Penso que é só isto mas já confirmo.

A MEO deixa de ter responsabilidade e passa a ser apenas a TATA/Apple, certo?
 
Se vives perto ou tens fácil acesso à TATA (ou a qualquer outro reparador autorizado Apple), muito honestamente, porque é que te interessa a garantia "da loja" (não existe garantia de loja, existe garantia do produto em si)?
 
a garantia nacional diz que tens 2 anos com a marca e/ou o ponto de venda por isso sim podes ir a Meo sem problema desde que leves a prova de troca e a prova de compra.
agora o que a Meo vai fazer é enviar para a apple por isso eles não têm nada a dizer que não aceitam
 
Obrigado, pessoal.
Não é que o telemóvel tenha algum problema actualmente, porque não tem. O que se passa é que tenho notado um decréscimo acentuado da bateria desde que actualizei para o iOS 12, no verão. De março a agosto com o iOS 11 tinha 99% de degradação. Desde agosto até agora caiu para 93%. A utilização é basicamente a mesma, apenas actualizei o SO, por isso tudo me leva a crer que as baterias destes iPhones são realmente muito fracas.

O telemóvel de substituição que me deram irá fazer brevemente um ano em março, pelo que nessa altura deverei estar por volta dos 90%, a julgar pelo decréscimo constante que a bateria anda a ter. O que tenciono fazer é usar a garantia novamente assim que atingir os 80-85%, de forma a que me troquem a bateria. É inadmissível um telemóvel de 1350€ ter uma bateria com a longevidade de 2 anos. Não brinquem com a nossa cara...

O que vale é que a lei das garantias em Portugal manda as marcas cobrirem isto tudo. Nos States têm o Apple Care que também cobre. De qualquer maneira, isto é um não problema com a Apple. Tive um iPhone 6 que a 1 mês de completar os 24 meses de garantia começou a reiniciar e ia dos 20 aos 0% num ápice. Quando faltavam exatamente 15 dias, contactei o suporte técnico e queixei-me da bateria e a Apple mandou-me um iPhone 6 novo.

E já agora, antes que alguém comece aí a dizer que as baterias só têm 6 meses de garantia: é mentira. "As baterias integradas (ou seja, todas as que só podem ser manipuladas por um técnico) têm uma garantia de dois anos. No tribunal arbitral tem um pequeno guia que explica o erro que os vendedores cometem ao tentar fazer da bateria um consumível (6 meses de garantia), e que esta tem por lei 2 anos de garantia. Em caso de problemas, o guia tem um pequeno documento que pode ser preenchido e apresentado ao vendedor como meio legal, para reivindicar o direito aos 2 anos de garantia. Aconselho uma leitura a esse mesmo guia para esclarecer muitas duvidas que existem (e são manipuladas pelos vendedores), a respeito dos direitos do consumidor no que diz respeito às garantias." (ppware)
 
Última edição:
não foi isso que ele perguntou.


Creio que apartir de agora a meo nada tem a ver com o assunto, na nova fatura tem alguma menção da MEO? caso não tenha, acho que agora tens de tratar tudo com a TATA
A factura tem o nome da meo, significa que mesmo que seja reparado ou trocado vai continuar a ser meo.
Obviamente pode deixar onde der mais jeito, não fica vinculado à loja que fez a ultima reparação
 
A factura tem o nome da meo, significa que mesmo que seja reparado ou trocado vai continuar a ser meo.
Obviamente pode deixar onde der mais jeito, não fica vinculado à loja que fez a ultima reparação
segundo o user, não tem meo em lado nenhum na fatura nova. por isso é que acho que a meo se encosta a um canto nestes casos, mas como disse, não vou teimar, porque nunca passei por isso, logo só estou a dar a minha visão das coisas
 
Boas pessoal,

se me permitem aqui fazer uma pergunta :

e se a loja onde compraste o artigo , deixa de ter parceria/associação/representação com a marca do artigo , pode a loja se recusar ou dizer para começar a tratar de assuntos de garantia diretamente com a marca ? claro que dentro dos 2 anos de garantia esta situação ...
 
Boas pessoal,

se me permitem aqui fazer uma pergunta :

e se a loja onde compraste o artigo , deixa de ter parceria/associação/representação com a marca do artigo , pode a loja se recusar ou dizer para começar a tratar de assuntos de garantia diretamente com a marca ? claro que dentro dos 2 anos de garantia esta situação ...
A loja onde compras um equipamento não o repara, serve apenas de intermediário entre ti e o reparador/representante do produto defeituoso.

Quando se compra um produto numa loja, está-se a celebrar um contrato de compra e venda com essa loja. Por isso caso decidam ir entregar o produto defeituoso à loja para reparação esta não o pode recusar.

Mas quando me avaria algo eu quero é as coisas resolvidas o mais depressa possível, por isso dispenso intermediários.

@Pheux uma bateria mesmo que removível tem 2 anos de garantia. Gosto de dar o exemplo de uma embraiagem de um carro. Supostamente é um componente de desgaste e não tem garantia, é o que se diz na "gíria", mas isso é falso. Se vem com o carro têm dois anos de garantia. Se um pessoa comprou um carro novo e passado pouco tempo fica sem embraiagem no período da garantia, a mesma não pode ser recusada logo à partida. Uma garantia cobre defeitos de fabrico, não mau uso do utilizador. Mas tal como nos tribunais, a marca é que tem de provar o mau uso. Desmonta-se. Se houver marcas de calor por exemplo (o metal muda de cor e fica "marcado") está a prova de mau uso do condutor. Qualquer outra coisa é um defeito da peça e está obviamente coberto pela garantia.

No caso da bateria de um telemóvel, removível ou não, analisa-se os ciclos da bateria. Uma bateria com 1000 ciclos que dura 20 minutos é completamente diferente de uma com 10 ciclos...
 
Back
Topo